BORGWARD MADE IN CHINA

SÃO PAULO (como esqueci?) – Acho que passou batida aqui a notícia de que a alemã Borgward está voltando. O Youssef Dimitrov me avisou pelo Facebook e esqueci de contar. Quem organizou a parada foi o neto do fundador, em associação — adivinhem — com uma montadora chinesa. A SUV BX7, horrorosa, será o primeiro modelo da icônica marca extinta em 1961.

(“Icônica” é uma palavra de merda. Está proibida aqui. A molecada dos sites de automóveis vive escrevendo “icônica”. Icônica é o caralho.)

Passada a revolta linguística, cumpre informar que os Borgward Isabella dos anos 50 estão entre os veículos mais lindos do mundo, e é pena que esses chineses, junto com o neto do velho Carl, resolveram colocar no mercado uma porcaria que lembra essas peruas coreanas inchadas — Tucson, Santa Maria, Silvester, sei lá como se chamam.

Fico com os antiguinhos, como a peruinha Isabella — dá para ser mais bonita que isso? Não tenho nada contra marcas que voltam à vida, ao contrário. Mas a história deve ser respeitada. Alguma referência ao passado, por menor que seja, deveria ser aplicada. Nesse carro novo aí, tem o logotipo e olhe lá.

brogvoltou

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
.ed
.ed
8 anos atrás

Sempre me incomodou o fato dos carros chineses não terem história, não trem tradição. Bom, agora eles deram um jeito. Estão comprando a história dos outros.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
8 anos atrás

FG essa revolta linguística foi “i-cômica”

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Achei a SUV muito bonita e imponente. Os modelos antigos são mais do mesmo. Descrevem uma época que a marca resolveu esquecer. A fila anda, só o emblema já está bom demais.
Já imaginaram se a VW fosse rígida com a tradição? Não teria existido o Passatempo e toda a sua evolução!

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

A falência da Borgward no inicio dos anos 60 foi controversa, no mínimo.
A marca sobreviveu no México até inicio dos anos 70.
O desenho da SUV tem paternidade, é do ex-Mercedes Bens Heinar Hareide.

Motos Antigas
Motos Antigas
8 anos atrás

Alguns dizem que o Borgward Isabella Coupé foi a base de inspiração do Karmann ghia.

https://www.facebook.com/125ecia/

Renato
Renato
8 anos atrás

Mas eles partiram do zero? Por que só existia o nome. Poderiam ter criado uma marca nova e original.

Fernando Bento
Fernando Bento
8 anos atrás

A marca renasce como renasceu a Audi no final dos anos 60: abriu mão de qualquer referencia estética ao passado para apresentar um modelo orientado com as tendencias do design contemporâneo. Nos anos 70, pouco após renascer, a Audi recorreu ao Giugiaro, a referencia do período, para a marca orientação do design que permaneceu vivo até o início dos anos 90. Paralelo a desenho contemporâneo e discreto o grupo VW tratou de desenvolver para sua marca de luxo conjuntos mecânicos e qualidade construtiva equivalentes às dos MB e BMW. Apenas com o TT e com alguns concept cars marca tratou de reivindicar alguns elementos da estética dos Auto-Union de competição dos anos 30,
Esta nova Borgward decidiu voltar a atividade através de um SUV por que este, para bem ou para o mal, é o tipo de carroceria mais relevante no mercado. É o tipo de carro preferido pelos jovens, e após nascer no mercado norte-americano, tem acolhida global. E aos poucos está se consolidando como o carro de luxo/executivos/representacional por excelência (o fato de hj a Rainha Elisabeth e do primeiro ministro britânico andarem de Range Rover não deve ser tomado como algo banal).
Estrear com um sedã de luxo seria mais difícil pois disputariam mercado composto por clientes mais conservadores e que não elegeriam quaisquer marcas para substituírem aquelas que lhes são favoritas. Coupés e conversíveis são carrocerias em extinção e vendem cada vez menos até mesmo nos mercados mais tradicionais para estes tipos de carroceria, como EUA e Grã-Bretanha.
Audi, Lexus, Infiniti demandaram mais de 20 anos de investimento em produtos e rede de distribuição de qualidade e de ações de marketing para se consolidarem como marcas de luxo. Resta saber que os chineses da Foton terão paciência, e bolso, para custear tal investimento.

Fontana
Fontana
Reply to  Fernando Bento
8 anos atrás

Legal Fernando.

Luiz
8 anos atrás

tenho um carrinho desse 1:18 da Revell à venda, se alguém se interessar.

Fernando Rocco
8 anos atrás

Meu completou 80 anos em agosto último e sempre que famamos sobre carros ele sempre lembra que seu segundo carro foi o mais belo, justamente um Borgward.

Paulo Barros
Paulo Barros
8 anos atrás

E tem carro chinês bonito? Eu não tô lembrado de nenhum. Alguns são aberrações completas de design.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Paulo Barros
8 anos atrás
Raphael
Raphael
Reply to  Paulo Barros
8 anos atrás

Discordo.
O JAC T6 é bem bonito. Em design nenhum modelo da JAC é uma aberração de design, nada que fuja muito das nacionais.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Paulo Barros
8 anos atrás
Estevão
8 anos atrás

Silvester foi ótima!kkkkk

Vinicius
Vinicius
8 anos atrás

Não gosto de SUVs, mas se gostasse, esse até que não é tão ruim!!!! Pelo menos no design.

Andre L G Brandt
Andre L G Brandt
8 anos atrás

Sou o caçula de três irmãos. Seríamos cinco, se as gêmeas não tivessem falecido, a primeira com uma semana e a segunda com um mês de vida. Mesmo que estivessem vivas, continuaria sendo o caçula.
O fato que uma foi batizada de Juliane a outra de Isabella, sendo que este nome foi escolhido pelo meu pai, que achava linda a grafia estampada no carro.
Diria que a grafia é tão bela quanto o carro.
Abraços.

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Seu romantismo é grande demais para esse mundo FG.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
8 anos atrás

Prezado F&G, o da fotografia é muito bonito um clássico( icônica o caralho),que mania feia de escrever digo logo um clássico isso sim.

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
8 anos atrás

mas “icônica” era spo a folguista de “legendária”