HABIB’S (4)

LONDRINA (sem surpresas) – E o Mundial de F-1 acabou sem graça, como se esperava. Aliás, como se sabia que seria nessa pista ridícula de Abu Dhabi, cheia de gente bonita tomando champanhe, barcos ancorados, hotéis iluminados e picas de corrida. É um traçado muito, muito ruim. Não me lembro de ter visto uma única prova boa no circuito árabe. Se vocês viram, me contem — a de 2010 foi OK pela decisão do título, mas o resto…

Corridinha standard, dobradinha da Mercedes (12ª no ano), Ferrari no pódio, zero surpresa. Parabéns a Rosberg, que termina a temporada muito melhor que o campeão Hamilton.

Ao GP, pois.

Logo de cara, o pobre Maldonado foi atingido no meio por Alonso, que por sua vez havia tocado em Nasr. Pelotão da merda dá nisso. Fernandinho ainda conseguiu ficar na corrida. Pastor abandonou com a suspensão quebrada. Na frente, a largada foi normal, o perde-ganha de posições de curva a curva, até que todas se estabilizaram com Rosberguinho na ponta e Hamilton em segundo, ambos escoltados por Raikkonen.

Havia uma curiosidade natural pela estratégia de Vettel, largando em 15º depois da cagada da Ferrari no Q1, ontem. E ela foi: fica na pista até arregaçar a borracha, adiando a primeira parada. Isso foi cumprido à risca. Sebastian chegou a andar em segundo depois que todos pararam, na 16ª volta. Aí, naturalmente, a galera de pneu novo foi chegando e passando.

Bottas foi outro que, a exemplo de Maldonado, acordou do lado errado da cama. Em seu pit stop, a Williams o liberou quando Button entrava nos boxes. Bateram, claro. A asa dianteira do finlandês quebrou. Ele teve de voltar para trocar o bico e ainda levou um pênalti de 5s. Já tinha largado mal. Depois dessa, despencou lá para o fundão e ficou esperando a corrida acabar.

A primeira parada de Vettel aconteceu apenas na volta 24. Retornou à pista em sexto, o que não era nada ruim. Numa pista de ultrapassagens complicadas, acabou ganhando várias posições ao atrasar o pit stop. Foi inteligente, embora milagre não tenha acontecido — um pódio, por exemplo.

Nico-Nico no Fubá não parecia ter a menor dificuldade para vencer mais uma vez no ano, a sexta — terceira seguida, 14ª na carreira. Depois de sustentar a ponta na largada, abriu uma distância segura para Hamilton e foi ficando nela. Parou na volta 11, e continuou sem problemas na frente. Mas na altura da volta 25, essa diferença começou a cair. Os pneus do alemão começaram a granular na medida em que o sol se punha e o asfalto esfriava. Lewis era informado pelo rádio das dificuldades de seu parceiro e partiu para cima.

Quando apenas 1s separava os dois, Rosberg foi para os boxes, na volta 31. Hamilton enfiou o pé no porão e tentou abrir, em poucas voltas, uma vantagem suficiente para parar e voltar na frente do inimigo platinado. Não deu. Na passagem seguinte à parada de Rosberg, essa diferença era de 20s — precisaria de uns 22s para alcançar o objetivo. Na volta 35, caíra para 18s. Nico, com pneus melhores, vinha descontando. Reassumiria a ponta no momento da parada do inglês, e a questão era: com borracha mais fresca no fim da corrida Hamilton seria capaz de atacar?

Só que, na verdade, Lewis não queria parar. E começou a conversar freneticamente com a equipe pelo rádio. E o time dizendo que tinha de parar. E ele parou, na volta 42, e colocou pneus macios, e não os supermacios para um ataque final, como se imaginava. Vettel fizera isso poucas voltas antes, para buscar alguma coisa sobre Ricciardo e Pérez, à sua frente. Conseguiu e passou os dois para terminar em quarto, um resultado brilhante para quem estava tão atrás no grid.

Rosberguinho voltou à liderança, com folga: mais de 12s. Faltavam 12 voltas, e seus pneus eram 11 voltas mais velhos que os de Hamilton, que começou a remar tudo de novo, virando tempos muito bons. Só que a distância era muito grande. Talvez com pneus supermacios esse caminho pudesse ser encurtado. Mas eles gastariam mais rápido, também. A Mercedes foi conservadora, apostando na segurança. Algo que Comandante Amilton não curte muito.

Na volta 47, a diferença caíra pra 8s5. Hamilton vinha chegando, claramente. Mas já diz o sábio: chegar é uma coisa, passar é outra. Ainda mais em Abu Dhabi. E eu acrescentaria: pneus perdem performance, e por isso às vezes nem chega. Foi o que aconteceu.

O rádio informava Rosberguinho volta a volta da diferença que tinha sobre o tricampeão. O ritmo de Hamilton, excelente nas primeiras voltas após o pit stop, se estabilizou. Assim como a vantagem para o inglês, que estacionou na casa dos 7s. E assim foi até o final.

Rosberg, Hamilton e Raikkonen fizeram o último pódio do ano. Vettel, Pérez, Ricciardo, Hülkenberg, Massa, Grosjean e Kvyat fecharam a zona de pontos. 2015 acabou como começou. Previsível.

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mateus
Mateus
8 anos atrás

Uma coisa que não vi muita gente comentando foi o fato do Sérgio Perez, aquele que só fazia cagada, ter jantado o mítico Hulkenberg. E agora, quem merece carro em equipe grande? Os fans do incrível Hulk devem ter ficado chateados

sandro
sandro
8 anos atrás

Os pneus começarem a granular é fazer o macarrãozinho? rsrsrs…..

