MENU

domingo, 25 de outubro de 2015 - 13:29MotoGP

ROSSI, ROSSI…

SÃO PAULO (olha…) – Antes da classificação para Austin, falemos rapidamente de Sepang. Que foi isso, Valentino? Chutar o adversário assim, na cara dura?

Dani Pedrosa venceu, com Lorenzo em segundo e Rossi em terceiro. O italiano lidera o campeonato com sete pontos de vantagem para seu companheiro de Yamaha — companheiro é modo de dizer, já que os dois viraram inimigos oficiais.

Il Dottore já foi punido pela MotoGP e vai largar em último em Valência, na prova que define o campeonato. É um certo prejuízo, claro, mas em provas de moto a chance de recuperação é bem maior do que com carros. A Yamaha achou a pena “severa demais”. Lorenzo considerou leve.

O fato é que o campeonato está pegando fogo faz algum tempo e agora atingiu seu maior ponto de fervura. Difícil imaginar o que a Yamaha fará ano que vem, com dois pilotos que se odeiam. Rossi, um sujeito afável e amado por todos — quan do falo “todos”, me refiro ao público, à imprensa e a alguns pilotos –, virou um vilão tardio, na reta final de sua carreira. Nunca foi considerado exatamente um piloto sujo, embora seus rivais ao longo dos anos torçam o nariz para algumas de suas atitudes — mas sempre achei que mais por inveja do que qualquer outra coisa.

No caso específico da Malásia, a impressão que tive foi que ele chutou Márquez, com quem vem se estranhando há algum tempo, acusando-o de ajudar o patrício Lorenzo na disputa do título. A Honda achou o mesmo. Vale se defende. Falou que o jovem espanhol estava jogando sujo, pior do que na Austrália, e que quis apenas dizer que “já era o bastante”. “Ele tocou na minha perda e eu tentei fazer com que ele perdesse tempo”, disse, bem puto dentro do macacão.

Sem avaliar o resto da corrida, aquilo que Rossi chama de já ter sido o bastante, e ficando apenas no lance da queda, a minha percepção foi a de que o italiano deu um bico em Márquez. A direção de prova teve a mesma impressão. Não acho legal chutar um rival. Claro que isso não significa que Rossi é um cafajeste, o maior bandido da história das duas rodas, que não merece ser campeão etc. Acho até que merece, renascido depois de anos ruins na Ducati. Pode ter sido apenas um momento de raiva, um desabafo em forma de pontapé, e no limite ele até pode ter tido suas razões.

Mas que não foi legal, não foi.

139 comentários

  1. roberto zullino disse:

    Em corrida não tem bom-mocismo, ainda mais com dois que vinham se pegando. O espanholito está no direito dele de disputar a posição, mesmo não tendo muito motivo para isso, a não ser que a intenção seja ajudar o Lorenzo e isso tem um preço, levar chute. Assim como o Dottore tem o direito de se defender do pentelho enxerido, levou uma chifrada e revidou com uma patada no mesmo instante. Como se dizia antigamente, “eles que são brancos que se entendam”, a briga é deles. Não puniria nenhum dos dois, mas daria uma advertência pública a ambos.
    A direção de prova tem a obrigação de dar exemplo, advertir os dois exemplarmente e publicamente, seria o melhor a fazer.
    Punir um fingindo que o outro foi santinho e vítima não é a melhor maneira de ensinar aos mais novos como tem que se comportar.
    Em incidentes do tipo nunca pode ter vencedor.
    Errado o pai que dá bronca em apenas um dos filhos quando há briga entre os petizes, bronca e uns tabefes tem que ser nos dois.

  2. Brabham-5 disse:

    Eu tenho aqui um video de 3 minutos que mostra que o espanhol fez a sua “sujeira” na disputa com o Rossi muito antes do italiano dar a resposta e tirá-lo da corrida.
    Na minha opinião, o cara mexeu e desrespeitou o campeão, que mostrou que ele não é “qualquer um” para aceitar tanto desaforo.
    Estou com Valentino Rossi.

    https://www.facebook.com/LojaRS1/videos/948801731860691/?pnref=story

  3. João Ferreira disse:

    É Flávio, de fato, foi um bico, um cala-boca-moleque-não-se-mete-comigo.

    A punição em si, foi adequada, só acho que podiam muito bem desclassificar da corrida o Rossi e também punir o Marquez por dar as fechadas…

    O estranho é que o Marquez facilitou a passagem do Lorenzo e dificultou do Rossi, pra mim, um jogo de equipe, mesmo sendo entre Honda e Lorenzo.

