ALEMANHA, ALEMANHA…

SÃO PAULO (não faz sentido) – Sebastian Vettel não entende o desinteresse dos alemães pela F-1. Não teve corrida lá neste ano. Nas últimas edições, tanto em Nürburgring quanto em Hockenheim, o público esteve longe, muito longe daquele que enchia os autódromos na década de 90 e nos primeiros anos deste século.

E olha que tem um tetracampeão em atividade, e correndo pela Ferrari. Além de uma equipe que vem dominando as últimas duas temporadas, com um outro alemão — Rosberg — vencendo corridas de vez em quando.

Qual seria a explicação? “É um mistério”, diz Vettel.

Concordo com ele.

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Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Agora, vai ver o publico do DTM?! É muitas vezes mais…

Alex
Alex
8 anos atrás

É impressão minha ou F1 se burocratizou demais, o que acontece na pista deve-se esperar para ver se os juízes vão aprovar ou não, Ficou chato realmente.

Edson
Edson
8 anos atrás

O schumacher, maior ídolo, está em coma há 2 anos e ninguém dá uma satisfação ao público. Para comprar ingresso e dar audiência querem o público? Automobilismo alemão está em dívida com os fãs, é esse o motivo. Gera desinteresse.

Ilmar
8 anos atrás

Quem começou a m… toda foi o Max Mosley, que inventou de encolher os carros de Fórmula 1 lá nos idos de 1992, pra 1993. Desde então, foi daí pra baixo, até chegarmos à ”maravilha” de hoje. E, em 2001, a internet começou a dominar geral, e, com isso, o carro começou a cair de moda na cultura ocidental. Está aí o resultado…

Luiz
Luiz
8 anos atrás

A F1 esta uma bosta, até aí sem novidade, todo mundo sabe disso. Claro que são varias as razões, talvez não dê pra apontar uma principal. Administrar pneu, combustivel, motores hibridos, puta saco. Tem carro que não anda, e is que andam não pidem mandar ver todo o tempo. O que segura é a tradição mesmo, mas isso passa logo.
Em cima disso Vettel sem chances, Rosberg sem graça (sem falar que não é 100% alemão), e a coisa fica pior na Alemanha. Mas o problema é geral mesmo, a F1 está cada vez mais com cara de coisa de velho. Uma pena.

Neto Ferrari
Neto Ferrari
8 anos atrás

Acompahei a F1 desde os tempos iniciais do Piquet, Era um fanático. Domingo agora, assisti ao jogo do Cincinnati Bengals x Pittsburgh Steelers no horário da corrida e ainda emendei Seattle Seahawks x Dallas Cowboys foi show de bola (oval). Com certeza acertei na escolha. A F1 está muito chata. Faz tempo!!!!!

Abraço a todos!

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Por falta de carisma dos pilotos alemães Rosberg e Vettel.
E tomando benga do Hamilton, a coisa fica mais desinteressante.

Luis
Luis
8 anos atrás

Não vejo mistério nenhum. Infelizmente, mas a verdade é que a F1 está perdendo popularidade no mundo todo. Vide a crise televisiva que a F1 tem passado a varios anos. Ver isso refletido nas arquibancadas é questão de tempo, mesmo até para um pais com tradição e compatriotas protagonistas. Isso não garante nada mais hoje em dia.
É bom os dirigentes começarem a fazer algo, realmente radical, uma mudança de verdade, e não ficar do alto de sua soberba de milionários de Monaco achando que o esporte “é deles” que o povo não tem nada com isso.

Adrian Flechtman
Adrian Flechtman
8 anos atrás

Na minha opinião só tem um motivo DTM!!! Melhor campeonato do mundo depois da Classic Cup!

Robertom
Robertom
Reply to  Adrian Flechtman
8 anos atrás

Só um motivo…?

