MENU

quarta-feira, 7 de outubro de 2015 - 18:44Dica do dia, Indústria automobilística

DICA DO DIA

SÃO PAULO (empatou) – Todo mundo aqui se lembra do Du Oliveira, o “irmão do Décio”, não? É o designer brasileiro que faz releituras de clássicos da indústria nacional encantadoras — e alguns de fora, também, como o 2CV, que é espetacular e a Citroën deveria copiar. Pois o Ricardo Paccote acaba de me apresentar o “irmão do Décio europeu”, que se chama David Obendorfer, é formado na Hungria, mas trabalha na Itália — não consegui descobrir sua nacionalidade, embora pareça mesmo italiano.

O cara é bom, muito bom. Faz suas releituras, também, e a que me deixou mais impressionado — e com vontade de ter um, se existisse — foi a do Renault 4. Ele produz vídeos dos seus desenhos, também, e são bem legais. Vale um passeio por seu site.

E vale também dizer que sempre que vejo o talento de caras como esse David e o Du, me pergunto por que as montadoras não vão atrás deles para produzir esses carros de verdade. Claro, nem tudo é factível — ninguém fabricaria um “Novo Simca”, ou um “New Aero-Willys”. Mas as propostas desses modelos clássicos de fábricas que ainda são protagonistas da indústria mundial, como Renault e Citroën, para ficar nos exemplos franceses, são espetaculares.

Melhor que qualquer coisa que VW, Ford, Chevrolet, Fiat ou Chrysler tenha feito recentemente com Beetle, Mustang, Camaro, 500 e Charger R/T.

renaultddob

21 comentários

  1. pedro garcia disse:

    muito chic.mandem essa idéia pra matriz.de repente,eles aprovam a idéia

  2. Williams disse:

    Cara, o 127 é lindo!!!! Compro jah!!!! Aquele com 2 cores… Sensacional.

  3. Leandro disse:

    Achei lindo o 127. Se entrasse em produção, compraria. Ainda mais se mantivesse as características originais, de ser um carro de entrada, algo que não ocorre com 500, Fusca e Mini atuais. Aliás, em relação ao Fusca, não esqueço a excelente releitura do Du Oliveira, feita anos atrás, bastante viável e que, acredito, fariam muito mais sucesso que o insonso up…

  4. De extremo bom gosto. Compraria um desses sem pensar muito.

  5. Acarloz disse:

    A Nissan precisa muito de caras assim….

  6. Rafael M disse:

    Acho que é uma questão de tempo para as montadoras perceberem esse nicho. As fábricas de motos perceberam isso há um tempo, várias das motos mais vendidas por aí são referências bem diretas a modelos antigos (Triumph Boneville, Yamaha SR400, Ducati Scrambler etc).

    Vivemos tempos tão escrotos que todo mundo quer fugir deles de alguma forma, talvez isso explique o crescimento desse mercado.

  7. Marcos Milani disse:

    Neste caso fico com o 4 original. Tenho a impressão de que o Irmão do Décio faria melhor a releitura.

  8. Sacco, Ricardo disse:

    Paccote! ahahahahahahahahahahahahah! Obrigado pela (des)intimidade. Muito boa a lembrança ao Dú, que é meu camarada.

  9. Paulo Barros disse:

    Que coisa! Por aí dá para ver que não deve ser tão difícil fazer carros bonitos. O que há de errado então com a indústria, para fazer tanto carros feio assim??? Será o gosto do consumidor??

  10. Farid Salim Junior disse:

    Realmente o cara é bom. Mas, o “Irmão do Décio” é melhor, mais criativo. Só o projeto do SP2 que ele (Du Oliveira) fez, já indica a qualidade. Claro que há exageros, como o Galaxie; ou alguns casos de plágio sem nexo, como os Mavericks.

  11. Uma vez eu vi (acho que aqui) uma releitura da brasília que ficou espetacular. Quem me dera produzissem-na…

  12. Ricardo Cardoso disse:

    A dica destes sites foi sensacional. E a propósito eu teria duvidas em comprar tanto o Citroen 2CV quanto o Renault 4 Concept se as respectivas fabricantes decidissem realizar essas releituras.

  13. Claudio disse:

    Dei uma olhada no site. A BMW CS ficou espetacular.

  14. Tiago Oliveira disse:

    Muito difícil dizer que um carro que funciona,é aprovado nas trocentas de leis, e vende é pior do que um desenho bonito e bem renderizado, mas que nao passa disso, um exercicio de design.

  15. Luís Renato disse:

    Sensacional o site…Flavio, dá uma olhada nesse aqui, que restaura, “reimagina” os Porsches 911 1a geração: singervehicledesign.com. Abraço!

  16. Jonatas disse:

    Ficou muito bonito esse design. Ia vender como pão quente se fosse lançado. Realmente espetacular.

  17. Pablo disse:

    Dei uma olhada no site, bem que a FIAT poderia contratar esse cara e usar o projeto dele para o FIAT 147.

  18. Luiz disse:

    Designer cada vez de volta ás origens.
    Qual seria a diferenca de peso entre os dois ?

  19. Quero este R4 agora, now, adesso! Agora, agora, agora, agora, agora, agoraaaaaaaaaaa!
    Quando? Agoraaaaaaaaaa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>