SOBRE ONTEM À TARDE

SÃO PAULO (já de pé) – Pensa que não tem rescaldo porque a corrida foi ruim? Tem sim. Sempre falta uma coisinha ou outra para dizer. Como por exemplo…

…que Vettel foi ao pódio pela 13ª vez no ano, e é o piloto da Ferrari que mais vezes subiu ao pódio no seu ano de estreia pela equipe. Para comparar: Alonso conseguiu dez taças em 2010 e Schumacher foi ao pódio oito vezes em 1996. Quem chegou mais perto foi Raikkonen, com 12 pódios em 2007 — ano em que conquistou seu único título mundial.

dibrada11

…que foi a 11ª dobradinha da Mercedes na temporada, igualando a marca que a equipe obteve no ano passado. E ainda falta uma corrida para acabar o campeonato.

…que a organização do GP informou que nos três dias do evento 136.410 pessoas passaram pelas catracas de Interlagos. Não consegui apurar o público de ontem, dia da corrida. Ainda segundo os organizadores, foram cerca de três mil pessoas a mais que no ano passado.

…que o resultado dos brasileiros ontem foi o pior para pilotos do país no GP de Interlagos desde 2010, zero ponto. Naquela corrida de cinco anos atrás, os representantes verde-amarelos eram Barrichello, Massa, Bruno Senna e Di Grassi. Nenhum pontuou.

[bannergoogle]…que Chico Rosa não apareceu no autódromo que administrou até algumas semanas atrás. Ninguém da organização ou da FIA entrou em contato com ele para oferecer uma credencial. Um crime.

…que Massa acha que a Williams precisa de um “grande salto” no ano que vem se quiser brigar pelo menos com a Ferrari.

…que Toto Wolff mandou dizer a Hamilton que a equipe “jamais” vai adotar uma estratégia alternativa para um piloto da equipe bater o outro, como o inglês sugeriu que deveria ter acontecido ontem.

…que a invasão da pista ontem ocorreu sem maiores problemas, e que a segurança não teve dificuldade nenhuma em controlar a turba que só queria chegar perto do pódio. Não sei por onde entraram. Ano passado teve um alicate para cortar a grade. Alguém que invadiu pode contar como foi?

lainvasion

…que a Williams vai recorrer da punição a Massa, mas dificilmente conseguirá algo — a não ser que prove que o termômetro usado pela Pirelli estava, sei lá, graduado em Fahrenheit.

…que ninguém deve ficar revoltado com a desclassificação do brasileiro, já que a dupla da Mercedes cometeu irregularidade semelhante em Monza e não deu nada. É que depois daquela corrida a FIA determinou que as recomendações da Pirelli passariam a ter força de lei. Antes, eram apenas recomendações. Agora, se alguém desrespeitar o que a fabricante de pneus determinar em termos de temperatura e pressão para cada corrida estará sujeito a punições.

…e que o editorial do Grande Prêmio de hoje foi escrito por este que vos bloga, e este que vos bloga não aguenta mais torcedor brasileiro evocando Senna o tempo inteiro, como se o mundo tivesse parado em 1994. Desapeguem!

Subscribe
Notify of
guest

127 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

O Senna vai ser Evocado por muito tempo porque o Massacrado já está no seu último tiro na Williams ainda sendo derrotado pelo parceiro Bottas, e o Nasr se não decolar nos próximos três anos vai ficar mais difícil pra ele. Se o Felipe Nasr não decolar aí só ficam restando os filhos e netos de Emerson e Piquet como uma Última Esperança da Terra pro Brasil.

Thiago Muniz
Thiago Muniz
8 anos atrás

Sou e sempre serei fã de Senna, foi meu único ídolo.

Mas tenho que dar a mão a palmatória.

Pelo amor de Deus, DESAPEGUEM da alma penada, está presa desde 1994 aqui.

Ele não aguenta mais….

