COISA DE HOMEM

269595_558537_gp_brasil_de_f1_corrida_em_interlagos_beto_issa___2015.11.15__1_

SÃO PAULO (surpresa?) – Reproduzo parte do release que recebi agora há pouco sobre o público em Interlagos neste domingo:

O Observatório de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da SPTuris, fez mais de 1,2 mil entrevistas em vários setores do circuito. Entre os principais dados, a pesquisa apontou que 43% do público era de fora da cidade. E entre esses turistas, quase 16% eram estrangeiros. A maior parte dos visitantes (79%) escolheu os hotéis para se hospedar. Apenas 17% dos turistas ficaram em casas de amigos ou parentes, e o restante ficou em meios alternativos de hospedagem, como hostels e casas ou apartamentos alugados. Outro dado interessante mostra que houve um aumento de 20% do público feminino entre o ano passado e este ano. Mesmo assim, a maioria, 88%, ainda é formada por homens. A faixa etária predominante permaneceu entre 30 e 39 anos. A pesquisa na íntegra estará disponível no site observatoriodoturismo.com.br até a próxima semana.

Portanto, apenas 12% do público formado por mulheres. Corrida é mesmo coisa de menino.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alonsete Turbinada
Alonsete Turbinada
8 anos atrás

Grande ou pequena, torcida feminina sempre existiu na Fórmula-1. E eu estou nessa, também.

Mara
Mara
8 anos atrás

Sou uma apaixonada pela F1 e sempre que posso, não moro em SP, vou à Interlagos. E acho muito bom este aumento das mulheres no autódromo. Grid girls ou boys, pra mim é indiferente.

Gabrielle
Gabrielle
8 anos atrás

Então, acompanho F1 desde pequena junto com meu pai… já são 22 anos torcendo, lendo regulamento, vendo transmissão, indo a autódromos em geral. Infelizmente corrida geralmente eh coisa de menino machista, que no alto da sua arrogância não percebe que é machista (mas é claro que existem exceções). Nos últimos anos assisto às corridas do SporTV e Globo no mute (principalmente as transmissões da primeira, seja F1 ou MotoGP). Assim não preciso ouvir comentários desagradáveis e ignorantes. Ou então assisto em outro idioma, geralmente os narradores europeus são menos desrespeitosos.

RafaelGP
RafaelGP
8 anos atrás

O Flávio, assim como muitos, apenas não gosta desse pachequismo tonto e irritante. Isso não é ser amargo com a pessoa Senna. Será que não podemos ter opinião contrária a maioria?

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

Incrível a boçalidade e estupidez humana de alguns que em pleno séc XXI, ainda acham que corrida de carros só é para machos e mulheres servem apenas para serem enfeites nos autódromos segurando placas.
Mais viadagem ainda é se indignar com homens segurando as placas e servindo de enfeite também.
Aliás, aqui também cabe uma pergunta.
Quantos se dizem não gostarem do Hamilton, não por outra razão senão por puro racismo.???

Aline
Aline
8 anos atrás

Sou mulher e frequento Interlagos há cinco anos, desde que tinha 19 anos. Ou seja, estou na minoria da estatística – jovem e do sexo feminino. Em todos esses anos, quem me acompanhou nas corridas sempre foi minha mãe. Já acostumei a ouvir as gracinhas dos caras do setor A (nada de mais, coisas do tipo “sobe aqui red bull”, quando estou com a camiseta da equipe). Tenho notado um aumento no número de mulheres nos autódromos, mas como já falaram por aqui, a grande maioria vai acompanhando os homens da família. Sim, a F1, e o automobilismo em geral, ainda são “coisa de menino”, e não sei se algum dia serão uma “coisa de menino e também de menina”. Mas isso não é nenhum impedimento para que eu e muitas outras mulheres continuemos a amar e entender de F1 tanto quanto ou mais que muitos caras por aí. E, honestamente, eu não poderia ligar menos para se vai ou não haver grid boys.

P.S.: desde que comecei a acompanhar mais F1, sempre frequentei seu blog, Flavio, e nunca havia comentado antes… Então fica aqui o meu obrigada por sempre me fazer rir com seus comentários e me manter informada :)

Cristina
Cristina
Reply to  Aline
8 anos atrás

Sou do mesmo grupo da Aline, com um diferencial: me interessei por F1 sozinha, nenhum dos homens da família demonstra qualquer interesse pelo esporte, e faço planos sérios de encarar Interlagos sozinha ano que vem. Coisas de meninos e coisas de meninas são meras construções culturais para mim, e não limitam minhas preferências, mas o fato é que esporte será sempre ligado ao universo masculino, o que não impede que apareçam algumas rebeldes infiltradas nesse mundo. Quanto aos grid boys não fazem a mínima diferença para mim, assim como não fazem as grid girls.

