NAS ASAS

anvarigAlguém saberia dizer de quando é este anúncio enviado pelo Douglas Nascimento?

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clebio Junior
8 anos atrás

Considerando que o primeiro Caravelle (PP-VJC) começou a operar no Brasil em setembro de 1959 esta peça publicitária deve ser do fim deste ano ou do início de 1960, pouco antes do primeiro 707 (PP-VJA) começar a operar e virar o principal garoto propaganda da Varig até a chegada dos primeiros 727 em 1970.

O Caravelle também foi pioneiro por ter sido a primeira aeronave comercial com as turbinas acopladas ao fundo da fuselagem, deixando as asas livres.

Mas também tem uma nota triste. O Caravelle PP-VJD foi protagonista do primeiro acidente aéreo de Brasília, ocorrido em 27/09/1961 e que tinha a bordo nada mais nada menos do que Leonel Brizola, recém saído da campanha da legalidade, e Estácio Souto Maior, pai de Nelson Piquet. Não houve vítimas fatais graças a Deus, mas imagine as consequências se tivesse.

Paulo Torres Garcia
Paulo Torres Garcia
8 anos atrás

O artista plastico que fazia os cartazes publicitários da VARIG era o Nelson Jungbluth. Gaúcho, como a VARIG, falecido em 2008. Arista de traços refinados e aquareladas fantásticas. Muito provavelmente é dele este cartaz.
Ver mais em:
https://www.pinterest.com/historian71/varig/
Abraço,

Cléber Fabbri
Cléber Fabbri
8 anos atrás

Pergunta pro irmão do Mauro Beting, o Gianfranco, vulgo meu primo…

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Época memorável para a aviação.

RENATO
RENATO
8 anos atrás

Puxa já fizemos isso?
Cadê as mulheres peladas, o carnaval?Linda propaganda!
OBS.Adoro mulheres,principalmente peladas.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
8 anos atrás

De 1959,.
O avião da propaganda é um Caravelle.
Operou aqui antes do Boeing 707, que chegou em 1960, apesar de ambos terem sido encomendados às fábricas simultaneamente, em 1957.
O Caravelle começou operando na rota Rio-New York, em revezamento com o Constellation.
Quando os B707 chegaram, em 1960, os jatos franceses passaram a operar rotas domésticas e rotas sulamericanas para o Pacífico.
Interessante, os 1ºs modelos não tinham reversão nas turbinas, e usavam paraquedas (!!) para ajudar na frenagem, nos pousos, como os aviões militares fazem até hoje.
Só que os dos aviões comerciais eram muito maiores, e tinham que ser recolhidos e dobrados após o pouso…

Samu
Samu
Reply to  Roberto Fróes
8 anos atrás

Lembrando que o 707 sumido em 1979 com o cmte Gilberto e que até hoje não sem tem notícias se não me engano jon travolta tem este modelo

Farid Salim Junior
Farid Salim Junior
8 anos atrás

Vi esse anúncio em uma revista Seleções antiga – lá pelo início dos anos 60… E o avião é um Caravelle – modelo que tinha o bico unido à cabine em um único módulo. Estes, voaram até meados dos anos 70.

Marcelo dos Santos
8 anos atrás

Flamingos????

Fábio
Fábio
8 anos atrás

O avião do anuncio é um S. A. Caravelle, (sempre achei esse estranho por causa dessa linha que começa cauda e vai ate metade do avião) então deve do inicio da era a Jato, por volta de 1960.
Outra detalhe, o exterior da cabine do Caravelle é quase idêntico ao novíssimo 787 da Boeing.

Thiago Sabino
Reply to  Fábio
8 anos atrás

Fabio

Aquela quilha no dorso do caravelle é apenas uma quilha dorsal de estabilização do voo no sentido longitudinal.

Ela se estende até praticamente o meio da fuselagem.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
8 anos atrás

A vitória-régia eu entendi, mas é curioso o flamingo na propaganda, ave que só vi no Brasil em zoológicos.

martim
martim
Reply to  Rodrigo Moraes
8 anos atrás

Tanto a Vitória-Régia como o Flamingo rosa são comuns na amazônia.

Carlos Cwb
Carlos Cwb
Reply to  Rodrigo Moraes
8 anos atrás

No Brasil, a espécie encontra-se ameaçada de extinção na última área em que ainda é encontrada, o Estado do Amapá, devido ao estabelecimento de plantações de arroz na região das lagunas, às salinas ao longo da costa, à caça predatória e à captura de seus ovos. Listada no Anexo II da CITES.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Carlos Cwb
8 anos atrás

Vivendo e aprendendo. Valeu, Carlos e Martim!