LÍNGUA SOLTA

nico-rosberg-lewis-hamilton

SÃO PAULO (alguém breca esse cara!) – Adoro o estilo de Hamilton. Em quase tudo. Guia pacas, faz tatuagem, pinta o cabelo, se veste do jeito que bem entender, vive a vida, se relaciona com o mundo exterior (existe gente na F-1, jornalistas incluídos, que acha que o planeta vai parar de girar se um dia a categoria acabar), tem amigos na música, nas artes, no cinema, em outros esportes, é um cidadão do mundo.

Mas, às vezes, é deselegante. Domingo, questionou a equipe sobre a necessidade de uma segunda parada para trocar pneus. Achava que dava para ir até o fim com o que tinha. OK, é um direito. Acho até que dava. Mas fez isso depois que a Mercedes chamou Rosberg para os boxes. Nico também tinha como plano A fazer apenas um pit stop. Mas a vantagem era tão grande que, por segurança, a equipe resolveu trocar mais uma vez.

[bannergoogle] Se faz com um, tem de fazer com o outro. O time não perguntou a Rosberg se ele queria parar. Mandou parar. O cara na liderança, sossegado, recebe um chamado desses, nem pergunta. Acredita na boa-fé de quem está controlando as coisas no pit-wall. Deduz que o companheiro fará o mesmo.

Aí o outro percebe que ali há uma chance de ganhar a corrida dando uma pedalada no parceiro e nem quer saber por que o chamaram. Fica puto, mas para. Depois, elogia Rosberg e tira uma onda: “Desta vez não teve rajada de vento”. Era uma referência à desculpa que o alemão deu para o erro que lhe tirou a vitória nos EUA. Deselegância número 1.

Não bastasse, segue questionando a ordem de fazer o segundo pit stop e insinua que a Mercedes ajudou Rosberguinho. “A equipe precisava motivá-lo”, falou à BBC. Deselegância número 2. Totalmente desnecessária, como a primeira. E é claro que depois dessa, o clima pesou na equipe. Já se fala até que Niki Lauda deixa o cargo no fim da temporada.

Nico-Nico no Fubá ganhou de Hamilton na pista, foi superior em todos os treinos, fez a pole, não cometeu nenhum erro. Não foi ele que pediu para fazer a segunda troca, foi a Mercedes que avaliou os pneus usados nos dois carros e decidiu que era mais prudente parar de novo. Óbvio que Lewis sabia disso. Mas se é tão macho, por que simplesmente não desobedeceu? Falar pelos cotovelos, mas se comportar como um cordeirinho, é fácil.

Desta vez, Hamilton passou do ponto. E vocês, o que acham?

Subscribe
Notify of
guest

126 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Não concordo 100% com a opinião porque em Mônaco a equipe não teve a mesma atitude com os dois pilotos.

fabiom
fabiom
8 anos atrás

Essa história de ” o que a equipe faz pra um tem q fazer pra outro” me lembrou a palhaçada q o Ross Brawn fez com o Rubinho em Barcelona 2009 qnd mudou a estrategia do Button e acabou tirando a vitória do Rubinho!

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Num dia acha que Hamilton tem razão em questionar, depois acha que ele se excedeu? Decide aí!

Marcio
Marcio
8 anos atrás

Não sabe ganhar e não sabe perder….

Paulo Pinto
Reply to  Marcio
8 anos atrás

Como não existe empate na Fórmula-1…

Marcio
Marcio
8 anos atrás

Hamilton tem se mostrado um grande babaca!

Wolfpack
Wolfpack
8 anos atrás

Sigo a nota do relator. Por sinal detesto chorões na F1, e parece que esta safra está cheia de garotos mimados: Alonso, Hamilton, Vettel, os mais chorões do grid, sem contar o Massa que só fala M…

José Angelo
José Angelo
8 anos atrás

Acho o Hamilton um baita piloto e muito melhor que o Rosberg. Mas domingo torci pra ele não parar e pro Rosberg tirar ânimo não sei de onde e buscar na pista e passar o cara. Teria pneus novos e umas boas 15 voltas pra isso. Seria uma boa lição. E com o safety-car que teve, suas chances seriam até maiores.

Quanto à cutucada, já aconteceu com ele mesmo de escapar da pista por causa de vento. Com a dependência aerodinâmica dos carros de hoje não é nenhum absurdo isso acontecer. Falar assim faz parecer para o “povão” que o Rosberg procurou uma desculpa esfarrapada. O que não é verdade, até porque o mesmo Rosberg admitiu depois da corrida que o erro foi dele e de mais ninguém.

