LONE STAR (3)

lonesatr3SÃO PAULO (nunca na história texana) – Gente, que corrida zicada. Depois de tudo que não aconteceu ontem, finalmente a turma foi para a pista na manhã de hoje, 9h locais, ainda com muita chuva e água demais na pista. Era preciso formar um grid, afinal, embora houvesse a possibilidade de largar com as posições do terceiro treino livre, realizado ontem em condições também ruins.

Elas não melhoraram no domingo. A chuva persistiu, ainda que não fosse uma tempestade que inviabilizasse o tráfego de automóveis. Dava para andar, tanto que andaram. Não estou entre os que defendem o cancelamento de corridas por causa de chuva, a não ser em casos realmente extremos. Deu para notar que estava difícil, mas não impossível.

[bannergoogle] Tanto foi assim que o Q1 rolou sem maiores problemas, exceto uma batida de Sainz Noção, que pediu desculpas à Toro Rosso pelo rádio. Sua rodada se deu mais por ter pisado na zebra molhada — pecado mortal em algumas pistas — do que por excesso de água na pista. O treino ficou parado por quase dez minutos e recomeçou sem grandes dramas.

Hamilton foi o primeiro a andar abaixo de 2min no Q1, com Ricardão por perto e o resto a mais de um segundo de distância — alguns a dois, três, quatro, uma eternidade. A pista começou a “melhorar”, entre aspas porque parece meio irônico falar em melhora com aquela quantidade de água, e no fim os tempos baixaram, lá na ponta, para a casa de 1min56s. Ricciardo ficou em primeiro, seguido por Rosberguinho, Comandante Amilton e K-Vyado. A Red Bull estava bem no molhado. Foram eliminados Sonyericsson, Felipe II (a Sauber termina o ano fraquinha, fraquinha…), Primo Rossi, Cat Stevens e Sainz Idade.

aunstin15dom1

No Q2, a chuva apertou. Vários pilotos aquaplanaram no mesmo ponto, sem bater, porém. Marquei no bloquinho Vettel (esse, no Q1), Hamilton, Button e Hülkenberg. Raikkonen também deu uma pirueta, mas me pareceu em outro trecho. Rosberg ficou em primeiro, ainda na casa de 1min56s, mas com um tempo pior que o de Ricciardo um pouco antes. Para ser preciso: 1min56s495 no Q1 para o australiano rubro-taurino, 1min56s824 para o alemão mercêdico. Degolados: El Fodón de La Eliminición, Sapattos (que decepcionou), Grojã, Bonitton e Maldanado.

E ficamos esperando pelo Q3. Hamilton e Rosberg saíram dos boxes e pelo rádio o chefe gritou “stop, stop, stop!”, porque apareceu a mensagem na tela de que o início da última parte da sessão seria atrasado em cinco minutos. Havia uma picape com uma turbina no rabo assoprando a água para fora da pista. A chuva aumentou e o diabo da turbina, evidentemente, não adiantava nada. A distância, achei que dava para colocar dez carrinhos na pista por dez minutos para uma voltinha cada. Mas a direção de prova, não. O Q3 foi cancelado e o grid acabou sendo determinado pelas posições até o Q2.

austindom15s

Assim, Rosberguinho larga na pole pela quarta vez no ano (terceira seguida) e 19ª na carreira, com Hamilton em segundo, Ricciardo em terceiro e Kvyat em quarto. A ordem final do treino teve Tião Italiano em quinto, mas ele perderá posições por troca de motor. Então, atrás da dupla da Red Bull largam Pérez e Hülkenberg. Raikkonen também trocou de motor e foi para trás, e assim Massa ficou em sétimo, com Verstappinho em oitavo, Alonso em nono e Bottas em décimo.

A corrida é daqui a pouco, largada às 17h de Brasília. Com pista molhada, claro. A previsão era de que a chuva desse uma trégua, mas até secar esse negócio, depois de dois dias de água sem miséria, é certeza que o asfalto só vai secar daqui a uns dois meses. O Renan do Couto lembra aqui que foi a quarta vez na história que uma classificação teve de ser adiada para domingo. Mas em 2005 isso era regra, pelo menos até a sexta etapa do campeonato. Havia uma espécie de pré-classificação no sábado e a definição do grid no domingo de manhã. Ideia de jerico de Bernie Ecclestone que caiu antes da metade da temporada.

Vai ser divertido, esse GP dos EUA. Pena que a TV aberta não vai mostrar, mas faz parte. Minha aposta? Na chuva, o tiro mais certo seria cravar Hamilton. Mas sei lá por quê, estou achando (torcendo, na verdade) que vai dar uma surpresa monumental.

Alonso?

Tô zoando.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
8 anos atrás

Surpresa monumental foi o Pastor Maldonado pontuar três GPs seguidos.

Fernando Delucena
Fernando Delucena
8 anos atrás

também sou da opinião de que mais só não deve correr em casos muito extremos. Por mim larga parado e vai. Alonso seria excepcional!!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Fernando Delucena
8 anos atrás

Seria!

Tanto que foi (Décimo) Primeiro!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Em quantas voltas Ve44el ultrapassará o “Faster than Stevens” Amonso?

Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Logo na largada.

Hahahaha!

Edgard
Edgard
8 anos atrás

Também aposto em uma corrida pelo menos ‘diferente’ com um resultado de surpresa monumental, tipo Red Bull (do Kviado)…vamos ver.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Marketing perfeito, Perez no pódio e decisão no México.

Rafael
8 anos atrás

O desprezo da globo chega a ser ridículo….
Estou fora do Brasil, assistindo pelo streaming do skysports! cobecobertura fantastica, entrevistas, enfim….um alento para os fãs.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
8 anos atrás

Flavio. O mapa do radar mostra que a chuva do furacão já passou por Austin, devemos ter uma corrida no seco com ventos na casa dos 30Km/h e temperatura na casa dos 18 graus. O sistema de drenagem desse circuito é muito bom e dever estar seco na hora da corrida. Isso é que mostram os mapas meteorológicos.

http://www.weather.com/weather/radar/interactive/l/USTX0057

Daniela
Daniela
8 anos atrás

To apostando em boa briga de RBR e Mercedes. E as Ferraris podem tentar uma estratégia diferente…sei lá. Vai ser confusa com certeza!

Setnab
Setnab
8 anos atrás

Flávio, acho que a direção de prova foi prudente, na verdade. O próprio Vettel afirmou que as condições de pista eram críticas. Depois daquele infeliz GP do Japão em condições extremas , acho que é realmente melhor não se submeter a (praticamente) nenhum risco.