Acarloz
Acarloz
8 anos atrás

Os motivos talvez sejam os carros e as regras, mais as regras que os carros, afinal não se permite mais que um piloto seja arrojado ou que ande com a faca nos dentes como no passado, qualquer toque ou pisada na faixa é visto como irregular e sujeita o piloto à penalidades ridículas. Basta assistir às provas de DTM ou V8 Supercars que se percebe a gritante diferença em competitividade. Daí, pra completar, um grid de 18 carros onde 2 andam muito mais que os outros, é o climax do tédio.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
8 anos atrás

As corridas de automóveis deixaram de ser novidade há muito tempo e não temos mais as grandes corridas como grandes eventos onde ganhar marcava a carreira do piloto, não temos mais os circuitos de altíssimas velocidades onde o perigo de morrer era constante, onde os pilotos arrojados se sobressaíam. Os carros de hoje poderiam ser muito mais rápidos do que são, sem contar que são tantos os GP’s durante o ano que já ficou enfadonho. Os anos 60 e 70 foram os mais carniceiros da história da categoria e foram essas duas décadas que deram a F1 a popularidade e a mística que ela tem até hoje. Me lembro que, na década de 70, cada largada era carregada de um grande momento de tensão, pois acidentes eram fatais e isso atraía o público. Não digo que, naquela época, as pessoas gostam de ver pilotos morrerem, mas que o público adorava ver seus pilotos favoritos desfilando destreza arriscando a vida em cada curva pelos circuitos, isso adorava. Na minha modesta opinião a F1 vive, ainda, da mística daquela época, ainda…Nelson Piquet disse certa vez que o publico gostava mesmo era de ver os acidentes, e não deixa de ter uma certa razão…

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Fernando Monteiro
8 anos atrás

“não temos mais os circuitos de altíssimas velocidades onde o perigo de morrer era constante, onde os pilotos arrojados se sobressaíam.”

Não sei se o risco de morte era um fato tão importante assim, mas a falta de Hockenheim com suas retas infinitas deve ter ajudado a diminuir o “tesão” dos alemães…

TSC
TSC
Reply to  Fernando Monteiro
8 anos atrás

A Nascar que o diga!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
8 anos atrás

Admiração não se pede, se conquista. Não dá para culpar os torcedores. Basta uma autocrítica. Que tipo de tetracampeão Vettel é para inspirar seu povo a torcer por ele?

André Fonseca
André Fonseca
8 anos atrás

Apenas um otário alegando que é pq “falta” piloto alemão…

HUAHUAHUAHUA

O cara toma 4 sapecadas seguidas de um piloto alemão, alega que era o carro, mas esquece que o “melhor piloto do grid atual” só conseguiu seu títulos pq existia uma guerra de pneus. Depois disso, não fez nada de especial mesmo tendo uma equipe com grana infinita para ele por anos a fio…

Tsc, tsc, tsc…

Sobre a Alemanha não curtir mais a F1, isso se deve ao próprio momento da F1. Em qual país a audiência da F1 não diminuiu???

Lá os caras possuem o DTM, o WEC, e em todas os campeonatos que colocam seus carros as montadoras alemãs andam na frente, existe “briga” nesses campeonatos, não está chato e previsível como a F1. Além claro, de não terem corridas na Alemanha.

Coloquem a Red Bull ou a Ferrari andando do mesmo jeito que as Mercedes, com briga por posições, para ver se a audiência não volta. Aliás, não precisa nem de outras equipes brigando com a Mercedes, basta que o Rosberg tenha peito para dividir curvas com o Hamilton que a audiência vai melhorar…

Diferente do brasileiro, que gosta de esporte onde tem brasileiro ganhando, os alemães gostam de automobilismo. Não só da F1.

Garlet
Garlet
Reply to  André Fonseca
8 anos atrás

Falou tudo man.

Gus
Gus
8 anos atrás

Pode ser:
– A Alemanha também (jovens) está sucumbindo ao culto do ídolo digital (telefones espertos);
– As corridas são muito chatas;
– Vettel não têm chances de levantar o campeonato contra uma Mercedes imbatível;
– Rosberg é um alemão que “não deu certo”, e têm o carisma de uma torradeira;
– Outras categorias como Moto GP e Rally (que também está meio mala) chamam mais a atenção;
– Os alemães já vivem em um ambiente tão tecnológico que acompanhar a F-1 é apenas mais um dose de exagero;
– Sem prova em casa, não há porquê se mobilizar;
– Os alemães estão com vergonha de tudo que relacione à quatro rodas, por culpa da Volks; rsrsrsrrsrs
– Hamilton é inglês, não é um representante “digno” da Mercedes-Benz;
E por aí vai…

clodoaldo
clodoaldo
8 anos atrás

eles são top em tantas coisa que acaba espalhando a atenção

Pedro
Pedro
8 anos atrás

A F1 é está sem graça, monótona, não é entretenimento. A categoria se tornou irrelevante e não lembro da última vez que ouvi alguém comentando de uma corrida recém realizada, as pessoas não dão a menor importância.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
8 anos atrás

Caraio, quanta bobagem nos comentários.

