SHHHH!

(Não contem pra ninguém, mas neste link aqui estão as últimas três voltas do GP da Itália que a TV não mostrou, a partir da câmera do carro do Bottas. Dá para ver que ele não ameaçou Masssa de verdade, e que o brasileiro tinha tudo sob controle. Não “embedem” o vídeo, nem fiquem espalhando por aí, senão tiram do ar. Me mandaram pelo Twitter, um cara chamado Capelletti.)

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Linhares
Fernando Linhares
8 anos atrás

O motor é horrível, mas ver a F1 ainda é muito legal, quando há real disputa por uma posição.

Alex
Alex
8 anos atrás

Bem, é fato, nem adianta ficar falando muito. É a mesma história que vemos há décadas. Decidiram que o modo de lutar pela audiência é idiotizar todo mundo, fazendo crer que os pilotos brasileiros são sempre os melhores, os injustiçados, etc, etc, etc.

Gideon
Gideon
8 anos atrás

Massa fez a mesma coisa com o Vettel a algumas corridas atras, será que foi jogo de equipe ferrari/ williams para prejudicar o Bottas? Será que o Vettel não é um bom piloto? Parem com essas conjecturas malucas, não deu conta de passar, porque para passar ia ter de colocar lado a lado e bater rodas, e pode ter certeza que no briefing da equipe antes da prova isso deve ser uma atitude não permitida (não precisa ser dita no rádio, o cara é empregado e sabe das regras da empresa).
O Felipe Massa, como disse o próprio Hamilton, sabe deixar o carro da largura da pista. O Bottas é um bom piloto e tem muito tempo para se tornar um ótimo piloto.

Claudio
Claudio
8 anos atrás

Ameaçou sim, FG ta caduco igual a Galvão!!!

Alexandre
Alexandre
8 anos atrás

O Massa dirigiu melhor do que costuma, por um único motivo: o circuito tem poucas curvas. Vamos ver na próxima corrida (Cingapura) se ele vai terminar à frente do Bottas.

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

Bottas,

A corrida em Monza foi MASSA!

Chupa, Sapattos!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Caraca véinho, 358 na reta , o que anda as baratas, agora , que o Massa
fazia a para bólica muito melhor ,por isso o gringo não passou, e durante as 3
voltas não deu nehuma escapadinha , foi uma bôa pilotagem.

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

Bottas fez de tudo pra não ultrapassar o Massa (provavelmente por ordem de equipe) e mesmo assim quase se viu obrigado a ultrapassar na última volta quando ele colocou de lado.

Quando ele abra a asa móvel, ele troca de 7a pra 8a marcha mais cedo, nos 10 mil rpm, e desacelera com muito mais suavidade no fim da reta, pra não atacar o Massa.

Jr.
Jr.
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

Se houvesse ordens de equipe, com certeza o bottinha choraria à vontade.
Simp´les assim.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

Todas as trocas de marchas são mais cedo (antes do limite de rpm) nesse carro com relação de marcha fixa. Se vc olhar onboard de outros carros vai ver a mesma coisa.

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

Ele freava para não bater. como o Massa não deixou espaço, e fora da trajetória pode perder o carro fácil, ele metia o pé no freio e demorava para acelerar para não encher a traseira do companheiro de equipe, e isso com certeza deve ser proibido pela equipe, até porque faz sentido. Se quisesse passar teria que ser muito limpo, e foi difícil quase impossível conseguir uma tentativa limpa.

