DICA DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015 - 18:42Museus & coleções

DICA DO DIA

SÃO PAULO (inacreditável) – Foi em outubro que publicamos aqui o link de uma galeria de fotos dos carros de Piquet em Brasília. Mas por alguma razão a página saiu do ar.

Sem problemas. O Tiago Oliveira mandou este outro link, da “Auto, Motor und Sport”, com uma enorme reportagem sobre uma das coleções mais incríveis do planeta. Detalhe: tem 60 fotos para a gente ficar babando.

Piquet é um cara que soube ficar rico. Aliás, ganhou muito mais dinheiro depois que parou de correr, com sua empresa de rastreamento de caminhões, a Autotrac.

Dinheiro suficiente para juntar Ferraris, McLaren, Rolls Royce, carrões americanos, GT40, BMWs, Porsches, Corvettes, Minis, Mercedes, Jaguares, e um lote de nacionais que beira a insanidade — incluindo Fusca, Interlagos e Karmann-Ghia. Tem até um Puma com motor BMW de F-1, já que o velho Nelson não é muito rigoroso com originalidade quando inventa de envenenar seus brinquedos — alguém ainda fala “envenenar”?

Não faltam também carros de corrida, como a Williams do título de 1987 pendurada na parede e um Super-Vê escondidinho num canto. E tem uma oficina completa para restaurar seus achados mais recentes, como um DeTomaso Pantera, fazer a manutenção da frota e levar a cabo maluquices como espetar um motor de Audi numa Kombi.

Fora as motos. E as scooters. Vi uma Lambretta e uma Cezeta. Ninguém me contou, eu vi.

Agora vejam vocês.

dopiquetloko

63 comentários

  1. Acarloz disse:

    Demais a coleção de gravuras do grande Ararê Novaes nas paredes !

  2. Eduardo_SC disse:

    Teve que vir gente da Alemanha para o Piquet abrir a garagem e mostrar para a galera sua coleção. Somente carros memoráveis, não tem meia boca.

  3. Eduardo Britto disse:

    Quando vejo tanto entesouramento fico com um sentimento estranho. Nesse tempo de extremos, de tanta pobreza, desigualdade e falta de oportunidade, espero que um pouco da riqueza vá também para projetos sociais ou ações de benemerência. Quem souber de ações nesse sentido desse astro da mídia, me diga.

    • Henrique disse:

      E fantastico seu pensamento. O cara ganha dinheiro com esforco proprio e voce acha que ele deve doar para projetos sociais para que voce o admire e respeite…. Como sugestao, liste as acoes que voce faz para ajudar em projetos sociais (se nao for milionario e nao puder fazer doacoes) para inspirar ele e outros.

    • thiago disse:

      Quem ganha dinheiro honestamente tem o direito de gastá-lo como bem entende. Claro que fazer caridade é algo nobre, no entanto, isto não deve ser pré-requisito para julgar ninguém. Parabéns ao Piquet. Piloto e empresário de mão cheia.

    • Leonardo Mazzoco disse:

      Tem entrevista na Playboy que ele conta da ajuda as casas de idosos e crianças carentes.
      Deve ter mais no livro “Eu me lembro muito bem”.
      Acredito que Piquet é o tipo do cara que ao fazer caridade não faz alarde.

    • J Fernando disse:

      Caramba, rapaz! O que VOCÊ faz para projetos sociais e ações de beneficência?
      Não precisa ser rico e ter uma coleção de carros para fazer boas ações. Doar UM pacote de fraldas geriátricas para um asilo de idosos já deixará os velhinhos felizes.
      Porque cobrar dos outros (principalmente de ricos) atitudes que nós mesmos podemos executar?

  4. Alisson disse:

    Eu trabalhava perto da Autotrac. Via bastante o Nelson acelerando as máquinas (NISSAN GTR, BMW M6, PORSCHE PANAMERA ETC ETC). Já vi também a 599 GTO e o Ford GT40 ao vivo nas ruas aqui de Brasília. Eu morreria feliz se pudesse conhecer a coleção do Piquet.

  5. Marcos disse:

    Sabe o que eu fico pensando ? Dá tempo de desfrutar de cada um deles ?

  6. José Brabham disse:

    Putz, tem até o carro de “Christine”, de Stephen King!!

  7. Riacardo Bigliazzi disse:

    O Piquet é o máximo.

    Ficamos muito mal acostumados com os nossos Campeões de F-1. Piquet, Emerson (o maior de todos) e o Senna foram nas pistas pilotos extraordinários.

    Coleção fantástica, carros mexidos, clássicos, raridades, esportivos, “placas pretas”, motos, carros de corrida entre outras outras preciosidades. Piquet é um “extra série” nas pistas e na Vida!!

    Que continue a ser feliz!

  8. José Brabham disse:

    Die verrückteste Garage der Welt!!

  9. Elvys disse:

    Piquet, excelente bom gosto sua coleção, você está de parabéns!! . Como disse o Flávio, o cara sabe ser rico (e não ser brega). Ele está na mesma linha do norte americano Jay Leno (coleção fantástica!!!), que qualquer fanático por carros conhece!