Daniela
Daniela
8 anos atrás

Eu estou na minoria. Aprendi a gostar de F1 com meus irmãos e meu pai. Engraçado que eles hj em dia praticamente não assistem as corridas. Eu continuo firme. E o ano que vem vou a Interlagos.

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
8 anos atrás

Acho que tendência é as mulheres irem mais em Interlagos, minha mulher é louca para ir, gosta muito de F1, mas tenho receio por causa da falta de educação de muitos. Será que muitas não vão por este motivo?

E Se é coisa de homem não sei, mas acho que o comportamento de muitos homens intimida a ida delas aos autódromos.

Roderico
Roderico
8 anos atrás

Esse número só é baixo devido ao comportamento dos ogros do Setor G. Em outros setores do autódromo, e principalmente nos setores mais vips, a mistura é maior.

Jean
Jean
8 anos atrás

O que mais me chama a atenção é a predominância do público entre 30 e 39 anos. Por um lado pode ser pela questão financeira, mas por outro pode ser a preocupante questão de que realmente não há renovação do público para a F1. Na minha opinião, são os dois fatos, o que não ameniza a preocupante questão da não renovação de público.

Razor
Razor
Reply to  Jean
8 anos atrás

Acho que a questão da idade tem mais a ver com o preço dos ingressos (caros para os mais jovens) e o baixo nível de conforto que o autódromo oferece (o que afugenta os que são jovens há mais de 40 anos).

Acho que só aqui no Brasil o público da F1 é esfolado sendo obrigado a comprar ingressos para os três dias. Deveria ter ingressos para cada dia e um pacote para os três com desconto. Por exemplo, R$ 200,00 na Arquib A para o domingo seria razoável.

Mudei o nome
Mudei o nome
8 anos atrás
Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Mudei o nome
8 anos atrás

O texto é ótimo, eu só tenho dúvida se o brasileiro só gosta de ganhar ou se a Globo acha que o brasileiro só gosta de ganhar, e por isso inventa esportes que só o brasileiro joga para ter alguma vitória para mostrar no esporte espetacular, enquanto os demais esportes, naturalmente dominados por outras nações, são solenemente ignorados.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Rodrigo Moraes
8 anos atrás

É exatamente isso Rodrigo, a Globosta “fabrica” um monte de coisas para passar domingo de manhã só para “relembrar as nossas manhãs de domingo quando tocava o hino no pódio da F1”.

Uma babaquice sem tamanho!!!

O Anderson Silva, o Guga e o Medina que ô digam….

Quero ver se algum dia inventarem um “Campeonato Mundial de PORRA a Distância”, e se um brasileiro ganhar, será que a Globosta vai fazer matérias e mais matérias incentivando a mulecada a tocar punheta!!!

HUAHUAHUAHUAHUA

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
8 anos atrás

Sou a favor de que ambos os sexos tenham os mesmos direitos. Isso é evidente e claro. O erro atual é FORÇAR o conceito de que homens e mulheres são iguais. É muito claro também que mulheres não gostam de máquinas. Sou professor da área de tecnologia e em toda a minha vida, tive no máximo umas 15 alunas. Isso em um universo de formar em torno de 500 alunos por ano. E dessas 15 alunas, posso dizer que mais da metade tinha talento excepcional pra tecnologia. No universo masculino a taxa de grandes talentos fica em torno de 20% no máximo. Nunca houve em nenhuma instituição onde trabalhei nenhum tipo de preconceito contra a mulher. Elas aparentemente não gostam de máquinas. Só isso!

Homens e mulheres devem ter os mesmos direitos, mas são diferentes, tem gostos diferentes e deve ser facultado ao indivíduo o direito de escolher.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Renato B. Santiago
8 anos atrás

Será pelo fato de que o primeiro brinquedo de um homem costuma ser um carro, uma máquina, e a de uma moça uma boneca? Não há nada no nosso DNA que faça com que mulheres gostem mais ou menos de algo que os homens quando o assunto é conhecimento. Portanto essa visão determinista não faz sentido.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Renato B. Santiago
8 anos atrás

É pura questão de educação.
Dificilmente dão uma bola ou carrinho de brinquedo para uma menina assim com não dão bonecas para meninos. Simples assim

Leandro Batista
Leandro Batista
8 anos atrás

Pois é. Tio Bernie precisa enxergar isso e dar um jeito da F1 voltar a ser do jeito que o macho gosta: barulhenta e com pegas memoraveis. Esse negocio de motor de aspirador de pó e punição a cada esbarraozinho ja deu no saco.

