SHHHH!
(Não contem pra ninguém, mas neste link aqui estão as últimas três voltas do GP da Itália que a TV não mostrou, a partir da câmera do carro do Bottas. Dá para ver que ele não ameaçou Masssa de verdade, e que o brasileiro tinha tudo sob controle. Não “embedem” o vídeo, nem fiquem espalhando por aí, senão tiram do ar. Me mandaram pelo Twitter, um cara chamado Capelletti.)
O motor é horrível, mas ver a F1 ainda é muito legal, quando há real disputa por uma posição.
Bem, é fato, nem adianta ficar falando muito. É a mesma história que vemos há décadas. Decidiram que o modo de lutar pela audiência é idiotizar todo mundo, fazendo crer que os pilotos brasileiros são sempre os melhores, os injustiçados, etc, etc, etc.
Massa fez a mesma coisa com o Vettel a algumas corridas atras, será que foi jogo de equipe ferrari/ williams para prejudicar o Bottas? Será que o Vettel não é um bom piloto? Parem com essas conjecturas malucas, não deu conta de passar, porque para passar ia ter de colocar lado a lado e bater rodas, e pode ter certeza que no briefing da equipe antes da prova isso deve ser uma atitude não permitida (não precisa ser dita no rádio, o cara é empregado e sabe das regras da empresa).
O Felipe Massa, como disse o próprio Hamilton, sabe deixar o carro da largura da pista. O Bottas é um bom piloto e tem muito tempo para se tornar um ótimo piloto.
Ameaçou sim, FG ta caduco igual a Galvão!!!
O Massa dirigiu melhor do que costuma, por um único motivo: o circuito tem poucas curvas. Vamos ver na próxima corrida (Cingapura) se ele vai terminar à frente do Bottas.
Bottas,
A corrida em Monza foi MASSA!
Chupa, Sapattos!
Caraca véinho, 358 na reta , o que anda as baratas, agora , que o Massa
fazia a para bólica muito melhor ,por isso o gringo não passou, e durante as 3
voltas não deu nehuma escapadinha , foi uma bôa pilotagem.
Bottas fez de tudo pra não ultrapassar o Massa (provavelmente por ordem de equipe) e mesmo assim quase se viu obrigado a ultrapassar na última volta quando ele colocou de lado.
Quando ele abra a asa móvel, ele troca de 7a pra 8a marcha mais cedo, nos 10 mil rpm, e desacelera com muito mais suavidade no fim da reta, pra não atacar o Massa.
Se houvesse ordens de equipe, com certeza o bottinha choraria à vontade.
Simp´les assim.
Todas as trocas de marchas são mais cedo (antes do limite de rpm) nesse carro com relação de marcha fixa. Se vc olhar onboard de outros carros vai ver a mesma coisa.
Ele freava para não bater. como o Massa não deixou espaço, e fora da trajetória pode perder o carro fácil, ele metia o pé no freio e demorava para acelerar para não encher a traseira do companheiro de equipe, e isso com certeza deve ser proibido pela equipe, até porque faz sentido. Se quisesse passar teria que ser muito limpo, e foi difícil quase impossível conseguir uma tentativa limpa.
Nossa so merda…
Quando não é pacheco é gente pagando um pau gigante pra gringo…
O cara não passou… não é tudo isso… fim de história…
Se fosse tudo isso tinha passado fazendo a equipe engolir as ordens (se fosse esse o caso), Vettel fez isso, Montoya tb…
Sappattos não tem cojones…
Achei chinfrim.
Li, não lembro onde, que o Bottas ficou sem um dos MGU (K ou H) e por isso não teve como atacar.
Abs.
Na boa, só mesmo quem é pacheco de formação com os “Professores” Galvão Bueno e Luis Roberto para acreditar que a Williams não mandaria os pilotos manterem as posições.
Engraçado que desta vez o Massa deve ter achado uma decisão “normal” da equipe né? Aí ele achou certo.
Imagino o Cleber Machado da finlândia narrando, “lá vem Bottas, para mais um pódio, mais rápido que Massa, hoje sim, hoje sim…hoje não.”
Se houvesse ordens de equipe, com certeza o bottinha choraria à vontade.
Simp´les assim.
Maldita inclusão digital.
Nhé!!!
Dêem uma ouvida no que o Massa fala no rádio, e no final do vídeo, o que ele fala pro Vettel e o Hamilton antes de ir para o pódio: “I am too old for that!” = Estou muito velho para isso.
https://youtu.be/uVqQ1p6FAL4
Não dá tesão escutar o ronco desses carros no on board. Olhem esse vídeo de um motor da primeira geração turbo (Renault V6 biturbo 1981, embora o vídeo diga que é 1982) e sintam o arrepio que dá o “punta taco” em cada curva com essas bestas:
https://www.youtube.com/watch?v=FWeH96VcjN8
Excelente imagem. Massa administrou. Bottas é bom , mas não é tudo isso também.
Já era FG, mandei em grupos do whatsapp…aí ele não interferem…rsrsrssr
350 por hora a 150 metros da curva? É isso mesmo? http://oi57.tinypic.com/11hxv13.jpg
Não entendo por quê não vi nenhum comentário sobre ordens de equipe. Está claro que o Bottas vinha mais rápido – tirou 6 segundos de diferença em poucas voltas. Pra mim, a Williams fez o que todos fazem: no final da corrida não tem briga com companheiro e ponto final.
Exatamente.
Vídeo legal, Bottal não passou porque “não quis”, tipo freando prá não bater. Nada disso desvaloriza a corrida do Massa, claro, ele esta melhor no campeonato…
Posso estar enganado, mas acho que Bottas não passaria mesmo.
Na reta principal apos a parabólica onde se pode abrir a asa, o motor do Bottas entrava no limitador. Aos 3 minutos e 4 segundos do vídeo, da para perceber que acontece isto, justamente no momento que ele entra no vácuo. Acho que faltou uma relação de marchas mais longa, para aproveitar o vácuo e as asas abertas
Realmente, ameaça mesmo foi somente em um ou dois momentos. Mas o interessante é que a cena é cortada logo depois de Bottas tentar passar Massa na chicane.
Mas como diz o narrador: chegar é uma coisa…..
Abs
O Bottas fez alguma coisa errada no carro, me parece. Reparem que, na primeira vez que eles “rasgam a reta”, ele chega a 357 km/h, com o DRS e tudo mais. No fim do vídeo, quando eles abrem a última volta, o Bottas mexe loucamente no volante tentando ajustar alguma coisa e o carro dele pipoca quando se aproxima dos 350 km/h, caindo para os 340 km/h na sequência. Ok, ele não passaria mesmo assim, mas algo deu errado ali.
E o Massa é mais eficiente na parabólica. O Bottas terá tempo de aprender…
Ia comentar a mesmo coisa Diego Puerta. O Bottas fez alguma cagada nas regulagens pq caiu mesmo de 350 para 338, como se tivesse cortando giro. Mas mesmo assim não passaria mesmo…carros iguais e com Massa mais eficiente na Parabólica.
O limitador do Bottas parece atuar de forma diferente em cada volta. Antes da primeira chicane ele as vezes conseguia chegar a 355km/h e em outra volta ele já bloqueia a uns 344km/h… estranho isso não acham?
Nessa F1 do DRS e suas ultrapassagens fakes, para mim, defender posição é como defender um pênalti, principalmente em Monza.
K mon guys!!!
defender posição nesses tempos de DRS no circuito de monza é tarefa ingloria
Mas a RGT disse que o Massa foi o nome da corrida depois do show de pilotagem para segurar o ataque virulento do Bottas. Eles nunca ousariam exagerar nas cores pra fazer um brasileiro parecer melhor na foto! FG e sua mania de usar fatos para contestar versões, que absurdo!
A sério, realmente não rolou nenhum bate-roda, nem sequer uma cafungada no cangote, mas também não foi simplesmente uma mera escolta de fim de corrida. Os dois com carro igual, o Bottas com pneu um pouco melhor e DRS, era só uma rabeada de mal jeito do Massa que as posições se inverteriam. E, pela TV, deu a impressão que o finlandês aliviou no final já sem esperança, mas nesse vídeo percebe-se que insistiu até os últimos metros mesmo.
No fim das contas, uma disputa nota 8, bonita e pegada sem sair faísca ou merecer figurar em antologias futuras.
O que a barata tem de freio é brincadeira:
Chegam na Primeira Variante de cano cheio à 350 e a redução é para algo tipo 80!
Por falar em cano cheio, quando a usina encosta nos 12.000 e pelinho, começa a embaralhar, tipo batendo no limitador ( desconheço o regulamento, vai que é isso mesmo!).
Vi só uma ameaça real, lá pelos 03:30.
Vi também o Massa muito esperto na última Parabólica, tipo antecipou a freada para abrir do Bottas e ter folga na linha de chegada.