Na minha opiniao, um grande fator é que a F1 é transmitida por aqui na RTL, que mal comparando, é o “SBT da Alemanha”,.Apesar de ter regalias como entrevista com os dirigentes da Mercedes quando o pódium ainda está sendo celebrado, e tem comentários do Niki Lauda antes e depois da corrida, a transmissao da corrida em si é bem pouco elucidativa, eles tem a mania estúpida de colocar comerciais longuíssimos no MEIO da corrida, o que prejudica muito pra acompanhar e entender o que acontece em corridas como a de Austin.

Eu pessoalmente também nao gosto do Heiko Wasser como comentador (sim, sinto falta de Reginaldo Leme e Galvao Bueno). Falta simplesmente emocao (NAO, os alemaes NAO sao naturalmente frios, malditos preconceituosos que acham que só os brasileiros e italianos sabem expressar sentimentos).

Outro problema que eu vejo é que aqui, tal qual no Brasil, o futebol domina totalmente as notícias esportivas, e ficar falando de boneco falso do Schweinsteiger nazi feito na China toma muito mais tempo e espaco nos folhetins do que as agruras da Red Bull, de Alonso, Verstappen, Vettel e companhia.

O mesmo problema de falta de interesse que se ve no Brasil se ve no mundo todo, talvez só os ingleses que tem realmente interesse perene pelo automobilismo. E daqui a 3 anos o GP do méxico vai estar nos 50 000 pagantes de qualquer lugar. Acho que enquanto a Formula 1 nao proporcionar uma experiencia de trasnmissao realmente interativa, só vai ter audiencia onde o ufanismo convencer o cidadao frustrado que precisa de um super-herói.

David Vasconcelos
David Vasconcelos
Reply to  Tiago Oliveira
8 anos atrás

Parabéns pelo seu comentário, e outra coisa de vez em quando tivemos ótimas corridas nesses últimos anos, o fato de no Brasil as´pessoas pararem de dar importância e comentar é o fato de não se gostar de esporte em si, mas sim de ganhar ou perder, e apenas discutir esse aspecto, chegando ao ponto de se defender vitória a qualquer custo, precisam de um super-herói como você falou que vai lá vence e diminui o tal do complexo de vira-lata. Exemplos é que não faltam, como o vôlei na era Bernadinho ganhava tudo, todo mundo sabia até a escalação da seleção, hoje em dia quase ninguém fala sobre.

Robertom
Robertom
Reply to  Tiago Oliveira
8 anos atrás

Galvão…
Warum so viel Masochismus ?
Creio que V. tem saudade de uma transmissão sem intervalos comerciais durante a corrida…

Alexcandre Quintão
Alexcandre Quintão
8 anos atrás

A explicação é simples e óbvia: quem teve Michael Schumacher não se contenta com menos…

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Quando é muito fácil, perde a graça, simples assim.

DMC-12
DMC-12
8 anos atrás

Ganhar todas as corridas é tão chato quanto perder todas. Talvez o torcedor alemão não seja muito diferente do brasileiro. Creio que também seria chato se um brasileiro (ou equipe brasileira) ganhasse todas as corridas sem desafios e disputas durante seis anos. Todos queremos competitividade.

Marcel
Marcel
8 anos atrás

As pessoas se perguntam o porque do comportamento dos alemães baseando-se na cultura e nos gostos brasileiros. Alguém já parou para pensar que os caras param de gostar de carros e corridas por motivos ecológicos, ou porque carro deixou de ser algo importante ou desejado em determinadas culturas, por exemplo?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcel
8 anos atrás

O buraco pode ser mais embaixo mesmo. O carro é o cigarro do futuro. Sociedades mais avançadas, como a alemã, tiraram o carro do pedestal em que se encontrava até um passado recente. . Portanto, o interesse no automobilismo (e na F1 em especial) tende a cair junto.

