O MISTÉRIO DE HAMILTON

SÃO PAULO (frescura?) – O que será que a Mercedes fez nos seus carros depois do GP de Cingapura que desagradou tanto Hamilton? O inglês assume que nas últimas provas Rosberguinho se entendeu melhor com a viatura. Ele não diz o que mudou, mas jura que houve uma mudança. E terá de buscar meio segundo na pré-temporada em relação ao companheiro se não quiser levar ferro em 2016.

Não tenho ideia do que pode ser. Alguma teoria?

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto
Roberto
8 anos atrás

Se eu conheço alguma coisa sobre F1, a Mercedes fez exatamente o que a Brawn fez em sua temporada unica e vitoriosa, trocou os freios do alemãozinho e fez toda a diferença.

Garlet
Garlet
8 anos atrás

HAmilton já ganhou duas.
Chegou a vez de Rosberg, carro alemão, piloto alemão. Acabou a festa no Pub inglês.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Só uma coisa,o Hamilton nunca mudou de equipe,Houve mais mudanças para o Rosberg, pois o projetista chefe da Mercedes era da Mclaren,depois veio o Hamilton,já se sentindo em casa pois na verdade ele nunca trocou de projetista digamos assim,E hoje a Mercedes é a Mclaren de antes.Alguma coisa pode ter saído errado,ou alguma mudança de rumo,quê favoreceu o Rosberg,

Peter Zero
Peter Zero
8 anos atrás

Com os campeonatos ganhos ele não quis se enroscar com o Rosberg e causar problemas para a equipe, preferiu deixar o alemão ter seu momento no fim da temporada..

Roberto Fróes
Roberto Fróes
8 anos atrás

O campeonato já estava garantido, Hamilton afrouxou.
Nico – de quem eu gosto bem mais – progrediu.
Acho que a diferença foi feita pelos pilotos.
No final, por mais automáticos e robóticos que sejam os carros, os pilotos ainda fazem a diferença.
Mas os carros tem que melhorar urgentemente!
Testes, ronco de motores, regulamento menor e mais decente, A Formula 1 precisa disso. Ou vai sumir…

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
8 anos atrás

Perdeu meio segundo na balada.

Galba
Galba
8 anos atrás

Teoria única: Queriam garantir o vice, deram o melhor pro Nico.

Thiago
Thiago
8 anos atrás

Tem sentido a hipótese da suspensão traseira, o binômio balanço de carro x estilo do piloto pode criar situações absoutamente anormais (não acho que o pau que o Vettel tomou do Ricciardo ano passado, por melhor que este seja, seja normal).

Também parece razoável acreditar que a Mercedes queira um time forte pro ano que vem. Acho que a Ferrari vai incomodar sim, e isso vai exigir mais trabalho em equipe . Inclusive a Sky afirma que o recado do Toto foi direcionado pro Lewis: http://www.skysports.com/f1/news/12472/10087413/mercedes-warning-aimed-at-lewis-hamilton-declare-fleet-street ; acreditam que Lewis possa repetir Alonso e sair de um time por relacionamento ruim?

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

Relaxamento seria a causa mais natural…..

Mas ele ficou reclamando do carro. E das estrategias que privilejariam Nico. Como vimos na ultima corrida, não era problema de estrategia.
Já ocorreram outros casos em que uma mudança no carro inverteu a ordem dos pilotos. Mas sinceramente, não acredito nisso. Acho que deve ser ressaca mesmo.
Outra coisa, Lewis falou que o Nico reclama demais… Caraca, a unica coisa que vi Lewis fazer nas ultimas 4 ou cinco corridas foi reclamar de alguma coisa !!!!!

Osmar Cassao
Osmar Cassao
8 anos atrás

É que o Hamilton estava guiando com uma mão na taça…

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Osmar Cassao
8 anos atrás

Verdade Omar!
Ele tirou a faca dos dentes
mas que mexeram nos mapas desses carros mexeram,
uns HPzinhos a menos faz muita diferença!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Osmar Cassao
8 anos atrás

A “melhor” explicação. Valeu!

André Fonseca
André Fonseca
8 anos atrás

Foram 0,5 segundo por gole de cachaça, isso sim!!!

