DE VOLTA À LATINHA

SÃO PAULO (portanto, cama) – Tenho 33 anos de carreira como jornalista. Destes, trabalhei 21 em rádio. De 1984 a 1986, na Cultura AM e na USP FM. De 1994 a 2001, na Jovem Pan. De 2002 a 2005, na Bandeirantes. De 2007 a 2013, na Estadão-ESPN. Isso sem falar dos tempos em que era correspondente da Capital de Roma e da querida Colonial FM, potência das cidades históricas de Minas.

Fazer rádio é uma delícia. É a forma mais pura de se comunicar, usando apenas aquilo que nos diferencia das ostras e dos gnus: nossa capacidade de falar, de verbalizar acontecimentos, sensações, emoções, sentimentos. A gente fala e tenta contar alguma coisa para quem está ouvindo. Sem imagem, foto, arte computadorizada, gráfico, vídeo, cheiro, tato. A gente fale e do outro lado alguém escuta. O jeito mais antigo de dois seres humanos se comunicarem.

Bom, fiquei dois anos longe do rádio. Amanhã volto.

De segunda a sexta, das 6h30 às 8h (sim, da manhã, se fosse de noite eu escreveria das 18h30 às 20h), passo a apresentar na Rede Transamérica (aqui em São Paulo é 100.1 MHz no FM) o programa “Esporte de Primeira”.

A equipe de esportes da Transamérica, comandada por Eder Luiz, é hoje a maior do Brasil — uma mistura interessantíssima de gerações que leva todos os dias ao ar nada menos do que oito horas de esporte. Vou trabalhar com gente muito boa, muitos deles meus ídolos de infância e adolescência — Juarez Suares, Silvio Luiz, Roberto Carmona são alguns deles.

Conheci o Eder em 1989 em Milão. Ele narrava as corridas de F-1 pela Rádio Bandeirantes, fazendo dupla com Edgard Mello Filho. Eu estava começando a cobrir os GPs pela “Folha”. Me acharam em Milano Centrale, a principal estação de trem da cidade, na fila para reservar um quartinho de hotel. Na mesma fila também estava o Lemyr Martins, da “Quatro Rodas”, com quem eles iriam se encontrar.

No fim, sem conseguir um quarto e sem ter tido tempo sequer de ir ao autódromo, peguei carona com o trio — Eder, Lemyr e Edgard — até a Piazza Cordusio, a alguns quilômetros dali, onde havia uma agência dos correios com uma máquina de telex funcionando para que eu pudesse mandar meus textos do dia, uma quinta-feira, para o jornal. Lembro até da matéria que inventei. Alguma coisa sobre a torcida italiana apoiar Prost contra Senna naquele fim de semana em Monza, porque já tinham anunciado que ele iria correr na Ferrari na temporada seguinte.

Passaram-se 26 anos daquele encontro em Milão em setembro de 1989. Nos tornamos amigos, mas depois que o Eder deixou a F-1 perdemos um pouco o contato. No começo deste ano, nos falamos por telefone. “Flavinho, a gente tem de trabalhar juntos”, ele decidiu.

Se decidiu, está decidido. A partir de amanhã, portanto, a ideia é acordar São Paulo falando de esportes e do que mais me der na telha. Continuo na Fox, claro, seguimos igualmente com o Grande Prêmio (que terá novidades neste mês) e com o que mais for preciso fazer.

Estava com saudades da latinha — que é como a gente costuma se referir ao velho e bom microfone. Portanto, nos vemos (e ouvimos) amanhã.

natransa

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caê Paiva
Caê Paiva
8 anos atrás

Está bem legal o programa com você no comando! Hoje dei muita risada quando você disse que vocês tinham informações sobre Hóquei na grama e não tinha sobre a Portuguesa, e também quando mandou as crianças jogarem papel no motorista da perua escolar. Sempre ouvi o Esporte de Primeira às manhãs no trânsito e sempre gostei, e agora contigo curti mais ainda. Aproveita e dê mais espaço ao automobilismo no programa, se der, claro! Abraços, boa sorte e vai Corinthians!! rsrsrsrs

Alex Martins
Alex Martins
8 anos atrás

Que continue sendo feliz. Parabéns.

Vitão
Vitão
8 anos atrás

Parabéns, sucesso ,

Bellissimo
Bellissimo
8 anos atrás

Parabéns Flávinho!! Te desejo todo Sucesso!! Abraços

André Fonseca
André Fonseca
8 anos atrás

Parabéns para a Transamérica por contratar um excelente repórter!!!

Tomara que o FG tenha paciência com a quantidade absurda de “merchan” que existe na programação esportiva do Eder. Tem mais propaganda do que notícia em todos os programas esportivos da Transamérica.