Fernando
Fernando
Reply to  Marcel
8 anos atrás

Concordo com os dois.

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Infelizmente, ou felizmente, isso não é a realidade. Os alemães adoram carros. Meu filho de 1 ano e meio mora na Alemanha e sem eu estar sempre com ele, na verdade fico pouco pela distância, ele sozinho aprendeu a gostar de carros, ele adora carros. Com certeza é aforça dos carros na cultura alemã.

Marcel
Marcel
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Então, pode ser que o Thiago tenha razão. Levantei a lebre porque aqui na França o gosto tem caído muito e por questões ecológicas (considerando as pessoas com quem conversei). Tinha em mente que o mesmo ocorria na Alemanha, considerando que eles parecem mais preocupados com o ambiente que os franceses. Ou tão quanto.

Essa questão do valor do automóvel para a sociedade em geral já foi levantada várias vezes pelo próprio FG.

Por outro lado, o pequeno tem só 1 ano e meio Thiago, não dá para dizer que é um “apaixonado por carros, como todo brasileiro”. hehehe

Abs

Sieg
Sieg
8 anos atrás

Me parece que o interesse pela F1 caiu como um todo. Tá certo, os alemães estão ganhando e tal, mas eles também dominam no WEC, tem outras modalidades fortes e nacionais de automobilismo, estão fortes no futebol, então há muita concorrência. E a F1 não está em sua melhor forma. Pode ser por muitas pistas desinteressantes, carros que em geral podem não render muito, mas raramente quebram e motores silenciosos? Pode ser. Pode ser por causa de sempre haver uma equipe muito dominante que não dá chance às demais? Pode ser (mas isso é frequente na história da categoria). Pode ser também porque a F1 insiste em não se conectar com o mundo atual, tecnologias digitais e mantém um “ar” sisudo e artificial.

Paulo Lopes
Paulo Lopes
8 anos atrás

Acredito ser por falta de carisma do próprio Vettel somado ao ar blasé de Rosberg. Schumacher tinha a arrogância e o mau humor típicos do alemão médio. Vettel é “bobo alegre” demais para o padrão da Alemanha e Rosberg muito elitista, lembra um Nelsinho Piquet da vida.

ms
ms
8 anos atrás

falta carisma aos campeões alemães de f1 ……só como exemplo…..senna…..jim clark ……gilles vileneuve , foram pilotos muito carismáticos que arrebataram uma verdadeira legião de fãs espalhada mundo a fora e mesmo hoje depois vários anos de suas mortes ainda são cultuados e venerados pelos fãs como verdadeiros santos……o próprio atual campeão, hamilton, também tem muito mais carisma que Vettel…..mesmo na motogp temos rossi e mais recentemente marquez cada qual com sua torcida que tem uma devoção a seus idolos que beira o fanatismo religioso…..já o animo das torcidas de …..Lorenzo…..Pedroza……faz lembrar o animo das torcidas de vettel…….hulkenberg…..nico rosberg…..

syllas
syllas
8 anos atrás

Mistério?Não consigo visualizar nenhum.
As corridas andam chatas,uma ou outra dão alguma emoção ao telespectador.Fico imaginando a raiva do cara que paga caro por um ingresso da F1 para ver dois carros sumindo na frente do pelotão e o resto lutando para economizar pneus e combustível,é ridículo.
Sou fã da f1 desde muito pequeno,mas estou guardando dinheiro para ir a termas de rio Hondo na Argentina próximo ano.O espetáculo oferecido por valentino rossi e Cia,é infinitamente melhor que a atual F1.E olha que nem de moto eu ando.
Se me permitir a ousadia Flávio,posso afirmar que o último campeonato de verdade que vimos,foi o de 2008.Daí para frente,houve em cada ano um domínio massacrante de uma equipe sobre as demais.

