ENTREVISTA COM O BLOGUEIRO (FIM)

SÃO PAULO (acabou!) – Vou aproveitar a calmaria do feriado para encerrar a mais extensa coletiva de todos os tempos. Fui entrevistado pela blogaiada a partir de uma postagem do dia 1º de julho motivada por um podcast em que os integrantes falavam um monte de coisa de mim.

[bannergoogle] Notei que muitos dos meus leitores (ou seriam seguidores, agora?) acham que sabem muito, mas no fundo, no fundo, chutam barbaridade sobre gostos, preferências, posições, opiniões – falo de mim, mas isso vale para qualquer pessoa, digamos, pública.

Foi interessante. Por dois dias o post ficou aberto para perguntas. Chegaram 354. Respondi absolutamente tudo, sem editar as questões – acho importante dizer isso sempre não só pelos erros de ortografia e gramática, dos quais me eximo, mas porque era essencial respeitar a maneira de cada um de se expressar. Elas foram feitas em dois dias, 1º e 2 de julho. Depois o post foi “trancado”.

Não ficou pergunta sem resposta, ainda que algumas merecessem. Mas quem sai na chuva é pra se queimar, dizia Vicente Matheus, e aceitei as regras que eu mesmo criei.

Espero que tenham gostado. Demorou mais do que eu imaginava para responder tudo, quase cinco meses. Nesse lapso de tempo, Hamilton conquistou o tri, o Corinthians foi campeão, arrumei mais um emprego, a Portuguesa não subiu, o Estado Islâmico atacou Paris e a “Playboy” acabou. Acontece muita coisa em cinco meses.

Mas pode-se dizer que as perguntas eram atemporais. Teve muita coisa sobre Fórmula 1, claro, mas notei uma grande curiosidade da blogaiada por minhas posições políticas – que à maioria dos leitores daqui parece um tanto exótica. Exótico, penso eu, é ser ferrenhamente de direita neste país esfolado pela elite econômica e política por 500 anos.

Mas também me perguntaram muito sobre carros antigos, vida pessoal, amenidades, profissão. No geral, faço um balanço bem positivo. Não sei se as repostas a essas 354 perguntas dizem inteiramente quem sou, e não sei sequer se interessa a alguém saber quem sou. Foi um bom exercício, pessoalmente falando. Na verdade, acho que no fim das contas acabei sabendo bastante sobre vocês, também. E é legal conhecer quem lê o que escrevo aqui todos os dias, incansavelmente.

Daqui a duas semanas este blog completa dez anos no ar. É bastante tempo. Poucos duram tanto. Mas estou cumprindo aquilo que me comprometi a fazer. Dez anos atrás, não existiam as redes sociais. Blogs eram, por assim dizer, uma novidade para os jornalistas. Para mim, ele continua sendo a forma mais eficaz de dizer o que penso com alguma profundidade sobre as coisas que me interessam. Dedico a ele mais horas por dia do que a qualquer outra atividade. Gosto de fazer. Graças ao blog, muita coisa aconteceu na vida real, e só isso já faz com que ele tenha valido a pena.

Mas do blog falo quando ele fizer aniversário. Vamos à última leva das 18 sessões de perguntas e respostas mais demorada de todos os tempos.

Tiago – Qual momento mais especial na F1 que você viveu?
RESPOSTA – A morte de Senna, claro. Como jornalista, nada que presenciei foi mais marcante. Mas falando apenas pessoalmente, deixando os fatos jornalísticos de lado, foi muito especial para mim cobrir meu primeiro GP fora do Brasil, em Paul Ricard/1989. Era minha primeira vez na Europa, um garoto começando a conhecer o mundo. Tenho saudades daquele garoto. Guardo até hoje as cópias em telex dos textos que escrevi. Tem alguns pedacinhos aí embaixo. Vale a pena ler, como arqueologia jornalística. É só clicar na imagem e, depois, na cruzinha no alto para aumentar o tamanho. Vocês verão, por exemplo, que Senna atribuiu a Deus o atraso da McLaren na produção de um novo câmbio. E que fui confundido com um piloto por um motorista de táxi.

Marcelo Machado – Desde que tive acesso a internet, sempre procuro por sites que possam modar minha opinião e conhecimentos da F1. Encontrei o grandepremio, quando era na Uol, e sempre gostei das colunas que o site tinha, principalmente a sua coluna. Ouvi, o chamado Podcastf1 sobre o roda x roda. Acredito que a intenção do pessoal, em momento algum foi de denegrir vossa imagem assim como a do Galvão Bueno. Transpareceu sim, que deve haver uma mudança de narradores/locutores em nosso meio de comunicação. Se a escolha, que me parece clara, for do carinha que anda de Lada, estaremos muito bem amparados. Em tempo: Tenho visto aqui em Goiânia, me parece que é um Miura, inteirinho. Quando tiver nova oportunidade, tentarei filmar para te mandar. O barulho é o máximo que se pode esperar de um carro esportivo.
RESPOSTA – Você mandou um comentário, não uma pergunta. Obrigado pela consideração. Quanto aos Miúra, eles foram produzidos com motores VW a ar no início, depois usaram motores de Passat TS e, finalmente, os AP 1.8 e 2.0. Quando fui verificar se esses dados eram corretos, descobri que existiu uma pick up chamada Miúra BG Truck — na prática, uma D20 modificada. Achei interessante. Tanto que até coloquei uma foto aqui.

BG Miúra Truck: nem sabia que existia
BG Miúra Truck: nem sabia que existia

FOC – Qual ou quais pilotos, brasileiros ou não, dos que você conheceu pessoalmente quando acompanhava F1 “in loco” te decepcionou como pessoa (ser humano)?
RESPOSTA – Barrichello. O comportamento dele num episódio que não estou autorizado a revelar, envolvendo um grande amigo, me fez perder todo o respeito que tinha pelo rapaz.

