Flavio Gomes terça-feira, 6 de outubro de 2015 17:33 23 comentários
Capa da “Der Spiegel”, uma das maiores revistas alemãs. Quem não conhece o complicado idioma de Goethe não precisa ir ao Google para traduzir. “Suicídio”, diz a manchete.
E tem mais. Quando descobrirem todas as mutretas que todas as montadoras fazem, ai então será o fim e poderemos todos andarmos felizes da vida com nossas novas charretes.
Mello
8 anos atrás
Eticamente foi um erro catastrófico, mas tecnicamente foi uma bela jogada: um programa que reconhece quando o carro está sendo testado sem que ninguém aperte um botão. Como diz o filósofo: “Em terra de cego, quem tem olho é aleijado”.
Aos que nunca pecaram digo que isso é o mesmo que correr na estrada a 200 km/h e frear bruscamente quando a sinalização aponta que há um medidor de velocidade logo à frente. Portanto a ética dos engenheiros alemães é bem compatível com a ética dos motoristas brasileiros.
Thiago Christao
8 anos atrás
Aqui na Australia muitos escritórios de advocacia já estão se oferencendo para a ação conjunta . O recall foi prometido para começar em janeiro e deve estender-se por todo o ano , se não mais . Como motorista , tenho uma passat perua 2012 , não tenho do que reclamar do veículo em si , muito eficiente , custo de manutenção baixo pela faixa de preço do carro, sem falar na performance , muito boa para uma perua turbo diesel , já deixei muito moleque se perguntando o que o carro da mãe dele estava fazendo lhe passando pela direita !!
Como consumidor fico triste pela marca , VW ‘s sempre foram minha paixão sobre rodas mas infelizmente , com a perda de valor de venda , inclusive estão proibidos de comercializar alguns veículos desde sábado passado, infelizmente serei obrigado a correr atrás dos meus direitos. São mais de 150.000 veículos entre comerciais e de passeio só na Austrália. Pode ser sim , o começo do fim ….
Alexandre
8 anos atrás
Beleza
A empresa fez merda. Mas achar que tudo vai acabar e que toda a sua história será esquecida é um pouquinho de ingenuidade.
Francês
8 anos atrás
Tudo muito estranho. Mas os EUA sempre dá um jeitinho de sacanear a Alemanha. Sinceramente não confio em se tratando de USA, país testa de ferro da Inglaterra, que tem uma rixa antiga com os alemães, No mais, pra mim, se quer algo bonito contrate os italianos d Milão, se quer algo que funcione contrate os alemães, se quer algo que tenta ser bonito e tenta funcionar, contrate os francesas (risos)…………………
Marcos José
8 anos atrás
Será que a VW é a única a fazer isto? Precisou uma universidade americana descobrir o “esquema” e o órgão responsável por medir e homologar estes motores nos EUA não? E o órgão que homologa estes motores, serve para quê? Como um órgão deste tamanho não percebeu este “esquema” e uma universidade sem aparelhagem eletrônica o descobriu? A VW cometeu este erro e era pagar muito caro por isto…mas e este órgão dos EUA ficará e homologará motores ainda neste “jeitinho americano de ser”? Vejo que “alguém” está se aproveitando deste caso envolvendo a VW, visando apenas em ganhar “muito dinheiro” e nem se importando muito ao que acontece ao meio ambiente!!
jbchaves
8 anos atrás
A VW já matou tantas marcas, que “suicidar-se a si própria” não seria problema.
Das jostha…
Adriano Antunes
8 anos atrás
A Der Spiegel sempre tem uma opinião um pouquinho mais ácida e gosta levemente de ver o circo pegar fogo.
É sempre bom ver também o que a Bild e a Focus tem a dizer sobre um mesmo tema.
Se a Enron, que era muito maior que a volks, quebrou devido a um escândalo, podemos realmente estar vendo os últimos dias de uma das mais tradicionais montadoras do mundo.
Alberto
8 anos atrás
A explicação mais plausível para tamanha malandragem (e posterior descoberta da mesma) que eu consigo ver é que algumas pessoas ganhariam muito dinheiro com isso e mandaram um “que se f***” para a marca. Porque não consigo vislumbrar uma empresa de tamanho porte fazer isso com o conhecimento da direção e sustentar uma artimanha dessas.
Fabio
8 anos atrás
Flávio, semana passada numa conferência em que estive o palestrante mostrou informações sobre o greenwashing da VW e trouxe à platéia informações “alarmantes”: consultores especializados consideram que “nem em 30 anos” se recupera a força da marca; e que o mais provável é que a Volkswagen AG acabe por eliminar a marca “VW” do portfólio da companhia. Das Merdha hein??
Acredita ser possível essa visão um pouco extrema demais?
Belo arranhão na marca MADE IN GERMANY, como um todo .
Anderson_SP
8 anos atrás
Só tá colhendo o que plantou, Das Fraude.
Paulo F.
8 anos atrás
Duvido que as outras montadoras possuam esquema idêntico da VW.
Só que o software deles é mais agressivo.
