DICA DO DIA

SÃO PAULO (tenho saudades, sim) – O Carlos Bragatto mandou estes dois simpaticíssimos vídeos sem narração sobre a… Osella! Grande Osella! São imagens de 1990, com Olivier Grouillard (por onde andará?) no papel principal. Há cenas ótimas, principalmente aquelas em que a equipe comemora um raro bom resultado nas deliciosas pré-classificações.

A diversão é tentar adivinhar os autódromos e reconhecer outros pilotos. Na segunda parte, o coro da torcida italiana na cena final vai deixar muita gente aqui zangada — uma pequena mostra de que nunca houve divindades no esporte.

Vale muito a pena ver, para sentir o que era a F-1 de 25 anos atrás. E quem nunca tinha ouvido falar da Osella encontra no blog do Rodrigo Mattar, na série “Saudosas Pequenas”, tudo sobre o time. A série, aliás, é espetacular. Por isso coloquei só o link dela, para vocês lerem outros textos enquanto não encontram a Osella.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ptrck1977
Ptrck1977
8 anos atrás

Será que o engenheiro de fone com microfone é o mesmo da Toro Rosso?

Muller
Muller
8 anos atrás

A 1:46 do segundo video, dá pra ver a diferença absurda de tempos de Senna e Prost para os demais. Ambos a 1’27, Boutsen a 1’28 e o resto de 1’29 pra baixo…

Antônio
Antônio
8 anos atrás

Motores que roncavam, carros com silhuetas diferentes entre sí, volantes com a única função de direcionar o bólido, alavanca de mudanças de marcha…. Alguém têm uma máquina do tempo por aí ?

Luc Monteiro
8 anos atrás

O tapinha de Grouillard no minimonitor de cronometragem aos 7 minutos foi o grande momento do vídeo. Queria ter 15 anos a mais pra ter vivido essa época da F-1. Não, 20 anos a mais, aí pegaria a fase boa dos anos 80, também.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Acho o Senna um dos pilotos mais fantásticos da história, mas tem mesmo quem fica zangado com os xingamentos dos italianos??
Ainda mais naquela época da rivalidade com o Prost na Ferrari ??

Egberto
Egberto
8 anos atrás

FG ando meio saudosista, acompanho a F1 desde anos 70 com transmissões em PB. Depois do Senna ainda insisti com Rubinho, Massa, Piquet jr e outros, mas não deu mais para ficar acordado de madrugada ou levantar cedo todos os domingos. Estes carros de hoje parecem “arvores de natal” com tantos penduricalhos e este som do motor é de chorar de raiva. Tenho sim, saudade das equipes pequenas, grid cheio, carros com jeito de “baratinhas”, patrocinadores variados, números pretos dentro de uma bola branca. Aposto que tem mecânico que não conhece chave de boca ou chave estrela, mas entende tudo de chip e usina de força. Assim vão matar a F1. abs

smoker
smoker
8 anos atrás

sena malufisti, vcs não ouviram? hehehehauauau

Romanista Ferrarista 46
8 anos atrás

… o Piquet nunca recebeu um coro assim na Itália. ao contrario, sempre tive muitos fans.

André Fonseca
André Fonseca
8 anos atrás

Essa série sobre equipe pequenas da F1 feitas pelo Mattar é espetacular!!!

Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

As vaias, naquela ocasião e em muitas outras, eram naturais…….1º porque Senna havia ganho diante dos torcedores italianos e contra Prost e 2º pela recusa de Ayrton em pilotar para Ferrari!! ….agora o pior foi ver, no ano seguinte, esta mesma torcida vaiando o francês por diversas vezes na temporada!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
8 anos atrás

A freada na primeira curva, após a largada, é qualquer coisa…

Estevão
8 anos atrás

Confesso que cliquei no link e fui para a última cena direto. Como dizem por ai, lol (laugh a lot!)
Abs.