“Escutava” essa rádio pela manhã e no almoço (“horários esportivos” na programação, de tarde não tem pra ninguém, é Estádio 97 com o Mano e o Benja, amigos de FOX do FG), com apresentadores como Thomaz Rafael, Marco Belo, André Galvão, sempre com uma paciência enorme, pq só tinha propaganda. Até que descobri, procurando por outras rádios durante mais um interminável “merchan”, a Bradesco Esportes FM, e abandonei a Transamérica, por não ter saco. Principalmente o “Esporte de Primeira”, que é quando estou indo para meu trabalho.

Mas confesso que hj dei uma “zapeada” no FG lá na Transamérica…

Rodrigo Dias
Rodrigo Dias
8 anos atrás

Pô! Bem na hora do Boechat? Vai ter podcast no site da rádio?

Rui P. Piva
8 anos atrás

Boa Sorte!
Quando em São Paulo estarei com vocês.
Abraço.

beto
beto
8 anos atrás

Valeu Flavinho,dá-lhe lusa,boa sorte nesta caminhada

Andre Souza
Andre Souza
8 anos atrás

Apesar de não ser ouvinte assíduo da rádio citada, desejo meus sinceros votos de muito sucesso!!!
Continue a produzir bons textos !!

Basilio
Basilio
8 anos atrás

Parabéns, Flavio, e sucesso em mais esse desafio da sua vitoriosa carreira.

marco julio santana
marco julio santana
8 anos atrás

Aí sim. O Gomes é ótimo, no rádio melhor ainda. Boa notícia, a partir de amanhã estarei acordado e ouvindo, não necessariamente nesta ordem.

Jose Pedro
Jose Pedro
8 anos atrás

Parabéns pelo retorno à “rádia” !
Sucesso e que a nova rádio tenha sempre boas novas da nossa LUSA !
Em Piracicaba vi um carrinho azul com um conta giros sensacional…

Zé Bigorna
Zé Bigorna
8 anos atrás

Gomes trabalhólatra, workaholic etc, se tiver um tempinho veja este precioso e delicioso vídeo de época sobre o Aero-willys 2600 para compartilhar no blog.

https://www.youtube.com/watch?v=9qvZbUIIW3o

Motos Antigas
Motos Antigas
8 anos atrás

Vou colocar pilhas alcalinas no meu Transglobe da Philco para poder acompanhar.
Desejo Boa Sorte. Team Lotus
http://125ecia.blogspot.com.br/

Pinho - Bauru, SP
Pinho - Bauru, SP
8 anos atrás

Ouvir transmissões esportivas está dentre as coisas que mais gosto.
Acho que a probabilidade de trabalharmos naquilo que gostamos, infelizmente, é pequena…. e vc esta´dentre esses “sortudos”. Parabéns e sucesso FG!

Leon Neto
Leon Neto
8 anos atrás

vai ter podcast? se sim, qual nome devo procurar no iTunes?

obrigado,

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Boa sorte FG, estou em Curitiba e se caso a Transamerica local não entrar em rede nacional, te ouço pelo Tune In. Ótimas memórias da Jovem Pan é mais tarde da ESPN-Estadão.

Abraço!

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Parabéns man!
Muito sucesso.

Albert
Albert
8 anos atrás

Embora não ouça tanto, gosto de rádio. Ouço em casa e no trabalho. Mas como uso 90% do tempo a moto, fica difícil ouvir nos deslocamentos do dia a dia.
E seu dia tem quantas horas? Pergunto pois nas 24 horas do meu não estou conseguindo fazer nada muito produtivo, hahahahahaha…
Sucesso!

Tom
Tom
8 anos atrás

Parabéns! Rádio é legal demais.

Carlos Tavares-Campinas
Carlos Tavares-Campinas
8 anos atrás

Bom retorno ao rádio. Tenho certeza, que você será um sucesso no time do Eder.

abraços

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

Colonial FM? A que toca na minha cidade Congonhas MG? E isso mesmo?

william
william
8 anos atrás

Parabéns, Flávio! Ouvia você na finada ESPN-Estadão! Por sinal era um projeto espetacular que não foi pra frente… Sucesso na nova residência!

David Santos
David Santos
8 anos atrás

Adoro ouvir rádio nesse horário e agora tenho mais um motivo. Sorte na nova empreitada. Ouvidos atentos.

Airton Silva
Airton Silva
8 anos atrás

Desejo sucesso nesse seu novo programa na “rádia”.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Transamérica? Que pena que não tem na AM, pra eu ouvir no radinho de pilha bem “largo da Concórdia” que me acompanha pelo homeoffice… 100,1MHz? Vou ter que procurar no dial do carro… A memória do toca-fitas tem Bandeirantes AM (adoro o Jornal Gente e o Na Geral), Estadão (que não sei porque não tirei ainda, depois das últimas lambanças!), CBN (a Fabiola Cidral é bonita?), Cultura FM (pra acalmar a vida), Bradesco Esportes (gosto de algumas coisas irreverentes deles, abomino o Datena e não suporto o Elia), a 6ª rádio varia, pronto, vou por a Transamérica. Ainda bem que não é a Jovem Pan, que essa eu não passo nem na frente! rsrs. Boa sorte!