Guarapari – Flavio, te acompanho há anos e ate ja contribui com um post seu quando vc era mais acessivel (foi ate por email, aquele da warm-up) sao 3 questoes: vc realmente usa seus carros antigos para se locomover diariamente, quantos eles sao, e se vc tem alguma carro novo para andar diariamente..abracos!!!
RESPOSTA – Mais acessível? Como assim? Respondendo: sim, uso diariamente, nunca ando de carro novo, até porque não tenho. Já dei a lista.

Gustavo – Uma duvida que tenho é que nunca vi uma corrida de F1 do autódromo, nem ao estádio ver uma partida de futebol . Quando mais jovem tinha vontade (como também tinha vontade de ir ao playcenter), mas passou. Hoje em dia, me parece melhor assistir de casa. Para quem quer realmente entender uma corrida e seguir os tempos volta a volta, acha que é melhor assistir da TV ou da arquibancada? Você quando está no autódromo, como acompanha as corridas de modo a poder entender o que realmente se passa na pista?
RESPOSTA – Não há nada como ver um evento esportivo no local. É uma experiência diferente, sensorial – tem barulho, cheiro, frio, calor, chuva. Não importa se os dados de volta a volta não estão disponíveis. Foda-se. Isso se vê depois. Nunca é melhor assistir de casa. Nada. Mas seu depoimento vai ao encontro do que penso sobre as pessoas que acompanham esportes hoje em dia. São preguiçosas. Nunca ter ido a um estádio, para mim, é algo inaceitável. Mas você ainda pode se recuperar. Quanto ao trabalho num autódromo, faço as duas coisas: vejo nos monitores, porque as informações são importantes, e na pista.

Marcio Alves RJ – Quem é o piloto mais chato de entrevistar? Não precisa ser alguém que você já entrevistou, pode ser do que você ouviu de colegas e analisando o perfil dele você concorde. Eu digo chato de chato mesmo “o mala”. Justifique sua resposta… :-)
RESPOSTA – Ah, nunca parei para pensar nisso. Acho que todo mundo é parecido, todos têm seus dias bons e ruins. Hoje em dia, como quase tudo acontece em coletivas, a gente nem tem como avaliar isso direito.

Lucas Oliveira – Flávio Gomes, qual dos 3 é o mais alto: Você, Ricardo Maurício ou Max Wilson?
RESPOSTA – Acho que é o Max. Não sei quanto eles medem. O Ricardinho é do meu tamanho faz tempo. Olha essa foto aí, de quando ele tinha uns 13 ou 14 anos.

Ricardo Maurício me ensinando a andar de kart em mil novecentos e bolinha
Ricardo Maurício me ensinando a andar de kart em mil novecentos e bolinha

Kbça – Olá Flávio! Acompanho seu site desde 2009.Sou daqui de Ribeirão, o cara da confraria que fez um convite pra tomar um chopp , um dia que estiver passando pela anhanguera, quem sabe.Sou muito fã do Nelsão e gostaria de saber, na sua opinião, se o Nelsinho estivesse ainda na F1, teria capacidade técnica de estar hoje entre os melhores.esquecendo o episódio de Cingapura.
RESPOSTA – Acho que sim. Nelsinho tinha – e tem – talento. Era um piloto capaz de evoluir bastante. Estaria até hoje lá, e em posições interessantes. O que ele fez foi uma cagada monstruosa, a maior que já vi no automobilismo. Mas soube se reinventar. De qualquer forma, acho que ele desperdiçou uma carreira promissora. Quanto ao chopp, aceito o convite.

Eric – Quem fez mais pelo Scorpions, Uli Jon Roth ou Matthias Jabs? E por quê?
RESPOSTA – Sendo bem honesto, não tenho a menor ideia. Gosto da banda, mas não sou uma pessoa muito antenada nessas coisas. Se você me perguntar os nomes de todos os integrantes do Scorpions, não saberei dizer. Nem dos Rolling Stones. Mas considero “Winds of Change” uma das músicas mais bonitas de todos os tempos. Segue o clipe.


Luis – Como surgiu a (aparente) rixa entre vc e o Lívio Oricchio?
RESPOSTA – Não tem rixa nenhuma. Ele não gosta de mim, enxergamos o jornalismo de forma bem distinta, e creio que já respondi em alguma pergunta anterior. Ou foi sobre o Ico? Acho que foi sobre o Ico, e esclareci tudo. É só procurar. Quanto ao Livio, é exatamente isso: nossas visões de mundo são muito diferentes.

Hugo Caldas – Achava a coluna Gira Mondo, Gira espetacular. Porque não publica mais?
RESPOSTA – Publico esporadicamente alguns textos sob essa rubrica. Os ânimos políticos no Brasil se exaltaram demais, não tenho muita paciência com beócios.

Moacir – Por que não faz um programa na fox igual ao limite?
RESPOSTA – Teremos um programa de automobilismo. Mas não depende de mim.

Atenágoras Souza Silva – Sua pergunta ao Flávio é muito boa, Reube Reis. Indo mais ou menos na mesma direção, falando mais especificamente sobre o PT (não sou um antipetista), recentemente este paritdo fez um congresso, e há vozes de dentro do PT e de outros setores mais à esquerda que fazem críticas ao partido. Na sua visão, quais são os erros que o PT cometeu que gostaria de criticar, e que vão na contra-mão de uma transformação democrática ao socialismo? Ainda acredita que o programa petista caminha para esta direção? Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917.
RESPOSTA – Já respondi. Para mim, o maior erro do PT foi fazer alianças espúrias com gente que não merece o menor respeito.

