OLHA…

SÃO PAULO (que saco, isso) – Dias e dias falando de motores alternativos, edital de concorrência lançado, estudos técnicos, empresas envolvidas e interessadas, propostas apresentadas e… não vai ter motor alternativo nenhum na F-1 em 2017.

O Grupo de Estratégia, formado por representantes das equipes, vetou.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
8 anos atrás

Venceu o século 21. Adeus século XX.

A F1 não é uma “categoria” do tipo em que o Flavio Gomes corre, em que o regulamento impõe usar carburador “mini-progressivo” devido aos carros serem antigos.

A F1 nem é uma categoria, e sim é o automobilismo puro, que tem obrigação moral de incorporar as tecnologias mais atuais e futuristas.

Os garagistas não conseguem acompanhar? Danem-se. Aposentem-se. Vivam de lembranças. Criem uma categoria “Classic F1 Car XX Century” com motor V8 com carburador e escapamento aberto prá fazer bastante barulho. Consigam patrocínio de fábricas de cigarro. Usem gasolina com chumbo tetraetila. Olhem prá trás.

Vamos em frente.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Tentei escrever tão bem quanto você.

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
Reply to  Paulo Travaglini
8 anos atrás

Cara, como fãs de F1 que somos, não é que nós queremos que a F1 volte a utilizar algumas tecnologia que era usada nas décadas de 80 e 90. Queremos que a F1, reveja os seus conceitos e trabalhe de uma forma melhor, de modo a ajudar a categoria a ser mais competitiva e volte a atrair mais público para a categoria, semelhante ao que é feito em outras categorias como Nascar, Indy, WEC, etc. Acho que vc foi um pouco precipitado em fazer um comentário sem analisar os fatos.

Ptrck1977
Ptrck1977
Reply to  Paulo Travaglini
8 anos atrás

Gostei… não concordo com tudo mas respeito sua opinião. Muito chato esse “a f1 acabou, era melhor não sei quando”. A f1 foi legal, é e vai ser… apesar dos reclamões.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
8 anos atrás

De agora em diante minha torcida é para que cada vez mais a coisa piore. Que os índices de audiência caiam a cada etapa e que em 2017 seja tão pouco rentável patrocinar o evento e as equipes que reste apenas Ferrari e Mercedes correndo uma contra outra com seis carros na pista. Aí, quando isso acontecer e eles voltarem atrás das decisões equivocadas que estão tomando hoje, que seja tarde de mais. Morrerão abraçados chorando. Vai ser triste mas divertido ao mesmo tempo.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Motor,2.5 ,V6 com dois turbos,18.000 rpm,sem recuperação de energia nenhuma sem DRS,e bastante liberdade no regulamento.Há e os motores já existentes,manda para o WEC!

marcelo silva
marcelo silva
8 anos atrás

Estão assinando a própria sentença de morte !!! Categoria chata pra baralho…

Charles
Charles
8 anos atrás

Flávio.

A criação desse grupo de estratégia foi uma aberração, obra do Jean Todt, que aliás era de uma montadora, o que a Fia fez delegar às próprias equipes reger e vetar as regras como bem entenderem, o mesmo que um Diretor de escola delegar aos alunos deliberar as normas da escola e da sala de aula: Eles impões que hora começa a aula, que horas é o recreio, se pode usar celular na sala, se pode colar na prova, já era a F1.

Jonas Martins
Jonas Martins
8 anos atrás

A Formula 1 vai acabar em breve… parabéns aos envolvidos…

sinval
8 anos atrás

A Formula 1 Acabou de acabar
foi a decisao mais nojenta que ja vi.
tomara que vai tuudo pra m…… mesmo.
vou me acostumar a ver outras categorias,
esta F1 ja deu no saco, esta vivendo do que foi ,
e nao do que é .

é lamentavel

Arthur
Arthur
8 anos atrás

Eu entendo a posição do Lauda, isto é, a F1 não tem que virar Indy.

Imagina se você constrói um “motor” cheio de frescuras e “inovações” que são impostas pela regra e de repente chega um cara que faz uma coisa alternativa e fora da totalidade das regras com um custo 30x mais barato.

O problema está na imposição dessas regras ridículas.
Esse barulho todo é só pra acabar com esses ‘rádios de pilha’ que empurram os carros da F1.
Porque você acha que esses motores alternativos só serão reavaliados em 2017 ou 2018?

