MOTOR DA HORA
SÃO PAULO (digital ou analógico?) – Acabou mais um mistério. A Red Bull fica, claro, e seus motores serão Renault, ainda. Mas a marca francesa desaparece da carenagem dos carros rubro-taurinos. O time dos energéticos fechou um mega-contrato com a suíça TAG Heuer, ex-patrocinadora da McLaren. E esse será o nome dos motores: TAG Heuer. Preparados pela Ilmor. Pacote fechado, portanto.
Uma marca de relógios dar nome a um motor de F-1 feito por outra empresa parece esquisito, e é. Não vai dar pra dizer “quebrou o motor TAG Heuer de Ricciardo”, por exemplo, porque os relojoeiros suíços não devem nem saber o que é um pistão, quanto mais um MGU-K. Vamos ter de nos virar para explicar a cada corrida.
Mas isso já aconteceu antes. Em 2001, a Prost, em seu último ano na F-1 — depois de uma estreia promissora em 1997 –, já caindo pelas tabelas, passou a usar motores Ferrari. Mas fechou acordo com uma fabricante de computadores, a Acer, para rebatizar seus V10. Assim, a Prost oficialmente, disputou aquele mundial com os famosíssimos motores Acer, que podiam ser encontrados em qualquer boa loja de informática — jamais num carro.
Como eu disse, parece esquisito, e é.
Quanto à TAG Heuer, já tive dois relógios da marca comprados com muito suor, mas me roubaram ambos. Um deles, um Carrera que comprei na Malásia, é o modelo mais bonito que já vi, como esse da foto. Que raiva. Bem que podiam me dar um de presente. Amanhã o blog faz dez anos e vocês nunca me deram nem parabéns.
Flavio, meus 50 cents: A TAG é um pouco mais do que TAG Heuer. Eu me lembrava que a TAG foi contratada para tirar a Heuer (a dos relógios e cronometros) de uma pindaiba financeira lá pelos anos 80. Administravam qualquer empresa com problemas. O capital que sustentava as operações de recuperação era árabe. Mas fiquei surpreendido com o alcance dos caras hoje:
https://en.wikipedia.org/wiki/Techniques_d%27Avant_Garde
Fico na duvida, os motores da Red Bull serão os entregues pela Renault versão 2016, após a entrega a Ilmor ainda vai mexer neles.
Ou só serão rebatidos ?
Ou unidades 2015 melhoradas ??
A McLaren não fez o mesmo com os motores Porsche entre 1984 e 1987??
Não seja por isso.
PARABÉNS!!!
A TAG-Heuer foi a cronometrista da F-1 entre 1987 a 2003 – creio eu.
http://www.tagheuer.com/br/relogios-de-luxo/formula-1/formula-1-cronografo-43mm-edicao-especial-senna-antracite-com-toques-de-vermelho-aco-pulseira
Interessante a TAG-Heuer poder usar a marca “F-1” num relógio!
185.000 ienes! no Brasil: $$$!
Além da Prost em 2001, a Sauber rebatizou os motores Ferrari durante muitos anos como “Petronas”, de 1997 a 2005, salvo engano. Houveram outros casos como Benetton “Playlife” entre 1998 e 1999, Williams Mecachrome e depois Supertec também no mesmo período, juntamente com a BAR no seu primeiro ano. E todos não passavam de um motor Renault na época.
Entre 2001 e 2002, Arrows e Minardi respectivamente usaram os motores Asiatech que se não me engano eram motores Peugeot rebatizados.
Mais antigamente, acho que a Minardi usou um tal de “Motori Moderni” que foi uma aventura da Subaru na F1, sei lá.
Esse troço de dar nome a motores já vem de tempos… É meio estranho, mas não deixa de ser curioso. Abraço e parabéns pelos 10 anos.
Analógico, tem alma, devia se chamar Almalógico. Não desgosto nem dispenso o digital, mas sei que ele me dispensaria num segundo.
Flávio, se é por falta de parabéns… parabéns!
Esta aí o cúmulo da desfaçatez. Esse pessoal subestima a inteligência dos fãs. Devem achar que quem assiste a F1 não entende nada de carros. Se for para fazer graça, que batizem com a marca Jonny Walker então.
aproveitando a “choradeira” entonces:
happy birthday mr world´s president ;)
https://www.youtube.com/watch?v=iH3oOVKt0WI
Estão pagando bem carinho pelo motor renault, e agora nem podem reclamar da marca. Estão no inferno estes inocentes juvenis da red bull.