Amaral
Amaral
8 anos atrás

Temporada chata, corrida chata, apesar de que já tiveram mais chatas nas Arábias.
Torço, mas sem muita esperança, que as coisas venham melhores no ano que vem. Acho que a Haas vai andar melhor que a Marussia, um ano de preparação e uma estrutura aparentemente séria ajudam e muito. E Grosjean, de piloto estabanado, se mostra hoje capaz de andar mais que o carro. Não espero milagres, mas espero um mínimo de competitividade deles.
E gostaria, sinceramente, de que, já que, salvo uma tragédia ou um erro de projeto monumental, ninguém vai bater a Mercedes, que pelo menos o resto da turma andasse mais embolada. Ia deixar as corridas um tanto menos desinteressantes, já que algo interessante tá difícil.
Melhor que hoje, que Mercedes anda sozinha, Ferrari anda sozinha, Williams, dependendo da pista, ou anda sozinha ou briga com o pelotão do meio, Mclaren e Sauber fazem o penúltimo pelotão, e a Marussia briga com ninguém.
Pedido pra Papai Noel: Que eu ficasse sempre na maior expectativa de quem vai sair no “queum”, e não já saber antes do treino que quem vai sair sempre serão as Marussias, alguém da Sauber, alguém da Mclaren, e alguém tomando alguma punição esdrúxula.
O que quer dizer isso? Maior competitividade. Umas sandices de vez em quando, tipo uma Marussia beliscando o “quetrês” num treino bem louco, ou a Haas já beliscando o “quedois” na primeira corrida. Quem não gosta de sandices de vez em quando?

Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

Bem pessoal, Pinto, Luz Prata, Flávio, Vecellez e outras enfermeiras de plantão…..É chegado o fim da temporada e acho bom àqueles que cravaram no início que Vettel faria bonito com a ferrada se RETRATEM ainda neste post! Afinal não vimos nada de excepcional do Fakezinho alemão Jr…………………nem de longe repetiu o feito de Alonso em 2010!!

R E T R A T E M – S E !!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Cara, é sério, não vou zoar pq isso é doença, demência…

Não sabia que no Hospício[ício tinha Internet.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Tome seu chazinho, cara!
A F1 neste marasmo, ninguém está interessado em saber se Alonso fez mais ou menos que o Vettel.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  J Fernando
8 anos atrás

O feito de Alonso em 2010?

Não conseguir passar o Petrov que pilotava uma Renault meia-boca e assim, perder um campeonato ganho para um jovem piloto de apenas 23 anos.

Segafredo
Segafredo
Reply to  J Fernando
8 anos atrás

Campeonato ganho tinha Vettel com aquele foguete…..já pensou se Alonso fatura? Seria Deus na F1 e estaria certamente ao lado de Ayrton!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  J Fernando
8 anos atrás

Deus???

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Falei, esse cara escreve do HOSPÍCIO!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  J Fernando
8 anos atrás

Acorda, Sennafredo! Você ainda não percebeu que o Big Boss, sabedor que a Honda nem tão cedo emplacaria, contratou o espanhol traíra para o mesmo pagar a denúncia da espionagem em 2007, que zerou a McLaren nos construtores?

Se o teu pilotinho que não passa de bi, quiser ficar ao lado de Ayrton, tem que buscar mais um título em outra equipe.
E ninguém está “largando o osso” nas grandes.

Sinto muito por você e o Vicellez.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  J Fernando
8 anos atrás

Ron Dennis contratou Alonso pra castigá-lo com um carro ruim pela denúncia de espionagem que aconteceu 8 anos atrás.
Mais uma teoria da conspiração?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  J Fernando
8 anos atrás

Estou dando a minha contribuição.

alexandre
alexandre
8 anos atrás

Corrida relativamente boas em Abu Dabi.. 2009 uma briga entre as Brawn GP e a Red Bull e o Kobayashi vindo q nem um maluco la de tras, se nao me engano ele chegou em sexto lugar nessa prova, ainda correndo pela Toyota. E a de 2012 tb foii muto boa… Maldonado largou em quarto no grid, ficou em terceiro por muitas voltas ate tomar uma porrada do webber e ai teve uma colisao entre varios, incluindo o Massa. Tb nao gosto do traçado, mas nem sempre as corridas la sao ruins, e q ja olhamos e logo de cara ja se acha q ruim.. as sa GP2., sempre sao super animadas

aldecir soares
8 anos atrás

Pneu mercedes melhor parte da corrida kkkk,nico so ganha pra mostrar que o carro que ganha não o piloto

Robertom
Robertom
Reply to  aldecir soares
8 anos atrás

Me lembrou que o “Papagaio Doente” falou do “Pneu Mercedes”….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Button, também, aplicou uma “surra” no Hamilton em 2011:
270 x 227.

O inglês, com seu fair play, vai carimbando de leve os companheiros…

Giovanni
Giovanni
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Se somar os três anos que correram na McLaren, o Button fez mais pontos que o Hamilton.
Um dos motivos que fez o Hamilton sair da McLaren foi o próprio Button que o desestabilizou a ponto de dar tantos chiliques que não aguentou o tranco e pediu as contas.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

Verdade, Giovanni. E Hamilton foi para a Mercedes para crescer com ela. Ele mesmo não sabia que a equipe alemã ia ser tudo isso.

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
8 anos atrás

Final horrível, para uma temporada horrível.

A coisa estava tão feia que chegaram a colocar no Rosberg o papel de um protagonista em busca do título, sendo que o Hamilton já estava com a cabeça em outro mundo.

O pior é que ano que vem o negócio vai continuar na mesma.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

E o nosso brasileirinho, para variar, levou mais uma bottinada…

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Paulo,

Não estou defendendo o Massa, por favor, claramente o Bottas é melhor do que ele, mas essa corrida comprovou que quando ocorrem problemas nos carros das Williams, como a cagada feita ao soltar o Bottas em cima do Button, o piloto pouca coisa pode fazer.