Gus
Gus
Reply to  syllas
8 anos atrás

E fará ótimo negócio…

Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

Simples……..o povo alemão não é idiota como alguns por aqui!! Já perceberam faz tempo que seus pilotos não dão no coro. são fakes, só ganham quando não há concorrência e, quando dispõem de carros inferiores simplesmentes não querem jogar o jogo. Igual a crianças que foram mimadas…kkk! Depois da surra que levaram ano passado, Vettel e Rosberg espantaram de vez o interesse da audiência Alemã!

…..Fato! “NÚMEROS NÃO SALVAM UM PILOTO, POR MAIS QUE POSSAM PARECER”

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Só vc falando do Ve44el…

HUAHUAHUAHUAHUAHUA

Segafredo
Segafredo
Reply to  André Fonseca
8 anos atrás

Vettel e Rosberg…..ou vc não sabe ler?

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  André Fonseca
8 anos atrás

“só ganham quando não há concorrência”

Eu sei ler sim, e vc é tão tosco que não lembra do que escreve.

Quem não te conhece, que te compre…

Todo mundo sabe que vc está atacando o Ve44el por ser uma “Alonsete”, em clara referência aos 4 títulos seguidos, onde o “Choronso” falou mais do que realmente pilotou.

Aliás, ele é melhor fazendo propaganda do que pilotando!!!

E pra fechar:

“Já perceberam faz tempo que seus pilotos não dão no coro”

Engole o Ve44el e fica pianinho, vai. É menos feio.

Segafredo
Segafredo
Reply to  André Fonseca
8 anos atrás

Engolir o Chukrute…? kkkkk isso não é preciso. até porque o cara é muito fraco! Não deu conta de fazer o que o espanhol fez e tomando benga do Negão…..Sem falar do coro que levou do Sorriso ano passado, kkkk vc só pode estar de brincadeira……..”acorda enfermeira” piloto alemão é Fake!!

……..o mais engraçado foi ver o chucrute tentando por pressão psicológica na coletiva antes da corrida. kkkk……o efeito foi contrário. Nem nisso ele consegue ser bom como é Alonso!! hahahahahaha

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  André Fonseca
8 anos atrás

Ve44el é fraco e sapecou 4 vezes o lombo do “Picaretonso”, então imagina o quê é o espanholzinho!!!

De novo, engole o Ve44el e fica pianinho, é menos feio.

Segafredo
Segafredo
Reply to  André Fonseca
8 anos atrás

A fake-Jr, terá de comer muito arroz com feijão pra chegar no nível de um Alonso……….kkkk.

Alonso is faster than you……….aceita que dói menos. e relaxa que dói menos!!

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Para !!! Alonso na verdade quando não consegue impor regras para restringir seu companheiro de equipe a coisa fica ruim para seu lado…caso do Hamilton e Button, que o diga a McLaren.

Luis Felipe
Luis Felipe
8 anos atrás

Outra coisa: chega de tanta punição e regras técnicas incompreensíveis.

Luis Felipe
Luis Felipe
8 anos atrás

Fechem a conta e passem a régua. Essa F1 é intragável. Passei os últimos anos assistindo a todas as corridas, religiosamente, mas esses dois últimos foram um pé no saco. Fiz o impensável nesse GP do México: troquei de canal e fui ver a NFL, um esporte que passei a acompanhar há poucas semanas.

É preciso que Bernie meta o bedelho nessa zona aí. Um campeonato de uma equipe só já é uma droga, sem briga no fundo então, não tem condições. É preciso de um pouco de autoritarismo (jamais pensei que diria uma barbaridade dessas na vida…). Se for ser só Mercedes, Rosberg não pode ser o companheiro do Hamilton, inventem uma regra pra tirar ele de lá. Deem um jeito para que a Red Bull tenha um motor decente. Igualem o dinheiro das equipes e incentivem a contratação dos melhores pilotos, e não dos que pagam mais ou saídos de escolinhas que visam mais redução de custos com contratações do que qualidade.

Se eu sou alemão também não faria questão de ir ver gente como Alonso, Vettel, Button e Riccardo só fazerem figuração em um esporte sem competição alguma…

Marcio Vieira
8 anos atrás

porque a F1 está coxinha.
Carros precisam de barulho e pilotos não podem usar macacão mais limpo que jaleco de médico de UTI.

