A “KOMBISETA” | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 11 de novembro de 2015 - 11:18Esquisitices, Indústria automobilística

A “KOMBISETA”

iso400SÃO PAULO (inacreditável) – De novo a página Romi-Isetta Brasil no Facebook trazendo coisas fantásticas (dicas sempre enviadas pelo Eugenio Chiti). Reproduzo na íntegra, claro, porque além de tudo os caras escrevem bem pacas.

O bom filho à casa torna! Depois de um tempo em restauração, chega às antigas instalações da Romi a carroceria do Autocarro Iso 400, carro que iria ser produzido pela companhia. Este é o protótipo que serviu para os estudos e testes de durabilidade. O projeto do carro, que foi fabricado na Itália e Espanha, foi da mesma equipe que criou o Isetta. Em 1957, a Romi enviou ao Geia (órgão governamental de fomento ao setor automotivo) os planos para a fabricação de cinco diferentes carros: Romi-Isetta, Romi-Isetta pick-up, Romi-BMW 600 (versão nacional do BMW 600) e este autocarro, nas versões furgão e pick-up. Foram importadas da Iso italiana dois autocarros, um furgão e um pick-up. Os carros foram submetidos a testes e estudos para a nacionalização dos componentes. Ainda em 1957, o Geia autorizou a concessão de estímulos para a produção dos cinco automóveis, porém, não foi possível a concretização do projeto (que previa uma joint-venture com a BMW, que não pode participar naquele momento). Este carro, de 1957, ainda é de propriedade da Romi e, num futuro breve, terá sua restauração concluída.

A Romi é demais.

3 comentários

  1. Tadeu Amaral disse:

    Trabalho no ramo de fibra de vidro a mais de 25 anos gosto de projetos e ideias sou admirador das romisetas mas nunca tive oportunidade de executar nada do ramo no momento atual acabei de desenvolver o molde da studebaker 1952 ja estou comercializando.

    Parabéns pelo serviço.

    • charles disse:

      tadeu, entre em contato com a pagina da romi isetta no facebook, eles tem o contato da romi que é dona dessa isetta furgão. quem sabe não rola uma parceria e vc não comercializa essa van da isetta pra gente? vale a pena tentar.

  2. Uau!!! Fotografei ela ontem na Rod. dos Bandeirantes, enquanto eu ia para Sumaré! Mandei no grupo do whatsapp pra ver se alguém sabia do que se tratava. Não obtive respostas. Sensacional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>