Léo Simas – Quantos posts serão necessários para responder todas as perguntas da galera aqui dos comentários ?
RESPOSTA – Dezoito. Este é o último.

Brito – 1 – Você realmente é comunista ou não? Digo isso pois é sabido que você tem um sarcasmo um tanto sádico e sempre reparei que quando você toca no assunto “política”, você defende a esquerda com tamanho vigor e paixão que acaba por ganhar tons cômicos e, não me leve a mal, realmente parece que você está tirando uma onda pra ver quem acredita. Se sim, como conciliar essa visão política com o mundo do automobilismo e suas marcas, vendas, conglomerados, CEO’s, e blablablas capitalistas? 2 – Você não acha que a curva Tamburello deveria ter sido mantida conforme o traçado original, acrescentando-se uma barreira de pneus ou “soft wall”? Não acha que foi uma burrice populista censurar uma curva superlegal apenas para acalmar os ânimos dos fãs, posto que há curvas tão ou mais perigosas no calendário da F1 (130R, Eau-Rouge, Blanchimont)? 3 – Dale Earnhardt ou Richard Petty? 4 – Qual é o maior “dream team” da história do automobilismo? A) Senna e Prost na McLaren-Honda ou B) Marinho e Bird na Vemag? 5 – O que acha de Gilles Villeneuve? Seria mesmo um grande campeão ou romantizaram demais a história só porque morreu? 6 – E o Moco? Teria chances em 77? 7 – Qual foi o piloto mais boa praça que já conheceu na F1 e qual o mais pé-no-saco? Pra finalizar: 8 – Edgard Mello Filho ou Murray Walker? (…) ou Galvão? Kkk
RESPOSTA – Esse aproveitou a chance… Respondendo pelos números. 1) Já falei sobre o assunto. Não faço tipo. Sou o que sou. 2) Não tinha como fazer muita coisa ali, na época. Ainda não existia a tecnologia do “soft-wall”. Poderiam refazê-la hoje, mas infelizmente a Tamburello ficou maldita e ninguém arriscaria ressuscitá-la, sob o risco de uma horda de sennistas se algemarem ao muro. 3) Petty. 4) Marinho e Bird. 5) Ele era bom, acho que seria campeão. Mas era muito doido. Por isso morreu. 6) Não seria campeão. A Brabham ficou em quinto naquele ano e não ganhou nenhuma corrida. Mas faria um bom campeonato. 7) Boa praça, alguns. Panis, Massa, Hill, Pirro, Coulthard… Pé-no-saco? Como disse antes, nenhum era ou é especialmente mala. 8) Edgard é foda.

Jurandir – Você ainda acha que o Vettel é melhor que o Senna?
RESPOSTA – Os números de Vettel são melhores que os de Senna e ele, muito jovem, conseguiu coisas inacreditáveis, como vencer uma corrida de Toro Rosso. Acho que são pilotos do mesmo nível, embora de gerações bem diferentes. Tendo como critério os resultados, até porque não há outro do ponto de vista objetivo, sim, Vettel é melhor que Senna.

Vettel em Monza: vitória com a Toro Rosso, equipe pequena, algo que Senna não conseguiu
Vettel em Monza: vitória com a Toro Rosso, equipe pequena, algo que Senna não conseguiu

Pedro – Você é petista?
RESPOSTA – Sou, voto no PT em todas as eleições, com raras exceções para cargos legislativos. Mas não sou filiado a partido nenhum.

Para ver as outras postagens da série, clique aqui.

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J Fernando
J Fernando
8 anos atrás

Acompanhei todas as entrevistas.
Foi muito interessante. Você esclareceu algumas coisas muito legais, tipo a gente acreditar que te conhece porque lê seu blog (e o cara que puxou uma cadeira e sentou-se na sua mesa em um restaurante!!). Suas posições políticas que acabam trazendo os malucos que sentem prazer em escrever qualquer coisa contra o governo. Muitas curiosidades em relação aos pilotos e à F1 reveladas. Seus “causos” que são divertidíssimos! Foi uma iniciativa valiosa para os seus leitores.

Marcio Rezende
Marcio Rezende
8 anos atrás

Agradeço a oportunidade em te poder fazer uma pergunta. Não sei se posso falar em arrependimento, por não ter feito mais de uma, mas a regra era uma única pergunta por pessoa e me ative a uma apenas.
Parabéns também pela sua carreira, pela forma única de se portar como jornalista.
Se existissem mais profissionais como você, autênticos, éticos e sinceros, o mundo seria bem melhor de se viver. E de se compreender.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Parabéns pela sinceridade nas respostas. Não compartilho com voce o pensamento político, e me considero apto a debater de forma saudável e refutar todas as suas alternativas. Assim, como você imagina o inverso.

O ponto primordial é: a independência de pensamento e o embate de opiniões contrárias levam a um balanço que normalmente é o correto. A lisura com a qual você trata, de peito aberto, todos esses temas, é uma característica a ser aplaudida. Se fôssemos, todos, corretos e sinceros assim como você, em todas as facetas de nossas vidas, não tenho qualquer dúvida de que seríamos, enquanto sociedade, melhores.

É possível, sim, admirar uma pessoa que não compartilha exatamente da sua ideia de mundo.

sandro
sandro
8 anos atrás

Flavio, bom dia, quando diz “o maior erro do PT foi fazer alianças espúrias com gente que não merece o menor respeito.”, você quer dizer que Genuíno, Palocci, Dirceu e Lula (entre tantos outros) foram corrompidos pelas alianças ? são uns fracos e se deixaram levar por outros partidos esquecendo seus princípios? a ainda vale a pena votar nessa gente onde a todo momento vemos falcatruas aparecerem por todos os lados dentro do próprio partido do Governo? ou seja, mesmo sabendo, vendo e lendo que os podres estão ai pra quem quiser ver ainda vale a pena votar no partido da presidenta?

