MARCO CAMPOS, 20

SÃO PAULO – Hoje faz 20 anos do acidente que levou à morte de Marco Campos, lembra o Alessandro Neri, que enviou a compilação de vídeos abaixo. Marco corria pela Draco e estava em sua primeira temporada na F-3000. Era a última volta da última prova do ano, em Magny-Cours, e ele tentou uma ultrapassagem na disputa pela nona posição — que não dava pontos. O toque roda com roda com o italiano Thomas Biagi fez seu carro decolar, bater no muro que separava as duas retas ligadas pela curva Adelaide, virar de cabeça para baixo e, quando aterrissou, o capacete de Marco se chocou violentamente na mesma mureta.

Não havia como sobreviver. Ele foi levado a Paris e sua morte foi constatada dois dias depois.

Paranaense de Curitiba, vitorioso no kart, Marco foi para a Europa correr a F-Opel pela mesma Draco, de Adriano Morini, em 1994. Morini era uma espécie de pai de pilotos brasileiros. Passaram por suas mãos em algum momento, como lembra aqui o bravo Felipe Giacomelli, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Augusto Farfus, Ricardo Zonta, Bruno Junqueira, Gualter Salles, Djalma Fogaça, Rodrigo Sperafico, Leonardo Nienkotter, Wagner Ebrahim, Ricardo Teodosio, Luiz Fernando Uva, Alberto Jacobsen, Paulo Garcia, Eduardo Merhy Neto, Alexandre de Andrade e Sergio Paese, além de Marco.

Morini deixou as corridas no fim de 2010. A Draco encerrou suas atividades em 2011.

A temporada de Marco na F-3000 (há um relato detalhado aqui) não foi das mais brilhantes. Depois de ganhar o título da F-Opel, a ideia era correr na F-3. Mas apareceu um Lola de F-3000 na Draco, ele testou, foi bem, e Morini resolveu apostar no salto para a categoria — então, o último degrau antes da F-1.

O equipamento não era dos melhores, mas mesmo assim Marco conseguiu um ou outro resultado interessante. Seria importante, no ano seguinte, fazer uma segunda temporada num time de ponta e, aí sim, o caminho para a F-1 estaria pavimentado. Isso porque, naqueles tempos, o pessoal do andar de cima olhava com muita atenção para o andar de baixo. As provas preliminares da F-1 eram um verdadeiro celeiro de talentos. Todo mundo chegava mais cedo aos autódromos para ver de perto a molecada.

E Marco impressionava. Na F-Opel, fez corridas extraordinárias sem conhecer pista alguma, sem falar uma palavra em inglês ou italiano — a língua de sua família adotiva da Draco –, sem experiência alguma com carros, já que tinha vindo direto do kart.

Sua morte aconteceu um ano e meio depois da de Senna, traumatizando ainda mais o automobilismo brasileiro. Marco Campos foi o piloto brasileiro que mais me impressionou em categorias de base. Eu era um desses que ficava pendurado na mureta para vê-lo correr nas provas de apoio dos GPs. Manino tímido, virava bicho quando colocava o capacete. Tinha um futuro esplendoroso pela frente.

Seu irmão Julio corre hoje na Stock Car e usa um capacete igual ao de Marco. Já venceu na categoria e atualmente está em oitavo na classificação. Apesar da tragédia de 1995, a família seguiu nas pistas, mantendo viva a paixão do garoto brasileiro mais talentoso que vi depois de Senna.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Battistuzzi
Marcelo Battistuzzi
8 anos atrás

Viajamos juntos para fazer um teste na Draco em 93 (junto com o Ricardo Tedeschi) e ele realmente impressionou e ficou com a vaga. O Marquinho era engraçado e quase deixou o Ricardo louco de tanto aprontar na viagem. Pra se ter uma ideia, ganhamos da compania aérea uma estadia no hotel 5 estrelas do aeroporto de Frankfurt devido ao mau tempo, e ele conseguiu acionar o alarme de incendio do quarto! Foi um corre-corre, alarme tocando, policia batendo na porta, e o coitado do Ricardo tentando explicar que foi um engano…
Sobre o acidente, foi realmente chocante e um golpe duro pra mim, que estava ainda em uma cadeira de rodas, todo estrupiado, por causa de um acidente um mes antes. Viviamos ainda o trauma do Senna e meus pais não queriam nem um pouco que eu voltasse a correr.
Época sombria…

Marcelo Mattos
Marcelo Mattos
8 anos atrás

Parabéns Flavio por lembrar dele.

Lauro Kennedy
Lauro Kennedy
8 anos atrás

Talvez, estou colocando talvez, essa seria uma morte evitada pelo cokcpit fechado, muito embora à essa época não se discutia esse tema ainda.
Há, e não q eu defenda o fechamento do cokcpit, masssssssss…

sergio murilo
sergio murilo
8 anos atrás

putz. a sonia bridi tava linda demais…………..q gata !!

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Fico feliz em saber que você, que manja muito mais do riscado, pensava a mesma coisa a respeito dele.

Depois da morte do Ayrton, os únicos caras que eu imaginava chegarem perto dele eram o Marco Campos e o Danilo Dirani, que na prática nunca saiu do kart.