E a postura da globo? Vai chamar a equipe de RBR-TH? Red Bull não é empresa automobilística (é do ramo de bebidas) e Tag Heuer também não é fabricante de motor (é fabricante de relógios).
PARABÉNS!!!!
#1 – Parabéns a todos nós pelos 10 anos… e em especial a você, claro.
#2 – Belo relógio. Adoro os TAG Heuer. São lindos e este, da foto, mais ainda. Bom gosto. Parabéns!
Este da foto é Heuer, antes da compra da empresa pela TAG. Vale mais que um TAG Heuer.
Parabéns Flávio. E deixa de frescura, veja as horas no celular.
Parabéns. Seria legal um relógio movido por um motor a gasolina de combustão interna (pode ser a diesel, GNV, álcool ou gasolina também).
Abs.
Ah…ia-me esquecendo. Seu presente, um relógio de sol, mais ecológico impossível.
Bom, como já é dia 05, meus parabéns pelos 10 anos!!!!
Quanto ao relógio, ficam aqui meus votos para que consiga outro, é o que posso fazer.
Comi vc é mentiroso FG. Vc disse uma vez que nunca foi assaltado!
Flávio, parabéns pelo blog!
Aquela pesquisa da agpda deve ter salvado o button e feito a Tag que fica no back investir para aparecer mais,
Pq raiva? Era só uma vítima da sociedade. Pq a raiva ao invés da satisfação pessoal por estar ajudando a diminuir a desigualdade e por consequência a violência?
Aplausos!
Vai ter que tirar a desvantagem na aerodinâmica e no chassis, afinal ta na hora do sr
Adrian Newey criar um bom carro pois Rob Taylor não esta mais ,seu braço direito foi pra Haas supervisionar o novo carro.Quanto ao relógio, serve uma ampulheta usada?
Tá aí a TAG Heuer mostrando sua carinha entre os relojoeiros (leia-se Rolex) como temos aqui, na stock, com os farmacêuticos?
Olá Flávio.Eu gostaria que você analisasse o meu comentário e depois, se puder dizer o que acha. Depois dessa novela toda, acho que no final quem se deu bem foi a Red Bull. No meu ponto de vista a Renault se deu muito mal, pois acho que alguns detalhes passaram desapercebidos ( é assim que se escreve? ). Ao meu ver a Red Bull saiu ganhando no final da história, pois é sabido que ao longo do ano a equipe austríaca, como as relações com a Renault já estavam rompidas mesmo, buscou algumas consultas com a Ilmor para ver se podia melhorar o motor francês. Os caras da depois de analisarem a máquina, reprojetaram o pistão e a câmara de combustão, pois descobriram, na visão deles, uma “falha de projeto”. Mas o fabricante gaulês, talvez por orgulho ferido ou “medo” rejeitou logo a ideia, e tratou de lançar uma atualização do motor, ao qual o Ricciardo disse que era pior que a versão anterior. Diante disso dou a minha humilde opinião, sobre porque acho que a RBR se deu bem:
1 – Seu carro é muito bom, se não o melhor do grid e mantendo o mesmo motor, bastará algumas atualizações.
2 – A Red Bull vai ter um motor “Renault” só dela, no grid será a única que terá um motor próprio. Era tudo que ela queria.
3 – O comportamento que o motor francês mostrava no dinamômetro da Renault era diferente quando instalado no carro. Se a Ilmor fizer esse motor funcionar e mostrar força a Red Bull pode se dar bem.
4 – E se esse motor Renault – TAG -Ilmor funcionar e a Red Bull fizer frente a Mercedes e Ferrari em 2016, será uma vergonha ainda maior para a Renault do que foi em 2014 e 2015, poi afinal aí sim os franceses deixarão a impressão de terem passado um certo atestado de incompetência.
5 – Do contrário, se não der certo, a Red Bull não tem nada a perder, e poderá dizer que o motor sempre foi uma merda.
Abração Flávio, gosto muito do seu trabalho.
Bela tentativa!!!!!!!!
Vou te dar um CD , pode escolher Anastácia ou Bartõ Galeno
Entre o relógio e os parabéns… Parabéns pelo blog!
Parabéns.
Sempre gostei do logo da TAG Heuer em relaçao a outros, conheci a marca pela Formula 1 mesmo.