Tiago
Tiago
8 anos atrás

Eu moro bem próximo ao autódromo, e este ano eu vi muito mais mulheres do que ano passado passando na porta da estação :)

Aumentou bem o publico feminino (pelo menos passando na minha rua)

André Fonseca
André Fonseca
8 anos atrás

VIVA, CARS & GIRLS VAI CONTINUAR!!!

HAUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Robertom
Robertom
8 anos atrás

Será que dá para acreditar na SPTuris?

ricardo
ricardo
8 anos atrás

Por isso, embora politicamente correto, não se justifica os grid-boys.

Eduardo Daniel
Eduardo Daniel
8 anos atrás

Autódromo lotado mesmo para uma corrida que não valia nada e nem tinha brasileiro lutando por coisa alguma. 79% (entre os 43% que eram de fora da cidade) ficaram em hotéis. O que é mais doido: a paixão desse pessoal por F1 ou essa crise?

Ricardo Camargo
Ricardo Camargo
Reply to  Eduardo Daniel
8 anos atrás

Doido mesmo foi quem comprou ingresso para ver Brasil 1 x 7 Alemanha. Quanto a crise , arranja um emprego e para de reclamar…. para quem trabalha sério e estuda não existe crise.

Carlos Marques
Carlos Marques
8 anos atrás

Esses dados só reafirmam a necessidade de se ter Grid Boys. Assim, espero que o número de mulheres aumente e o automobilismo se transforme em um universo mais democrático. Aliás, falando como hetero, acho super válido a presença de mais mulheres nesse universo!

Razor
Razor
Reply to  Carlos Marques
8 anos atrás

Você se diz hetero e quer ver grid-boys???? Tá de brincadeira!

Viceful D
Viceful D
8 anos atrás

E, se levar em consideração que a maior parte da mulheres estava lá, não por interesse próprio, mas para acompanhar os namorados, maridos, etc. tem-se a exata noção de que é isso. Coisa de homem mesmo.

João Pedro
João Pedro
8 anos atrás

E quando vão assistir ao vivo são “aporrinhadas” por um monte de marmanjos…

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Coisa de homem é isso aqui.

Patrocinada pela empresa do Nelsão.

Deixem os baitolinhas “politicamente corretos” se derreterem pelos carros silenciosos, motores hibridos de merda e com a “modernidade” da presença dos “grid boys” tirando a graça daquilo que tanto amamos.

Obrigado mais uma vez Nelsão! Salvando o domingo dos verdadeiros fãs da boa e velha F1.

Essa visão paradisíaca é muito mais atraente do que foi essa corrida chata…

Proíbo os defensores dos “grid boys” a acessarem esse link! Isso não ´é para vocês, só para nós, “machistas”. hehehehehe

https://www.facebook.com/piquetsincero/photos/a.446627922156137.1073741827.446626418822954/571253463026915/?type=3&theater

Alessandro Neri
Alessandro Neri
8 anos atrás

Por isso, e pelo NÃO ao asqueroso e careta, movimento do politicamente correto, é que essa palhaçada de grid boys é totalmente descabida.

William
William
Reply to  Alessandro Neri
8 anos atrás

Mas que chilique ridiculo….kkkkkk

Rafael
Rafael
Reply to  William
8 anos atrás

Pra estar incomodado assim ele deve estar numa seca desgramada.
O cara ta dependendo de grid girl pra se satisfazer, aparentemente.
Grid girl ou boy não faz a menor diferença na vida de ninguém. Ao menos não deveria.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
Reply to  William
8 anos atrás

William ou Wilma?

Pablo
Pablo
Reply to  Alessandro Neri
8 anos atrás

88% do público é formado por homens, mas não quer dizer que toda essa fatia gosta de mulheres. Continuo não achando legal esse lance de expor musos/musas como objeto, mas se vai ter a gostosona, que tenha o gostosão lá pra quem gosta disso também. É só não olhar pra eles. Não dói.

Mariana
Mariana
Reply to  Alessandro Neri
8 anos atrás

Interessante você focar no “12%” e não no “aumento de 20% entre o ano passado e este ano” – aumento que pode sim ser relacionado ao ambiente automobilístico (assim como o mundo) estar se tornando um lugar menos “asqueroso e careta” em relação às mulheres.

Jean
Jean
Reply to  Alessandro Neri
8 anos atrás

Concordo com você, Alessandro. É uma tolice isso dos “grid boys”.