Cansamos de ver o Massa se lascando por alguma coisa, caindo pro final do pelotão, e não conseguindo mais nada nas corridas. Dessa vez vimos que não depende tanto do piloto.

E de novo, não quero defende o Massa!!!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Gostei da frase. . .principalmente do final!

Claudio
Claudio
8 anos atrás

Acho que foi descoberto outro grande risco na Formula 1 atual: os pilotos podem dormir ao volante.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
8 anos atrás

Essa valorização exagerada do final de ano do Rosberg é ridícula. Seu único real adversário é um tricampeão já de férias e pensando na zoeira. Não significa absolutamente nada.

clodoaldo
clodoaldo
Reply to  Fabiano Lacerda
8 anos atrás

e como um luiz fabiano do são paulo so marca gol quando não vale nada

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  clodoaldo
8 anos atrás

Perfeito Clodoaldo!!!

Um é o artilheiro dos gols inúteis, outro o vencedor do campeonato que já perdeu!!!

HUAHUAHUAHUAHUA

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  clodoaldo
8 anos atrás

Vale para a artilharia.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Fabiano Lacerda
8 anos atrás

Assino embaixo!
E os caras discutindo se é ou não pelo fato de correr sem pressão!
Ora bolas, quem põe pressão na pessoa é ela mesma e mais ninguém!
Só se for fraca psicologicamente é que sente o peso dos adversários!

Digo
Digo
8 anos atrás

Honda e RBR juntas no ano de 2016!!

https://www.youtube.com/watch?v=RaQH711aSRM
assista no minuto 4:40
abraços

Rodrigo Luiz martins
Rodrigo Luiz martins
8 anos atrás

Flávio, Honda e RBR juntas para 2016!!! Christian horner falou em uma entrevista pra bbc no final da corrida de abu dhabi!!!

https://www.youtube.com/watch?v=RaQH711aSRM
olha no minuto 4:40

abraços

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Rodrigo Luiz martins
8 anos atrás

Coitado do Ricciardo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Rodrigo Luiz martins
8 anos atrás

Coitado do Ricciardo.

Kkkk
Kkkk
Reply to  Rodrigo Luiz martins
8 anos atrás

Vcs estão viajando, o cara foi irônico, alfinetou dizendo q a Honda não vai melhorar.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Kkkk
8 anos atrás

Quem está viajando é você e há quase uma década.

Kkkk
Kkkk
Reply to  Kkkk
8 anos atrás

Acorda, mais um piloto de ponta concorda que Alonso é o mais completo da f1. Coisa que a imprensa especializada e os pilotos tops também acham há pelo menos uma década. Do vettel ninguém lembra, só a ralezada que não vê.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Kkkk
8 anos atrás

F1 virou concurso de misses, onde os jurados decidem quem é a mais bonita?
Se você disser que Alonso é o mais completo em vices há uma década, eu até acredito.
A dupla Hamilton/Vettel já passou por Alonso, só você que não vê.

Oi?
Oi?
8 anos atrás

A F1 termina chata, mas tenho algumas considerações a fazer:
1) Nars terminou o ano dignamente, em 13°, a quase 20 pontos de seu companheiro, atrás no campeonato do badalado estreante Verstappen, e, pasmem, à frente de Sainz, companheiro daquele na Toro Rosso…
2) A quantidade de pontos e a constância de Nars no campeonato (tendo em conta a péssima evolução da Sauber) não deixam de ser uma surpresa para um piloto cuja tocada muito lembra a de Prost, guardadas as devidas proporções…
3) Sobre Vettel e Ferrari: feitos um para o outro. Não deve ser fácil para o Raikkonnen andar com um lastro no segundo carro…
4) Ricciardo, o sobrestimado, termina o campeonato atrás do russo estreante…
5) Alonso vive um inferno astral e será compulsoriamente aposentado pelo Ron até o final da temporada de 2016…
6) E a Williams? O que dizer de Massa, um caraque termina 15 pontos atrás de um piloto mediano como o Bottas, que cansou de levar pau do Maldonnado quando os dois corriam na mesma Williams? O WEC te espera, Massa. Ou a F-E, quem sabe…
7) Para 2016, acredito que não haverá nenhuma surpresa, Mercedes na frente, seguida por Ferrari, RBR, Force India, McLaren e Williams. A Haas vai penar como estreante, e teremos mais uma temporada apagada da Sauber. Espero que o Nars sobreviva à mediocridade de sua equipe, pois a F1 costuma ser implacável com a falta de resultado de pilotos novatos.

Desejo um 2016 repleto de alegrias para você, Gomov, e para todos os leitores do blog!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Oi?
8 anos atrás

Devagar com o andor. . .o Nasr não é isso tudo não!
Menos. . .bem menos!

Giovanni
Giovanni
Reply to  Oi?
8 anos atrás

Nasr marcou bastante pontos porque se aproveitou dos acidentes que ocorreram. Obviamente, como sempre andava mais trás, qualquer acidente que ocorria eram sinônimo de posições ganhadas, visto que os envolvidos normalmente estavam a sua frente. Ao mesmo tempo, só foi superior ao companheiro em pontos, no ritmo de corrida foi pau a pau, o que não é nada bom, visto que o Ericsson é dos piores do grid.

Resumindo: piloto que comete poucos erros mas que não tem muita velocidade, não.

Robertom
Robertom
Reply to  Oi?
8 anos atrás

É Nasr, pelo menos escreva o sobrenome corretamente.

Oi?
Oi?
Reply to  Robertom
8 anos atrás

Nasr, Nars, Nasser… Grafia estrangeira difícil.

