BUS STOP | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 28 de outubro de 2015 - 17:35Bus Stop

BUS STOP

Quero ver quem é capaz de me dizer o que era isso.

vizinhanca

50 comentários

  1. Clebio Junior disse:

    Já vi muita gente falando, mas acho que ainda posso contribuir um pouco.

    O veículo como já foi dito é um Microbus fabricado pela extinta Invel, subsidiária da Marcopolo e sua carroceria era montada em chassi de VW 1600, apesar de que no catálogo de onde foi retirada esta foto constava que a mecânica era de Passat, os entendidos podem esclarecer a respeito.

    Já o Transporte de Vizinhança é um serviço complementar que começou a rodar em Brasília no dia 30 de abril de 1981 (uma quinta feira). Reunia características dos ônibus convencionais, taxis e serviço de fretamento, pois tinha como intuito ligar as vias internas das Asas Sul e Norte (vias L1 e W1) aos locais de trabalho e escritórios da cidade (Esplanada e Setores de Autarquias, Bancário e Comercial). Como era um serviço voltado para engravatados e donas de salto alto tinha uma tarifa mais alta do que o transporte comum.

    Por conta de sua pintura listrada em vermelho e branco ganhou o apelido de “zebrinhas”, virando um dos apelidos mais populares e icônicos de Brasília.

    Os zebrinhas sofreram alterações ao longo dos anos e principalmente na licitação feita em 2012, na qual teve suas linhas remanescentes incorporadas ao serviço básico e seus veículos trocados por outros mais modernos, mas sem a tradicional pintura listrada. Contudo ainda são micros e suas linhas ainda tem resquícios do projeto original, por isso o povo ainda chama esses veículos de zebrinhas.

    Aqui um outro zebrinha com carroceria Invel:
    http://onibusbrasil.com/foto/641697/

    Aqui um com carroceria CAIO, que foi o mais comum:
    http://onibusbrasil.com/foto/771541/

    Aqui na versão que rodava até a licitação:
    http://onibusbrasil.com/foto/3331176/

    Aqui o modelo atual:
    http://onibusbrasil.com/foto/3697349/

  2. César disse:

    Marcopolo Invel, motor VW “a água” e o cenário é o pavilhão da Festa da Uva, Caxias do Sul. Orgulho da minha cidade.

  3. Fernando Bento disse:

    Tem um link aqui com a história do modelo:

    http://www.lexicarbrasil.com.br/invel/

    A propósito Gomes, esse site lexicarbrasil.com.br é uma execelente enciclopédia do automóvel brasileiro. Tem tudo. Não sei se já passou por seu blog antes, Se não passou, por favor divulgue é muito bom.

  4. Francis disse:

    Já vi esse veículo como transporte escolar, como trailer de lanche, como motor home, como estúdio de tatuagem e, sempre foi sonho de consumo. Afinal, não deixa de ser uma Kombi com mais espaço…
    Na BR 101, cortando o ES, tem duas: uma na chamada Reta Grande, antes de Guarapari, sentido norte, parada em um posto de combustíveis como lanchonete. A outra fica antes de Ibiraçú, também sentido norte e também como lanchonete e caldo de cana na beira da estrada.
    Quem já passou por esses locais já viu, são inconfundíveis.

  5. Muller disse:

    Esses Invel eram usados para transporte escolar – ainda existe um, em situações precárias, ancorado na entrada de Olinda – PE. Ainda com a faixa de “Escolar”.

    E também existia alguns modelos furgão à serviço da Elma-Chips, famosos operando junto com as Kombi Diesel.

  6. Marcelo #49 disse:

    A escola Dinamica em Floripa tinha um desse nos anos 90.

  7. Joel disse:

    Aqui em brasília chamamos de zebrinha

  8. Luis felipe disse:

    Kkkk…. Zebrinhas … A cara da Asa Norte…

  9. Pasinatto disse:

    Invel, encarroçado pela Marcopolo, fotografado no estacionamento dos Pavilhões da Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul – RS

  10. Fernando disse:

    Só para complementar, acho q estes podem ser considerados os precursores da família VOLARE/Marcopolo

  11. Rodrigo Lamonato disse:

    Quando eu era moleque, no colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Lins, eu via uma dessas na garagem. Fim dos anos 80. (87-89)

    Fazia dupla com um ônibus de porte médio, esse com carroceria da Marcopolo e motor Mercedes.

    O figura da foto eu nunca mais vi em outro lugar. É sobre a base da Kombi mesmo, FG, como alguns disseram?

  12. Thiago Sabino disse:

    É a van (não havia esse termo né) da Invel.

    Na unidade da FAB em Lagoa Santa-MG, era uma dessas que nos levava à escola.

    Era curioso, porque não era algo feito pela VW, mas levava o logo…. O logo da Invel era pequeno, ficava acima da lanterna de freio direita.

    Me amarrava em andar nela, pela área envidraçada, e pela maciez.

    Parecia ser montado em plataforma Kombi. A manopla para o motorista abrir a porta era um barato.

    Isso era coisa de 1986…por aí.

    Bons tempos.

  13. Andre Souza disse:

    Os primeiros zebrinhas… época boa!!!

  14. Cláudio Cardoso disse:

    É o ônibus da seleção holandesa?

  15. Saulo Caram disse:

    É uma Zebrinha!! Talvez as primeiras que rodaram em Brasília. Muito legal!!!