Romanista Ferrarista 46
8 anos atrás

Que bacana! Complimenti!!

Francisco
Francisco
8 anos atrás

Vai pegar o horario nobre do radio. Pessoas indo para o trabalho. E’ a unica faixa de horario em que uso radio como fonte de informacao. Sucesso pra voce.

Victor Moraes
Victor Moraes
8 anos atrás

E vai dormir que horas? Parabéns, Flavio. Fazer o que gosta pra ganhar a vida é bom demais.

Franco Farias
Franco Farias
8 anos atrás

“inventando matéria”? Coisa feia Flávio Gomes. Logo você, um verdadeiro baluarte da moralidade. ;)

Kleber
Kleber
8 anos atrás

Parabéns meu!!!
Fico feliz demais!!! Já ouço os programas esportivos da Transamerica desde sei lá quando (uns 8 – 10 anos), assim como acompanho seu blog (desde o Blig)… Agora, só vou reforçar ainda mais a audiência… Mesmo com você ‘descendo o porrete no meu time!!!

Sucesso!!!!

Kleber
Kleber
8 anos atrás

Sucesso, Flavio Gomes! Acompanho a Fórmula 1, através de você, desde 1997, quando era adolescente e surgiu O Lance! que a gente lia no colégio. Você foi o segundo jornalista do suporte papel que fixei o nome, o primeiro foi o Juca Kfouri, por conta da Placar. Curioso, à época eu era Barrichello e não raro me chateava com você pelo seu tom com ele, mas ao mesmo tempo não dava pra abrir mão da sua cobertura. Depois no rádio, me vem tudo misturado, nomes de Nilson César, Claudio Carsughi, Odinei Edson, Fábio Seixas, os tradicionais quareeeeentas, o Pole-Position aos sábados… E fui vendo você também falando de futebol, na ESPN o Pontapé Inicial com você e o Trajano era a melhor coisa que tinha. Pré-jogos da Estadão-ESPN… Outro dia te encontrei na porta do Reserva Cultural, na Paulista, e claro que te chamei pra te cumprimentar. Minha namorada perguntou, quem é? E eu disse, é um jornalista que eu admiro e sou fã… O Grande Prêmio eu acesso desde sempre pra saber de Fórmula 1 e seu blog é acesso quase diário pra saber o que tá rolando contigo… Mais uma vez sucesso. Abraços!!!

Thiago Leal
8 anos atrás

Continua sendo meu canal de comunicação preferido, embora hoje seja mais adepto das rádios digitais, até porque as locais (com exceção de alguns programas) não são das melhores e, on line, posso ouvir rádios de todo o mundo. Além de podcasts, que não são rádio propriamente ditas, mas mantêm arquivos de áudio cuja essência da linguagem é a mesma do rádio.

Parabéns, Flavio. Pela nova conquista e por topar os desafios – de tocar o programa e de acordar tão cedo!

Luc Monteiro
8 anos atrás

É por isso que digo a quem quiser ouvir e ler que Gomes é o guru, apesar de não seguir em quase nada seus passos – salvo um plágio de texto, coisa que ele próprio observou dias atrás no meu blog e que me deixou com cara de tacho sem saber exatamente do que se trata.

Até para definir o que é a comunicação no rádio o cara consegue um jogo mitológico de palavras. Ganha a “Transa”, sem dúvida, incorporando a seu time um gigante-anão (tem hífen?) tão talentoso em seu ofício que, sem saber, teve grande peso nas decisões certas e erradas que tomei na minha vida profissional.

Vai lá e faz o que tu sabes, guru.

Thiago Christao
Thiago Christao
8 anos atrás

Confesso que quando vi “Folha” assim entre parênteses achei que era uma alfinetada, para só então reparar que o nome próprio de todos os outros veículos também estão . No mais , boa sorte na empreitada , God save Tune in , só assim pra eu ouvir os jogos do Coringao aqui do outro lado do mundo , o “Estadio97” com os seus comparsas da Fox e agora porque não o “Esporte de Primeira” o qual não conhecia , mas se tem o Éder e o Silvio deve ser bom . Boa sorte !

Luc Monteiro
Reply to  Thiago Christao
8 anos atrás

É um padrão quase universal citar o nome de um veículo ou de um programa entre aspas, Thiago. O Gomes é mestre na fina ironia, mas não foi o caso agora.

totiy
totiy
8 anos atrás

Sucesso lá Flavinho !
Espero que tenha a mesma liberdade que teve na ESPN estadao ( por falar nisso, que draga transformaram a antiga eldorado, Hein?)

Will
Will
8 anos atrás

Pô.. bacana.. cansei de acordar pela manhã com vc comentando as corridas, pela RB.. e cansei de ir dormir nos GPs de Suzuka, com vc também comentando.

Vc Participará dos outros pgms de esporte da TR(galera show, papo de craque…)? Mesmo que eventualmente?

Abs, e parabéns.. TCHUPA FLAVINHO.. TCHUUUUUUUUUUPA FLAVINHO