    Mas apimentou a disputa, que estava muito chata, pena que somente na penúltima corrida.

    Para o esporte, a atitude é lastimável, punição tem que ser na hora, na corrida, exemplar, faltou peito para o Diretor da prova. Essas corridas não tem Briefing ou se tem, pra que serve então?

    É triste que o campeonato termine assim, é competição, mas tem que ser justa, leal, na habilidade, sem malandragem, sem necessidade deste tipo de sujeira.

  4. Gastão disse:

    O Valentino cometeu dois erros:
    Um: há tempos vem se queixando que o Marc quer beneficiar o Lorenzo. O Marc, corre pela Honda e o que quer (ou queria), é marcar o máximo de pontos possível.

    Dois, se o Marc o tocou deliberadamente antes do incidente, isso não dá o direito ao Valentino de revidar daquela maneira. Foi uma atitude antiesportiva e indigna de um campeão.
    Na minha opinião, deveria ter recebido a bandeira negra imediatamente.
    Efetivamente, a penalização foi muito suave. Sairá em último e em poucas voltas estará em sétimo. O que vier depois é lucro.

  5. Chupez Alonso disse:

    A melhor e mais honesta opinião vem justamente do chefe da Yamaha.

    ValeTudino começou todo esse entrevero quando acusou inexplicavelmente Márquez de ter ajudado Lorenzo na corrida anterior. Corrida essa em que Márquez tirou a vitória de Lorenzo na última curva da última volta. Quem que estivesse ajudando o outro lhe tiraria uma vitória certa?

    ValeTudino trouxe Márquez para a disputa ali naquela declaração absurda.

    E depois não aguentou a pressão e perdeu a cabeça na corrida.

    Péssimo exemplo de esportista.

    http://grandepremio.uol.com.br/motogp/noticias/chefe-da-yamaha-ve-revanche-de-marquez-na-malasia-e-diz-que-frustracao-de-rossi-transbordou

  6. Gus disse:

    Erro do Rossi, se ele tivesse concentrado em manter a posição não teria olhado com cuidado para o seu oponente por duas vezes na curva…escolheu o momento de dar um toquinho nada sutil na Honda do espanhol! Sendo imparcial, seria motivo de bandeira preta para ele!

    • Gustavo disse:

      Pois é Gus… concordo contigo.

      Não interessa se Marc Márquez favoreceu Lorenzo (o que duvido pelas disputas, e vitória, em Phillip Island), se chamou Valentino de corno e passou-lhe a mão na bunda. Dada a largada da corrida o que se espera é uma disputa dura, mas honesta entre os competidores. Valentino deliberadamente procurou Márquez, alterou a trajetória, jogou-o para fora e derrubou-o. Tudo o que o espírito do esporte – sem falar das regras – abomina.

      Uma mancha lamentável que ficará para sempre no currículo de Valentino, e naquilo que estava sendo o melhor campeonato da MotoGP nos últimos anos.

      Gostaria que a organização da MotoGP tivesse tido os “colhões” da DTM e fizesse com Valentino Rossi o que fez com Timo Scheider (Audi) após a prova da Áustria.

      Algumas coisas simplesmente não se admite.

  7. Acarloz disse:

    Marquez provocou e achou, não foi muito correto, mas foi ben legal.

  8. Rafael disse:

    Vejo os eguinte:

    Rossi perdeu a cebeça, e o tão sonhado título do renascimento…possívelmente seu último, foi pro saco junto.

    Marquéz fez a Kátia CEGA…a viúva inocente. Tinha moto pra ir pra ponta mas ficou dançando o Tango de morte com o Rossi até dar a merda que deu…e deve ter ido dormir se rachando da situação.

    Enfim…

    Lorenzo campeão.

    • ms disse:

      e que belíssimo tango os dois estavam dançando…….o problema é que Rossi com seus 7 títulos nas costas pensou já estar acima do bem e do mal esquecendo que hoje todos vivemos num Big Brother global com câmeras espalhadas por todos os lados filmando tudo o que acontece e quando sua má indole colocou a “cara pra fora” foi filmada e fotografada em ação virando manchete nos jornais do mundo inteiro fazendo um belo estrago no prestígio e reputação que até então valentino gozava ao mostrar sua verdadeira face ….

  9. Paulo F. disse:

    Manda pró MM para aprender como Campeões (com “C” maiúsculo) se comportam.
    https://www.youtube.com/watch?v=j9eYFdV4V18

  10. Winston disse:

    Desde que perdeu o campeonato que Marks vem deliberadamente atrapalhando Valentino sem motivo nenhum aparente, logo Valentino que tantas vezes defendeu as manobras loucas e fascinantes dele, uma hora o cara enche o saco, na hora pensei que Valentino ia para e encher ele de porrada no braço mesmo.
    É claro que Valentino ta certo e se a regra acha que não, então que se mude regra.
    Agora só tem uma saída, É o Ianone da meio do Lorenso em Valencia e quebrar o pau geral. Se a decisão fosse na Itália, Lorenso e Marks seriam linchados com certeza.

  11. EduardoRS disse:

    O Vale chutou o Marquez sim, mas o pirralho estava pedindo isso há tempo. Nunca havia visto alguém de fora da luta do título fazer jogo sujo contra um dos envolvidos na disputa. Se eu estivesse no lugar do Dottore, provavelmente teria feito o mesmo. Que a Dorna dê a taça para o Lorenzo de uma vez, então, já que é isso que eles desesperadamente querem.

  12. Alexandre disse:

    Esse vídeo tem mais de 4 minutos da disputa por posição entre os dois – https://www.youtube.com/watch?v=uBthBgmBQ_U . Il Dotore pirou, perdeu a paciência com a desculpa e fez essa coisa grotesca. Tinha de ter tomado bandeira preta, além de uma punição exemplar (largar em último era o que tinha de mais pesado no regulamento? Não existia a possibilidade de ele ser suspenso da próxima corrida?).

  13. Marcos Milani disse:

    Impressionante o fanatismos da seita VR46.

    Não admitir que São Rossi derrubou Marquez com uma bica beira a doideira.

    Caso Rossi leve este campeonato, o mesmo será questionado pelo resto da eternidade. Convenhamos que é tudo o que VR não precisava do alto de seus resultados e de sua carreira de gênio.

    E acho que ele vence o campeonato. Porque, em meio ao grid para inglês ver da MotoGP, metade F1 metade GP2, a “punição” de largar em último e nada é mais ou menos a mesma coisa.

    Vergonha!

    • MM disse:

      O que Rossi fez não está certo. Ponto. Mas segundo um tal de Newton, seria altamente improvável (ou impossível…) que uma bica derrubasse o Marquez sem fazer o Rossi cair também… (a força exercida pelo objeto 1 sobre o objeto 2 é igual em magnitude na direção oposta sobre o objeto 1)

  14. Victor disse:

    Estou aguardando a punição do Marquez também. Era claro que sua moto era muito mais rápida e ele só estava “murrinhando” pra sacanear o Rossi.

  15. Marcelo disse:

    Acredito no que o Rossi disse: que não teve a intenção de derrubar o Marquez. O seu erro foi parar propositalmente e fechar a linha do Marquez, por isso a punição.

    Mas não houve chute, o Rossi apenas empurrou a perna, por reflexo, quando a moto do Marquez encostou nele. E dá pra ver isso na câmera do helicóptero, que, infelizmente, foi mostrada muito pouco, na verdade, apenas uma vez durante a transmissão. Já na câmera do chão, que foi muito mostrada, dá essa impressão de que o Rossi chutou porque vê-se apenas a perna dele mexendo e não é possível ver o toque antes disso acontecer, porque a moto do Marquez encobre o momento do toque.

  16. fernando disse:

    Na minha opiniao, o Rossi perdeu o campeonato nesse lance….e a Yamaha, ja com o titulo, nao vai colocar a colher, afinal, o Lorenzo ultrapassou o Rossi sob bandeira amarela e a Yamaha nao fez nada junto a direcao da prova.
    Como escreveram ai em cima, nao a toa a motoGP esta cheia de espanhois e patrocinadores do mesmo pais, eles adoram motociclismos e o Mercado deve ser, senao o maio, o Segundo maior da Europa….
    Uma pena Rossi ter entrado no jogo assim, vai ficar lembrado, daqui pra frente, como desleal….estou torcendo por ele mas, friamente, foi esquisito e errado.

  17. Cláudio Cardoso disse:

    O público vibrou quando o Marquez caiu… hahahaha

  18. Clayton Araujo disse:

    Que absurdo. Eu gostava dele. Ma isso é imperdoável. Daqui pra frente vou torcer sempre contra. No meu modo de ver o esporte, ele se igualou ao Shumacher, não merece o meu respeito. É um crápula. Dois crápulas. De hoje em diante será visto por mim como um LIXO. O esporte não merece isso. Perca, mas perca com dignidade. Eu no lugar do Marquez, faria o mesmo que o Senna fez com o Prost dando-lhe o troco: derrubaria o Valentino na última corrida de propósito na primeira chance que aparecesse. Que mundo fodido este que vivemos atualmente, até no esporte está contaminado com canalhas.

  19. Murilo C. disse:

    Flavio, bastante gente já disse e devo concordar: o primeiro contato se dá quando o Marquez vai com o capacete em direção ao joelho de Rossi. Quanto este abre a perna pra fazer qualquer coisa, o pequeno espanhol ja estava no chão.

    Não digo que o Rossi quis evitar a batida, mas a repercussão está sendo desproporcional.

    Ps: Pq o Lorenzo fugiu da festa do chamapgne?

  20. Pedro Moral disse:

    Vi e revi várias vezes o vídeo ….
    Claramente Rossi se prepara, pq sabia que o Marquez iria aprontar … e aprontou, encostando sua moto na perna do Rossi, que pelas posições das motos tenderia a rodopiar “pela traseira” e cair.
    Como Rossi havia se preparado, deu um “totozinho” com o joelho e o babaca do Marquez caiu,´
    Então, se é pra punir, que sejam os dois.
    Em tempo, a narração do Sportv foi sofrível após o acidente, com o cara “não sei o nome” quase pedindo que queimassem o Rossi, esquecendo a corrida.

  21. Rafael Rego disse:

    Acho engraçado os adjetivos que são pregados no sujeito: “Sujo”, “novato”, dick vigarista…ô pressa para julgar.

    É só uma corrida. Valentino agiu de cabeça quente. Ele mesmo deve achar que não tomou a melhor das atitudes, passado o calor do momento.
    Vida que segue, o campeonato continua legal, espero que tenhamos um ótimo desfecho em Valencia.

  22. s alexandre disse:

    Ía acontecer alguma coisa com o Marquez e o Rossi nessa corrida.
    Acho ainda ficou barato pro Dr (poderia ter caído).
    Mas o campeonato complicou.
    Lorenzo é frio. Rossi vai ter que passar uma galera. Corrida na Espanha. E o Marquez puto.
    E com tudo isso quem tem se dado melhor nas últimas foi o Pedrosa.
    É muito espanhol.
    Flavio, não lembro, mas já houve algum abandono de pódio na F1 como esse do Lorenzo ontem?

  23. Saulo Caram disse:

    Rossi errou ontem, pois caiu no jogo do Marquez. O espanholzinho entrou na corrida com a óbvia intenção de infernizar o Rossi ou até levá-lo ao erro e quem sabe uma queda. Deixou o Lorenzo passar e começou um festival de manobras perigosas na disputa com o Rossi. Ao final conseguiu o que queria.

    Que venha a última prova. Se o Rossi ganhar o título vai ser épico. Se o Lorenzo ganhar, nem vai sair no noticiário.

  24. Celso Okubaro disse:

    O vídeo deixa claro que houve um toque primeiro do Marc Marques, com seu capacete na altura do joelho do Valentino Rossi.

    Alguém já experimentou bater levemente com pedaço de madeira levemente no joelho?

    A reação é a mesma que teve o Valentino.

    E a forma como ele mesmo descreveu o acontecido, bate com o vídeo.

    Acho que a postura da direção de prova, foi realmente dura.

    Vendo o vídeo hoje com calma e em detalhes.

    Lembro-me aquela postura insana do Nigel Mansell perseguindo o Senna, até tira-lo da prova.

    Ninguém entendeu nada, pois Mansell já havia tomado a bandeira preta.

    Agora, voltando a corrida, embaixo daquele capacete, existe um homem que ainda gosta de correr e acredita que pode voltar a ser campeão.

    A diferença é que acredita naquilo que faz.

  25. Allan disse:

    Tem que ser muito fanático pra defender o Rossi nessa. Não interessa se o Marquez estava defendendo o Lorenzo, se ele aliviou pro espanhol e tava jogando duro contra o Rossi. O fato é que o Rossi bloqueou a linha do Marquez (chegou a olhar pra trás antes), o Marquez tentou forçar a barra pra conseguir ficar do lado e o Rossi deu um coice nele.
    A punição foi leve porque o nome do Rossi pesou e porque estragaria a disputa final pelo título em Valencia. Em questão de 2-3 voltas o Rossi ja deve estar no minimo colado nas Ducati, então a disputa esta totalmente em aberto.

  26. Rodolfo Matos disse:

    Essa sanção de largar em último pode funcionar no automobilismo, mas é inútil no motociclismo. Rossi terminará a primeira volta em 10º e terá todo o resto da corrida para conseguir as posições necessárias para ser campeão, além de que não há nenhuma garantia que Lorenzo possa vencer em Valença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>