Juliano
Juliano
8 anos atrás

Hamilton é pop star, Vettel um cara comum. Ambos possuem fãs, questão de gosto e estilo. Eu fico com Vettel.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Sorte do Hamilton que não precisa da minha aprovação para continuar na Mercedes ou na F1.
Sempre fui fã de seu estilo de pilotar, da personalidade “sem medo” como piloto dentro e fora das pistas. De ser autêntico.
Mas parece que ultimamente anda se perdendo um pouco. Anda “se achando” mais do que deveria. Será que é por que igualou seu “herói” (em títulos)?
Hamilton, ao lado de Vettel e Alonso, sempre teve minha torcida, porque esses 3 ainda são os 3 melhores pilotos do grid.
Mas pelo que andou falando desde que conquistou seu tricampeonato e pelo seu comportamento “pop star estrelinha” além da conta, começo a rever meus conceitos pela minha torcida por Hamilton.
Aí a balança da minha torcida começa a pender para o Vettel.
Como disse o presidente do fã clube do Schumacher: “Hamilton deveria trocar seu cérebro antes de falar. Ele deveria aprender sobre o que Michael alcançou. É o que eu digo, o orgulho vem antes da queda”
A admiração dentro da pista por Hamilton continua, mas já mais alinhada com Alonso fora das pistas.
Quantas mancadas hein Lewis? Cadê o pai desse rapaz?
A partir de hoje, agora sou “Go Vettel” em primeiro lugar na torcida. De novo.

Fernando Linhares
Fernando Linhares
8 anos atrás

Hamilton tinha todo o direito de questionar a ordem, mas seria desleal desobedecer uma vez que o companheiro tinha feito a parada. Se fosse de outra equipe, tudo bem. Agora, ele precisa ter menos soberba ao falar dos outros.

Paulo Pinto
8 anos atrás

O fã-clube oficial de Schumacher na Alemanha está pê da vida com Hamilton, devido as declarações dele acerca de Herr Hepta.

Esse playboyzinho tem que perceber que ainda nem chegou na metade do caminho que o Maior do Mundo trilhou.

Bruno Manhães
8 anos atrás

Hamilton é um grande babaca! Vettel, Alonso, Ricardo e Bottas se estivessem lo lugar do Rosberg ele comeria poeira e continuaria batendo bastante como sempre fez ele sob pressão é bem pior que o Nigel Manssel!

Fernando
Fernando
Reply to  Bruno Manhães
8 anos atrás

Aí você acorda e percebe que ele já é tri.

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

Hamilton é funcionario da equipe. Se a equipe resolveu, por segurança, que os DOIS iriam parar apenas para garantir a dobradinha, obedece e cala a boca. Se ele podia ir até o fim, o Rosberg também poderia. Mas não havia motivo para arriscar, portanto a decisão da equipe foi extremamente justa.
Acho desnecessaria essa atitude, pois cria um clima ruim, não apenas com o Rosberg (isso não deve mesmo preocupar), mas com a equipe. Afinal, o nome é EQUIPE. Você ficar toda hora criticando as pessoas que trabalham para te dar o melhor carro e as melhores condições, sem motivo justo, não é uma boa politica. Daqui a pouco alguem fica de saco cheio e erra uma troca de pneu ou outra coisa assim…..

Joãozinho
Joãozinho
8 anos atrás

Eu só justificaria uma atitude dessas do Hamilton se o Rosberg estava com um problema em algum dos pneus, foi obrigado a parar, e a equipe “mascarou” dizendo que era apenas por segurança.
Agora se foi realmente por segurança para ambos, é questão de respeito!! Tem que ganhar na pista, e não por passar a perna em um companheiro.

JAL
JAL
8 anos atrás

O Hamilton é um pentelho encravado, mas não discordo dele não. Ta zoando o mané chamado Rosberg.
E desde quando precisamos ser politicamente corretos sempre? Tem mais é que perturbar mesmo, falar, etc… quem não gostar q se morda.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
8 anos atrás

Não gosto do Hamilton, arrogante, prepotente e não tem um décimo do talento e do carisma que o Schumacher tinha.

Por razões óbvias, inclusive por ser tifosi, prefiro o Vettel, mais piloto, mais completo, mesmo com um carro inferior com é a atual Ferrari e não é dado a ataques de estrelismo com o Hamilton, segue a mesma linha do Schumacher.