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Não dá para insistir nessa pista em que é impossível ver uma corrida sequer razoável. O Bernie reclama da falta de apoio da Globo pelo desinteresse do público, mas apesar de achar que os brasileiros só curtem a F1 com um compatriota liderando, a queda no interesse é mundial. Grande parte da culpa é do próprio Bernie, que tirou pistas tradicionais e extremamente interessantes para levar a F1 a lugares enfadonhos, tudo para encher os bolsos com cada vez mais dinheiro. Agora, ele toda hora parece preocupado, critica emissoras, organizadores locais, responsáveis pelo regulamento e outros pela falta de interesse e chatice das corridas. Esquece que foi ele quem começou, quando decidiu levar as corridas para essas pistas completamente sem graça em locais sem qualquer relação com o automobilismo. Também poderiam acabar com essas tais unidades de força em prol dos motores normais, além de abolir a aberração da asa-móvel.

luigi
luigi
Reply to  Guilherme
8 anos atrás

Guilherme , concordo com suas colocações , mas tudo que é monopolizado tende a virar coisas para protegidos que nem sempre são os mais capazes ,coisa muito comuns em ditaduras . Por exemplo ,este Tilke que tem o monopólio da construção de novos autódromos ,cujos traçados , “Seu Zé do Concreto” faz muito melhor( a critica é quanto aos traçados (não há criticas quanto a luxuosidade das edificações) , Nas pistas do “Seu Zé” os carrinhos não precisam de asinhas moveis para fingir uma difícil ultrapassagem . Outra coisa são essas unidade motrizes , onde os ditadores da F I A especificaram que a unidade de combustão interna tem que ter uma arquitetura X , tirando dos fabricantes a oportunidade de descobrir novos “caminhos” ,quando só bastaria limitar “cilindrada” e consumo o resto deveria ficar por conta e risco do fabricante .
Outra coisa que chega a ficar cansativo é a babação de ovo do Sr. Gagalvão Globueno ,criador do “PNEU Mercedes” quanto ao chatodomo de traçado tilkhdo , ele já tem “grana” e posição” suficiente , chega ao ridículo este ‘DESLUMBRAMENTO ,ante Ricos e Poderosos do Petróleo toda vez que vai ao Oriente Médio .(e desta vez nem foi , valeu-se do FOM TV , deve ter estragado o Screen da emissora com toda a sua baba )

Igor
Igor
8 anos atrás

Tá cançado de ver “gente bonita tomando champagne”? Vai assistir uma pelada na comunidade. Lá tá cheio de gente feia tomando cachaça, você vai adorar.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Não seria “calçado”, já que pelada em comunidade é com todo mundo descalço?

Robertom
Robertom
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Tem um famoso preparador mineiro de karts que se chama Rafael Cançado, e o cara trabalha pra c…..

Leon Neto
Leon Neto
8 anos atrás

Flavio,

tem um errinho de digitação no paragrafo 4: “Na frente, a largada foi nromal”

Mas, em se tratando de Flavio Gomes pode ter sido uma sutil ironia com a palavra e nós, tapados’é que não entendemos…

André Moraes
André Moraes
8 anos atrás

Essa temporada terminou tão sonolenta quanto começou. Quando os bastidores são (muito) melhores que as corridas, tem realmente algo errado com essa F1!

Pelo menos ano que vem a Haas virá para animar um pouco o negócio, assim espero…

luigi
luigi
Reply to  André Moraes
8 anos atrás

Seria para animar muito mesmo . Pois desde a criação do campeonato de F 1 até o momento nenhuma equipe americana que se envolveu com a F 1 ,teve muito sucesso . Nem Dan Gurney que era competente tanto quanto piloto como construtor , más vamos aguardar para ver .

clodoaldo
clodoaldo
8 anos atrás

so pra não passar batido destaque para presença de rubens barrichello nos box chupa globo
para quem não sabe após sair brigado da emissora a mesma se recusa a falar ou mostra ele em sua programação o maxximo possivel mesmo quando transmite a stock car

Yuri Coelho
Yuri Coelho
8 anos atrás

Vitória de Nico Rosberg completamente manipulada pela Mercedes

1: Chamou Rosberg aos boxes rapidamente quando viram que a ultrapassagem era questão de 2-3 voltas

2: Deixou Hamilton sacrificar seus pneus macios, para depois colocar novamente pneus macios que obviamente não dariam ritmo para que Hamilton recuperasse terreno

Se queriam ser democráticos que obrigassem Hamilton a parar na volta seguinte da parada de Rosberg, enfim uma vergonha.

Garlet
Garlet
Reply to  Yuri Coelho
8 anos atrás

Pois é, melhor pensar duas vezes antes de jogar boné no companheiro de equipe, principalmente se ele é alemão e você corre pela Mercedes. Acho até que 2016 deu pra bola pro Hamilton, vai sempre ter um parafuso mal apertado no carro dele. Melhor ir para a McLaren, tudo inglês, eles se entendem……………….

Artur
Artur
Reply to  Garlet
8 anos atrás

Cara, se o Hamilton perde é a equipe que sabotou… engraçado demais essa teoria da conspiração dos brasileiros. O cara ganhou os últimos dois campeonatos, tem o maior salário da fórmula 1, e o brasileiro acha q ele é um coitadinho que fica sendo sacaneado pelos brancos alemães. Oh complexo de cachorro vira latas. Me poupem.

danielle
danielle
Reply to  Yuri Coelho
8 anos atrás

Engraçado, quando a estratégia beneficiava o Hamilton ninguém reclamava. Obviamente, dois podem jogar esse jogo. O cara já levou o campeonato e ainda fica resmungando, querendo toda à atenção pra si.

Yuri Coelho
Yuri Coelho
Reply to  danielle
8 anos atrás

O pior cego é aquele que não quer enxergar, a corrida de ontem foi ridícula e completamente manipulada, que grande estratégia fizeram pro Hamilton, não?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Alonso deixou a melhor diversão para o final da temporada:

1 – De cara, tirou Maldonado da corrida (depois de tocar em Nasr) numa lambança digna da vítima que, além de ficar puto da vida, também ficou com inveja. E quase sobrou para Vettel (com certeza, protegido dos Deuses).