David Felix
David Felix
8 anos atrás

Nossa so merda…

Quando não é pacheco é gente pagando um pau gigante pra gringo…

O cara não passou… não é tudo isso… fim de história…

Se fosse tudo isso tinha passado fazendo a equipe engolir as ordens (se fosse esse o caso), Vettel fez isso, Montoya tb…

Sappattos não tem cojones…

Oi?
Oi?
8 anos atrás

Achei chinfrim.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Li, não lembro onde, que o Bottas ficou sem um dos MGU (K ou H) e por isso não teve como atacar.
Abs.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Na boa, só mesmo quem é pacheco de formação com os “Professores” Galvão Bueno e Luis Roberto para acreditar que a Williams não mandaria os pilotos manterem as posições.
Engraçado que desta vez o Massa deve ter achado uma decisão “normal” da equipe né? Aí ele achou certo.
Imagino o Cleber Machado da finlândia narrando, “lá vem Bottas, para mais um pódio, mais rápido que Massa, hoje sim, hoje sim…hoje não.”

Jr.
Jr.
Reply to  Brabham-5
8 anos atrás

Se houvesse ordens de equipe, com certeza o bottinha choraria à vontade.
Simp´les assim.
Maldita inclusão digital.

Heverton Elias
Heverton Elias
8 anos atrás

Nhé!!!

Gustavo Monasterio
Gustavo Monasterio
8 anos atrás

Dêem uma ouvida no que o Massa fala no rádio, e no final do vídeo, o que ele fala pro Vettel e o Hamilton antes de ir para o pódio: “I am too old for that!” = Estou muito velho para isso.
https://youtu.be/uVqQ1p6FAL4

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
8 anos atrás

Não dá tesão escutar o ronco desses carros no on board. Olhem esse vídeo de um motor da primeira geração turbo (Renault V6 biturbo 1981, embora o vídeo diga que é 1982) e sintam o arrepio que dá o “punta taco” em cada curva com essas bestas:
https://www.youtube.com/watch?v=FWeH96VcjN8

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Excelente imagem. Massa administrou. Bottas é bom , mas não é tudo isso também.

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Já era FG, mandei em grupos do whatsapp…aí ele não interferem…rsrsrssr

Luciano Marino
Luciano Marino
8 anos atrás

350 por hora a 150 metros da curva? É isso mesmo? http://oi57.tinypic.com/11hxv13.jpg

Gerson
Gerson
8 anos atrás

Não entendo por quê não vi nenhum comentário sobre ordens de equipe. Está claro que o Bottas vinha mais rápido – tirou 6 segundos de diferença em poucas voltas. Pra mim, a Williams fez o que todos fazem: no final da corrida não tem briga com companheiro e ponto final.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Gerson
8 anos atrás

Exatamente.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Vídeo legal, Bottal não passou porque “não quis”, tipo freando prá não bater. Nada disso desvaloriza a corrida do Massa, claro, ele esta melhor no campeonato…

Ronaldo Lima
Ronaldo Lima
8 anos atrás

Posso estar enganado, mas acho que Bottas não passaria mesmo.
Na reta principal apos a parabólica onde se pode abrir a asa, o motor do Bottas entrava no limitador. Aos 3 minutos e 4 segundos do vídeo, da para perceber que acontece isto, justamente no momento que ele entra no vácuo. Acho que faltou uma relação de marchas mais longa, para aproveitar o vácuo e as asas abertas

Fábio Amparo
Fábio Amparo
8 anos atrás

Realmente, ameaça mesmo foi somente em um ou dois momentos. Mas o interessante é que a cena é cortada logo depois de Bottas tentar passar Massa na chicane.

Mas como diz o narrador: chegar é uma coisa…..

Abs

Diego Puerta
Diego Puerta
8 anos atrás

O Bottas fez alguma coisa errada no carro, me parece. Reparem que, na primeira vez que eles “rasgam a reta”, ele chega a 357 km/h, com o DRS e tudo mais. No fim do vídeo, quando eles abrem a última volta, o Bottas mexe loucamente no volante tentando ajustar alguma coisa e o carro dele pipoca quando se aproxima dos 350 km/h, caindo para os 340 km/h na sequência. Ok, ele não passaria mesmo assim, mas algo deu errado ali.