Rogerio Fenestra
Rogerio Fenestra
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Ué !!
Por qual razão esse não mereceu a frase:
“Qual parte de “esta é a última leva de respostas” você não entendeu direito?”

HAHAHA !!

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Ufa!!! Legal que levou até o final! Pena que acabou. Era divertido ver a forma como você respondia à algumas perguntas, dei algumas boas risadas em muitas delas. Valeu!!!

Rogério Calsavara
Rogério Calsavara
8 anos atrás

Obrigado pela longa entrevista!! Foi muita esclarecedora!

E vida longa ao blog!

Gus
Gus
8 anos atrás

Bacana a última rodada! Vettel melhor que Senna? Senna nunca foi massacrado por companheiro nenhum, então…mas é só a minha opinião – rsrsrsrs
Queremos ver o seu novo petardo de corrida, Flávio! Posta quando puderes ou quando quiseres!

Eduardo garcia
Eduardo garcia
8 anos atrás

Flávio, de a nota para o governo Dilma?

Julinho
Julinho
8 anos atrás

Sou eleitor do PT com orgulho. Orgulho de ter ajudado a acabar com a fome secular deste país. Dar oportunidades a quem nunca teve e sem precisar prejudicar os mais ricos, que só ficaram mais ricos porque o país como um todo melhorou. Se Deus quiser a direitada fascista nunca mais voltará dar ordens por aqui. E que venha a falência da Veja e da Globo golpistas!!

Marcelo Melo
Marcelo Melo
8 anos atrás

FG,

Óbvio que não fiquei desapontado com a sua resposta sobre os “causos”. Já havia lido anteriormente uma pergunta parecida com a minha (embora tenha sido feita depois) e já esperava por uma resposta daquelas. Sem problemas. A “amizade” continua….hehehe

De qualquer forma gostei muito deste canal aberto por você. Show de bola! Parabéns!

Daniel T
Daniel T
8 anos atrás

Parabéns! Continue assim! Obrigado por sempre escrever o que gostamos de ler!

Lauro Vizentim
8 anos atrás

Flavio,

Achei muito interessante a proposta de ser entrevistado pelos blogueiros e a coragem de se expor. Parabéns.
Como leitor, não concordo com muitas de suas opiniões, mas as respeito, acima de tudo porque você é um cara que passa verdade no que fala.
Abraço.

Kkkkk
Kkkkk
8 anos atrás

Vettel é melhor que Senna, se observarmos os resultados. Sob esse prisma, Ricciardo é melhor que os dois, e kvyat melhor que os três, hahahaha

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Seguindo a tua ótica, Vicellez, o Verstappinho é melhor que o Alonso!

KKKKKez Alonso
KKKKKez Alonso
Reply to  Kkkkk
8 anos atrás

O Button então que sapecou o Hamilton e o Amonso….!

Américo Teixeira Junior
8 anos atrás

O que o Flavio fez nessa série não foi apenas responder perguntas. Isso qualquer um faz. Ele foi além, mostrou a todos o que os próximos sempre souberam: dentro daquele corpinho bate um coração acelerado, apaixonado, fraterno, transparente.

É tão autêntico que paga um preço por isso.

É um jornalista tão brilhante que faz de suas respostas sobre jornalismo verdadeiro curso intensivo.

É tão ´direto que, mesmo distribuindo porradas, não deixa ninguém sem resposta.

É tão seguro na defesa de suas convicções que tem gente que o odeia, demolida na falta de argumentos.

É tão visionário que montou uma equipe que qualquer editor se orgulharia de comandar.

É isso. É Fera o cara.

Alberto
Alberto
8 anos atrás

Sobre a possibilidade de Senna ser amplamente considerado pelos brasileiros como o maior piloto da história da F1 por influência da mídia (leia-se Globo), resolvi fazer um levantamento de pesquisas realizadas pela imprensa internacional ao longo dos últimos 6 anos, sobre os maiores pilotos da história da F1, para entender se a Globo tem toda esta influência, ou se esta opinião prevalece no exterior, visto que a Globo não tem tamanho poder de influência no cenário internacional:

Segue abaixo as pesquisas:

2009: Revista inglesa Autosport (talvez a maior do mundo em F1)
1o lugar: Ayrton Senna
2o lugar: Michael Schumacher
3o lugar: Juan Manuel Fangio
4o lugar: Alain Prost
5o lugar: Jim Clark
Fonte: http://f1greatestdrivers.autosport.com/?driver=1

2010: Pesquisa do jornal alemão Bild am Sonntag para saber qual é o melhor piloto da história, numa pesquisa entre os então 24 participantes do grid da categoria (só participaram 20, pois Williams e Renault ficaram fora)
1o lugar: Ayrton Senna (12 votos – 60%)
2o lugar: Michael Schumacher (3 votos – 15%)
3o lugar: Alain Prost (2 votos – 10%)
Fonte: http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/pilotos-elegem-senna-melhor-de-todos-os-tempos-da-f1,a09d61f5933ba310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

2012: BBC (rede de TV inglesa, reconhecidamente como uma das mais importantes na F1)
1o lugar: Ayrton Senna
20 lugar: Juan Manuel Fangio
3o lugar: Jim Clark
4o lugar: Michael Schumacher
5o lugar: Alain Prost
Fonte: http://www.bbc.com/sport/formula1/20324109