2 – Não satisfeito, o espanhol trapaceiro sugeriu na volta 25, um Safety Car à equipe, pensando que era o Briatore comandando a “McLata”. Será que a descarga elétrica no início do ano o fez voltar no tempo? Ou foi o anoitecer em Abu Dhabi? Será que ele pensou que estava em Cingapura?

3 – Para não dizer que não falei de ultrapassagens, o “Arrastonso” passou os dois marússicos, chegando com duas voltas de atraso.

4 – Pela segunda vez na carreira, Alonso LEVOU PAU do companheiro de equipe! E desta vez, do semi-aposentado Button.

5 – E pra fechar com “chave de ouro”: Ron Dennis quer ver o espanhol pelas costas!. Está torcendo por um ano sabático do espanhol…

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

E o Picaretonso “segurando” o Ve44el, hein???

Que fim de feira esse pilotinho…

E enquanto isso, a Ferrari com Ve44el cresceu em 2015!!!

Qual ano faltou piloto mesmo???

Kkk
Kkk
8 anos atrás

Ser 4o com a Ferrari é brilhante, poderia ter sido no México, se não batesse em spa, se não inventasse.
Péssima temporada da Ferrari, bateu williams e redbull, que nem de longe fizeram bons carros nesse ano.
Alonso foi tocado, o replay foi claro.
Vettel reclamando que não consegue passar o Alonso foi hilário, kkkkkk! Lembrei do mimimi de silverstone – 2014, vettel deve ter medo até hoje quando vê um capacete azul e amarelo, hahahaha!!!

clodoaldo
clodoaldo
Reply to  Kkk
8 anos atrás

verdade deve tremer toda vez que da uma volta no retardatário de capacete azul e amarelo

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  clodoaldo
8 anos atrás

Hoje, o Herdeiro, para não perder o ritmo, meteu duas voltas no “Arrastonso”.

Christian
Christian
Reply to  Kkk
8 anos atrás

Calma Allez, é que o carro do Alonso estava mais leve, afinal, o carro do Vettel levava 04 canecos, enquanto o do Alonso … bom vc. sabe não é ?

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Kkk
8 anos atrás

Picaretonso foi tocado???

PQP Vicellez, vou parar de zoar com vc, vai que é doença…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  André Fonseca
8 anos atrás

O Picaretonso foi tocado pelos Deuses no final da temporada de 2006, quando fez pouco caso do Herdeiro de Fangio.

Daí em diante, o espanhol só ficou com as sobras.

Gilberto Martins
Gilberto Martins
8 anos atrás

Corrida chata e transmissão do Chatão Bueno ninguém merece.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Balanço do ano de 2015
1- Mercedes inbatível , sera tambem em 2016.
2- Ferrari a segunda força . para formar podium
3- Segundo semestre , force India a que mais cresceu, muito bem Peres,
4- depois red bull , se tivesse mais motor, brigaria com Ferrari.
5- Pra mim a revelação é Kvyat, terminou na frente de Ricciardo.
6- Williams andou de ré no segundo semestre, já é a quarta força ,
Perguntas de um leigo sobre a Williams .
1- Porque é sempre o carro mais rápido do speed trap, e lento em curva
ora mais asa e equilibra isso.
2- È o carro mais econômico do grid, ora maior consuma maior potência.
3- A pior equipe nas paradas, , hoje 4,1 para massa, e 5,6 para Bottas,que com
5 que pagou , por falha da equipe na hora de sair , deu 10,6 segundos
4-Estratégia de corrida , nota zero , Massa saiu em oitavo, terminou e, oitavo,
Vettel decimo sexto, terminou em quarto..

Garlet
Garlet
Reply to  Celio Ferreira
8 anos atrás

Pois é cara, os detratores do Vettel, com aquela ladainha Ricciardo prá, prá, e o sorrisão levou pau do Russo estreante. Acredito que o Kvyat tenha o segundo carro, sucatão.

Paulo Lopes
Paulo Lopes
8 anos atrás

Não adianta ficar inventando teorias para as vitórias de Rosberg. O cara se preparou melhor para as corridas depois do título do Hamilton. Se adaptou melhor às alterações na suspensão da Mercedes, foi pra fábrica, treinou largadas como um louco e se concentrou para bater Hamilton nas 3 corridas finais. Enquanto isso, Lewis estava na balada. A equipe o ajudou? Provavelmente sim, para garantir o vice do alemão. Isso servirá de alguma coisa pra 2016? Na prática não. O regulamento é o mesmo, mas o carro será diferente, com alterações nos pneus, aerodinâmica e motor. É um recomeço. Sou fã do piloto inglês, vibrei muito com o TRI e torcerei muito em 2016 para o tetra.

André
André
Reply to  Paulo Lopes
8 anos atrás

Mas agora que não vale mais nada? Por que não fez isso durante o ano??

Isso é fogo de palha. Infelizmente, ano que vem, vai dormir de novo…

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  André
8 anos atrás

Pois é. quando está sob pressão ele não funciona.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Paulo Lopes
8 anos atrás

Paulo de tudo que vc falou aí, a única verdade é a melhor adaptação às alterações na suspensão dos carros. Ou vc acredita mesmo que em no intervalo de três corridas, Rosberg iria fazer um supleitvo de ir a fábrica, treinar largadas e se transformar pra ser 4 décimos mais rápido que LH, agora no final da temporada depois do título decidido?.

Não sou dado a teorias de conspiração, mas, a única explicação pra esse up repentino é que Rosberg se adaptou melhor às mudanças no carro.

Rafael BH
Rafael BH
8 anos atrás

Hami-mi-mi-lton não queria parar de novo? Se eu fosse da equipe deixaria ele na pista. Rosberg ia passar por ele como uma flecha.