  10. Douglas Prado disse:

    Ei, os Opalões voltam esse fim de semana!
    https://www.facebook.com/oldstockraceoficial/

  11. Brabham-5 disse:

    Sensacional.

    Os “anti” e “haters” piram.

  12. Alexandre disse:

    Todo mérito para Piquet. Um dos poucos que consegue fazer algo fora do cockpit. Não vive só de passado. Gera emprego e produz. Muito melhor que o Collor que tem vários carros na garagem e nem IPVA paga, não gera nada e ao contrário afunda o país. Diga se de passagem não é o único da família que deixa algum legado. Outro era o Dr. Piquet Carneiro da UFRJ. Sds

  13. Silvio Silva disse:

    O Nelson é irreverente, sabe aproveitar as conquistas, merece isso tudo. Só pela foto dele sacaneando o Lauda, já valeu.

  14. Fontana disse:

    Uma palavra descreve essa garagem do campeão Piquet: Tesão!

  15. Guilherme disse:

    Impressionante a coleção do Piquet, vendo as fotos me lembrou a coleção de Jay Leno.
    Seria Piquet, o Jay Leno brasileiro?

  16. Wagner Campos disse:

    Nada a ver com o texto, mas tenho q comentar. Li as últimas matérias do grande prêmio falando sobre a próxima corrida da FE e vi de tudo, menos a informação mais básica e necessária: que dia e horário acontecerá a corrida? Não é a primeira vez q sinto falta dessa mesma informação nas matérias. Aliás, pq tiraram a possibilidade dos leitores comentarem? Basta ter um moderador q tudo dá certo.

      • Wagner Campos disse:

        Eu entendo que brasileiro normalmente é mal educado nos comentários e se for esse o caso eu concordo, em partes. Pq como disse, um moderador resolveria. Não acha importante ter um feedback do público?

      • Flavio Gomes disse:

        O feedback pode ser dado aqui. No Twitter. No Facebook. Quando você lê um jornal de papel você tem onde comentar as notícias nele próprio? Não. Já nos cansamos das imbecilidades de leitores malas. Não funciona. Só dá clique extra, mas estraga o conteúdo.

      • Wagner Campos disse:

        Acho q a idéia de se ter um conteúdo na web é justamente a dinâmica da informação e a possibilidade de interação, coisas q obviamente n são viáveis num jornal de papel. O conteúdo n é estragado pelos comentários de quem o leu, pelo contrário, isso aumenta a repercussão e abre um espaço pra debate por tempo indeterminado, o conteúdo n morre ali. Antes vcs tinham esse espaço, mas aparentemente n tinham um moderador q afastasse gente inútil q só aparece pra avacalhar. Reconheço q as redes sociais podem ser usadas pro feedback, mas faz mto mais sentido qdo se escreve logo abaixo daquilo q se leu.

      • Flavio Gomes disse:

        Não tenho como pagar um moderador 24 horas por dia. Há várias ferramentas para interagir. As redes sociais entre elas. Leia os comentários em sites que liberam nas notícias. Um festival de atrocidades. Sem chance.

  17. Gus disse:

    Merece!! Muito pelo amor que ele demonstra pelos carros…ele curte mesmo, ele é como nós…(só muito melhor, naturalmente)

  18. Fernando Guzzo disse:

    Conheço alguns itens da prateleira na foto 9.

  19. Thiago disse:

    Essas placas coladas no capô dos super esportivos (como as Ferraris e o Porsche) são adesivos ou são placas mesmo? Parecem adesivos, mas não sabia que o DETRAN permitia esse tipo de identificação (como já acontece na europa para alguns modelos)

  20. Rogerio Kremer disse:

    Flavio, sou mais um dos que le seu blog sempre mas não comento. Porem agora não aguentei, sempre fui PIQUESISTA . Agora vendo esta materia, pensei, que do cacete. Que sonho poder fazer uma garagem destas. Agora a pergunta: Porque eu nunca vi
    materia nenhuma sobre esta coleção. Ta na hora ne Flavio.

  21. Renato de Mello Machado disse:

    Cara eu estava olhando,a Ferrari a cima e fiquei,pensando no Piquet,vestido de vermelho e com logo da Marlboro.Ele pode ter até usado em início da carreira,mas queria ter visto ele pilotar a Ferrari,porém os dois nunca combinaram.

  22. Sérgio Santana disse:

    Impressionante e lindo! Cara, é de decepar um braço, uma perna e vender rim e pulmão! O cara sabe escolher o que coloca em sua garagem (ou galpão).

  23. Geraldo disse:

    Foi uma ‘viagem” e tanto pela coleção. Maravilha. Pena que o “Polar” Super-Ve, não tenha tido destaque (o seu primeiro carro de formula). Mas valeu !!!!