2015: Pesquisa realizada pela GPDA (Grand PrIX Drivers Association) com mais de 200 mil pessoas ao redor do mundo, na maior e mais abrangente pesquisa já feita sobre o público que acompanha a Fórmula 1,
1o lugar: Ayrton Senna
2o lugar: Michael Schumacher
3o lugar: Alain Prost
Fonte: link do PDF produzido pela GPDA com os resultados da pesquisa:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwi0ubGJ-qHJAhXKGJAKHaOqCfcQFggcMAA&url=http%3A%2F%2Fcdn-0.motorsport.com%2Fgpda%2F2015%2520%2520GPDA%2520Survey%2520EXEC%2520SUMMARY.pdf&usg=AFQjCNHeCJECmxgkaBca7g3DOWWPoasD0w

Visto as pesquisas realizadas em diferentes países, sob diferentes diferentes contextos, nos últimos 6 anos, pode-se afirmar que Ayrton Senna é considerado com sobras o maior piloto da história da F1, não só no Brasil e pela Globo, como pelo mundo que acompanha F1, desde jornalistas, até pilotos e fãs.

Apm
Apm
Reply to  Alberto
8 anos atrás

Pois é. Só aqui ele é tratado com um piloto qualquer e com muito desrespeito pois já faleceu. Agora o filho do limão renasceu, enterrou o passado de Cingapura, simplesmente pq ganhou um campeonato de carros elétricos, segundo manchete do próprio grande prêmio. Legal!!!!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alberto
8 anos atrás

Campeonatos de pesquisas? Onde foram disputados? Teve entrevistas após as conquistas? Quantos beijaram seus carros após as vitórias e quantos choraram as perdas dos títulos? As torcidas vibraram com seus heróis e vaiaram seus vilões? Os narradores de cada país representado nas pistas se emocionaram com o desempenho de seus conterrâneos? Houve superação de recordes? Quem ganhou o título por antecipação e quem disputou até à última curva? Quem ganhou por vigarice e quem perdeu por lambança? Quem fez o que?

J Fernando
J Fernando
Reply to  Alberto
8 anos atrás

Pesquisas? Daqui a trocentos anos não serão as pesquisas que dirão qual piloto foi melhor. Serão os critérios citados pelo blogueiro: títulos!!

Dú
8 anos atrás

Por o conhecer faz um tempinho, acompanhei esta maratona de perguntas e respostas, onde a mais interessante foi na veia:
“Barrichello. O comportamento dele num episódio que não estou autorizado a revelar, envolvendo um grande amigo, me fez perder todo o respeito que tinha pelo rapaz.” ( embora foram mais, pois o cara não desiste )

Fazer uma pergunta agora. Viajou o mundo, foi montando sua coleção de carros e motos, seus Filhos cresceram e prestes a tirarem carta/habilitação!. Eles vão poder tipo acordar e se der vontade, poderem escolher se: Vou para a faculdade de GT-550, pegar o Niva para viajar no fim de semana, levar os amigos passearem de Kombi ou correr com o Lada 69??

Bonilha
Bonilha
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Dú, obrigado por fazer a pergunta que perdi de fazer no dia por não estar na internet naquela semana e, Flavio, por responder. Sempre tive curiosidade se os Gominhos iam cuidar do legado (só não sei se vão continuar).

Abs.

Alberto
Alberto
8 anos atrás

Sob a ótica dos resultados, não se analisa o processo e o contexto histórico. E sem processo e contexto histórico, não há validação, é só uma opinião, sem embasamento algum.

Ptrck1977
Ptrck1977
Reply to  Alberto
8 anos atrás

“Sob a ótica dos resultados, não se analisa o processo e o contexto histórico” ??? Processo? Como se analisa o processo? Contexto histórico, tudo bem, poderia até analisar SE fosse aplicado à época a pontuação de hoje ou vice versa. “E sem processo e contexto histórico, não há validação” que validação? ” é só uma opinião” justamente ele citou números para não dar opinião “, sem embasamento algum” se os números não dão embasamento, vamos nos basear em opiniões? Relaxa, o Senna foi um grande piloto, em alguns aspectos o melhor de sua época, mas outros foram melhor em outros aspectos e épocas… qual é o problema, o mundo vai acabar por isso?…..

mario aquino
mario aquino
8 anos atrás

Temos que citar o Edgar de Mello Filho também na qualidade de ´piloto, pois quando eu era garoto vi uma vez ele bater o Ciro Cayres que tinha equipamento da GM com um Opala de 4 portas que mais parecia um taxi, dai o palavreado dele como comentarista que era foda.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  mario aquino
8 anos atrás

Assino embaixo!

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Kra! vc é fóda! te respeito como jornalista e como blogueiro! mesmo muitas vezes tendo visões diferentes da sua, e como acredito em um mundo em que os diferentes possam viver em paz, harmonia e respeito estou sempre por aqui. E não se iluda achando que não és um formador de opinião, é sim! Um exemplo, eu mesmo faz 1 ano que comprei um xr3 1993 bem acabado e estou restaurando aos poucos, conforme sobra tempo $$$ mecanicamente o carro já esta zero, falta funilaria… E advinha o que me deu coragem para esta aventura? certamente não foi o lata velha rsrsr. Parabéns pelo trabalho e pelo ser humano!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
8 anos atrás

Bacana o relato de Paul Ricard/89. Não se faz mais textos como esses.