Anda muito chorão, para um tricampeão.

Tomara que a Ferrari acerte no carro pro ano que vem.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Rafael BH
8 anos atrás

Quem não chora não mama. Vettel reclamou dos pneus quando o dele estourou pq não fez a troca e aí foi falar mal da Pirelli.

clodoaldo
clodoaldo
8 anos atrás

corridinha chata no padrão do campeonato todo a mercedes ta acabando com a f1 não deixo o rosboga incomodar o hamilton na caminhada para o titulo e agora deixou o rapaz ganha tres corrida como premio de consolação e fornece motores com um pistão a menos (tem pistão nesse motor ?) pra equipes clientes assegurando sua vantagem um campeonato pífio sera esquecido na historia da categoria

ps flavio espero que não esqueça do blog nessas ferias sempre acompanho ele não so pela f1 mas por todo o conteudo abç

Henk von Guillier
Henk von Guillier
8 anos atrás

A corrida de 2009 também foi interessante. As duplas de Brawn e Red Bull travaram duelos bem animados até a última volta, e um novato Kobayashi, pela Toyota, enfileirou ultrapassagens sobre gente grande – se não me engano, era a segunda corrida dele na carreira. 2010, como você disse, pela decisão do título; e só.

Triste o rótulo de “Mônaco Árabe” que o Galvão tentou colar hoje. Se há uma ambientação genérica aproximada à monegasca no oriente, esta é a de Cingapura.

Abs

Adriano
Adriano
8 anos atrás

Flavio,

Vale um registro, nessa prova, o Kimi igualou o número de pódios do Senna. Com muitas vitórias a mais do brazuca e um montão de terceiros lugares do finlandês.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Adriano
8 anos atrás

Adriano, vale mais um registro: Iceman é o recordista absoluto de terceiros lugares (30).

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Terceiro lugar agora vale recorde?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Melhor defini-la como marca.

Motos Antigas
Motos Antigas
8 anos atrás

Comparar o fim do campeonato de Moto GP e o da Fórmula 1 demonstra bem a falta de competitividade que existe na segunda categoria. A F1 precisa de mudanças, não sei exatamente quais nem é minha obrigação saber, mas que está uma porcaria não existe dúvida.

RENATO
RENATO
8 anos atrás

Corrida chata como as ultimas, tá loko.Todos querendo ir embora.Carros piorando, nenhuma motivação.Mercedes dando uma moral ao Nico.

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

Sobre o público das “arquibancadas”, o que dizer, além de perceber que era nada mais do que um bando de alienado querendo demonstrar o seu “poder” em relação aos “mortais” que não têm “condições” de estar nas suas tão “almejadas” posições?
Se fizer a estas pessoas qualquer pergunta básica sobre F1, como nome de piloto, último campeão, por exemplo,, provavelmente 90% delas vai errar pelo simples fato de estar lá por outro motivo, que não a F1.

Ou seja, a F1 olha pra quem não está nem aí pra ela.

Acorda F1

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

Rico é assim mesmo. Não tá nem aí pra bagaça. Só quer passear, curtir, comer, sair bem nas fotos, etc.

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

Muito da culpa da corrida parecer ser chata é pela péssima transmissão da FOM. A transmissão da FOM, junto com asa móvel e pitstop, transformou as corridas numa bagunça.

Na ânsia de mostrar ultrapassagens, os caras ficam mostrando briga pela 10a posição e “esquecem” a corrida dos ponteiros que é o que interessa! O problema maior disso é que se torna impossível de contextualizar a corrida! Porra, a TV mostrava a disputa pela 87a posição enquanto o Hamilton descontava a diferença do Rosberg de 8s para 1s. Aí, de repente, a TV mostrou o Hamilton colado no Rosberg. Pra quem não acompanha de perto, a pessoa fica totalmente perdida na transmissão. E aí, vem a pergunta: Como que alguém que está começando a assistir F1 vai se interessar por uma bagunça dessas?

Sem falar nos pitstops… Precisa mostrar todo mundo parando?

A impressão geral é que as corridas viraram num circo de ultrapassagens artificiais e troca de pneus sem contexto algum e que, embora tenham havido umas 60 ultrapassagens, no fim, a corrida termina sem parecer ter emoção alguma.

A F1 devia para de usar essas maquiagens fajutas que agora estão invadindo até o formato de transmissão das corridas, e entender que muitas vezes um pega é muito mais interessante do que dezenas de ultrapassagens sem sentido que só dificulta a compreensão de quem assiste.

Um exemplo claro é a emoção no futebol SEM GOL, em que surge nos momentos em que a bola vai na trave, o goleiro pega, ou um jogador é expulso, principalmente quando há um contexto que sustente os fatos!

A F1 tá tão ruim que ATÉ o Galvão Bueno criticou o momento da categoria, caso muito raro na Globo (falar mal do próprio produto). E com razão.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

Comentário muito lúcido. A F1 hoje parece uma gincana de carros, tipo um Mario kart da vida. DRS, pneu que se esfarela… sempre tem algo a acontecer, mas em 95% das vezes é algo que nada acrescenta. Bobagem pura.

E sempre digo: se ultrapassagem por si só fosse emocionante, bastaria colocar um monte de retardatários e teríamos muita emoção. O que torna uma disputa emocionante é a briga, é o piloto a retardar a freada, o de trás a tentar pegar o vácuo… Abrir uma asa e passar, qual graça tem? É pior que em oval nos tempos da IRL, quando a direção da Indy pedia para os pilotos não defenderem posição. Pelo menos ali o cara da frente poderia buscar um traçado diferente e ultrapassar novamente logo à frente.

É patético. Mataram a F1. E pra encerrar: outra merda, além do DRS e fim do reabastecimento, são essas trocentas corridas por ano. Campeonato acaba e fica sem graça. 16 é o ideal — tanto pra quem cobre quanto para quem acompanha.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

“…’esquecem’ a corrida dos ponteiros que é o que interessa!”

