ASTON ELÉTRICO

SÃO PAULO (silêncio) – Com motores elétricos desenvolvidos pela Williams, incluindo um em cada roda, a Aston Martin apresentou o RapidE, carrão que deve entrar em produção daqui a dois anos e vai custar a bagatela de 200 mil libras — isso aí dá um milhão de dilmas, se o câmbio que estou estimando for o correto.

Considero o automóvel feio, e nem sei direito porque estou falando disso aqui, já que não gosto desses carros. Quer dizer, sei, sim. É porque a Williams está envolvida, e isso certamente tem a ver com a atuação da divisão de engenharia da equipe-empresa na F-1 e, principalmente, na Fórmula E.

Acho que esse negócio de carro elétrico não tem mais volta, mesmo. Outro dia até um DKW elétrico um cara fez. Mas seguirei com meus carrinhos pipocando e poluindo. Não encham.

asteletrico

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tuta Santos
Tuta Santos
8 anos atrás

Já vem pichado!
Em breve, Kit Piche Your Ride by Tuta Santos

Lucas
Lucas
8 anos atrás

O problema é quando mais de um bilhão de carros segue poluindo. Acho que a solução veio (se é que é a solução) bem tarde.

Thiago
Thiago
8 anos atrás

Acho que os carros com motores a combustão devem durar muitos anos ainda, não vai ser tão fácil assim para substituirmos todos. Vai ser a mesma coisa do Flex… Gasolina, álcool, gás, energia elétrica, hidrogênio… vai ter pra todos os gostos, mas quem sabe, daqui a uns 50 anos, metades dos veículos circulando pelo mundo serão totalmente elétricos.

Marcus
Marcus
8 anos atrás

Tem mais cara de bagre que o Focus.

YEROSHA
YEROSHA
8 anos atrás

Não é feio,mas não tem como não associar com 007.O mundo se deteriorando e os caras só se preocupam com o ar,e os mares ,polos florestas rios( RIO DOCE-Mariana ),
Triste vai ser o barulho do motor , ou melhor a falta dele.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
8 anos atrás

Não é feio, não…
Mas gosto não se discute…

Tem alguma notícia nova sobre a associação da Force India com a Aston Martin?

Eduardo Daniel
Eduardo Daniel
8 anos atrás

O problema dos carros elétricos é o som do motor. Pedestres, ciclistas e deficientes visuais se orientam, as vezes, pelo som dos automóveis se aproximando. Com o silêncio dos elétricos, a aproximação deverá ser sorrateira e perigosa.

Claudio
Claudio
Reply to  Eduardo Daniel
8 anos atrás

Eu vi uma notícia de que nos EUA para 2016 eles vão implantar uma lei obrigando os carros elétricos a emitirem algum tipo de som (qual ainda está em estudo) para eliminar esse problema.

Eduardo Daniel
Eduardo Daniel
Reply to  Claudio
8 anos atrás

É um alento saber que se preocupam com isso. Valeu pela informação!

valmir chicarolli
valmir chicarolli
8 anos atrás

Para mim carro puramente elétrico é mico enquanto não fizerem baterias decentes e que não usem o lítio.

Não vejo a hora da tecnologia a hidrogênio vingar…

Vitor
Vitor
8 anos atrás

Flávio, posso deixar uma sugestão para o Paddock GP?

Transforma-lo também em um podcast. Eu (e creio que muitos leitores também) não tenho mais muito tempo (e as vezes paciência) para ficar parado em frente a uma tela por mais de meia hora consumindo um conteúdo. Só eventos esportivos que ainda conseguem me manter grudado na televisão.

Agora por pegar quase duas horas de trânsito por dia, eu sou um ávido consumidor de Podcasts, e apesar de já ouvir o Podcast F1 Brasil, quanto mais programas voltados ao automobilismo, melhor para nós consumidores!

A minha sugestão é uma simples extração do áudio do Paddock GP e transforma-lo em um Podcast. Creio eu que teria uma resposta muito boa do seu público.

Quanto ao carro: Bonito e deve ter uma tecnologia interessantíssima. Mas ainda sim fico com meus motores a combustão.

Abraços!

Rogério Calsavara
Rogério Calsavara
Reply to  Vitor
8 anos atrás

Apoiado! Mas enquanto não temos o Padock GP Podcast, podemos abaixar o vídeo e extrair o aúdio nós mesmos. Eu faço isso!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
8 anos atrás

Chamar um Aston de feio é sacanagem. Mais que isso, um sacrilégio!!!

Speeder76
8 anos atrás

O que me espanta nem é a beleza (ou a falta dela) do bólido em questão. Espanta-me o preço: para quê um Aston Martin, quando temos um carro do mesmo tamanho, o Tesla Model S, que vale metade ou um terço do seu preço? Eu sei que é elitista, mas creio que vai ser um nicho dentro de um nicho. Enfim…

smoker
smoker
8 anos atrás

elétrico ou a querosene, uma maravilha de carro!

Rogério Calsavara
Rogério Calsavara
8 anos atrás

Realmente os elétricos são o futuro como meio de transporte, mas isso não significa que os carros com motores a combustão vão deixar de existir, mas estes vão virar produtos de nicho, para uma pequena parcela que os aprecia por várias razões. Além disso, você ainda poderá ter os seus antigos veículos “placa preta”. E até os gominhos, se assim quiserem, poderão rodar por aí com carros pipocantes com placa preta.