#desapeguemdosenna

Marco Aurélio
Marco Aurélio
8 anos atrás

Flávio,

Muito já foi dito sobre a invasão de pista e não vou ser repetitivo.
Frequento o GP Brasil desde 2006 e pelo segundo ano invadi a pista, mas meu foco é sobre os cânticos. Os torcedores “cantaram” vários nomes. Durante a entrevista no pódio, cantaram os nomes dos pilotos HAMILTON, NICO e VETTEL. Depois saudaram Niki Lauda, Senna, Piquet, Barrichello, Massa e até, uma parte cômica, saudaram o japonês Nakajima. O “problema” é que só falam do Senna. Os cânticos para o Niki Lauda foram tão intensos quanto.
Quando entoavam o nome do Senna, mecânicos da Williams, que estavam ao muro, pegavam seus smartphones e filmavam. Se emocionaram tanto que jogaram 2 pares de luvas para os torcedores. Os cinegrafistas internacionais ficavam loucos com tudo aquilo.
Desde 1994, todo ano foi e será assim. Na semana da corrida o Hamilton publica foto com a pintura do capacete em homenagem à Senna, dá diversas entrevistas sobre o ex-piloto, entre outras coisas.
O Rubinho sempre teve seu nome muito cantado nas arquibancadas, mesmo nos anos da Williams onde a vitória era improvável. Mas os atuais Felipes Massa e Nars não são carismáticos, apesar de achar que o Massa se tornou mais carismático nestes 2 últimos anos. Depois da perda do título em 2008, ele era “carrancudo”.
Mas reitero, em uma escala de intensidade, o nome do Senna foi cantado tanto quanto do Niki Lauda, do Hamilton e do Rubinho. Depois vieram os demais nomes.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
8 anos atrás

Não tem coisa mais chata e antiga que aquelas “turminhas animadas das arquibancadas” gritar em coro , a frente da manjada filmagem global…mandando o chatíssimo “Olê olê olê olá, Senna…Senna…” pelamor…. Globo tem muita culpa nisso…e as viúvas chatas não cansam….

Rodrigo Brayner
Rodrigo Brayner
8 anos atrás

MUITO OBRIGADO PELO ÚLTIMO PARÁGRAFO!

DESAPEGUEM!!!

O cara morreu a vinte e um anos e ainda aquela mala que narra na TV fica toda hora, inesquecível isso, eterno aquilo, é por isso que fica ruim, não ficam atrás os do Sportv, tem um então que as vezes transmite treinos que é chato de doer, o que transmite mais vezes lá tb é bem “apegado”, já é chato desde quando ele morreu, imagina agora que tá nesse maramos todo.

Mais uma vez, obrigado pela sua sensatez!

Jordan Bandeira
Jordan Bandeira
8 anos atrás

Pois é, Flávio, concordo com a sua afirmação. Sou fã de Senna, mas elevá-lo a um status de deus, santo, papa… aí já é demais.

Fico imaginando se alguém gritasse o nome de Piquet (piloto que admiro também)… o bicho iria pegar na invasão de pista, acho.

João Vitor
João Vitor
8 anos atrás

Flávio, somos Sennistas. Sempre seremos Sennistas.
O quero cara fez na pista está gravado e não se apaga.
O Senna foi um herói nacional, é assim e, mesmo que você queira tanto, não vai mudar…
É como ser fã do Elvis ou dos Beatles, não passa. Nunca.