E o Massa é mais eficiente na parabólica. O Bottas terá tempo de aprender…

Marcio - CBN
Marcio - CBN
Reply to  Diego Puerta
8 anos atrás

Ia comentar a mesmo coisa Diego Puerta. O Bottas fez alguma cagada nas regulagens pq caiu mesmo de 350 para 338, como se tivesse cortando giro. Mas mesmo assim não passaria mesmo…carros iguais e com Massa mais eficiente na Parabólica.

Mayone
Mayone
8 anos atrás

O limitador do Bottas parece atuar de forma diferente em cada volta. Antes da primeira chicane ele as vezes conseguia chegar a 355km/h e em outra volta ele já bloqueia a uns 344km/h… estranho isso não acham?

Luis
Luis
8 anos atrás

Nessa F1 do DRS e suas ultrapassagens fakes, para mim, defender posição é como defender um pênalti, principalmente em Monza.

Luís
Luís
8 anos atrás

K mon guys!!!

defender posição nesses tempos de DRS no circuito de monza é tarefa ingloria

guilherme
guilherme
8 anos atrás

Mas a RGT disse que o Massa foi o nome da corrida depois do show de pilotagem para segurar o ataque virulento do Bottas. Eles nunca ousariam exagerar nas cores pra fazer um brasileiro parecer melhor na foto! FG e sua mania de usar fatos para contestar versões, que absurdo!

A sério, realmente não rolou nenhum bate-roda, nem sequer uma cafungada no cangote, mas também não foi simplesmente uma mera escolta de fim de corrida. Os dois com carro igual, o Bottas com pneu um pouco melhor e DRS, era só uma rabeada de mal jeito do Massa que as posições se inverteriam. E, pela TV, deu a impressão que o finlandês aliviou no final já sem esperança, mas nesse vídeo percebe-se que insistiu até os últimos metros mesmo.

No fim das contas, uma disputa nota 8, bonita e pegada sem sair faísca ou merecer figurar em antologias futuras.

Zé Maria
Zé Maria
8 anos atrás

O que a barata tem de freio é brincadeira:
Chegam na Primeira Variante de cano cheio à 350 e a redução é para algo tipo 80!
Por falar em cano cheio, quando a usina encosta nos 12.000 e pelinho, começa a embaralhar, tipo batendo no limitador ( desconheço o regulamento, vai que é isso mesmo!).
Vi só uma ameaça real, lá pelos 03:30.
Vi também o Massa muito esperto na última Parabólica, tipo antecipou a freada para abrir do Bottas e ter folga na linha de chegada.
Zé Maria

Beto Carpini
Beto Carpini
Reply to  Zé Maria
8 anos atrás

Zé, também percebi a embaralhada.

Marcelo Pc
Marcelo Pc
8 anos atrás

NA ÚLTIMA VOLTA O SAPATOS DEU UM BAITA CALOR NO MASSACRADO…

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
8 anos atrás

O próprio Massa divulgou o vídeo no Facebook. Não foi a briga curva a curva que todo mundo estava imaginando, mas dá pra ver que ele fez um traçado mais ou menos defensivo e que a traseira do carro estava balançando um pouco. Se ele falou que foi difícil, é pq deve ter sido!

Jonatas
Jonatas
8 anos atrás

O Massa contorna a Parabólica melhor que o Valtinho.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Óbvio que a Williams não iria arriscar uma ultrapassagem desnecessária e perder um 3º e um 4º lugares à toa.

Para quê?

Richard
Richard
8 anos atrás

O mais difícil de aturar, é que num certo blog da rede bobo, lá está escrito que o Massa deu um “show”.
É complicado!!!!

Tiago
Tiago
8 anos atrás

Acho que os dois estavam sem pneus, Massa mais ainda. Não foi lá um grande ataque, de fato, mas tb não foi um passeio no parque pro Felipe. Acho que o Bottas só não tentou mais veementemente porque era coleguinha de equipe.

Mario
Mario
8 anos atrás

Teve uma ameaçada mais forte na segunda chicane da última volta. O Massa precisou tomar a linha de dentro pra não permitir a ultrapassagem, mas a tentativa não foi lá tão incisiva assim.

AutoCircuito
8 anos atrás

Essa F1 de hoje está parecendo novela, só tem ator!

Apm
Apm
Reply to  AutoCircuito
8 anos atrás

E o narrador da globo se esgoelando exageradamente…

Luiz Freire
Luiz Freire
Reply to  Apm
8 anos atrás

colocola esgoelar nisso!!!
no final teve até musiquinha!!!
dá vergonha alheia

Lucas wosniak
Lucas wosniak
8 anos atrás

Não ameaçou mas também não perdeu contato em nenhum momento

Talles Almeida
Talles Almeida
8 anos atrás

Massa estava sem pneus. Foi uma grande condução nessas voltas.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
8 anos atrás

Parecia meio sem força a trapizonga do Calçaddos, já que pneu não foi.
Ou foi?

Dú
8 anos atrás

Já dizia o Barão Fittipaldi transmitindo pelo rádio corridas. Chegar é uma coisa, passar é outra.

luigi
luigi
Reply to 
8 anos atrás

Não meu caro .não em Monza e com D R T ( desde quando você assiste corridas ?) E o Barão Fittipaldi que realmente era do ramo só transmitia automobilismo ,e com uma dignidade digna do titulo ,mesmo o filho sendo campeão mundial continuou do alto da sua elegância jornalistica descrevendo o fato sem a tipica ufanista e sensacionalista dos narradores atuas que se fosse no tempo do “Barão” só poderiam atuar na conhecida “Imprensa Marrom” onde este tipo de jornalismo exagerado era bem aceita , e ele não diria isto, principalmente em Monza , pois sabia o que falava e o fazia com correção ,jamais usou o microfone para enganar ou dar falsas expectativas com o único intuito de alavancar audiência dos Pachecos deslumbrados.
só um completamente tapado e puro torcedor sem conhecimentos de automobilismo não percebeu que ninguém tira “SEIS” segundos em duas voltas(em Monza) e depois não passa ,como eu já havia escrito antes : Havia “coisas” por traz da não ultrapassagem de Bottas sobre o seu companheiro de equipe (Eu tenho a opinião que deve pesar muito na consciência da direção da Williams as sacanagens que fizeram para que Nigel Mansel fosse campeão ao invés de Piquet Pai e da gravíssima falha de execução de modificação que causou o acidente de 1/05/94 que levou a morte um piloto brasileiro)

Osmar Tavares Jr
Osmar Tavares Jr
Reply to  luigi
8 anos atrás

Nossa…..quanto ódio no seu coraçãozinho!
calma camarada….calma….Não precisa xingar ninguém.

Ninguém precisa ser especialista para assistir formula 1, foi só uma opinião do colega……Calma!

TJ
TJ
Reply to  luigi
8 anos atrás

Eu não entendi se tem ironia ou não no post do FG sendo ele piloto seria legal a opinião, mas pelo menos eu, fiquei em dúvida.
Olhando a imagem, o Massa tocou bem até o final, defendeu e não errou, o Bottas deu umas aproximadas.
Os especialistas, lembram até do leão(o Piquet precisava disso?) para elaborar teses.
Sou um torcedor ” sem conhecimento”.
Será que tinha que ter um “faster than you?”.

Paulo Pinto
Reply to  luigi
8 anos atrás

Luigi, você foi buscar muito longe os motivos que levariam a direção da Williams, a agir da forma como agem nos dias atuais.
A preferência pelo inglês em 1986-87, não tem peso algum no que aconteceu em Monza no domingo (e no que acontece nas estratégias da escuderia, de um modo geral). Primeiro, porque os pilotos não estão disputando o título e segundo, a inversão das posições não afetaria o total de pontos da equipe nos Construtores.
Quanto à morte de Senna, a consciência dos dirigentes da Williams ficou resumida em um pequeno adesivo numa borda dos carros.