Na corrida dos ponteiros, com raras exceções, nada acontece. O pole vence, o segundo no grid chega em segundo e o terceiro no grid chega em terceiro…

Giovanni
Giovanni
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

O Hamilton descontou a vantagem do Rosberg de 8s para 1s em 7 voltas e você nem percebeu porque a FOM não mostrou.

A transmissão da Globo se resume aos seguintes papeis:
Galvão Bueno: olha mais pra tempo de volta do que pra TV

Luciano Burti: tenta traduzdir os 250 rádios rádios inúteis que aparecem ao longo da corrida.

Reginaldo Leme: tenta sintetizar a corrida, linkando o que o Galvão e o Burti falam com a bizarrice mudança de câmeras da TV.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Descontou a vantagem e aí… passou?

Beto Santos
Beto Santos
8 anos atrás

Flavio, vc sabe dizer porque os carros da Williams, correram sem o filete vermelho que fazem parte do logo da patrocinadora da equipe?

Felipe Lima
Felipe Lima
Reply to  Beto Santos
8 anos atrás

O “filete vermelho” faz alusão à marca Martini, e nos EAU propaganda de bebida alcoólica é proibida ( acho que nem champanhe é oferecido aos vencedores, é uma outra bebida).

Daniela
Daniela
8 anos atrás

As duas últimas corridas foram de doer mesmo. Minha esperança é que em 2016 a Ferrari possa chegar. Pq eu não acredito no Rosberg. Só ganhou depois que o Hamilton meteu o pé na jaca e a Mercedes resolveu ajudar. Pq não colocou os pneus supermacios hoje? Eles determinam quem ganha e quem perde. De resto a comentar apenas a batida do Alonso na largada. Triste situação da Mclaren, pior ainda a do Alonso. Estou triste..sqn rsrsrs

Garlet
Garlet
8 anos atrás

Hamilton pensando para 2016: “Não jogar novamente boné no meu companheiro de equipe, não jogar……….. ” A Mercedes deu uma “congelada” nele, será que aprendeu, ou vai vir “chei di marra” novamente em 2016? Só zoando da cara de alemão? Olha, olha tem uma estrelinha de 3 pontas ali no seu macacão toma cuidado…………….não provoca………………

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Garlet
8 anos atrás

A farra do inglês vai acabar quando Vettel for para a Mercedes.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Esqueçam essas três vitórias do Nico “Rosdiva”, isso é só “para inglês ver”…

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Só prestarmos atenção nas 6 últimas corridas, já que todo mundo só fala nas poles da Rosdiva. Quantas dessas poles ele conseguiu concretizar em vitória???

Pois bem, a farra do inglês terminou ontem, em 2016 o Hamilton volta focado e teremos uma repetição desses dois últimos anos…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

E quem falou que Vettel vai para a Mercedes? Você?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

KKKKK…..agora tu já sacou que na FERRARI não vai rolar??……vc é patético!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Calma, Segafredo. O Herdeiro só vai para a Mercedes depois que faturar, pelo menos, um título na Ferrari.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Tudo certo (será?). Nem tudo. As coisas mudam na F1 e por consequência os velhos chavões também. Chegar é uma coisa, passar é… não, não, não, isso não se aplica mais à F1. Sinto muito. Chegar é uma coisa, abrir a asa e passar é consequência natural.
Como a F1 tá chata!!!
Abs.

Lucas
Lucas
8 anos atrás

A Ferrari foi a única coisa que realmente surpreendeu neste ano. E, nesta corrida, o Vettel largar do fundão deu um pouquinho de animação a um GP muito chato. É interessante ver que, apesar da diferença enorme de pontos entre o Vettel e o Räikkönen, a Ferrari conseguiu ficar com a segunda fila na tabela de pilotos, o que mostra o quão para trás ficou a Williams. Se a Ferrari evoluir mais e o Rosberg mostrar essa força toda no ano que vem, vamos ter um campeonato muito melhor.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Chuuuuuuuuuuupa Allonzo!

E engole sem gargarejar!

Temporada fantástica!

Viceonso realmente chegou ao fundo do fundo da fossa abissal do poço. Ser culpado de um acidente com o Maldonado?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Amonso, o pilotinho Michelin, o maior piloto pagante da história da F1, um fake desmascarado, terminou em…? Último! Ou a GP2 Marússia conta?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eternando Picaretonso se torna o 1º (até que enfim!!! Primeiiiiiiiro!!!) piloto da história da F1 a ser humilhado por um estreante (Hamilton em 2007) e por um ex piloto em atividade (Button 2015)!

Classificação da F1no (F 1-no, F-Uno, FUMO!)

Button 16 pontos
Amonso 11 pontos
Ericson 9 pontos

Chuuuuuuuuuuupaaaaaa!!!!!

Torço exaustivamente para que o Ron Denis não tenha razão: não tire um ano sabático, Amonso! Continue firme, a F1 precisa de você. Afinal, se você sair, vamos rir de quem??!!!!

O Show tem que continuar!!!

Eu avisei… Vai doer…

Ano que vem vai ser pior (ou melhor, depende do ponto de vista!)

Chupa Matrix!!!

Allez Mão!!!!

P.S.: Corridaça do Ve44el.