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
8 anos atrás

Quando a F-1 chegou no México, o título já estava decidido! Lá, portanto, também não havia disputa por mais nada. Mas houve um protagonista, o público presente. A torcida mexicana, que deu show. Aqui no Brasil, sem nada em jogo, o “protagonista” foi novamente Senna, e isso não é exclusividade do torcedor. Na semana do GP, um jornalista brasileiro, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, lançou um livro com 100 fotos do tricampeão. Lá estão os retratos da Bíblia do Senna, da luva usada na primeira vitória, do troféu conquistado no GP do Brasil de 1993…. Tal troféu desfilou pelos programas do Sportv e da Globo. O (ótimo!) documentário “Retratos e Memórias”, de Ernesto Rodrigues, teve seu último episódio (total de 10) exibido na quinta-feira, véspera do fim de semana da corrida, no Canal Brasil. No dia da corrida, faltando 5 minutos para a largada, quando abre o sinal internacional da transmissão, o helicóptero da FOM que faz as imagens aéreas da corrida foi buscar a imagem do painel gigante de Senna, pintado num prédio que fica na esquina da Paulista com a Consolação. (E olha que hoje o “corte” da transmissão não é feito mais pela Globo…). Assim, citando só alguns exemplos, concordo com o cronista quando diz que, por aqui – e isso já faz 20 anos -, ainda vive-se de Senna e isto traz uma desconexão com a realidade atual da F-1! Mas, repito, não vamos cobrar toda essa conta do torcedor…

Alexandre Quintão
Alexandre Quintão
8 anos atrás

Números são números e não se pode discutí-los mas, pode-se explicá-los: se compararmos o que era a Ferrari em 1996, quando Schumacher estreou e o que é em 2015, talvez se ache que os 8 pódios do Schummi valem muito mais do que os 13 do Seb…

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

Como voce queria que gritassem outro nome, se maioria só sabe que Senna foi piloto e campeão e nada mais, certamente nem assistiam as corridas, ainda mais se maioria tinha entre 30 e 39 anos.
É um bando de gente que nem sabia ao certo porque estavam em Interlagos, aliás percebo o mesmo em cinemas, teatros ou mesmo shows de música.
Se existem cercas, são para serem respeitadas e parece que nestas horas o Brasileiro faz questão de demonstrar toda sua falta de educação e desrespeito e não é de se admirar que os mesmos idiotas que gritavam contra Dilma foram os que cortaram a cerca e invadiram a pista.
Se o país está uma merda, certamente muito se deve a essa gente imbecil e ignorante.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Gabriel P.
8 anos atrás

Ein?
Tem babaca de todo tipo que mistura F1 com Dilma.
Olha no espelho, ignorante é você.

Samuel Barrocas
Samuel Barrocas
8 anos atrás

E quando o Hamilton evoca o Senna? :-)

Rodrigo Brayner
Rodrigo Brayner
Reply to  Samuel Barrocas
8 anos atrás

mano, chato iguazinho…
ele precisa ser ele mesmo, esse negócio de evocar Senna é a coisa mais chata que existe na Formula 1 em todos os tempos.. de boa mesmo…

Willians Thiago
Willians Thiago
8 anos atrás

A transmissão global que se iniciou no Esporte Espetacular com os Patetas Glenda/Escobar foi sofrível, aquele giro da Mariana Becker pelo grid é risível que beira o amadorismo.

Ritter
Ritter
8 anos atrás

Tá, deu de Senna, e aí, alguém já falou por onde e como foi a invasão?

Segafrido, o viúvo sofrido
Segafrido, o viúvo sofrido
8 anos atrás

Não adianta vocês reclamarem que já estão de saco cheio da gente cantar hinos ao maior do mundo! Os cânticos vão continuar pelos anos afora e ninguém nos impedirá!
Vocês não passam de uma turma de invejosos.

Olê… Olê… Olê… Olá,,, Senná… Senná…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Chuuuuuupa Allonzo!

Allez Mão!!!

Go Button!

Kkkkk
Kkkkk
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Noooofaaaaa, uuuuijiiiiiiiiii!!!!!!

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
8 anos atrás

Essa lance com o Chico Rosa é bem coisa de brasileiro mesmo. Passa-se por cima de uma história consolidada, de alguém que cuidava com conhecimento e carinho de algo há muitos anos, que é parte do desenvolvimento desse algo. Simplesmente joga-se tudo isso no lixo, simples assim! Para se construir, criar, desenvolver e adicionar algo se leva tempo, para se destruir basta um segundo. O que fizeram com Jacarepaguá? Dane-se seu legado, sua memórias. Esse é o Brasil, país de gente imediatista, que só pensa no lucro presente, se esquecendo que esse mesmo presente foi feito do passado.

