DICA DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015 - 15:52Dica do dia, Imprensa

DICA DO DIA

SÃO PAULO (bom jornalismo, gostamos) – Tem coisa que não merece ficar escondida. O bom jornalismo está sendo feito na internet, ninguém sabe direito como ganhar dinheiro com isso (quem fica rico na internet é “youtuber”, com vídeos para adolescentes, e duplas de sertanejo universitário), mas é preciso mostrar. O “FatoOnline” é uma dessas páginas que está tentando fazer alguma coisa diferente, com diversidade de pensamento, bons colunistas e vídeos semanais.

Num deles, a boa surpresa: Belisa Ribeiro. Ela foi uma espécie de musa do jornalismo nos anos 80, com passagens pelo “Jornal do Brasil”, TV Globo e Bandeirantes. Escreveu um livro importante sobre o atentado no Riocentro, em 1981, e se enfiou de cabeça na campanha de Fernando Collor, alguns anos depois.

Mãe de Gabriel, o Pensador, Belisa tem gravado vídeos semanais falando do Rio de Janeiro. O último deles mostra a reabertura do Bar Lagoa, 80 anos, ícone da boemia carioca. Delícia de matéria, que dá vontade de pegar a primeira Ponte Aérea para tomar um chope histórico.

Fazia muito tempo que eu não ouvia falar da Belisa, e numa pesquisa rápida encontrei seu site oficial. Vale perder um tempinho ali, lembrar de sua atuação, rever vídeos antigos — como esta entrevista com o então deputado federal Lula, na qual ele admite, pela primeira vez, disputar a eleição presidencial em 1989.

É uma breve viagem no tempo. E Belisa continua em forma com um microfone na mão. Que seja longa essa sua jornada neste terreno ainda pantanoso da internet.

12 comentários

  1. Antonio Fernando disse:

    Só para constar, a RACHEL SHEHERAZADE escreve para o blog. Honestamente, não gosto do trabalho dela. Mas considero importante uma página de notícias ter em seus quadros colunistas de várias vertentes.

  2. Jaime disse:

    Por favor vamos pensar também no Antonios no Leblon !!

  3. Luis disse:

    Aproveitando o espaço, estava vendo um vídeo sobre outro assunto quando me lembrei da época em que a propaganda de cigarros no automobilismo estava forte, principalmente no Brasil, e como as leis anti-tabagistas estavam começando a funcionar na Europa nos anos 90 e os pilotos brasileiros estavam tomando de assalto a CART na mesma épóca, lembrei-me deste vídeo do making of de um comercial dos cigarros Hollywood onde filmaram o carro da PacWest que era do Maurício Gugelmin enfrentando outros tipo de terreno e inclusive o carro mais rápido do mundo na época:
    https://www.youtube.com/watch?v=enWn9HVPWhA

  4. Eduardo Britto disse:

    A informática, a internet e as mídias sociais chegaram com a força de um tsunami e via cotoveladas se instalaram causando estragos na economia tradicional. De virtual essa “novidade” não tem nada, chega quebrando “paradigmas”, o que pode ser lido como quebrando milhares de empresas do modelo econômico anterior e deletando milhões de empregos.. Pergunta: quem vai orquestrar essa transição gigantesca e complexa, que envolve a vida de milhões pessoas? O mercado não assume esse compromisso, antes aproveita pra cortar custos (pescoços), o que essa nova economia só facilita. O Estado não consegue gerir suas prioridades (saúde, educação e segurança pública), que dirá orientar essa requintada transição histórica, que mexe com absolutamente todos os ramos da atividade humana. Enfim gente, o tranco é grande, e vai se agravar nos próximos anos. Deus queira que tenhamos a competência de atravessar esse cabo das tormentas, em direção a um mundo novo, mais justo, solidário e amigo.

  5. Alvaro Ferreira disse:

    Muito legal a matéria! Agora em 2016 faz 50 anos que sou cliente do Bar Lagoa. Lugar bom, muito bom, o melhor chope, as melhores saladas de batata e de beterraba do Rio. Strogonoff das antigas e torta lula! Com a reforma voltou a ter a cara dos anos 60.

  6. Deivison disse:

    Duro é crer em um jornal que tem a RACHEL SHEHERAZADE como colunista. Vamos ver… Um outro veículo que tem trazido reportagens interessantes é o Nexo Jornal.

  7. Luis felipe disse:

    A Belisa vá lá, e interessante o fato on line realmente… Vale todas as mencoes ….. mas o Gabriel Pensador é um embuste

  8. Olá Flávio, fiquei muito orgulhosa com os elogios, por virem de você! Muito obrigada e Feliz Ano Novo!
    Abraço
    Belisa

  9. Alessandro disse:

    Só eu estou tendo problemas para visualizar o blog no iOS? A página fica recarregando direto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>