Saima
Saima
8 anos atrás

Grouillard, piloto que causava calafrios em quem tinha que dar uma volta sobre ele – em Imola mesmo o Mansell surtou com ele. O patrocínio na F1 da época está para o futebol atual (se bobear, empresas concorrentes nos uniformes) como o patrocínio na F1 atual está para o futebol dos 90’s (clean). Especialmente dessas equipes , nem direi menores, mas mais remediadas e que não podiam desenvolver e testar como as grandes.

Cláudio F1
Cláudio F1
8 anos atrás

Esse vídeo deve ter sido feito durante o final de semana do GP da França em Paul Ricard. Fico imaginando o quanto Senna não foi xingado pelos tifosi após vencer o GP da Itália deste mesmo ano, ainda mais tendo Prost ao seu lado no pódio como segundo colocado.

Óbvio Ululante
Óbvio Ululante
8 anos atrás

Normal… Torcida no estádio… “hey, Senna, vtnc”… “Aqui é Ferrari, porra!”… Enfim, aquele nível “vai curintxa” de sempre…

fabiom
fabiom
8 anos atrás

esquece o Senna cara…

Marcos Reis
Marcos Reis
8 anos atrás

Pense num carro arisco!!!

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
8 anos atrás

1) Como diria o Edgard de Mello Filho, “o que a barata abanava…”
2) O modelo do vídeo é bem feinho, eu gosto mais desse.
http://www.f1fanatic.co.uk/?attachment_id=300920

André
André
8 anos atrás

O macacão tinha mais patrocinadores do que o da McLaren hj.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
8 anos atrás

E o tapa que o Grouillard dá no pequeno monitor, no fim do vídeo? Bons tempos..

Zé maria
Zé maria
8 anos atrás

Lembro q era um carro bem equilibrado, no meio da corrida chegava a liderar a prova.

Motos Antigas
Motos Antigas
8 anos atrás

Não sou muito bom em traduções mas,

Víctor: Significa “vencedor”, “vitorioso” ou “conquistador”.

Com origem no nome em latim Victor que significa literalmente “vitorioso”, é a variante em português de Victor. Encontrado na Inglaterra por volta de 1200, a versão Victor é utilizada também em países de língua portuguesa.

Muito comum entre os primeiros cristãos, já deu nome a vários santos e ficou mais conhecido através do escritor francês Victor Hugo, autor de “O Corcunda de Notre Dame” e “Os Miseráveis”.

http://125ecia.blogspot.com.br/2015/11/loja-de-pecas.html

genarp crescendo
genarp crescendo
8 anos atrás

Kkkkkk senna senna va fan culo!!!!
Ja schumi era idolatrado pela maior torcida do mundo. Justo!

roberto
roberto
8 anos atrás

Isso era ronco de verdade, se não me engano V12. Que saudades. Estão acabando com a F1.

Paulo Z
Paulo Z
Reply to  roberto
8 anos atrás

já acabaram…..

Jdimaz
Jdimaz
8 anos atrás

Flavio, valeria um post/material sobre como uma equipe dessas existia do ponto de vista financeiro… alguma materia com algum ex-dirigente/chefe de equipe da epoca… comecei a acompanhar F1 nos anos 90; entao nao tenho 100% de certeza mas imagino q a visibilidade delas fosse muito baixa… e mesmo assim os carros estavam lotados de patrocinio (outras epocas, eu sei)… quando hoje vemos uma mclaren praticamente branca…é uma vergonha o macacao do Alonso… de qualquer maneira uma material sobre como funciona o lado financeiro pudesse ser legal para entender o q mudou e como a F1 deveria pensar se quiser um dia voltar a caminhar naquela direcao de varios carros,pre-classificacao,etc…

Daniel Cabron
Daniel Cabron
8 anos atrás

Queria o que que a torcida Ferrari falasse palavras bonitas para aquele que levaria o título em cima do então Ferrarista Prost? Mas eu sei que você adora dar indiretas para ter uma enxurrada de comentários aqui, coisa de audiência, sabe? Sei que no seu quarto deve ter uma moldura enorme de parede inteira com o campeão de 1990.