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Se não aguenta mais falar do Ayrton, pare de escrever sobre F1. Ou vc acha que vc representa alguma coisa para os brasileiros como ele. Jame.

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Então na Mercedes não há liberdade de competição. Se o cara não pode mudar a estratégia pra tentar vencer não há competição. Cada um tem um engenheiro e um carro. Vai lá escolhe sua estratégia e pronto. Porque tem que ser iguais?
Tem que ter um trabalho minimo de desenvolvimento em conjunto mas ajuste fino e estratégia tem que ser de cada um. A chefia geral só tem que garantir que não parem na mesma volta. Tendo preferência de escolha quem estiver a frente no campeonato.

willian hoffmann
8 anos atrás

SennA foi a pior ¨COISA QUE EXISTIU NO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO, NUNCA DEVERIA TER CORRIDO

Jayme
Jayme
8 anos atrás

A única coisa engraçada e original na corrida foi o bigode do figura que recebeu o troféu pela Mercedes!

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Flavio Gomes concordo com você já e um saco escutar o Galvão e ainda a cada 10 minutos ou menos so falam no Ayrton ele fez isso ele fez aquilo sem contar os outros dois tambem que já estão ficando mala até o Reginaldo entra nessa de viuva. Acho que ate o Ayrton fica muito pe da vida no túmulo, esqueçam o Ayrton e narrem a corrida.Galvão mala sem alça

Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
Reply to  Paulo
8 anos atrás

Já deu mesmo. E olha que sempre torci pelo Senna na F1. Mas acho muito legal que pilotos com a tarimba de Hamilton e Vettel se espelhem em pilotos do Brasil. (Senna e Piquet).

Rodrigo-CPQ
Rodrigo-CPQ
8 anos atrás

Uai, tem gente que evoca o socialismo até hoje…

Marlene
Marlene
Reply to  Rodrigo-CPQ
8 anos atrás

hahahahahaahahahaahaha, fato!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Rodrigo-CPQ
8 anos atrás

Pior, tem estado que até hoje vota no PSDB!!!

Goos
Goos
8 anos atrás

FG

tem avisar a dona platinada… a G… robo…

O Esporte Espetacular que ela passa foi inteiro a cada palavra um referência ao Senna…
Vou dizer bem claro: DE ENCHER O SACO.
Tudo era um motivo, sem qualquer motivo, de se pronunciar o nome ou inserí-lo no que estava passando.
Phºd de chato!!!

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Efeito Orloff
Fangio foi o maior (uns acham que ainda o é) por anos, o que aconteceu com os pilotos argentinos ?
Sena esteve no topo da onda na F1, o que aconteceu com os pilotos brazucas ? E ao que parece o automobilismo local dos hermanos é mais organizado que o nosso.

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
8 anos atrás

Concordo inteiramente com o último item, esse culto ao Senna – excelente piloto, e só – já deu e começa a cair no mais puto ridículo!

Nois
Nois
8 anos atrás

Concordo!
Senna foi o maior de todos!
Sei que vc sente muito a falta dele também!

René
René
8 anos atrás

buenas, enfim: a corrida foi um saco….

Eduardo Daniel
Eduardo Daniel
8 anos atrás

As vezes acho que esses caras acreditam que o Senna estaria correndo ainda na F1 se estivesse vivo.

JP
JP
8 anos atrás

F-1 chata + povo brasileiro cada vez mais burro, sem discernimento e preso no passado – pior corrida do século!

Caroline
Caroline
8 anos atrás

Leio pouco sua coluna, prefiro outros jornalista do Grande Prêmio. Gosto quando você nos ensina sobre os carros do passado. Mas (deve ser o Universo conspirando) nas raras vezes que leio seu blog, você reclama desse idolatria pelo Senna. Vai aí a mesmo sugestão: despega! Abraço e parabéns pelo trabalho no GP Brasil de F1.