Guilherme Bezerra
Guilherme Bezerra
8 anos atrás

Acho que Hamilton, após garantir o título, passou a falar demais. Prestem atenção como ele anda mais saidinho que o habitual. Invariavelmente, quem fala demais tem mais chance de falar besteira. Atitudes ridículas como jogar bonézinho (nos EUA) e fazer piadinha com o colega na coletiva no México, entregam que na verdade ele não amadureceu nada como andou falando. Dizer que a equipe precisava motivar Nico, não só desmereceu a vitória do alemão, como revelou que ele próprio é um péssimo perdedor.

André
André
8 anos atrás

Foi ótimo ter perguntado o motivo, mas se achava que dava, devia ter continuado e não simplesmente obedecer. Na maior parte das vezes, os engenheiros sabem o que estão fazendo, mas nem sempre. Deveria seguir o exemplo do sonoro “não”. Isso está faltando na F1. Gente com mais fibra…

Josilmar Oliveira
Josilmar Oliveira
8 anos atrás

É um grande piloto, mas às vezes exagera na arrogância. Por que não fez isso enquanto o título estava em aberto? Depois da fatura fechada, é fácil.

marcosm
marcosm
8 anos atrás

Metido e arrogante…

sandro
sandro
8 anos atrás

Eu acho que o Hamilton está totalmente correto, não tem que dar molezinha não, tem que falar mesmo, há anos pedimos um piloto de estilo (dentro e fora da pista) como ele e agora vamos criticar se ele fala demais ou não? Não importa se o outro é da mesma equipe, ele está correto, tem que falar mesmo e não ficarmos só criando polêmica aqui no nosso mundinho e chega de mimimi (isso ta na moda).

Gus
Gus
8 anos atrás

Hamilton foi um babaca, simplesmente isso – poderia muito bem ter externado seu desgosto com a política/tática da equipe, mas nunca mencionando o seu colega de equipe! Foi deselegante e pouco inteligente…

Paulo Barros
Paulo Barros
8 anos atrás

Eu acho o Hamilton um babaquinha metido. Sempre foi.
Ressaltando que é um baita piloto.
Mas que é um babaca, ao menos pelos meus critérios, isso é.

EduardoRS
EduardoRS
8 anos atrás

Eu gostava bem mais do Hamilton antes dele virar um playboyzinho midiático. Nada contra o estilo dele, mas às vezes parece meio “forçado”. E se ele fosse o fodão punk badboy, teria simplesmente ignorado as ordens de equipe e ficado na pista. Reclamou, mas acatou as ordens, e depois da corrida ficou de mimimi. O Kimi teria dito “leave me alone, I know what I’m doing”, e teria FICADO na pista. Essa é a diferença entre os dois. Ficar de beicinho e chutando cachorro morto (Rosberg) é coisa de Choronso.

askjao
askjao
8 anos atrás

Acho que tudo isso é, digamos, fabricado. Acho que existem pessoas por trás que colocam gasolina na fogueira. E acho que se a equipe, que presa tanto pela disputa, só deveria trocar o pneu quando o piloto quisesse.

Maurício Filho
Maurício Filho
8 anos atrás

Falou besteira. Realmente desnecessário. Com relação a ordem dos boxes, faltou culhão. Aliás, falta a muitos pilotos hoje em dia; menos ao menino que mandou um sono NÃO esse ano. Sensacional!

Estevão
8 anos atrás

Passou.

Mauro Fonseca
Mauro Fonseca
8 anos atrás

Mau perdedor! Tomara que a Ferrari consiga fazer frente a Mercedes.

Marcelo Witt
Marcelo Witt
Reply to  Mauro Fonseca
8 anos atrás

Concordo. Quando ganha quer tirar sarrinho, e quando perde quer ficar se fazendo de coitado? Não gosto muito do Hamilton justo por sua arrogância, se acha demais. Gostaria mesmo de ver um embate “de igual” pra ver se é tudo isso que “fala” de si mesmo.

Mauro Fonseca
Mauro Fonseca
8 anos atrás

Meu perdedor! Tomara que a Ferrari consiga fazer frente a Mercedes.