É porque vai acabar essa frescura toda, pode escrever.

Luiz
Luiz
8 anos atrás

Uma palavra – PHOODEW!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
8 anos atrás

A Red Bull está contra a parede.

Julio
Julio
8 anos atrás

Flávio, quando a Cosworth voltou para a F1, eu não lembro se teve essa consulta toda.. se alguém lembrar nos conte…
Particularmente u penso que a F1 tem que ser menos democrátia, a FIA tem que mandar e pronto… se é para o bem da categoria, as montadoras que engulam o motor alternativo e lidem com a concorrência.
O Lauda falou que ia matar a F1, não acredito, acho que seria uma sobrevida para equipes menores…
Enquanto existir este grupo de estratégia, as montadoras vão continuar mandando…
E aí sim, estão , pouco a pouco, matando a F1.
É só o que eu penso…

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Julio
8 anos atrás

Penso a mesma coisa, Julio…

É claro que aquelas que detêm a maior fatia do bolo não vão querer dividir com uma alternativa mais barata e que pode, em médio prazo, ser tão boa e competitiva quanto as integrantes do “grupo estratégico”.

Essa montadoras não deixam ninguém entrar, e logo logo terão que colocar mais um ou dois carros para manter uma quantidade mínima de carros competindo.

Opa, pera lá, as montadoras já foram contra a ideia de terem 3 carros por equipe!!!

PQP…

alexandre
alexandre
Reply to  Julio
8 anos atrás

Julio, teve consulta sim. a Cosworth voltou em 2009 no meio da era dos s V8, quando teve a escolha das novas equipes. A FIA na era do Max Mosley subsidiou a Cosworth para ter um motor mais barato para que as novas equipes e quem mais quisesse compra-los. E foi o q aconteceu as 3 novas ( Virgin-Manor, Lotus verde e Hispania), mais a Williams q estava sem grana tambem usou eles e por uns 2 nos. A FIA teve tudo para fazer a mesma coisa agora nos V6 Turbo, pois a Cosworth e a PURE assim q saiu o regulamento apresentaram um motor V6 Turbo e que no caso da Cosworth, so faltava um parceiro para terminar a desenvolve-lo. A FIA deveria ter feito o mesmo q fez nos V8, ter uma alternativa para nao ficar a merce das montadoras, pois isso nao é novidade, as montadora puxarem sardinha para o lado delas, isso ja aconteceu no passado na epoca dos V10 e agora so piorou com o Grupo de Estrategia. a FIA e/ou CVC tem q ter um motor alternativo e nao se precisa rasgar o regulamento e fazer diferente dos atuais, pois se tem duas empresas com a atual tecnologia pronta., esse e um dos motivos a a Cosworth alegou q nao ia entrar e sair do zero. Vamos esquecer um pouco q muita gente nao gosta dos atuais motores, pq nao tem barulho e etc. Mas estamos falando de competicao e alternativas.

Henrique
Henrique
8 anos atrás

Dos representantes, 3 são fabricantes: Ferrari, Mercedes e Renault. Quero ver a Mercedes perder 2 campeonatos seguidos e pular fora. Metade do grid fica sem motor.

David Santiago
David Santiago
Reply to  Henrique
8 anos atrás

A Mercedes fornece motores na F1 desde 1993, de la pra ca perdeu mais que ganhou.
A Ferrari ficou 21 anos sem titulo de pilotos e não chorou.
A Williams ja esta desde 1997 sem ganhar,
A Mclarem desde 2008.
Mercedes, Ferrari, Renault e agora a Honda investiram pesado nesses motores por imposição da Fia em mudar as regras e agora vão abrir mão pra quem não investiu nem um terço?
Elas não estão erradas e sim a Fia que vem fazendo merda nos regulamentos faz tempo!

Henrique
Henrique
Reply to  David Santiago
8 anos atrás

Mas hoje a Mercedes conta com equipe própria, que é uma outra estrutura, fora a de motores. Pra ela ganhar com uma equipe cliente basicamente não significa retorno (tanto que não quiseram fornecer motor pra Red Bull). Vale o mesmo pra Ferrari, Renault. Pra Honda, talvez, mas não se a McLaren tiver status de equipe oficial. A Mercedes começa a perder, vê que não vale a pena investir pega seus times (equipe e motores) sai e azar da F1… Williams, Force Índia, Manor ficam a pé…. Renault não fez mas pode fazer.