Kkkk
Kkkk
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Foram dois grandes momentos na corrida, Vettel não conseguindo passar o Alonso e chorando no rádio. E, claro, algo que não ocorreu em 2014 com Alonso: “Vettel, Kimi is faster than you”, kkkkk!
Kkkkkkkkk!
Vettel terminou 2015 como terminou 2014, como segundo piloto.
Kkkkkk!
Alonso, sem fazer pre temporada e com uma corrida a menos, tinha muito mais pontos que o Button até o GP do Japão, mas mesmo assim terminou na frente do Button em qly. E graças ao motor de Austin, vimos a mclaren andando próximo dos pontos.
Vettel levou ferro do Ricciardo, que levou do Kvyat esse ano. Pensa um pouco, vettel é um piloto medíocre, mediano.
E não fez nada esse ano com o excelente desse ano, errou como um amador, nem vice foi, terminou o ano se rastejando atrás do Kimi, piloto aposentado que corre pra ser escudeiro de luxo. Kkkkk, #NemVice!
#SorryICrashed!

Rafael BH
Rafael BH
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Noffa…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Rafael BH
8 anos atrás

Esqueceu a dentadura, Rafael?…

luigi
luigi
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Você poderia rir muuuuiiito se tivesse condições de comparar a sua conta bancária com a dele ,não é mesmo ,pilotão de carro 1,0 !
Não gosto do Alonso,por suas atitudes pessoais ,mas ignorar que é um grande piloto ,seria no minimo admissão de MUITA ESTUPIDEZ e BURRICE .
E seu querido Vettel também não foi feliz na escolha(se é que teve esta oportunidade) ,pois enquanto tiver Mercedes na F 1 ,muito dificilmente a Rossa di Maranello fará um campeão ,isto é histórico vem desde os anos 30 quando surgiram as Flechas de Prata e acabaram com o reinado da Scuderia Ferrari ,que na época corriam com Alfa Romeu e nos anos 50 com a W 196 , a Mercedes fez Fangio campeão de 1954. ( E não pense que sou torcedor dos tedescos , pois meu avo foi um dos assistentes de Vittório Jano e posteriormente Gioacchino Colombo , a vida da famiglia foi dedicada ao departamento de competições da Alfa Romeu e depois Autodelta ,somos italianos ,amamos nosso país ,mas fatos históricos são incontestes )

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

E o Vicellez vai dizer o quê, agora?

Semi-aposentado 16 x 11 Retardonso

Kkkk
Kkkk
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Kkkkk, não xinguei e não fui agressivo como o chupador ali, mas meu comentário não foi aprovado pelo blogueiro… Torcedor do alemão fake falando de levar pau do companheiro não pode, kkkk!
Alonso terminou com mais qualificações na frente e até o Gp do Japão liderava, isso com uma corrida a menos e sem participar da pre temporada.
Vettel não fez nada, terceiro até minha vó seria com essa Ferrari.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Acorda, Vicellez! Não dá mais pra mascarar! O espanhol trapaceiro LEVOU PAU do companheiro, o inglês semi-aposentado!

16 x 11… !!!!!!!!!!!!!!!!

Chora, Vicellez!

Hahahahahahaha!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Não entendi, Allez. A qualificação vale mais que os pontos? Se vale, por que a FIA teima em determinar as posições no campeonato através dos pontos?

Kkkk
Kkkk
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Kkkk, qdo forem falar de ferro entre companheiros, relembrem vettel e riccisrdo em 2014, kkkkk!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Vicellez, já falei e vou repetir:

Niki Lauda levou ferro de John Watson na McLaren em 1982 e 1983, e nem por isso o tricampeão deixou de ser a referência que é.

E John Watson?

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Caramba, Vettel e Alonso fizeram algum mau para essa turma do “#”

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

HUAHUAHUAHUAHUAHUA

Implorando por um Safety Car!!!

HUAHUAHUAHUAHUAHUA

Tentando segurar o Ve44el!!!

HUAHUAHUAHUAHUAHUA

Tomou um couro do Button, e essa historinha de “sem pré-temporada e uma corrida a menos” não cola.

HUAHUAHUAHUAHUAHUA

Pq no lugar do “GP2 ENGINE” não pediu “MICHELIN TIRES”???

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

E fiquem com essa constatação do próprio FG:

“- Frase de Vettel, fazendo um balanço da temporada. “Se a gente olhar para onde a Ferrari estava no ano passado e para o que conseguiu neste, é quase um milagre”, falou o alemão. A saber: o time foi quarto colocado no ano passado, com 216 pontos, e pulou para segundo em 2015, com 428; três vitórias nesta temporada, contra nenhuma na última; uma pole em 2015, nenhuma em 2014; três melhores voltas agora, uma no ano passado; quatro presenças na primeira fila em 2015, nenhuma em 2014; e o grande salto na quantidade de pódios 16 x 2.”

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Melhor momento da corrida: Ron Dennis falando que sem um safety car era melhor o Alonso ir para o box e começar suas férias!

Kkkk
Kkkk
Reply to  Paulo F.
8 anos atrás

Kkkk, não viaja…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkk
8 anos atrás

Não foi o Big Boss que sugeriu um Safety Car. Foi o próprio Alonso, achando que estava em Cingapura com o anoitecer em Abu Dhabi.

Nelsinho Piquet, cadê você!!!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Kkkk
8 anos atrás

Não é voyage não.
Ron falou isso! Não falou em férias, mas que falou em retirar o carro, falou. (dai ao asturiano sair de férias….) . Ron sugeriu uma de 12 meses! rs, rs, rs.
As únicas coisa que aliviam Dennis ao ver seus carros andarem lá perto das Manor:
a) saber que NÃO é ele que paga o salário do Alonso.
b) ver o Button andar na frente do espanhol.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Paulo F.
8 anos atrás

IMPLOROU POR UM SAFETY CAR!!!

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Kkkk
Kkkk
Reply to  André Fonseca
8 anos atrás

Kkkk, não passa o alonso de Ferrari, pqp!! Pode aposentar.
Vettel segundão do Kimi é pra acabar mesmo!!!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  André Fonseca
8 anos atrás

Tem certeza que não passou???

Ficou empacado como se fosse o Petrov???

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  André Fonseca
8 anos atrás

Vettel, segundão do Kimi? Em que Matrix?