Marcelo Feitoza
8 anos atrás

Fala Flávio
Entendo seu ponto de vista e também curto o Hamilton Way Of Life, estilo que eu não seguiria nem fodendo.
Mas acho que o sujeito que deveria brecar o Hamilton é o… Hamilton. Falar demais só traz o foco pra cima dele, consequentemente a pressão, por mais que seja muitas vezes deselegante. E, uma vez pressionado, ele que se vire.
Só que para o show, para uma Fórmula 1 saborosa como um sorvete de giló, dos asseclas de imprensa e imagem e afins, dos bonecos que pilotam a 300 por hora. faz bem essa porra louquice do britânico. E é divertido para quem assiste. E deveria ser a maior motivação do Rosberg, por exemplo.
“Ah é, malandro. Tu acha que pode pisar em mim. Vou te mostrar do que sou capaz”. Como foi no Hermanos Rodriguez. Responder com o acelerador.
Como não estou lá dividindo curva com nenhum dos dois, acho o maior barato esse carnaval todo.

Marcelo Feitoza
Reply to  Marcelo Feitoza
8 anos atrás

Quis dizer jiló, hein. perdoem minha saída de curva.

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Não, Flávio, ele não passou do ponto. Alonso pode mostrar a sua arrogância a torto e a direita que é o El Fodon. Kimi pode desprezar as ordens do engenheiro que ele se torna o Iceman. Até o Verstapinho é admirado pela sua as vezes falta de juízo. A birra contra Hamilton revela um recalque que me parece óbvio mas que ninguém está a fim de debater, pois esse blog está conformado com o seu público leitor.

clodoaldo
clodoaldo
Reply to  Paulo
8 anos atrás

é isso ai mesmo tanto o hamilton quanto vettel pode fazer o que for sempre tera um porem enquanto os caras como alonso ,kimi , hulk que nada produzem de especial são os idolatrados pelos chamados especialistas do assunto

J Fernando
J Fernando
Reply to  Paulo
8 anos atrás

Discordo.
Se Hamilton queria provar que também é um El Fodon, um Iceman ou um Verstapinho, que dissesse “NÃO” na pista e não na entrevista coletiva.
Dizer “não” na coletiva e supor que poderia ter ganho a corrida dessa forma, não demonstram nada mais que “achismo”.
Eu, por exemplo, “achava” que Rosberg lutaria bastante esse ano para ser campeão…

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

Gozado
Se fica calado e aceita tudo é um bundão.
Se reclama (e depende de quem) é deselegante, um chato.
Parem com isso.
O cara é gente, é ser humano e faz o que todos fazem e de tudo um pouco..
E ainda bem que faz, ainda bem que alguém faz, já que F1 está muito robotizada.
Além do mais, em nenhum momento da corrida, Hamilton sequer esboçou que queria ou iria passar Vettel.
Por que iria fazê-lo numa parada de box ?
De agora em diante Rosberg sai na frente e Hamilton só o acompanha e assim Mercedes terá campeão e vice tranquilamente.

Peter Andretti
Peter Andretti
8 anos atrás

Será que a ordem não é deixar o Rosberg ganhar até garantir o vice-campeonato ? (com hífen ??)

Paulo Pinto
Reply to  Peter Andretti
8 anos atrás

O que você acha?

Glauco Tavares
Glauco Tavares
8 anos atrás

Menino mimado, chorão, daqueles criados pela avó…. Igual ao Alonso, só que com uma carro melhor.

Zé Tros
Zé Tros
8 anos atrás

Pra mim esse episódio e o do Multi 21 do Vettel foi a mesma coisa. A diferença é que com LH é “deselegância”, apesar dele ter obedecido e parado. Com Vettel é “genialidade”, apesar dele ter desobedecido e passaado Webber.

Sem esquecer o estupendo Verstappen por ter dito um não a seu engenheiro e que o mundo automobiístico o exalta até hoje

Ou seja, falta um pouco de coerência nas avaliações.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Zé Tros
8 anos atrás

Mas então, porque ele não desobedeceu a ordem?
Nas entrevistas não vale nada mesmo “supor” que dava para continuar e ganhar a corrida…

Fabio
Fabio
8 anos atrás

Não consigo ver esse tal carisma no LH… um cara que faz beicinho quando perde igual uma criancinha mimada, que sempre teve bons equipamentos na mão e nem sempre aproveitou… É muito imaturo. Se saísse hoje da F1 não faria a menor falta. Só foi campeão porque teve um songo-mongo paquito como único ”adversário” possível.
Na F1 atual, Kimi, Vettel e Alonso são figuras muito mais interessantes que esse aí…

Giovanni
Giovanni
Reply to  Fabio
8 anos atrás

O mesmo que eu penso.

Guto
Guto
Reply to  Fabio
8 anos atrás

Concordo com tudo aí.
Lewis não passa de um crianção, um menino mimado.
Dá para ver isso bem claramente na suas atitudes quando ganha e quando perde.