Mario
Mario
Reply to  Marcio Vieira
8 anos atrás

Cara, obrigado por esse comentário! muito bom!

PS: moro na Alemanha atualmente. nao conheco uma única pessoa da minha idade (29 anos) que se interesse por F1. A única pessoa com quem converso sobre é uma Argentina. Mas na verdade, a falta de interesse na F1 nao é um problema somente na Alemanha. Nao se deve buscar algo na cultura alema para tentar explicar o fracasso da F1 aqui. O fracasso é global. No Brasil nao era muito diferente. No meu grupo de amigos haviam alguns que eu poderia até comentar sobre a corrida, mas nenhum acordava no domingo as 9 da manha para assistir. Se acordasse, e por acaso estivesse de “bobeira” até poderia pensar em assistir a corrida. Aqui as corridas sao geralmente as 14 da tarde de domingo, se no Brasil fosse no mesmo horário acho que as pessoas assistiriam menos ainda, iriam estar se preparando para o futebol ou para o churrasco.
Eu ainda sinto um dever de assistir a corrida, parece que se eu nao fizer fica uma lacuna no meu fim de semana. Mas confesso que já faz muito tempo que deixei de acompanhar os treinos (raramente acompanho hoje em dia), e sim, até deixei passar algumas corridas esse ano e no ano passado.

Marcos Staskoviak
Marcos Staskoviak
8 anos atrás

Dizem que o vilão faz o herói. Talvez falte as vitórias virem depois de disputas acirradas. Conquistas, num sentido mais literal da palavra. Muitas vitórias e títulos de Vettel e Mercedes podem ter vindo com facilidade demasiada que perderam a graça. O que conquista uma torcida é a superação que precede a vitória. Não parece que isso aconteça agora. Todos os troféus foram merecidos, mas ninguém pode exigir que faça algum esforço por uma categoria com ingressos caros, grids magros, shows sem sal nem açúcar (do jeito que a Ferrari gosta), com motores que não roncam, pilotos pasteurizados, circuitos entediantes em locais requintados e desprezíveis, que tem bons pegas, mas do 5º ao 15º.

Tag Heuer
Tag Heuer
Reply to  Marcos Staskoviak
8 anos atrás

Nesse sentido de “conquista” foi forjado o maior de todos…. sem comparação! É isso que a Alemanha nunca teve: “um piloto que fosse sinônimo de CONQUISTA!

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Marcos Staskoviak
8 anos atrás

Schumacher, Vettel e Hamilton foram e são tão superiores à concorrência, que as disputas acirradas ficaram e ficam no meio do pelotão, como você mesmo diz.
Estamos vivendo o terceiro reinado do novo milênio na f1 e vejo pilotos talentosos mas sem garra, como é o caso de Alonso. por exemplo, que “bateu na trave” quatro vezes (2007, 2010, 2012, 2013), nos últimos nove anos.
É mais um que se acomodou, além do Raikkonen e do Button.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
8 anos atrás

Uai amigo Flavio, nao tá entendendo??? Como?? Ficou cego ou tá tão acostumado a essa mequetrefe de corridas de f-1 que pra passar um ao outro precisa de um equipamento extra??

Não, os alemães e todos aqueles que gostam de competividade no automobilismo, quer ver disputas por posições como se tem nas categorias de GTs, de Turismo e eles encontraram na Endurance duas de suas montadoras suando muito para conquistar o titulo dessa temporada que aliás foi novamente da Porsche….

Entao, para que f-1???

claudio Aun
claudio Aun
Reply to  Fernando Kesnault
8 anos atrás

Matou a pau, concordo em gênero numero e grau

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
Reply to  claudio Aun
8 anos atrás

Grato, amigo.

Sanzio
Sanzio
8 anos atrás

Pra mim, essa foto da largada das 6h de Nurburgring responde perfeitamente a pergunta:
http://www.dailysportscar.com/wp-content/uploads/2015/08/WEC-Nurburgring-Start-600×400.jpg

Pra quê perder tempo com uma categoria chata, burocrática e artificial, quando se tem outras tantas muito melhores?