JP
JP
Reply to  Caroline
8 anos atrás

Quem tem que desapegar do Senna é esse povo chato que achincalha o Massa por causa da temp. de um pneu, como se fosse ele o responsável.

José do Brasil
José do Brasil
8 anos atrás

O tiro está saindo pela culatra. De tanto santificarem um piloto, jogaram a geração que o sucedeu no Brasil, à esquerda como um zero, Resultado : antipatia pelos pilotos brasileiros que o sucederam como o folclórico RubimPédeChinello. Agora a Globe está sem “Heróis” vivos. .Uma empresa investe e espera retorno se a f1 não está dando retorno, ficaremos sem f1 pelo menos na TV aberta.

Matheus
Matheus
8 anos atrás

Li seu editorial, nem todos que vão ao autódromo são acríticos. Pode ser a maioria, mas não todos cara. Vc escreve bem, seus posts são legais, mas tenha mais cuidado ao fazer referência a todos. Lembre-se que vc também estava lá.

Matheus
Matheus
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Nada disso, somente para não colocar todos no mesmo saco. Não gostei de ser colocado como acrítico.

Nois
Nois
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Verdade!
Todos os críticos amam o Senna!

Apm
Apm
Reply to  Matheus
8 anos atrás

Alguns acríticos pedem para um certo alemão. Senna forever

Marcelo Masili
8 anos atrás

Pelas 3 últimas linhas, obrigado!

Luiz Sergio Neto
Luiz Sergio Neto
8 anos atrás

Talvez o pessoal lembre do Senna, porque além de grande piloto também foi um cidadão que deixou um legado para o país, que é o instituto dele que investe em educação. Aliás, o Piquet faz alguma coisa com o dinheiro dele, além de bancar os filhinhos do papai com uma equipe para eles brincarem de carrinho? Faz algo semelhante ao IAS? Então tá explicado…

Cristiano Ferreira
Cristiano Ferreira
Reply to  Luiz Sergio Neto
8 anos atrás

Cada um faz o que quer com o dinheiro que ganha. Se um investe em obra social, ok parabens. Se o outro investe na carreira dos filhos ou em equipe, parabens tambem. Por Que desmerecer só por causa da destinação dada ao dinheiro?

Brasileiro é chato mesmo em relação a idolatria de seus idolos e pronto. São eternas viuvas de Senna, Peles, Ronaldos e etc. Qualquer um que se destaque em qualquer coisa automáticamente passa a ser melhor da historia e inalcansável, mesmo que existam inumeros outros esportistas melhores. Isso ai se bobear deve existir até em capeonato de gamão se algum dia um brasileiro se destacar por la.

A verdade é que o brasileiro torce e é metido a entender de qualquer modalidade que tenha um “idolo” em atividade, e assim que o suposto idolo aposenta, o torcedor imediamente para no tempo e deixa de acompanhar a evolução do esporte.

Cade a febre do Tenis que o pessoal tinha enquanto o tal do Guga tava em atividade? Pois é, ninguem mais se lembra de tenis ou acompanha o mesmo.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Luiz Sergio Neto
8 anos atrás

Legado social muito questionável, na verdade..rs

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

SENNA…SENNAAAA!!!1

Paulo Pinto
Reply to  Rogerio
8 anos atrás

“Viúva” inconformada…

Senna
Senna
8 anos atrás

Quando voce morrer, Flavio, vou colocar um capacete do Senna em seu túmulo!

Roberto
Roberto
Reply to  Senna
8 anos atrás

Aí o Flavio não vai poder descansar em paz.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Complicado, meio tosco, da vergonha alheia. Todos os anos as reportagens da Globo são as mesmas sobre o Senna. Saber se alguém se inspira nele, a vitória de 91 etc. O público contribui a isso também, se vão ao autódromo ver a F1 do ano de 2015, fica meio sem nexo gritar Ole, ole, ole, ola Senna. Seria mais cômodo e barato assistir a corrida no YouTube. Muito mais coeso o GP que fez uma super produção nos vinte anos da morte, mostrando tudo que ele representa pro Brasil, mas pessoal, não precisamos de ídolos, se gostamos do esporte a motor, vamos lá e assistimos a um espetáculo do esporte a motor, tudo bem que o espetáculo ficou devendo, mas isso já é outra história, que rendem mais mil discussões.