Leonardo
Leonardo
8 anos atrás

O único rival que o Vettel tinha era o Webber, porque a Red Bull era o que a Mercedes é hoje, muito superior às outras equipes. Webber é no máximo um piloto mediano, ou seja, Vettel corria praticamente “sozinho” e suas estatísticas tem como base essa fase. Na época de Senna os carros não eram confiáveis, problemas mecânicos eram corriqueiros. Apesar de ambos terem números parecidos quando conseguiram 41 vitórias, não tem como comparar estatísticas da década de 80 com as de 00. Vettel ganhou por equipe “pequena”, ok. Senna não ganhou com a Tolleman por causa de uma bandeira vermelha, no mínimo, questionável. E temos que lembrar que o alemão tomou uma coça do Riccardo em igualdade de condições. Acho que Vettel ainda tem que provar que é um dos melhores da história. Da geração dele acho que Alonso e Hamilton são melhores. Em relação a Senna, tanto pilotos contemporâneos a ele quanto os atuais, o elegem como um dos melhores, senão o melhor.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Falou tudo em poucas linhas, FG.

Alberto
Alberto
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Se a ideia é dar uma opinião imparcial, é preciso analisar os anos sob a mesma ótica. Logo, o que foi dito pra 1991 vale também para 1986.

Em 1986:
Senna teve 5 abandonos por problemas no carro.
Prost teve 2.

Em 1991:
Mansell teve 4 abandonos por problemas no carro..
Senna teve 2.

Sob a mesma ótica, é preciso analisar 1990, pois, se em 1990 Senna bateu em Prost, em 1989 Prost bateu em Senna.

Diante disso, nota-se sua tendência a publicar opiniões parciais, o que não é nenhum problema, desde que você deixe transparecer por qual ótica está analisando.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Quem sabe agora, depois dessa alastrada do FG, a turma deixe, de uma vez por todas, de ficar com esse papo furado de que não tem ninguém melhor que o “queridinho” ASS. . .
Desapega, pessoal!
“O mundo gira, a Lusitana roda!
Impressionante como tem gente que teima em não virar a página!
Sem falar que o cara não consegue descansar em paz, e lá se vão 21 anos. . .
Desapega!
Zé Maria

Guilherme
Guilherme
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Deixa de ser torcedor, FG.
Se é pra comparar companheiros de equipe, lá vai:
1) Rosberg foi melhor que Schumacher;
2) Ricciardo é melhor que Vettel.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

O Altair Kadiz dono do maior museu do Senna no Brasil me disse uma vez que na opinião dele 1993 foi a melhor temporada do Ayrton. Flavio, se der tempo um dia, visita em Camboriú esse museu, fica a dica. Um abração.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Leonardo
8 anos atrás

Só para constar, o Maldonado também ganhou uma corrida com a Williams em condições normais (sem chuva), sem ter feito a pole e com o Alonso em seus calcanhares. O Kubica, aquele polonês narigudo que não pode ver uma curvinha sem vergonha que passa reto e de tanto destruir carros e muros acabou destruindo o próprio braço, também ganhou uma corrida.

De fato o Vettel é melhor do que eu pensava, embora tenha tomado uma surra fenomenal do Ricciardo. Porém, com aquele carro da Red Bull, sem concorrentes nem na garagem nem no resto do grid, com certeza ele corria com muito mais folga do que o Hamilton corre hoje.

Os números por ele obtidos com a Red Bull não servem para compará-los com outro. Em 2009 (BrawmGP), de 2010 a 2013 (Red Bull) e em 2014/2015 (Mercedes), com todo o respeito, mas só dá para avaliar a F1 e o desempenho de pilotos e equipes do 3o ao último lugar. Os carros das equipes acima estão obviamente fora dos padrões F1 e não permitem avaliações. Não vê quem não quer.

Por fim, se na Mercedes atual estivessem correndo Hamilton e Barrichello, com certeza o Vettel seria vice-campeão. Por merecimento, óbvio, e por sorte de ser o Rubinho no melhor caso. Em suma, repetiria o 2009.

Abs.

Ptrck1977
Ptrck1977
Reply to  Anselmo Coyote
8 anos atrás

Em dois títulos dos quatro, Vettel o campeonato na última corrida, com adversários de outras equipes disputando. Nas qualificações as redbulls colocavam poucos décimos de segundo nas outras equipes, as mercedes colocam um segundo ou mais… é mais correto comparar as mercedes com as mclarens mp4/4 do que com as redbulls com senna e prost colocando volta do 3o em diante….

PROLETARIORS
PROLETARIORS
8 anos atrás

PUTZGRILA !!! SENSACINAL !!
acompanhei toda a saga,…

só para registro, sou torcedor de sofá (de quase todos os esportes), piloto de PS3 ;)
e PROLETÁRIO pelas contingencias materiais da vida …

um abraço de “classe” a vc e todos os seus seguidores :)

Zé do Diesel
Zé do Diesel
8 anos atrás

O Barrichello me passa a IMPRESSÃO de ser um cara mala pra cacete além de ter um caráter meio duvidoso também. Você conviveu com o cara e pessoas próximas, sua resposta reforça essa impressão pra mim. Muito bom piloto, uma carreira que merece ser respeitada, mas em várias entrevistas e comportamentos mostrando os seus ressentimentos e desequilíbrios (Schumacher / não ter tido uma despedida da f-1/ forçando a barra para se manter ou retornar à categoria, não importando onde e quem tava lá..), além do papinho de que “um dia revelo tudo numa biografia” .
Foda-se agora amigão, não botou o pau na mesa quando precisou, peidou na tanga, agora aguenta o descrédito de muitos (se bem que vc deve estar pouco se fudendo também). E essa história da sua saída meteórica da Grobo é muito estranha também.
Enfim, considero o Massa um cara muito mais digno, com uma carreira que deve ser igualmente respeitada, e mesmo se não se tornar um campeão de F-1 terá meu respeito, torcida e gratidão.