EduardoRS
EduardoRS
8 anos atrás

O Todt é um bundão. Será que a FIA não consegue dar um canetaço na F1? Na real tem muito interesse graúdo por trás da forma como a categoria decide seus rumos, é uma “democracia” (entre aspas) onde os fodões gritam e os menores escutam quietos. A F1 é uma ditadura dos poderosos, quem tem grana manda. Falta uma mão forte da FIA pra acabar com essa farra. Mas o Todt é vendido, come na mão das montadoras e das federações de automobilismo ao redor do mundo, e o Bernie só quer saber de dinheiro mal-havido de feudos petrolíferos asiáticos.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
8 anos atrás

Não existe nada mais chato que motor hibrido.
A F1 perdeu muito do seu DNA com essa porcaria de motor hibrido.
Desde 1990, quando a F1 voltou a Interlagos, fui a todas as classificações e algumas corridas. Depois de 2014, perdi o tesão…. Aquele barulho de brinquedo não empolga ninguém.

Douglas Arruda
Douglas Arruda
8 anos atrás

Fizeram o certo, se é pra mudar algo que mude o regulamento como um todo. Fazer puxadinho no regulamento com o bonde andando é uma sacanagem.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Douglas Arruda
8 anos atrás

Esse é o problema, Douglas, quando o bonde parar não vão querer mudar nada!!!

As montadoras ganham muita grana com esse “rodízio” de equipes campeãs, uma reclama quando perde aqui, outra lá no Japão, mas a bagaça não muda pq uma hora acertam a mão e voltam a ser dominantes…

Só uma canetada para resolver!!!

Victor
Victor
8 anos atrás

A F1 tá cada dia pior… sem luz no fim do túnel.

Stephano Zerlottini Isaac
Stephano Zerlottini Isaac
8 anos atrás

Concordo que a hora é de vetar esse “Grupo de Estratégia”. Acredito que a Fórmula 1, como a conhecemos, caminha rapidamente para o fim .

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Não foi esse mesmíssimo grupo que criou o regulamento atual dos motores?

Não há surpresa alguma nisso..

Riccardo
Riccardo
8 anos atrás

Muito legal o programa. E as cenas foram realmente lamentáveis: o Bicho-Grilo é de assustar. O melhor tema foi a tendência da Globo sair de cena e deixar a cobertura para o SporTV. A pobreza de informações e o desinteresse geral colaboram para isso. Antes havia comentários sobre mecânica, etc. Hoje é um programa insosso e dedicado aos neófitos e sem condições de concorrer com a internet e nem despertas a atenção de quem vive pendurado na web.

Davi
Davi
8 anos atrás

Como sempre olhando para os próprios umbigos. E a sobrevida das equipes definhando. Audiência despencando. Estamos muito bem obrigado…

Carlos Pereira
Carlos Pereira
8 anos atrás

Já nasceu morto esse projeto … e o grupo acabou de abortá-lo …
que coisa essa F1 .

clodoaldo
clodoaldo
8 anos atrás

muita conversa pouca corrida e cada vez menos audiencia

Michael Rigo
8 anos atrás

Mais um prego para o caixão da F1. Lamentável.

Henrique
Henrique
8 anos atrás

Sinceramente não sei nem como cogitaram isso, aguardando cenas do próximo capitulo pra entender. Tipo porque os fornecedores de motor iriam aceitar de boa?

Giovanni
Giovanni
Reply to  Henrique
8 anos atrás

Jamais vão aceitar de boa, e com razão, dado tamanho o investimento e a dor de cabeça que foi fazer esses motores absurdos (que o diga a Honda)! Quem fez esse regulamento foi a FIA, que agora que percebeu que fez merda, joga pra torcida pra limpar a sua barra.

Bem feito, agora aguenta.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

Só pra complementar, o erro da imposição do regulamento desses motores foi o mesmo dos pneus com ranhuras em 1998. Foram 10 anos de corridas com ultrapassagens nos boxes.

Bruno Cardoso
Bruno Cardoso
8 anos atrás

Parece que eles apresentam essas propostas, apenas para a mídia ter o que falar sobre a F1.