Roberto
Roberto
8 anos atrás

Acho q as viúvas senísticas serão eternas…coisa chata véi…

Francisley
Francisley
8 anos atrás

Nada contra o Senna, mas realmente essa idolatria descabida já deu o que tinha que dar. O pior é que parece crime e ediondo quando alguém fala qualquer coisa que não seja em favor dele, aparece um monte de pastor querendo te converter pra essa religião.

Alexandre
Alexandre
8 anos atrás

É esse não desapego ao Senna um dos motivos do retrocesso da F1 no Brasil.

É o óbvio é tão óbvio que a F1 para voltar a ser o que era precisa investir no humano, no piloto.

E aí é voltar aos motores V8 e ao câmbio manual.

Daniela
Daniela
8 anos atrás

Não faço parte da turma, mas até entendo que o torcedor fique clamando pelo Senna. O que enche o saco mesmo é a emissora oficial tocar no nome do cara toda hora.

Robertom
Robertom
8 anos atrás

Eu sei que V. nunca escreve sobre um colega jornalista por motivos de ética profissional.
Mas o EVOCADOR MÓR, Galvão Bueno estava muito pior que o normal, totalmente perdido, errando muito mais que o esperado, por exemplo, depois que um piloto havia ultrapassado outro, ele narrava que outro estava chegando no que ultrapassou, errou a identificação dos competidores em 9 de 10 oportunidades, evocou o “falecido” repetidamente, e como esperado, interrompeu os comentaristas e repórteres para falar besteira.
Se a corrida foi ruim, a atuação do Papagaio Doente foi uma tragédia.
Deu até um pouco de saudade do fraquíssimo Sergio Maurício, Ai meu Deus!

r.castro
r.castro
Reply to  Robertom
8 anos atrás

a tua foi a definição definitiva;Papagaio Doente. (parabéns)

smoker
smoker
8 anos atrás

…ele era Malufista! mas tudo bem, depois vamos fazer selfie com a PM heheheheheh!!

JP
JP
Reply to  smoker
8 anos atrás

Eu também era Collorista, Lulista, Alkmista..e daí?

Nilton Camargo
Nilton Camargo
8 anos atrás

Gomes, só um comentário, ao menos o o troféu tinha cara de troféu, não aquela “coisas” esquisitas que andaram entregando até um tempo atras……..

ANNEKIM
ANNEKIM
8 anos atrás

É,não foi um grande ano para nós brasileiros.

Juliano C.
Juliano C.
8 anos atrás

Ah, e também teve “corinho” de “Ei, Dilma, vai…”:
https://www.youtube.com/watch?v=fd224CuuykQ

Roberto
Roberto
Reply to  Juliano C.
8 anos atrás

Tava meio fraco esse coro aí.

Tulio
Tulio
8 anos atrás

Foi ridículo, o episódio da invasão. Não a invasão em si, que é muito bacana, mas o comportamento da organização.

Assim que o Nasr, último carro, entrou nos boxes, vieram 4 (quatro) carros da guarda civil correndo, pararam no começo da reta, uns 16 guardas desceram e ficaram encarando a arquibancada A. Logo depois veio uma fila de seguranças do evento. que fizeram uma corrente humana atrás da guarda civil. Como era óbvio, se o pessoal quisesse invadir, não tinha condição de aquela quantidade segurar, e ainda iriam passar vergonha.