Boca
Boca
8 anos atrás

Não diria deselegante mas desnecessário.

Lewis está flertando com a soberba.
Apesar de torcer pra vê-lo pentacampeão, se continuar com essas declarações, seria bom ver Nico campeão em 2016 pra ver se ele abaixa a bola em 2017 e volta a ganhar

Iz Kariotz
Iz Kariotz
8 anos atrás

Simpatizo e torço por Hamilton. Porém, acho que está sendo deselegante além da conta com Nico.
De toda forma, em 2016, espero que o filho de Keke pare de arregar pro circo pegar fogo…kkkkkkk

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
8 anos atrás

A verdade é que a imbecilidade que toma conta de todos que estão na f-1 acaba de influenciar também a mídia por isso vcs falam disso como se fosse algo anormal…mas no fundo o que o Hamilton quer é o que manda no automobilismo…quer vencer e nao ser mandado pelo boxes…afinal quem é o piloto?? Ele ou eles que estao nos boxes?? Senao, nao precisa de pilotos, que os boxes comandem sozinho de lá…..seria um videogame grandão….

allan
allan
8 anos atrás

Monaco ainda lhe dói nos “córnios” – e sim, lá teve culpa da equipe em não dizer o óbvio – ninguém iria parar, ninguém se aprontava, e mesmo que estivessem, passar em Monaco no final da prova é impossível.

Sanzio
8 anos atrás

Acho que ele devia ter ignorado a ordem e, mais tarde com os pneus fodidos, ser ultrapassado pelo Rosberg com pneus em melhores condições.
E o Rosberg deveria ter jogado o sombreiro pra ele.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
8 anos atrás

não “gosto” do Rosberg, não torço por ele etc…mas temos que dizer que ele ganhou esse fim de semana na pista mesmo! foi superior em tudo e pronto.
Realmente não sei qual a do Hamilton, o cara já foi campeão, pq está tão preocupado? será que foi tão facil que ta querendo causar, ou valorizar?

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Pois é…
Tô esperando até agora a galera que chamou o Rosberg de mau perdedor depois do GP dos EUA, comentar a postura do Comandante Amilton depois do GP do México…
Caraca…nem parecia que o cara tinha acabado de ser TRICAMPEÃO MUNDIAL DE F1 a pouco mais de uma semana atrás… Eu hein…rsrsrs
O cara tem talento de sobra, mas não tem postura de campeão…
O reinado dele dura enquanto não existir alguém com um carro a altura, e que o desestabilize psicologicamente (aguardo ansiosamente, especialmente pelo bem do esporte! rsrs)

Everson Abreu
Everson Abreu
8 anos atrás

Legal mesmo quando o Piquet entrava nos boxes na hora do Mansell e fazia o pit stop antes dele, vide Alemanha 86. Patrick Head adorava isso, rsrsrsrs.

André Bueno de Moraes
André Bueno de Moraes
8 anos atrás

Que pena que o Rosberg só conseguiu causar uma pequena instabilidade no Hamilton só depois que ele já foi campeão. Se isso fosse a umas corridas atrás…

Mas Hamilton foi mesmo deselegante e o climão agora foi com ele… porém, já não vale mais nada. Veremos ano que vem, ainda mais se o Lauda não estiver por lá.

Espero que a coisa fique feia, abrindo brechas para as outras equipes aproveitarem. Chega de Mercedes!

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Lembro de Button fazer isso com Barrichello na Espanha, em 2009. Se não me engano, os dois iam fazer três paradas. Mas o Button fez duas. O Barrichello reclamou, claro. Uma coisa é sair com estratégias diferentes. Outra é cumprir a estratégia com um piloto e o outro mudar para dar o “pulo do gato”. Acho que foi na Espanha que o Barrichello deixou de disputar o título. Na verdade até disputou, mas sempre com uma desvantagem grande demais…

Paulo Pinto
Reply to  Daniel
8 anos atrás

Rubinho disputou tão tenazmente o título de 2009, que acabou chegando em terceiro no campeonato…

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
8 anos atrás

A F-1 não é, nunca foi e nunca será um acampamento de escoteiros.
Ali ninguém é santo.

Paulo Pinto
Reply to  Felipe Fugazi
8 anos atrás

Mas o lema dos escoteiros muito se aplica à F-1: Sempre alerta!

charles
charles
8 anos atrás

Tá se achando demais!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás