ESCORT & SENNA
SÃO PAULO (andava) – Carlos Tavares mandou a foto abaixo. Não tem data. Foi tirada em Jacarepaguá, e dá um aperto no coração ver a torre, os boxes… Ayrton Senna tinha uns negócios com a Ford, andava de Escort, no fim acabou comprando uma concessionária, a Frei Caneca, onde lá por 1997 comprei uma perua Escort verde, daquelas argentinas, excepcional.
Se alguém souber o contexto (argh) dessa foto, conte. Pelos modelos, é coisa de 1985, 1986.
Gostei da pose.
É mais um motivo para dizer que eu preferia e tinha um Kadett SL 1.8 vermelho.
Escort era um carro de “tio”. Mesmo o XR3 parecia um carro de “tio sukita”.
Viva o Kadett!
Nunca gostei do Escort (carro manco.mil vezes o gol), mas esse aí tá muito legal. Imagina ele na Classic, heim FG?
Você definitivamente nunca deve ter ouvido falar da Copa Shell de Marcas e Pilotos.
Fico com muita raiva do que fizeram com o automobilismo carioca quando vejo uma foto dessas.
Deve ser 1983; vários carros civis para experimentação – têm toda a pinta de ser na época de lançamento para a imprensa do carro. Na ocasião, foram testados na pista as versões 1600cm3 e 1300cm3, mais um protótipo do futuro XR3 …(avaliação de Expedito Marazzi).
E a perua Escort 97 que você comprou camarada Gomov que fim levou?É um dos carros da década de 90 que eu mais admiro.
Eu tenho uma perua dessas, inclusive verde, mas ano 98. E ainda hoje rachou a mangueira de água do radiador. Aliás um dos grandes problemas desse carro é encontrar peças para reposição.
um típico almofadinha………
Turbo com motor “reduzido” para 1.1 litro. Equipe oficial da Ford? Parece, né!
Oi Flavio.
Aprecio muito quando alguém envia imagens do Ford Escort (para mim, um dos carros que mais admiro, atrás apenas do Mustang GT 965 e do Ford GT). Portanto, #FelizFiquei com este tópico.
Mas, direto ao ponto: no segundo final de semana de agosto de 1983, a Ford promoveu, em Jacarepaguá, um test drive do Escort. Evento para jornalistas e donos de revendas. Ayrton Senna, então ligado à Ford, esteve presente no evento, o mesmo acontecendo com Emerson Fittipaldi. Ambos, realizaram diversas voltas rápidas com jornalistas e demais convidados.
Quanto ao veículo em destaque na foto, tratava-se de um ‘estudo’ de layout para a temporada 1984 do Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos que, em 1983, teve sua primeira edição. Naquele ano, a Ford utilizava o modelo Corcel II. Mas como o veículo não apresentava desempenho similar aos dos demais veículos inscritos no certame (Fiat 147, GM Chevette, VW Passat e VW Voyage), a montadora ‘acelerou’ planos e, no dia 04 de setembro de 1983 – data da prova XIII 1000 Km Brasília (quarta etapa do camp. Brás. Marcas & Pilotos) –, aconteceu a estréia do modelo Escort. Foram cinco veículos inscritos, com destaque para o Escort da equipe Cinzano: pilotado por Jan Balder e Francisco Lameirão, obteve um convincente sexto lugar (Just in case, a vitoria ficou com o Voyage #48 da dupla Aroldo Bauermann/Renato Connil). Nas duas provas seguintes, Tarumã 500 e 2 Horas de Interlagos, o Escort #1 da dupla Victor Steyer/Claudio Muller destacou-se por registrar duas poles consecutivas. Mas a vitória do modelo Escort aconteceria apenas no dia 03 de dezembro de 1983, ocasião na qual Ingo Hoffmann e Luis Evandro Águia sagraram-se vencedores da etapa final do PAULISTA de Marcas & Pilotos, prova ‘3 Horas de Interlagos’.
Espero te contribuído.
Kind regards,
Paulo McCoy Lava
Brilliant, as always.
Dr. McCoy da Enterprise?
droga, jim, ele é um historiador amador, não um médico! :P
Comercial do Ford Escort WR3, protagonizado pelo Ayrton Senna.
https://www.youtube.com/watch?v=_qQmongxmek
Pelo numero do carro debe ser o ano de 1984
pelo numero do carro deve ser 1984!
O que me intriga mesmo que Ayrton Senna por toda a sua carreira usou esses looks Waldick Soriano, até 1994, tem cada uma que eu falo – Meu deus, isso um dia foi bonito?? Senna supera qualquer um! Parece vestido por aquela filha do Dunga quando resolveu compor o estilo do pai técnico.
O look (argh) é mais Zezé di Camargo, não?
Toda pinta de ser em 84 mesmo….
Aposto que o ano/modelo é o numeral do Escort, mas deve ter sido em 1983, ano do lançamento. Tive um L 84 cinza. Foi meu primeiro carro, comprado em 1994 com recursos próprios, poupados com o trabalho aos sábados durante toda a adolescência. Por isso, esse modelo é muito especial pra mim.
Será que o número na porta não tem relação com o ano?
Parece que não. Pelo que andei lendo é do Campeonato de Marcas de 85.