  16. Fácil demais: é uma zebrinha, ônibus circular que tinha aqui em Brasília. Foram todas abatidas pelos nossos últimos péssimos governadores, Arruda e Agnelo.

  17. Goos disse:

    Os zebrinhas infelizmente acabaram.
    Estive em Brasília em setembro e fui informado que foram extintos de vez.
    Uma pena!

  18. Pedro Sena disse:

    Zebrinhas, quem mora em Brasília conhece muito bem.
    Esse com certeza é um dos primeiros modelos. Essa modalidade de transporte está em atividade até hoje, quebra um galho danado.

  19. Bridi disse:

    E a foto foi tirada no estacionamento dos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Marcopolo, Randon e Agrale adoram tirar fotos promocionais neste local.

  20. Rafael Ribeiro disse:

    Aqui na minha cidade muitos eram usados como transporte escolar nos anos 90. Com as exigências de segurança de hoje, seria impensável.

  21. Fabio disse:

    Acho que é um Marcopolo com motor VW a ar.

  22. luiz disse:

    Invel com “plataforma” de kombi, casualmente feito o primeiro protótipo pelo meu pai na revenda vw onde ele trabalhava.

  23. Marcio Vieira disse:

    a feirinha da Benedito Calixto as vezes aparece um desse.

  24. venax disse:

    Já disseram tudo, menos o porque do apelido “zebrinha”. Apenas por ter aquelas faixas pintadas na lateral, aqui em Brasília o pessoal põe apelido em tudo, bicicleta é camelo, ônibus é buzu, equipamento de controle de velocidade é pardal, etc.

  25. Airton Silva disse:

    Tenho a impressão de que a Elma Chips já teve unidades furgão desse veículo na sua frota.

  26. Rafa disse:

    Os zebrinhas! Em Brasília ainda há esses microônibus que rodam dentro das quadras residenciais, onde os ônibus normais não devem entrar. Começaram a rodar lá pelo início da década de 80.

    Esse aí da foto era um Invel (Indústria de Veículos Especiais Ltda), da Marcopolo. Mecânica de Passat.

    Hoje estão assim: http://www.flogao.com.br/onibusrodoviarios/126024228

    http://onibusrmtca.blogspot.com.br/2013/03/df-servico-especial-vizinhanca-zebrinha.html

  27. Rodrigo disse:

    Olhando daqui parece um micro-ônibus

  28. Famosas Zebrinhas.

    Ônibus alimentadores das linhas arteriais da cidade, Por exemplo, se moras na 214N pega a zebrinha pra ir pra algum eixo maior tipo w3 ou L2 ou mesmo rodoviária do Plano Piloto e daí integrar pra outras linhas.

  29. Fabrício disse:

    Invel montado sobre kombi

  30. Rafael Mundim disse:

    Fácil.. Em Brasília é um Zebrinha, usava itens de Passat, fabricados pela Invel.

    É um Micro-ônibus que fazia Transporte Coletivo nas quadras do Plano Piloto. Os Zebrinhas ainda existem mas agora são outros modelos de Micro-ônibus.

  31. Fabio Maillet disse:

    Chassi de kombi e carroceria modificada . O pai de um amigo tinha uma para viajar com os 8 filhos.

  32. Bruno Cardoso disse:

    Invel, encarroçado pela Marcopolo. Usava mecânica da Kombi.

  33. Sílvio Rodrigues disse:

    O primeiro modelo de microônibus que faziam percursos curtos no plano piloto de Brasília. Foi criado em 1980. Os ônibus grandes andavam apenas pelas avenidas da cidade (W3, L2. eixos etc…). O Transporte de Vizinhança percorriam as W1 e L1 que cortam as superquadras e iam até o centro de Brasília. Foram construídas paradas de ônibus exclusivas para esses pequenos ônibus que, por causa do preço caro das tarifas, logo foram apelidados de Delfim (eram pequenos, gorduchos e ladrões) mas pouco depois receberam o simpático apelido de zebrinha que foi como ficaram conhecidos. Os zebrinhas não tinham trocador. O motorista dirigia, recebia dinheiro e dava o troco. Pararam de rodar por volta dos anos 2000.

  34. Francisco Eráclio disse:

    Zebrinhas – Transporte de vizinhança entre as as quadras do Plano Piloto.
    Basicamente faziam linhas circulares entre as Asas Sul e Norte por “dentro” das Super Quadras, isto é, pelas W1 e L1. Ou melhor, entre as 100 e 300 ou 200 e 400.
    Agora quero ver entender…

  35. Gustavo disse:

    Famosos transporte de vizinhança, os ‘Zebrinhas”, que cobrem a Asa Norte, Asa Sul e outros setores no Plano Piloto de Brasília.

  36. Cristian disse:

    Uma Kombi Diesel com carroceria Marcopolo?

  37. Thiago disse:

    Se não me engano, estes ônibus eram da Marcopolo, eu lembro que eram usados para transporte escolar em algumas cidades aqui de SC.

  38. Fernando disse:

    Este é um Micro INVEL, do Grupo MARCOPOLO, com mecânica da KOMBi

  39. Roger Siqueira disse:

    Famosa zebrinha de brasília, Onibus que faz transporte de passageiros no Plano Piloto de Brasília e existe até hj, porem com veículo moderno. Um abraço.

  40. valter disse:

    Chamado de zebrinha pela população de Brasilia realiza o transporte coletivo de passageiros pelas entrequadras. O veículo não faço idéia de qual configuração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>