Estevam
Estevam
8 anos atrás

Eu convivi com o Marquinho durante alguns anos de infância, fomos bastante próximos e nossas famílias tinham algum convívio social.
Uma passagem que me marcou aconteceu em meio à uma gincana que organizaram em nosso condomínio. Houve uma atividade, na qual os nossos pais competiram em duplas. Eram vários casais competindo num jogo que lembrava aqueles circuitos de ginastica que fazíamos nas aulas de educação física. Até onde me recordo, e eu devia ter uns 7-8 anos naquela época, uns 15 casais devem ter competido. Meus pais ficaram em segundo lugar e os pais do Marquinho foram os ganhadores. Eu escutei piadinhas sobre a minha derrota familiar por diversas semanas…
Esse era bem o espírito dele. Um carinha super competitivo desde criança! Jamais aceitava perder, seja nas brincadeiras de pega-pega ou nas corridas de bicicleta.
Meu pai era kartista amador e eu frequentava com ele o kartódromo de pinhais nos finais de semana. E não demorou muito para o pai do Marquinhos, um grande empresário de curitiba, se interessar pela brincadeira e com isso começava a historia de um grande talento do automobilismo.
Eu não acompanhei de perto esta trajetória, nossos caminhos se separam, mas o dia que soube da noticia de sua morte, depois de aproximadamente uma década sem contato, tive aquele profundo sentimento de perda, do meu amigo de infância, que levava consigo parte destas maravilhosas memórias de um passado, como vc bem diz, que passou e jamais será novamente.
Depois disso, eu sempre vejo nos grandes pilotos que despontaram nas principais categorias mundo afora, as mesmas características pessoais que o Marquinho demonstrava em nossas brincadeiras de rua e no seu jeito de ser.
Um cara extremamente competitivo, tremendamente provocador e, de certa forma, até bastante egoísta, que somado à uma estrutura familiar, financeira, mas acima de tudo social e psicológica, permitiram que ele tivesse tido esta chance que muitos de nós, amantes do automobilismo, também sonhamos um dia poder ter vivido.
Imagino que a perda para a família deve ter sido devastadora mas também tenho certeza que o Marquinho seguiu muito presente na memória de todos e seguramente serviu de incentivo para o Julio seguir com sua carreira.

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Na época em que ele começou no kart eu fazia a cronometragem das provas em São Jose dos Pinhais. Contemporâneo de outros curitibanos famosos (Bernoldi e Tarso ), mas com muito menos recursos financeiros, sempre mostrou um arrojo e técnica que indicavam que chegaria longe no automobilismo. Seu acidente encurtou uma provável grande carreira.

Antonio Beringhs Jr
Antonio Beringhs Jr
8 anos atrás

Lembro bem deste lamentável fato e revendo as imagens, fico pensando: “como o capacete não se desintegrou com a horrível pancada da cabeça do piloto no muro?”

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

Corri com ele de kart num brasileiro em Anápolis em 93. Com sessenta karts inscritos largaram só 40. A nata do kartismo brasileiro na época. Ele foi campeão na regularidade, com um equipamento inferior. Realmente um piloto talentosíssimo. Uma grande perda para nosso automobilismo.

Thiago Sabino
Thiago Sabino
8 anos atrás

Essa foi uma fatalidade, na cepção da palavra.

O F3000 se apoiou no muro, e a pancada que a cabeça leva quando o muro faz a curva é absurda.

RIP Marco Campos.

KKKKabou-se Alonso
KKKKabou-se Alonso
Reply to  Thiago Sabino
8 anos atrás

Acepção.

Marcos Rosa Filho
Marcos Rosa Filho
8 anos atrás

Cabe a lembrança que o pai do Marco Campos se torno
u manager do Ricardo Zonta que correu na F1 em carros razoáveis como BAR e Toyota.

s alexandre
s alexandre
8 anos atrás

História interessante. A contada no link também. Não conhecia.

Luís Almeida
Luís Almeida
8 anos atrás

Marco Campos foi uma grande perda para o automobilismo, realmente, poderia ter ido longe.

Em relação aos pilotos brasileiros na Draco, está um a mais, já que o Ricardo Teodósio era português. Ainda hoje corre, cá em Portugal, em ralis e dando sempre grande espectáculo.

A Draco e a família Morini foram também importantes para os pilotos portugueses, pois além do referido Teodosio, foram também pilotos do italiano o Pedro Lamy, sucessor de Barrichello como campeão de Fórmula Opel, o Pedro Couceiro e o Manuel Gião, estes com menor sucesso.

Há anos atrás li uma entrevista de Manuel Gião onde este referia que tinha um projeto conjunto com o Marco Campos para a Fórmula 3000 em 1996, o que, pelos tristes motivos bem conhecidos, não viria a ocorrer.

No entanto, nem sempre a Draco praticou o bem… Em 2006 teve como piloto um tal de Maldonado. No entanto, este até foi razoavelmente bem. Talvez o apoio da família Morini o tenha acalmado um pouco.

Ronaldo
Ronaldo
8 anos atrás

O que acho curioso é que, das categorias de base mais badaladas depois do fim da F2, sem contrar a F3, o único campeão que saiu foi Lewis Hamilton. Da própria GP2 os únicos pilotos que saíram para vencer corridas foram ele, Rosberguinho e …. Maldonado!

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
8 anos atrás

Imagem fortíssima do acidente, muito doloroso lembrar disso mesmo!!!! Eu não o conheci, nunca tinha ouvido falar, triste, muito triste!!!! Parabéns por lembra-lo Flávio!!!! Não deve ser nada fácil para a família ver o Julinho também nas pistas!!!

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
8 anos atrás

Eu tinha apenas 14 anos, mas lembro do acidente, da espera e do anúncio da morte, fiquei chocadíssimo, coisa que só se repetiu com a morte do Greg Moore, e esse ano com Jules Biancchi.

Mas como na época era realmente dificil (ou impossivel) acompanhar categorias de base mais profundamente para quem era entusiasta, nao sei avaliar o quao bom ele realmente era. Ouvir de alguem com a tua vivencia e a sua temperanca pra falar sobre os pilotos brasileiros, realmente é algo pra ser levado a sério.

Gostaria de saber mais sobre a carreira do Marco Campos no automobilismo.