Parabéns ao Blog (-;
Não serve um da Cassio com calculadora?
Esse a Globo pode falar o nome à vontade!
Todos custam mais de R$ 10.000 , portanto inacessíveis para 95% da população.
Como a Globo só fala nomes de marcas que estão à léguas de distancia de nosso poder econômico (Ferrari, Mercedes, etc) tranquilo falar “TAG Heuer” também.
Agora Red Bull não pode! A latinha custa menos de 10 conto, aí é propaganda de graça…
É por esse tipo de comentário que o Zorro espetou sua espada tantas e tantas vezes nessa sua barriga gorda!
kkkkkk
“Motores Renault preparados pela Ilmor”. Não entendi. É Renault ou Ilmor?
Se alguém puder explicar de maneira simples. Sou leigo, peguem leve, portanto.
“Na globo: motor TH da RBR” foi o melhor comentário!
Um comentário: Não adianta passar perfume em bosta!
Infelizmente, sem chance de um relógio desses ser acessível para meus bolsos…
Portanto, ficamos mesmo só nos parabéns pelo blog.
Acompanho seus escritos desde o Lance, quando você fazia avaliações dos pilotos após as corridas. Eu só comprova o Lance por causa de sua coluna.
Que furo heim?
Em 1986 Alain Prost foi campeão mundial com motores TAG lembra?
Os Porshe Turbo?
Teve também o motor “Petronas” da Sauber, que era, na verdade, Ferrari.
Vai ser bem estranho ver um carro “Red Bull TAG Heuer” correndo. Imagina um desavisado vendo isso. Uma fábrica de energéticos que se juntou com uma fábrica de relógios pra fazer um carro de Fórmula 1?
Vejo essa marca em várias modalidades esportivas há anos e até hoje não sei como se pronuncia.
Isso também me causa dúvida.
Deve ser similar ao nome do goleiro “Manuel Neuer”. Então “Heuer” seria “róier”. Ou “róyáa”.
Depois da marca de cortadores de grama que tem o seu próprio carro na FE nada mais me surpreende.
É muito grande para seu pulso e pode dar problema na coluna, devido ao peso. Serve um Champion com 7 (SETE!) pulseiras intercambiáveis??? Pegar ou largar!
Opa!? Então já fazem dez anos que eu sou leitor assíduo deste blog!
Estou por aqui desde o começo. Consulto este espaço quase que diariamente, porque o que acho aqui eu não acho em lugar nenhum.
Parabéns pelo seu trabalho! – por mais liberdade que tenha, não deve ser fácil manter o pique por tanto tempo. É um bom marco para se comemorar.
Meu sonho de consumo (que, pelo andar da carruagem vai continuar apenas no sonho mesmo) é um Hublot Ferrari…..
Olá Flávio, tudo bem?
Surgiu-me uma curiosidade:
Por que relógios de marcas como Rolex, Tag Heuer e Tudor são tão caros, se nem são digitais?
Um grande abraço o fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.
Seu coração, não demora, chegará ao centenário. A Revolução Bolchevique não resistiu tanto tempo.
Parabéns.
Isso parece o negócio de “naming rights” de estádio de futebol. Tem um nome, mas a imprensa fala outro. Então poderiam chamar esse motor de “redbusão”, “latão”, “energeticão”, “Markão”, “Mateschitão”…
Deixe desta ostentação capítalista e compre logo um bom relóogio russo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693242666-relogio-de-bolso-moscou-mockba-russia-aco-cor-bronze-_JM
Ahhh… pra eu conseguir comprar esse relógio, vai demorar uns 10 anos de economia.
Fiz aniversário esta semana, bem mais que os 10 anos do site. Também gostaria de um TAG Heuer de presente, um dos meus fetiches a mais de 4 décadas.
O relógio é muito bonito mesmo. Também tenho vontade de juntar uma grana (MUITA GRANA, diga-se) pra comprar um parecido com esse da foto, se ainda estiver em linha…
Quanto a dar presente pelos 10 anos do Blog, fico devendo. O máximo que posso dar é parabéns.
Caramba! roubaram os dois??? na mesma ocasião ou em envetos distintos?
por “enventos”, leia-se “eventos.”
Me desculpe,Leon Neto,mas não posso deixar passar: na mesma ocasião só se ele usasse um em cada pulso.
Kkkkk.. Ve é se nao vai arrumar problema pra cabeca , e postar nada sobre politica agora, golpismo e afins