Foi exatamente o que aconteceu. Depois de uma hesitação inicial, o pessoal estourou as grades, no intervalo do muro logo antes da entrada dos boxes, e começou a entrar. A guarda civil avançou, começou a barrar todo mundo. Daí, como o fluxo de pessoas só aumentava, eventualmente passou alguém (uma menina com a bandeira da Colômbia). Conseguiram parar ela na altura do guard-rail da entrada dos boxes, e aí tome-lhe vaia da A. Enquanto traziam a menina de volta e conseguiam segurar a turba insandecida que queria decapitar o Bernie e todos os pilotos, um cara conseguiu driblar correndo a guarda civil e a linha dos seguranças, e aí passou a boiada. Eles ainda tentaram barrar um ou outro aleatoriamente, mas já era muita gente na pista, e aquela quantidade de seguranças/guardas não ia conseguir nada.

Daí nessa hora a guarda civil levou os carros pra o começo dos boxes, vieram 3 viaturas da polícia correndo e pararam no mesmo lugar, e o pessoal que invadiu começou a se acomodar nesse lugar que a foto mostra. Tudo muito tranquilo da parte dos torcedores. Um ou outro tonto tentaram pular o muro dos boxes, mas os próprios fiscais, conversando, convenceram eles a voltar pra pista.

Resumindo, achei tudo bem tranquilo e consciente da parte do público, um papelão da organização (que propagou ele pra polícia, guarda civil e seguranças) e uma lição pra o ano que vem (que devia ter sido aprendida ano passado): é muito mais fácil e bonito organizar a invasão do que tentar impedir.

Luciano
Luciano
Reply to  Tulio
8 anos atrás

Caro Tulio só para reforçar seu comentário foi ridículo mesmo essa postura da Guarda. Eu estava lá e confesso, fiquei puto, os torcedores não merecem esse tipo de tratamento e os guardas ficaram encarando mesmo a torcida!

Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

Alonso conquistou 5 vitórias em seu ano de estréia na Ferrada…..quantas mesmo conquistou Schumacher? ou Vettel??……kkkk

Pedro Tamura
Pedro Tamura
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Sai dessa, amigo…

Kkkkk
Kkkkk
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Foram 3. Mas foi maaaaagicooooo!!

clodoaldo
clodoaldo
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

disse bem conquistou não conquista mais nada só tenho uma coisa pra dizer sobre ele kkkkkkkkkkkk

Estevão
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

E complemento: em seu ano de estreia, Alonso foi vice.

Micromax
Micromax
Reply to  Estevão
8 anos atrás

…..certamente a cereja do bolo!

Paulo Pinto
Reply to  Estevão
8 anos atrás

E quem colocou a cereja no bolo, Sennafredo?
O campeão de 2010.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

“Desapega”, dançarina flamenco, vai tomar um Sol coladinho com o Picaretonso, vai…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

kkkk…..ficaram sem argumentos?? enfermeiras!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Desapega, Sennafredo!

Hahahahahahaha!

Micromax
Micromax
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Alonso é o cara da F1………Gênio!!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Quer argumentos???

Vettel é tetra e ainda tem muitos anos pela frente, podendo ser campeão novamente.

Alonso é bi e não tem expectativa nenhuma.

Tá bom assim???

Quero ver quando o Vettel for Penta se vc vai aparecer por aqui para criticar…

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Ele vai aparecer, sim, André. Já perdeu o senso de ridículo!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Se for penta, hepta….o escambal que for igual aos outros anos vou criticar sim, sempre! Do mesmo jeito que acho o Schumacher outro fake!! …….Senso de ridículo, concerteza, não sabe quem é fã desses 2 pilotos de mentira que a alemanha e o Bernie fabricaram!!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Concerteza???

HUAHUAHUAHUAHUAHUA

Parei de zuar com vc, vai que é doença…

João Moro
João Moro
8 anos atrás

Flavio, entraram de dois jeitos: (i) buracos no alambrado, com cortes como se fossem de alicates; e (ii) com gente arrancando a parte de baixo do alambrado. Foi legal.