Zé Maria
Zé, também percebi a embaralhada.
NA ÚLTIMA VOLTA O SAPATOS DEU UM BAITA CALOR NO MASSACRADO…
O próprio Massa divulgou o vídeo no Facebook. Não foi a briga curva a curva que todo mundo estava imaginando, mas dá pra ver que ele fez um traçado mais ou menos defensivo e que a traseira do carro estava balançando um pouco. Se ele falou que foi difícil, é pq deve ter sido!
O Massa contorna a Parabólica melhor que o Valtinho.
Óbvio que a Williams não iria arriscar uma ultrapassagem desnecessária e perder um 3º e um 4º lugares à toa.
Para quê?
O mais difícil de aturar, é que num certo blog da rede bobo, lá está escrito que o Massa deu um “show”.
É complicado!!!!
Acho que os dois estavam sem pneus, Massa mais ainda. Não foi lá um grande ataque, de fato, mas tb não foi um passeio no parque pro Felipe. Acho que o Bottas só não tentou mais veementemente porque era coleguinha de equipe.
Teve uma ameaçada mais forte na segunda chicane da última volta. O Massa precisou tomar a linha de dentro pra não permitir a ultrapassagem, mas a tentativa não foi lá tão incisiva assim.
Essa F1 de hoje está parecendo novela, só tem ator!
E o narrador da globo se esgoelando exageradamente…
colocola esgoelar nisso!!!
no final teve até musiquinha!!!
dá vergonha alheia
Não ameaçou mas também não perdeu contato em nenhum momento
Massa estava sem pneus. Foi uma grande condução nessas voltas.
Parecia meio sem força a trapizonga do Calçaddos, já que pneu não foi.
Ou foi?
Já dizia o Barão Fittipaldi transmitindo pelo rádio corridas. Chegar é uma coisa, passar é outra.
Não meu caro .não em Monza e com D R T ( desde quando você assiste corridas ?) E o Barão Fittipaldi que realmente era do ramo só transmitia automobilismo ,e com uma dignidade digna do titulo ,mesmo o filho sendo campeão mundial continuou do alto da sua elegância jornalistica descrevendo o fato sem a tipica ufanista e sensacionalista dos narradores atuas que se fosse no tempo do “Barão” só poderiam atuar na conhecida “Imprensa Marrom” onde este tipo de jornalismo exagerado era bem aceita , e ele não diria isto, principalmente em Monza , pois sabia o que falava e o fazia com correção ,jamais usou o microfone para enganar ou dar falsas expectativas com o único intuito de alavancar audiência dos Pachecos deslumbrados.
só um completamente tapado e puro torcedor sem conhecimentos de automobilismo não percebeu que ninguém tira “SEIS” segundos em duas voltas(em Monza) e depois não passa ,como eu já havia escrito antes : Havia “coisas” por traz da não ultrapassagem de Bottas sobre o seu companheiro de equipe (Eu tenho a opinião que deve pesar muito na consciência da direção da Williams as sacanagens que fizeram para que Nigel Mansel fosse campeão ao invés de Piquet Pai e da gravíssima falha de execução de modificação que causou o acidente de 1/05/94 que levou a morte um piloto brasileiro)
Nossa…..quanto ódio no seu coraçãozinho!
calma camarada….calma….Não precisa xingar ninguém.
Ninguém precisa ser especialista para assistir formula 1, foi só uma opinião do colega……Calma!
Eu não entendi se tem ironia ou não no post do FG sendo ele piloto seria legal a opinião, mas pelo menos eu, fiquei em dúvida.
Olhando a imagem, o Massa tocou bem até o final, defendeu e não errou, o Bottas deu umas aproximadas.
Os especialistas, lembram até do leão(o Piquet precisava disso?) para elaborar teses.
Sou um torcedor ” sem conhecimento”.
Será que tinha que ter um “faster than you?”.
Luigi, você foi buscar muito longe os motivos que levariam a direção da Williams, a agir da forma como agem nos dias atuais.
A preferência pelo inglês em 1986-87, não tem peso algum no que aconteceu em Monza no domingo (e no que acontece nas estratégias da escuderia, de um modo geral). Primeiro, porque os pilotos não estão disputando o título e segundo, a inversão das posições não afetaria o total de pontos da equipe nos Construtores.
Quanto à morte de Senna, a consciência dos dirigentes da Williams ficou resumida em um pequeno adesivo numa borda dos carros.