HE HE

Enquanto estava com o título em aberto, mesmo a Mercedes tendo mexido na configuração do carro e o “Rosdiva” se adaptando melhor e fazendo 6 poles seguidas, metade dessas corridas terminaram com vitória do Hamilton.

Ou seja, em 2016 tudo voltará ao normal, com o Hamilton passando por cima da “Rosdiva”!!!

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Teoria 1. Hamilton campeão, relaxou…
2016 começa, água bate na bun…., ele volta a andar na frente.

Teoria 2. Queriam garantir o vice, deram o melhor pro Nico.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
Reply to  Rodrigo
8 anos atrás

Concordo…

Murillo
Murillo
Reply to  Rodrigo
8 anos atrás

A sua teoria 2 me parece ser a mais provável. Mas a minha maior preocupação é o que acontecerá no ano que vem.
Creio eu que caso a Mercedes continue sobrando como neste ano, ela irá privilegiar o Rosberg (por ser alemão, e para dar mais graça a F1).

Renato F1
Renato F1
Reply to  Murillo
8 anos atrás

Não creio que na Mercedes a teoria 2 seja aplicável, tal qual na Se Ferrari e na Red Bucha. Haja vista que, em várias vezes, a equipe deu toda a liberdade para os pilotos disputarem a vitória na pista, mesmo nas voltas finais, como foi visto em 2014.

Parece ressaca de campeão mesmo! Tem que bater foto, ir a eventos, participar de festas… Todo mundo quer aparecer com o campeão. Aí, o rendimento obviamente cai.

A resposta a gente vai obter na Austrália, em 2016!

Guilherme Zahn
Guilherme Zahn
8 anos atrás

O que eu tinha lido por aí é que foi uma alteração na suspensão traseira que mudou muito o comportamento do carro… Me fez lembrar da 1a temporada do Schumacher na Mercedes, quando ele passou meia temporada tomando pau do Nico (curioso ninguém ter se lembrado disso nesses 2 anos) e aí a Mercedes mexeu no carro, encurtou o entre-eixos, deixou o carro do jeito do Schumi. Resultado: Schumacher deu a volta por cima no Nico, mas em termos gerais a Mercedes perdeu tempo em relação às adversárias…

Alberto
Alberto
8 anos atrás

Flávio,
isso é o tal do automobilismo, o time pode escolher quem ganha. Quando se tem dois pilotos de qualidades próximas é fácil minimizar ou inverter, no desempenho do carro, a diferença entre eles.
Foi para motivar Rosberg, para deixar a disputa menos monótona, punir Hamilton por uma postura inadequada, mostrar a todos que ano que vem pode ser diferente??? Sei lá, muitos fatores. Mas que parece ser uma manipulação da equipe isso tem toda a cara.
E digo mais, anota aí! A Mercedes continua muito na frente e este final de ano segurou o desempenho pra não evidenciar toda essa diferença e ano que vem, a não ser que algum outro time faça milagre, eles ganharão fácil.

Luiz Carlos Silva
Luiz Carlos Silva
Reply to  Alberto
8 anos atrás

Concordo. Acho até que foi mais para baixar um pouco a bola de Hamilton que ficou muito assanhadinho depois do terceiro título. A equipe deu só uma leve calibradinha para baixo no carro dele pra mostrar quem manda. Com ambos os títulos resolvidos a Mercedez pode se dar a esse capricho. Vamos ver ano que vem. Se foi isso mesmo, pobre Rosberg quando a realidade bater na porta novamente.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Luiz Carlos Silva
8 anos atrás

Sem falar que Hamilton já disse que vai passar mais tempo com os engenheiros, pra saber o que foi que aconteceu. Ou sej,a, menos farra e mais trabalho visando 2016.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Alberto
8 anos atrás

Também acho Alberto que ela está escondendo o jogo, principalmente com relação ao motor de 2016 que mais do que sobrou em Monza.

Sinceramente, é muita coincidência Rosberg, num passe de mágica, passar a andar mais do que LH depois dos títulos conquistados.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Acho que foi a determinação da Pirelli que exigiu que a pressão dos pneus e a temperatura dos mesmos fossem as indicadas pela fabricante de pneus. Isso deve ter feito com que a Mercedes fizesse alguns ajustes na suspenção, e o Hamilton não se adaptou as mudanças de comportamento do carro, fazendo que o Rosberg fosse sempre o mais rápido. Tudo isso é um “acho”!

luigi
luigi
Reply to  Luciano
8 anos atrás

E você tem uma probabilidade de acerto de quase 88% no seu “Achismo”. E vamos esclarecer que é um absurdo o ‘FORNECEDOR” de pneus determinar a pressão a ser usada por todas as equipes ,sabendo que cada um tem projetos diferentes ,é um dos itens que mais se diversificam os fabricantes é justamente os de geometria de suspensão que funcionam melhor ou pior com a variação de cargas em amortecedores ,molas/barra estabilz. e pressão de pneus ,nem em categorias monomarcas isto seria aceitável , pois muitas vezes o piloto se vale disto (pressão de pneu ) para ter um diferencial de tempo ou desgaste diferente a seu beneficio. O problema é a má qualidade construtiva ou de projeto da carcaça do pneu oferecido as equipes e a Sfarrelli sabe que sua carcaça é ruim e não aguenta a grandes solicitações e numa pressão maior ela sofre menos stress por menor “dobragem” e diminui o risco de estouro , é o mal de fornecedor único ,ele não tem que confrontar seu produto contra outro concorrente ,e dai qualquer porcaria serve !
E vamos combinar , que não foi nada inteligente por parte do Hamilton , o desrespeitoso e humilhante episódio do boné , Foi uma típica demonstração de empáfia e arrogância muito tipica de alguns britânicos quando se sentem em vantagem , fato que que mais tarde pode custar-lhe caro (Ron Dennis que o diga) Humilhar um Alemão (pero no mucho) ,dentro de uma equipe alemã , foi algo muito pouco inteligente ,quem não concordar com isso ou não conhece o povo alemão ou vive em outra realidade (Quem sabe , em Brasilia !) .E esta perda de performance também parece ,curiosamente acontecer paralelamente a perda de influência de Nick Lauda nas decisões de pista da equipe. Quem sabe sejam só “impressões ” minhas ,más possivelmente o tempo dirá a verdade !

André
André
8 anos atrás

Isso só é uma novelinha pra Rosberg ganhar umas corridinhas e ficar um pouco mais feliz. Não adianta nada ganhar quando não vale mais nada e ainda se achar por causa disso. Ano que vem, se a Ferrari (ou as outras, mas ela é mais provável) não der um novo salto, Hamilton coloca ele no bolso e garante o tetra e teremos mais uma temporada chata…

Espero que eu morda a língua…

Oi?
Oi?
8 anos atrás

O mesmo lastro que todo segundo piloto leva.

Alex Santos
Alex Santos
8 anos atrás

Até onde eu sei, foi uma alteração na suspensão traseira.

Em virtude da nova regra imposta pela Pirelli, a Mercedes teve que mexer na suspensão traseira, afim de deixar as configurações de pressão impostas pela pirelli de acordo.

E mexeram em outros aspectos do carro, devido a porrada que levaram da Ferrari em Cingapura.

Outra coisa que notei, foi que o Rosberg apanhou muito para se adaptar ao Sistema novo de embreagem na largada, não é a toa que ele tomava pau em toda largada, depois que treinou direitinho a coisa ficou melhor para ele.

E tomara que ano que vem ele comece bem, quero mais que o circo pegue fogo. E tomara que a Ferrari venha com tudo.

Fernando Passos
Reply to  Alex Santos
8 anos atrás

Pode ser isso, mas se fosse pra eu chutar, chutaria que mexeram nos freios… eles estavam tendo problemas de freios consideráveis… E como sabemos, cada piloto tem um estilo de pilotagem e lidar com os freios.

No fundo, mesmo, acho que o que mudou foi o boné de segundo colocado que Hamilton jogou no focinho de Rosberg…

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Fernando Passos
8 anos atrás

Focinho é ótimo, Fernando
eu ja competi de kart, e depois de uma sessão de tempo que vc faz um temporal……a adrenalina a mil….da vontade de jogar uma bigorna no cara que fez o 2º tempo, só pra mexer, desestabilizar.
O Capitão Hamilton se torna campeão,depois de quase 2 horas de adrenalina no topo, a mil……joga um bonézinho e parte imprensa, a parte do politicamente charo correto transforma isso num puta caso! é brincadeira…..