Felipe
Felipe
8 anos atrás

Mas porque esse ranço todo? Parece até frustração doentia. Se a torcida está a fim de lembrar o nome dele, qual o problema? Deve ser porque a unanimidade é burra…. já que 9 entre 10 pesquisas de opinião em qualquer parte do mundo colocam Senna como o melhor piloto da história. O cara foi brilhante como piloto, tinha carisma, se tornou um mito até pelas circunstâncias em que morreu, e me parece que tão cedo não vai ser esquecido. Vale lembrar que nesse ano o IAS já atendeu 1,8 milhões de crianças carentes e ajudou a formar 65 mil educadores. Ou seja, nós ainda vamos ouvir muito o nome Senna por aí. Mesmo considerando as preferências automobilísticas de cada um, esses números em um país tão carente de educação quanto o nosso, são ou não um bom motivo para lembrarmos dele, seja como piloto, seja como cidadão? Deixa de ser amargo e aceita que dói menos. O povo gosta do Senna, mesmo com os defeitos dele, ele era o Brasil que dava certo numa época em que nada dava certo no país… Eu acho muito bacana que se lembre com carinho da imagem dele até hoje. Aproveita e contribui para a causa da educação, tu és um cara inteligente, bem sucedido e generoso, nós sabemos disso ;)

Garlet
Garlet
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Chorei a morte do Senna, assisti ao vivo, mas também não aguento mais. A Rede Globo parece a nova Igreja do Reino de Senna, algo forçado demais, com o único intuito de resgatar mais telespectadores e salvar a transmissão das corridas. O fato é que, isso não vai acontecer, o povão quer mesmo é futebol. E o verdadeiro público da F1, já está muito bem antenado e globalizado. Eu torço pelo Vettel, moro no Brasil, e sou descendente de franceses. É isso que o público precisa entender, não é uma guerra de países. Você simpatiza com alguém e torçe por ele. Não gosto do Hamilton , acho um chato que me deixou triste em 2008, quando Massa foi campeão mundial faltando 2 curvas, e o hamilton conseguiu estragar. E dae, só por isso é guerra? Não. Não é preciso endeusar um brasileiro para ter audiência. Se a televisão no Brasil desse uma guinada, e encarasse a formula 1 como uma corrida globalizada, público globalizado, como faz a Sky Sports por exemplo, teríamos uma ótima transmissão, alto nível. Ma
s fica essa ladainha do Galvão, do Senna, é muito chato, parece coisa de viúva que não transa faz 10 anos e ainda usa preto. Sai dessa pessoal.

Dainiel Cabron
Dainiel Cabron
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Mas a culpa é do Galvão que fica enchendo o saco com o Emerson foi quem abriu as portas, Senna não sei o que, Senna não sei o qual, Piquet tarará, aff. Tomara q F1 vá logo para o Sportv quando a corrida passa lá é muito melhor. E ainda tem o Reginaldo fazendo bullying com o pobre Burti só pq o Burti deu umas capotadas na F1. E a culpa nem foi do Burti foi do Schumacher. Dali só escapa o Burti. O Reginaldo e o Galvão deviam se aposentar.

João
João
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Não esquecer, legal, mas ufanar eternamente, só se for DKW, aí concordo.

Alex Sier
Alex Sier
Reply to  Felipe
8 anos atrás

Ótimas observações, Felipe!
Concordo em gênero, número e grau!

José
José
Reply to  Felipe
8 anos atrás

“ele era o Brasil que dava certo numa época em que nada dava certo no país…” clichêzinho batido, hein fio? Agora quer me convencer que gritaram o nome dele ontem por causa do IAS? Acho que tu tá confundindo rifle de caçar rolinha com bife de caçarolinha.

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
Reply to  Felipe
8 anos atrás

Não o povo não lembra do Senna, não lembra que ele achava o fim do mundo quando não ganhava, que ele achava errado ele não estar no melhor carro da temporada, dos arroubos mistico/religiosos e nem de várias e várias corridas chatíssimas que ele ganhou, o povo lembra do mito de herói nacional criado após a sua morte, só isso.

Por isso todo esse culto é tão sem sentido, celebra-se algo criado e não a pessoa em sí, que, sim, era excelente piloto e um dos melhores de sua geração, mas mesmo assim, uma pessoa normal, com qualidades e defeitos.