Maurício Goldenberg
Maurício Goldenberg
8 anos atrás

Acabei de fazer a Trans Siberian, eu e minha namorada italiana, de Moscou à Vladivostok. Foram 16 dias vendo a Pátria-mãe-joana pela janela dum trem. O país não seria rico sem o comunismo, mas também não seria tão miserável.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
8 anos atrás

E ainda, a ausência de Michael Schumacher.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
8 anos atrás

Acho que pela “cara” da F1 atual.

Sem barulho de F1, com esses motores ridículos que não são para a F1. Perdeu a identidade.

E, talvez, lá na Alemanha a tolerância tenha sido menor.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Carlos Tavares
8 anos atrás

Matou a charada !!!

Pablo Vargas
Pablo Vargas
8 anos atrás

Ingressos caros.
Circuitos curtos e chatos que mais parecem kartodromos.
Falta de competitividade e previsibilidade de resultados.
Concorrência com internet e programas de tv a cabo.
Relação atual dos jovens deteriorando e se distanciando dos veiculos automotores.
E muito mais.
Não é um fator, mas um conjunto que desembocam num desinteresse pela categoria.
Nesse ponto a F1 tem muito a aprender com o “automobilismo americano”, que faz da corrida um grande evento, uma grande festa, que abraça a todos (que podem pagar, obviamente).

Gomidez
Gomidez
8 anos atrás

Minha teoria é que os alemães, como o resto da Europa (exceção da Itália porque eles nem parecem europeus e por causa da Ferrari) não estão mais interessados como antigamente pela cultura automotiva – e por consequência por automobilismo – vide essa consciência ambiental e essas tendências sobre tais veículos, que ao meu ver anda num caminho tão frígido e insípido que a paixão meio que está se esvaindo também.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Talvez o buraco esteja bem mais embaixo… “O carro é o cigarro do futuro”. O povo alemão é bem antenado em sustentabilidade, os jovens de lá já não possuem o mesmo desejo por veículos particulares de outrora. Então, além do problema específico da F1, seria natural um desinteresse pelo esporte-símbolo do automóvel.

Artigo interessante sobre o tema: http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/carro-o-cigarro-do-seculo-21-4760.html

Alessandro Neri
Alessandro Neri
8 anos atrás

Os alemães talvez como nenhum outro povo no mundo, sabem reconhecer o que tem qualidade e o que não tem. Afinal eles nos deram Beethoven,Goethe e Nietzsche, entre outros tantos brilhantes seres humanos germanicos. Sendo portanto a F1 o lixo que é atualmente, é muito natural que os alemães virem as costas pra ela. Só mexicano e asiático acham a F1 moderna interessante. Ou quem tem menos de 30 anos de idade e não viu o que foi essa categoria um dia….

Ilmar
Ilmar
Reply to  Alessandro Neri
1 ano atrás

Pra mim, 1992 foi o último ano em que a Fórmula 1 foi perfeita ou quase perfeita (isto é, quando o Ayrton Senna defendia o seu terceiro e último título mundial, mas quase só comia poeira com aquela McLaren fraca, e o Nigel Mansell ganhava quase tudo e foi campeão mundial pela única vez, com aquela Williams sobrenatural).
E, também pra mim, de certa maneira, a Fórmula 1 acabou depois do Grande Prêmio do Brasil de 2008 (aquele mesmo, do rolo com a garoa, o Felipe Massa, a Toyota, o Timo Glock [outro alemão] e o Lewis Hamilton), pois, na minha opinião, aquela foi a última corrida em que os carros foram mais bonitos do que feios.

Garlet
Garlet
8 anos atrás

O desinteresse provavelmente é uma série de fatores. Cito 3. 1) A Europa é muitíssimo interessante com inúmeras opções de lazer e entretenimento. 2) Talvez Ecclestone não esteja tapeando muito bem os alemães, com o campeonato insosso, onde os cartolas vencem corridas de suas cabines. O piloto é só um detalhe. Mas ainda cito uma bem chata 3) Um inglês (nada respeitoso em seus comentários) vencendo um piloto alemão, ambos com uma Mercedes. Não sei se o pessoal entende por aqui, mas Mercedes , é o orgulho alemão, desde os motores de caça dos ME109 da WW2.