Abre aspas
Abre aspas
8 anos atrás

Não acho certo ter dois tipos de motores. Isso pode gerar ainda mais disparidade. O problema do motor atual é o custo dele, provocado por quem o impôs. Na verdade, quem tem que arcar com os custos desses motores V6 é a FIA e o Bernie Ecclestone. Se a Red Bull e a STR ficarem sem motores, não duvido que esse caso acabe na justiça. Por isso, no fim, o Ecclestone vai “agradar” alguma fornecedora.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
8 anos atrás

Então… Depois do belo post sobre o futebol-gourmet, o que ele tem em comum com a F1 atual?

Ambos são ex-esportes, hoje apenas business.

Prevejo que no futuro, tudo isso vai acabar e o amador, no sentido bom da palavra, voltará com toda força, o esporte feito por esportistas de verdade e não contadores e marqueteiros.

Plinio
Plinio
8 anos atrás

Palhaçada tem limite. A categoria não pode se expor dessa maneira.

Thiago
Thiago
8 anos atrás

Definitivamente, tem certas coisas onde a democracia só atrapalha…

Marcus Simões
Marcus Simões
8 anos atrás

Já tem poucas equipes no grid e nós ainda vamos arrumar mais concorrente pra vender menos motores?

José Marinho
José Marinho
8 anos atrás

Acho que deveriam deixar de frescura de punção limitação de motores e deixar a fabricas desenvolverem os motores livremente de acordo com o orçamento de cada uma.

Matheus
Matheus
8 anos atrás

Que tristeza!

E eu estava animado com a ideia de motores alternativos…

Luiz Morais
Luiz Morais
8 anos atrás

Acho que, de fato, querem destruir a F-1 mesmo.
Além do motor, seja V8, 10 ou 12, aspirado ou turbo, mas bem mais simples, à combustão, normal, simples assim, deveriam também mudar o câmbio para um manual de 6 marchas por alavanca e com embreagem no pé.
A aderência, deveria passar a ser mais mecânica do que aerodinâmica, limitando em muito as aletas e aerofólios. Quer melhorar o desempenho por aerodinâmica, que se faça no desenho da carroceria, assim teríamos carros diferentes uns dos outros.
Essa idiotice de fazer tudo padronizado para haver maior competitividade, não deu certo, nunca tivemos épocas com domínio tão evidente desde a década de 90. A outra bestice de redução de custos com motores ais confiáveis e híbridos, se mostrou equivocada, pois se gasta muita grana com o desenvolvimento dessas merdas que, ainda por cima, quebram.
Quanto ao limite de giros e consumo, isso nem se fala. É simples, acaba o limite de giro e de fluxo de combustível, porém, não é possível reabastecimento, assim ou o carro que consome mais sai com meia tonelada de combustível ou use um motor mais econômico. Porém, com essas medidas fica a cargo do piloto gerenciar o consumo, a durabilidade do equipamento e o tipo de tocada mais correto para cada situação.
Enquanto tudo ficar controlado por comissões, engenheiros, entidades e o piloto ficar cada vez mais limitado, a F-1 só tende a despencar em interesse do público.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  Luiz Morais
8 anos atrás

Tenho certeza que você escreveu este comentário em 1985 e guardou num disquete para publicar em 2015.
A F1 olha prá frente.

JP
JP
8 anos atrás

Panelinha do C%#

MauroMG
MauroMG
8 anos atrás

Um grupo estratégico que olha a própria estratégia, e não a da categoria !! vai bem a F1 !

Manolo Gamallo
Manolo Gamallo
8 anos atrás

Também já está na hora de vetar esse tal Grupo de Estratégia.

Luciano
Luciano
Reply to  Manolo Gamallo
8 anos atrás

Poderia ter um Grupo de Fãs/Torcedores/Espectadores…
Se eu participasse, já teria vetado muita coisa…esse grupo seria um dos primeiros vetos

luigi
luigi
Reply to  Manolo Gamallo
8 anos atrás

Manolo ,meu caro ; eu acho que este grupo ao qual chamam de Estratégia ,esta mais para Grupo Estratosférico ,pois estão muito longe da atual realidade da categoria , com a crescente perda de audiência e credibilidade.
Agora ! Sê a estratégia deste grupo for “ACABAR ” com a formula 1 , eles estão no caminho certo , na minha opinião