É isso, desabafei (ai ai ai ui uii!!)
abs.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  Zé do Diesel
8 anos atrás

Tenho grande consideração pela carreira do Barrichello na F1, e sempre tive boa impressão dele, pela fala correta, pelo bom português e uma certa serenidade nas entrevistas, que era a única maneira d´eu conhecê-lo. Mas ok, vejo que nem tudo que reluz é ouro, como alguns depoimentos aqui revelam… C´est la vie… Vamos a próximo assunto…

Flavio Guerra
Flavio Guerra
Reply to  Eduardo Britto
8 anos atrás

Vixe!

Marques Goron R. da Silva
Marques Goron R. da Silva
Reply to  Zé do Diesel
8 anos atrás

Favelados??? Como fala uma asneira dessas? Os moradores das “comunidades” são a nova classe média brasileira!! SQN…

sandro
sandro
Reply to  Zé do Diesel
8 anos atrás

Hã?

Tomaz
Tomaz
8 anos atrás

Muito bom.

Takawara Nashiota
Takawara Nashiota
8 anos atrás

Impossível concordar que o Vettel foi melhor que o Senna… E olha que eu sou Piquetista!

Foi campeão sempre com um foguete nas mãos, tendo como companheiro o MEDÍOCRE australiano Mark Webber, que além de medíocre era um dos piores largadores da história.

Lembro de várias corridas que a Red Bull era infinitamente superior, o Vettel na pole e o Webber em segundo, daí o Canguru fazia uma largada desastrosa e fechava a primeira volta em decimo segundo…

O Alonso mesmo com “apenas” dois títulos é muito melhor que o Vettel, assim como o Hamilton.

Arrisco dizer que se o Verstappen estivesse no lugar do desmotivado Kimi, teria feito mais que o Vettel neste ano. Seria mais ou menos como no ano passado, quando o Vettel tomou um choque de realidade do Australiano que acelera, Ricciardo!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Takawara Nashiota
8 anos atrás

Taca a Vara na Xiota, também sou piquetista. Mas o Senna era anos-luz melhor do que Vetel – e olhe que o Vettel é bom. É até covardia comparar.
Se vc anda de kart, imagine-se num kart com motor Honda 400 de 4T e um colega seu de kart em outro kart com motor 2T, shifter. Esse colega seu tem de estar mais ou menos no seu nível de pilotagem. Pois é. Em uma corrida de 30 voltas ele põe 2 voltas nas suas costas e vc vai ver como correram Button de 2009, o Vettel de 2010/2013 e o Hamilton de 2014/2015.
Abs.

PS. Essa é só uma das causas da baixa popularidade da F1.
PS2. Sem contar que muitos “torcedores” não o são, pois não gostam de competição, não havendo por quê torcer. Gostam de ganhar. Quando torcem, o que é raro, é para que carro à frente do de seu piloto quebre ou se desintegre num muro qualquer.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
8 anos atrás

Caramba, Gomes! 10 anos de blog!

Meus parabéns mesmo, bicho!

Obrigado por esse tempo todo de convivência (no meu caso um pouco menos, uns 9 anos e meio, fui dar uma olhada em mails que mando pra amigos sobre seus posts, o mais antigo é de junho de 2006, época do blig, no IG)

Das coisas que mais lembro do seu blog nas antigas (além da espera pelas suas crônicas que viraram o “Boto do Reno”) era minha vontade de viajar pra visitar vocês em Interlagos na época dos farnéis, e aquela camisa linda do seu DKW #96. Não tinha muita grana na época, então não pude aproveitar os farnéis, nem animei encomendar a camisa…

“Vida longa e próspera”, Gomes! Pra vc e para o blog!

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Pedro Araújo
8 anos atrás

ah, só pra fechar:

Tenho orgulho de ser leitor de pessoas como você, Mino, Nassif, Paulo Nogueira, Sócrates (saudades, né?), Leandro Fortes, dessa turma.

Viva a internet…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
8 anos atrás
Evereson Bento
Evereson Bento
8 anos atrás

Comparar Senna com Vettel, foi demais! dizer o que ele fez com a Toro Rosso, foi algo q o Senna não conseguiu, vc só pode estar de brincadeira. Senna com a fraquissima Toleman, fez muito mais!

Guilherme
Guilherme
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

3 pódios!

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
Reply to  Evereson Bento
8 anos atrás

Besteira falar que a Toleman era fraquissíma. E se for seguir isso, o Téo Fabi fez a pole na Alemanha em 1985, metendo 1.1segs no segundo colocado, e não vejo ninguém dizer que o carequinha é o Deus das pistas dos carros fracos…

Everson Bento
Everson Bento
Reply to  Jean Paul Jones
8 anos atrás

Oi? Teo Fabi? campeão de que mesmo?

Pedro Araújo
Pedro Araújo
8 anos atrás

O Gomes tem razão sobre a questão estádio/autódromo x assistir em casa.

Mesmo não sendo um evento que dê pra gente ir sempre (especialmente no caso da F1) vale muito a pena ver “in loco”. Mas, sim, é outro tipo de experiência.

O mesmo vem acontecendo no caso de shows de bandas independentes ou de bandas médias que não têm um culto por trás (Pearl Jam, por exemplo, pra citar um exemplo de quem tocou ontem aqui em Belo Horizonte). Já não vejo mais muito interesse por assistir a um show, a turma que se diz aficionada por música acha o suficiente ver um ou outro vídeo de you tube e ficar em casa. Uma pena isso.

André
André
8 anos atrás

Boa FG, muito legal. Não sou de comentar muito, mas acompanho seu blog desde… 2007! Faz tempo hein! Concordo com quase tudo o que vc fala, menos quando é sobre política, mas não vem ao caso. Curto seu trabalho, sou colaborador do GP e desejo sucesso nos empreendimentos.