Kkkk
Kkkk
8 anos atrás

Simples, Vettel é fraco, vimos ano passado e esse ano, principalmente no México. Sem falar que agora nem Alonso de adversário ele tem, seu único adversário hoje é ele mesmo. E fim de semana passado ele perdeu, hauhauhauah!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkk
8 anos atrás

Alonso Who?

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Kkkk
8 anos atrás

Não tem o difusor soprado também…quanta besteira kkkkkkk

focacruz
8 anos atrás

eles sabem e assumem que a f1 está muuuiito chata…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

O “Faster Than You” afasta a legitimidade dessas corridas.

focacruz
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Seus comentários afugentam o de outros. Você é um idiota!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Tão bacana quanto o “tira ele da corrida” da Audi.

Gustavo
Gustavo
8 anos atrás

Qual seria a explicação? Assista as três (3) últimas corridas da MotoGP e, depois, assista as três (3) últimas da F-1. A resposta será óbvia.

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
Reply to  Gustavo
8 anos atrás

Se for para continuar nas 4 rodas, assista uma corrida da DTM.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
Reply to  Gustavo
8 anos atrás

Isso também é muito relevante Gustavo. Digo isso há tempos: Em matéria de qualidade de corrida e transmissão pela TV, a MOTOGP humilha a F1. Humilha.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
8 anos atrás

Uma curiosidade, temos 8 temporadas seguidas que a F1 tem apenas campeões da alemãnha ou Inglaterra, na DTM foram seis campeões diferentes nas ultimas seis temporadas.

Mas “pode ter um detalhe nessa questão” Os alemães gostam de carros e corridas mesmo, de verdade com atenção e naturalidade.

PODE SER QUE pelo fato de a F1 estar cometendo alguns micos bizzarros e inusitados eles devem pensar: Gostamos de automobilismo de verdade, de forma séria. Se a F1 não está dando atenção para ela mesma porque iremos dar?

Robertom
Robertom
8 anos atrás

Corridas monótonas, carros que fazem o barulho de enceradeiras, ingressos caríssimos, uma certa frustração dos alemães pelo Bernie ter dado um nó na Justiça Alemã, várias outras categorias muito mais disputadas e interessantes, quer mais ?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

O torcedor tedesco está “dando um tempo”, depois de 11 (onze) títulos históricos.

Apenas isso.

Mello
Mello
8 anos atrás

Por que não procuram a GfK para fazer uma análise? Eles sabem tanto de pesquisa de mercado.

Claudio Aun
Claudio Aun
8 anos atrás

Dá para entender sim!
A F1 se distanciou do seu publico cativo e tradicional, quem gostava viu seus bolidos se transformarem em veículos quase automatos .
Exceção ao GP do Mexico em que o povo não está nem aí ,quer é festa tem sido assim em todo mundo , existe uma presença de um publico que nem sabe direito o que é formula 1 está lá pela festa
Enquanto os aficionados e que conhecem o esporte em detalhes estão cada dia mais decepcionado com o caminho tomado

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Claudio Aun
8 anos atrás

O mexicano compareceu em massa porque a mais de 20 anos a F1 não corria lá.
Lembro-me que quando eu tinha 21 anos- mais ou menos o tempo do Mexico sem F1 – eu fui a Interlagos de qualquer maneira – pois só conhecia a categoria pelas fotos da 4 Rodas, da Auto Esporte, e outras semelhantes.
Quem tem mais de 40, entretanto, deve ter se decepcionado, pois, pela comparação, viu que a categoria não passa de uma amostra deteriorada do que já foi.
A F1 precisa de uma urgente revisão em sua regulamentação ridícula:
Fim da asa móvel, disputa entre vários fabricantes de pneus, pneus à escolha dos pilotos ou equipes, treinos, motores que se escutem, enfim, uma adaptação do regulamento dos anos em que a F1 foi melhor, sem a ridicularia do atual Campeonato Mundial de Regulamentos.
Acho que sou meio Anarquista.

Gira tudo
Gira tudo
8 anos atrás

Essa mania de colocar todas as notícias do site no blog !!!
É só pra ter comentários ?? Pois não pode comentar nas notícias !!