    P.S. Postagem nº 19.990

  24. Glauco Tavares disse:

    Como é mesmo aquela conversa de que dinheiro não traz felicidade…??? O cara realizou o sonho de muitos apaixonados por carros, se tivesse condições faria o mesmo, apenas mudando algumas peças da coleção é claro. Alias a maioria por aqui faria o mesmo…

  25. Paulo disse:

    Perguntinha… o que são aqueles fios que estão ligados em alguns carros? Algo a ver com a conservação?

  26. guilherme disse:

    Nelsão realmente presta um serviço ao automobilismo nacional com essas ações. Mesmo construindo alguns frankencars, o fato de restaurar e abrigar clássicos faz dele um dos guardiões da memória sobre rodas no país.

    Falando em memória automobilística, acredito que seja de interesse do blog essa matéria do Jalopnik falando da reinauguração do Petersen Automotive Museum em Los Angeles depois de uma reforminha de frugais 125 milhões de doletas. Tudo muito espalhafatoso, no melhor estilo ianque, mas um esforço incrível para abrigar uma frota respeitável, incluindo o Mercedez-Benz W196 Streamliner que pertenceu ao Fangio. Além de fotos e vídeos do museu, um relato em primeira pessoa de um dos responsáveis por caçar carros para a reabertura do museu. Por 20 obamas, deve ser um passeio imperdível na cidade dos anjos.

    http://jalopnik.com/the-rebirth-of-americas-greatest-car-museum-and-what-i-1747635591

  27. disse:

    Nelson teve visão para se tornar Tri, e mais ainda na cama largando a morfina de fuçar e trazer para o Brasil o rastreamento de frotas. O cara é Phoda.

  28. Mario Mesquita disse:

    Nelsão é soda!

    Já tinha visto fotos postadas no WApp de um carinha de Brasília. Sensacional.

    Se eu ganhar na Megasena tb vou ter meu galpãozinho pra encher de latas velhas.

  29. Jovino disse:

    O Porsche 356 ano 59 ele retirou o motor Porsche e o guardou. Instalou um motor 2.4 litros boxer com Weber 48. O puma não tem motor original, mas também um boxer 2.4 litros só q turbinado em torno de 350 cv. Jovino.

  30. YEROSHA disse:

    Parabéns , quem planeja seu futuro ,trabalha e vive ao mesmo tempo ,faz aquilo que gosta e ainda investe bem, para na hora certa (acidente na Indy) hoje brinca de correr
    e ensina os filhos o caminho ,fatalmente esses frutos não cairão longe do pé.

  31. Artur disse:

    Cara, sei que o Piquet é um sujeito inteligente, que merece ter uma vida confortável, porém podem me chamar de invejoso ou outra coisa do tipo, mas eu acho q é muito dinheiro pra uma pessoa só. Só essa coleçao vale muitos milhões, e fico imaginando o que vai de dinheiro pra manter essa frota. Imagina a bagatela só pra pagar a documentaçao anual desses carros. Mas enfim, é só minha opinião.

    • alexandre garcia disse:

      Eu tenho uma penca de carros tambem. Pago uma grana de imposto deles todo ano tambem. Gasto uma grana comprando peças de performance e pagando alguns profissionais que me ajudam a manter meus carros. Fiz por onde, fiz boas escolhas, cheguei onde estou por uma boa dose de merito. Digo sempre que dinheiro não existe. Mas mesmo sem existir, o que pago de imposto vira escola, vira saude, vira segurança publica. O que eu pago em peças, ajuda alguns donos de loja a fechar o mes e pagar empregados. Os profissionais que me ajudam a remendar meus cacos velhos já que não dou mesmo mais conta de arrumar tudo sozinho em casa comem, bebem e se vestem com grana vinda de carro velho. Me parece tão legal isso tudo e eu consigo ver tão além só dos carros, não sei se mais pessoas conseguem.

    • Mustavo Gaia disse:

      - Dinheiro limpo e trabalhado – inclusive perdendo alguns dedos do pé – não deve ser motivo de vergonha para ninguém.
      - Em geral, carros com mais de 20, 25 anos não pagam mais IPVA. Por isso, é quase bom negócio restaurar um corcel e andar por aí.
      - Se for conferir a variação dos preços de carros colecionáveis, é possível que quase seja um bom investimento. Carro de pobre (nóis) é que perde valor com o tempo.

      • JT disse:

        Se o Piquet dividir seu dinheiro ganho honestamente com 200 milhões de brasileiros, ele não vai resolver o problema de ninguém e vai arranjar um grande problema para ele.

        O valor de seus carros reunidos é uma fração do que é vilipendiado diariamente pelos políticos corruptos de todas as matizes ideológicas.

        Nós precisamos sim, é de uma cultura que favoreça o surgimentos de vários Piquets, não apenas no automobilismo, mas em todas as áreas. E essa cultura passa longe do mero assistencialismo.

        Não sou contra o assistencialismo, mas sou a favor de incentivar as pessoas a progredirem financeiramente, sem achar que isso é um pecado.

  32. Pedro Araújo disse:

    espetacular a dica!

    o cara tem um Puma com motor de F1, 650 cavalos!

    hehehe

    e pensar que o Piquet começou a coleção como uma atividade de meio período para evitar stress e o risco da condição do coração dele…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>