Vai ter bolo no níver?

Lucas Quintana
Lucas Quintana
8 anos atrás

Seus netos terão muito orgulho do avô petista.

Williams Head
Williams Head
8 anos atrás

Ficaram perguntas sem respostas, sim! A historia tua e do Fabio Seixas em Imola por exemplo. Varias pessoas perguntaram e tu nao contaste. Sempre desviou o assunto.

ze otavio
8 anos atrás

Flavio, oi. Nos conhecemos ha bastante tempo, eu dira que faz um tempao. Nao perguntei nada nesta sua ideia louca-barbara, minhas participacoes por aqui sao raras, mas sou frequentador assiduo de tudo isso, site, blog, colunas, anuarios, livros, tudo… Te admiro, te respeito. Sua imparcialidade (ou seria independencia) eh muito importante num ambiente onde voce pode fazer a diferenca, como formador de opiniao (garanto que voce vai pensar que nao eh formador de opiniao, mas eh, meu amigo, sinto muito), o maior exemplo disso eh sua postura com realcao ao eterno embate piquet x senna na torcida brasileira de automobilismo ( o que vale sao os numeros, veja Vetel e Senna…), mas a sua imparcialidade mesmo quando criticando posturas politicas, voce deixa clara a sua posicao mas analisa as situacoes com imparcialidade, como deve ser (“claro que eh assim”, garanto que voce pensou isso agora), o cuidado com o dinheiro publico, mas o que faz ser quem eh e o que eh, eh isso, ser honesto com voce e com quem te le-assiste-ve-acompanha, respeintando esta sua legiao de leitores-seguidores-admiradores-fas (assim como voce, nunca sei como aplicar hifem depois da reforma ortografica) mas deixando clara a sua opiniao. Passei por aqui para te dar os parabens, pela ideia, pela lisura, pela sua historia (voce ja fez historia), pelas suas conquistas, pelo seu legado (seus “colaboradores” – odeio isso – sao seu legado). Parabens e obrigado, obrigado pelo “papo” do dia-a-dia, pelas ideias, pela fotos, pelas girls, pelas intrigas e pelas lembrancas. Um grande e forte abraco, Ze.

perna quebrada
perna quebrada
8 anos atrás

Quando comecei a ir ao Morumbi na adolescência, tinha uns colegas coxinha , chatos pra cacete que falavam:

-Mas não tem replay.

Foda-se o replay, o HD, o 4K. Sentar no cimento, virar o melhor amigo de uma pessoa que vc nunca viu e talvez nunca veja novamente, sentir a arquibancada tremer, ver o jogador cara a cara no alambrado, voltar feliz ou triste pra casa é maravilhoso.

Ser campeão então…
—–

Essa entrevista me fez conhecer o X-Salada do Chico Hamburguer.
Muito bom!!!

Ivan
Ivan
Reply to  perna quebrada
8 anos atrás

Sim, é isso.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Finalizado o curioso empreendimento, só resta dar os parabéns. Foi um sucesso!

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Fico curioso com esse episódio do Barrichello que não pode divulgar.
Se fosse bancar a mãe Dinah, diria que envolve o caso da saída do Rubinho das transmissões da Globo, Talvez ele tenha tentado puxar o tapete do Reginaldo Leme.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Rodrigo
8 anos atrás

Fábio Seixas. Houve uma discussão, acho que em um GP Brasil, um até mandou o outro tomar no cu e dias depois o Barrichello mandou uma carta pedindo a demissão do jornalista. Acho que da Folha.

Gomidez
Gomidez
8 anos atrás

Fiquei curioso com a resposta sobre o comportamento Barrichello. Seria na época que ele era comentarista da Globo pós piloto de Fórmula 1?

Igor Freire
Igor Freire
8 anos atrás

Acabou =( Triste.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
8 anos atrás

Valeu a iniciativa e a disposição para responder! Muito boa a ideia.

Brito
Brito
8 anos atrás

Tudo bem que vc é amigo do Piquet cara, mas aí é demais!

Brito
Brito
8 anos atrás

A morte de Senna foi especial pra você?

Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
Reply to  Brito
8 anos atrás

Pêlamor, foi especial profissionalmente falando…
A cobertura toda, o tamanho que aquilo tudo tomou, pô cara!!! sou sennista, mas essas viuvas são foda…

Henk von Guillier
Henk von Guillier
Reply to  Brito
8 anos atrás

Não fala bosta, vai, fera. Aprenda a interpretar o que lê.

Vitório
Reply to  Brito
8 anos atrás

MEU DEUS!!! Não merece nem resposta. Aff…que mania de complicar as coisas.

Richard Ayres
Richard Ayres
Reply to  Brito
8 anos atrás

Você deve ser uma dessas pessoas que acredita lulinha é o dono da friboi. E ainda posta isso em todas as redes sociais.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Brito
8 anos atrás

Eu tenho uma teoria, as piores viúvas são aquelas que sequer tinham nascido quando ele pilotava. O “mito” ficou maior que a história. Sou fã incondicional do Senna, mas existem as limitações e as comparações com outros pilotos são válidas. Demorei algum tempo para digerir Schumacher, mas hoje entendo que cada um tem o seu lugar na história. Senna era muito bom nas classificações, mas nas corridas sempre ficava apreensivo para não dar nenhuma cagada, como quase sempre acontecia. Imola foi mais uma delas, mas a derradeira. Alguns torcedores jihadistas – e sem conhecimento de causa -criados pelo YouTube e Esporte Espetacular me assustam.