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
8 anos atrás

A Aston Martin não pertence aos chineses (e Deus queira que continue assim). Sua acionista majoritária é uma tal Prestige Motor Holdings, sediada em Luxemburgo, e eles estão começando a arrastar a asa para o lado da Mercedes-Benz – única das três grandes alemãs que não dispõe de uma marca de carros de superluxo, já que a VW-Audi ficou com a Bentley e a BMW, com a Rolls-Royce. Eles apenas se associaram ao grupo chinês de investimento ChinaEquity para desenvolver essa versão do Aston Rapide.

Hassan
Hassan
8 anos atrás

Flavio, que eu saiba, a Aston nao pertence a um grupo chines… Se nao me engano ela tem um pool de acionistas, sendo que 39%(a maior fatia de ações) pertence a Prestige Motor Holdings (em 2013 eles compraram).

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Hassan
8 anos atrás

Isso mesmo. Segundo informações, a Aston Martin é composta por:

Prestige Motor Holdings(39%)
Asmar (19%)
Primewagon (Jersey) Ltd (19%)
Adeem Investments (11%)
Daimler (5%)
DAR Capital (5%)
Sthewaz Automotive (2%)
Other Minor Shareholders (10%)

Murilo
Murilo
8 anos atrás

Maravilhoso!!

Antonini
Antonini
8 anos atrás

Caro Flávio,

Não se desespere, enquanto não fizerem baterias MUITO melhores que as atuais esse papo de carro elétrico vai ser só balela. Esse dias tava vendo uma reportagem sobre o Tesla, que faria mais de 400 km com uma carga de bateria. Pensa bem, o carro tem pouco mais de 500 Kg de baterias, isso daria em torno de uns 75kWh de energia com ótimas baterias de íon de lítio. Só que o brinquedo é pesado e tem um motor de 300 Kw, ou seja, usando a potencia máxima ele teria autonomia de (75 kWh/300kW) 0,25 hora, ou 15 minutos… isso considerando rendimentos do conjunto motor/bateria de 100%… Talvez andando a 40 km/h constantes e em estrada plana se faça algo próximo aos 400 km apregoados, lembrei que vi um episódio do Top Gear com um carro desses e eles acabaram o episódio empurrando o carro para garagem por falta de energia. Só mais um detalhe, baterias tem vida útil pequena, dois três anos, e custam muito, pelo que sei boa parte do custo de um carro elétrico é bateria. Quem em sã consciência compraria um carro que tem que trocar um componente caríssimos do carro a cada dois anos? Só para concluir o raciocínio e deixar algo para pensar, uma bateria chumbo ácido armazena uns 30 w/kg, uma de íon de lítio uns 150 w/kg, já um quilo de álcool 7100 w/kg e de gasolina mais de 10000 w/kg… Ah… já os híbridos, apesar da tua bronca com a falta de barulho da F1 atual, são outra história e o futuro do automóvel passa por ali.

Abs.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Antonini
8 anos atrás

Como diria o poeta: Possa ser que sim, possa ser que não.
Lembro de quando construiram sistema de tubos no Empire State Building para levar as correspondências mais rapidamente para os andares. O plano era construir todo um sistema de tubos subterrâneos em New York em que cápsulas levariam as cartas por dentro desses tubos. Uma revolução. Aí primeiro inventaram o Fax, uma porretada no tal projeto de tubos, depois o E-mail, aí o sistema foi pelos tubos mesmo.
Então, amanhã os caras descobrem uma nova parada, totalmente diversa e vai bateria, gasolina, álcool e companhia pelos tubos também. Possa ser!!!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Alfredo Aguiar
8 anos atrás

PS . Quando fizerem uma visitinha a Big Apple deem uma paradinha no Empire State. Os tais tubos ainda continuam lá.

Antonini
Antonini
Reply to  Alfredo Aguiar
8 anos atrás

Verdade, caro Alfredo, a nossa capacidade de prever o futuro é bem limitada. É bem engraçado rever matérias feitas pouco tempo atrás sobre como seriam os carros do futuro. Se bem que no ramo da propulsão dos veículos faz mais de um século que se usa o mesmo motor… Abs.

Andre
Andre
8 anos atrás

Imagina o bonito então.

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Um Aston Martin, feio ? Feio é você ! Rsrsrs.

Muito legal o vídeo do DKW elétrico. Bem cuidado, pelo visto. Aquele close dele abrindo a porta nos faz até sentir a suavidade de uma porta de carro antigo “alinhada”. Quem já teve fusquinha sabe do que eu estou falando.

Ben Hur Lopes de Oliveira
Ben Hur Lopes de Oliveira
8 anos atrás

Flavio, tem certeza que a Aston Martin pertence a um grupo chinês? Tenho a impressão que depois de ser vendida pela Ford passou para mãos de ingleses. Já ouvi dizer que a Mercedes está interessada em comprá-la, inclusive fala-se em motores AMG nos Aston.

Abraço, Ben Hur

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Ben Hur Lopes de Oliveira
8 anos atrás

A Mercedes tbm tem 5%.

YEROSHA
YEROSHA
8 anos atrás

Não há como discossiar do 007, más os caras estão preocupados só com o o ar que é vital ,mas e o entorno ,oceanos ,rios, florestas, animais etc. realmente difícil vai ser se acostumar com o barulho,ou a falta dele.

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
8 anos atrás

Eu acho lindo.

Valdemir
Valdemir
8 anos atrás

Flávio,

Feio não digo que seja, mas pelo preço, está longe de ser bonito $$

Fernando Bento
Fernando Bento
8 anos atrás

Parece que o acionista majoritário a Aston Martin é a Ivestindustrial, que já foi dona da Ducati.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
8 anos atrás

Não é feio!!

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Mauricio Camargo
8 anos atrás

Também não achei feio não. Está muito longe disso, inclusive.

Carlos
Carlos
Reply to  Zé Tros
8 anos atrás

Feio não é, já os soviéticos kkkkkk