E consideremos, mercado de carro diesel nos EUA é nicho, já na Europa….
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
E tem mais. Quando descobrirem todas as mutretas que todas as montadoras fazem, ai então será o fim e poderemos todos andarmos felizes da vida com nossas novas charretes.
Eticamente foi um erro catastrófico, mas tecnicamente foi uma bela jogada: um programa que reconhece quando o carro está sendo testado sem que ninguém aperte um botão. Como diz o filósofo: “Em terra de cego, quem tem olho é aleijado”.
Aos que nunca pecaram digo que isso é o mesmo que correr na estrada a 200 km/h e frear bruscamente quando a sinalização aponta que há um medidor de velocidade logo à frente. Portanto a ética dos engenheiros alemães é bem compatível com a ética dos motoristas brasileiros.
Aqui na Australia muitos escritórios de advocacia já estão se oferencendo para a ação conjunta . O recall foi prometido para começar em janeiro e deve estender-se por todo o ano , se não mais . Como motorista , tenho uma passat perua 2012 , não tenho do que reclamar do veículo em si , muito eficiente , custo de manutenção baixo pela faixa de preço do carro, sem falar na performance , muito boa para uma perua turbo diesel , já deixei muito moleque se perguntando o que o carro da mãe dele estava fazendo lhe passando pela direita !!
Como consumidor fico triste pela marca , VW ‘s sempre foram minha paixão sobre rodas mas infelizmente , com a perda de valor de venda , inclusive estão proibidos de comercializar alguns veículos desde sábado passado, infelizmente serei obrigado a correr atrás dos meus direitos. São mais de 150.000 veículos entre comerciais e de passeio só na Austrália. Pode ser sim , o começo do fim ….
Beleza
A empresa fez merda. Mas achar que tudo vai acabar e que toda a sua história será esquecida é um pouquinho de ingenuidade.
Tudo muito estranho. Mas os EUA sempre dá um jeitinho de sacanear a Alemanha. Sinceramente não confio em se tratando de USA, país testa de ferro da Inglaterra, que tem uma rixa antiga com os alemães, No mais, pra mim, se quer algo bonito contrate os italianos d Milão, se quer algo que funcione contrate os alemães, se quer algo que tenta ser bonito e tenta funcionar, contrate os francesas (risos)…………………
Será que a VW é a única a fazer isto? Precisou uma universidade americana descobrir o “esquema” e o órgão responsável por medir e homologar estes motores nos EUA não? E o órgão que homologa estes motores, serve para quê? Como um órgão deste tamanho não percebeu este “esquema” e uma universidade sem aparelhagem eletrônica o descobriu? A VW cometeu este erro e era pagar muito caro por isto…mas e este órgão dos EUA ficará e homologará motores ainda neste “jeitinho americano de ser”? Vejo que “alguém” está se aproveitando deste caso envolvendo a VW, visando apenas em ganhar “muito dinheiro” e nem se importando muito ao que acontece ao meio ambiente!!
A VW já matou tantas marcas, que “suicidar-se a si própria” não seria problema.
Das jostha…
A Der Spiegel sempre tem uma opinião um pouquinho mais ácida e gosta levemente de ver o circo pegar fogo.
É sempre bom ver também o que a Bild e a Focus tem a dizer sobre um mesmo tema.
Das Auto ?
… DAS FRAUDE
Sera que é só a VW?
Ou só ela foi pega até o momento?
Profissional (?) ruim tem em todo lugar.
Que tiro no pé…. quem será que deu a “idéia” ?
Se a Enron, que era muito maior que a volks, quebrou devido a um escândalo, podemos realmente estar vendo os últimos dias de uma das mais tradicionais montadoras do mundo.
A explicação mais plausível para tamanha malandragem (e posterior descoberta da mesma) que eu consigo ver é que algumas pessoas ganhariam muito dinheiro com isso e mandaram um “que se f***” para a marca. Porque não consigo vislumbrar uma empresa de tamanho porte fazer isso com o conhecimento da direção e sustentar uma artimanha dessas.
Flávio, semana passada numa conferência em que estive o palestrante mostrou informações sobre o greenwashing da VW e trouxe à platéia informações “alarmantes”: consultores especializados consideram que “nem em 30 anos” se recupera a força da marca; e que o mais provável é que a Volkswagen AG acabe por eliminar a marca “VW” do portfólio da companhia. Das Merdha hein??
Acredita ser possível essa visão um pouco extrema demais?
Um suicídio desnecessário, não sei se já viram esta parodia espanhola sobre o caso: https://www.youtube.com/watch?v=UWyffytPwNM
Será que chega a esse ponto ?
Belo arranhão na marca MADE IN GERMANY, como um todo .
Só tá colhendo o que plantou, Das Fraude.
Duvido que as outras montadoras possuam esquema idêntico da VW.
Só que o software deles é mais agressivo.
E consideremos, mercado de carro diesel nos EUA é nicho, já na Europa….
Faltou um NÃO antes de possuam
Ficará na história como acabar com uma empresa…