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Toda equipe sabe os estilo de cada um, e faz o carro de acordo com que ela quer
que ganhe , F1 sempre foi assim, aliado ao foco que Hamilton perdeu nessas
ultimas corridas, e tambem a Mercedes, quis levantar o moral de Nico após
o titulo de Hamilton. Em 2016 volta tudo como dantes no quartel de abrantes.

Thiago Moyses
Thiago Moyses
8 anos atrás

Alcançou os números do ídolo, objetivo de vida dele, da carreira. Aí, relaxou. Não sabemos se de vez ainda. Isso já aconteceu com muitos profissionais do esporte e pilotos, que ao alcançar o que buscava despencam em produção por perderem a motivação – poucos se mantém sempre competitivos. Basta lembrar o Raikkonen depois do título, murchou, ele que sempre foi agressivo e rápido, só queria um título.

Vagner Coletti
Vagner Coletti
8 anos atrás

Na verdade, a coisa já está assim desde os EUA. Ele só ganhou porque Rosberg errou. Ele não iria ganhar aquela corrida sem o erro de Rosberg. A gente fala das três últimas, mas ele está mal nas quatro últimas…

FAB1000
FAB1000
8 anos atrás

A minha teoria é de que ele está arrumando desculpa de mal perdedor. Vejamos… se o carro agora, depois de mudanças que beneficiaram O CARRO, para ganhar tempo em cima dos demais, ficou melhor pro estilo do Rosberg, isso significa que antes era ruim pro alemão, beneficiando o inglês, já que não tem como ser bom pros dois ao mesmo tempo. E não vimos, no ano inteiro, o Rosberg justificar a trolha que estava tomando no fato do carro ter sido construído de forma a se ajustar melhor ao estilo do Hamilton.
Durante anos vimos casos semelhantes, Schumacher em detrimento aos seus companheiros de equipe, pois sempre preferiu um carro traseiro, até pegar a Mercedes que não priorizou isso, Alonso em cima dos seus com um carro também traseiro, lembrando do quanto o Kimi sofreu depois de vir da Lotus, que saia mais de frente, Button e Barrichello na Brawn até resolverem a situação dos freios, Vettel tomando um surra inesperada e inacreditável do irregular Ricciardo ano passado, etc, etc, etc.
Em provas de longa duração a escolha dos parceiros não é aleatória, nem baseada apenas na velocidade, mas sim em como eles pilotam e preferem os ajustes do carro. Então, pra mim, isso é apenas chororô de mal perdedor.

Fernando
Fernando
Reply to  FAB1000
8 anos atrás

Errr, Hamilton foi o campeão de 2015, perdedor onde cara pálida? Futuro perdedor? Com o resto eu concordo.

José
José
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Bah, difícil entender, hein fio?? Ele quis dizer que as desculpas do Hamilton por perder as 3 últimas, foram desculpas de mau (com U) perdedor.

Leo
Leo
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Acho que ele quis dizer perdedor com relação às últimas três corridas. Apenas isso.

FAB1000
FAB1000
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Exatamente José, acho que o Fernando respondeu sem relacionar o publicado por mim com o texto escrito pelo proprietário do blog.

* Obrigado pela puxada de orelha com a correção. Uma vergonha trocar mau por mal. ;-)

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Essa comparação..é a mãe das teorias de conspiração aqui nos comentários!!!! rs

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  FAB1000
8 anos atrás

Existe justificativa maior do que ficar de tromba no pódio?. Foi o que Rosberg fez na maior parte da temporada.

Fernando
Fernando
Reply to  FAB1000
8 anos atrás

É, questão de interpretação, nem sempre a gente interpreta direito as coisas.

José
José
8 anos atrás

Hamilton é muito maismpiloto que Rosberg, com certeza. Mas é muito chorão. Não lembro dele reclamando depois das corridas do Japão, Rússia e USA (todas depois de Cingapura e onde o Rosberg também fez pole nas 3). Ou seja, o carro só passou pro gosto do Rosberg depois que o Hamilton não conseguiu mais vencer? Fora as declarações meio ridículas desmerecendo as vitórias do alemão, mas sempre reclamando das estratégias da equipe. Jogou pra torcida.

Custodio Rangel
Custodio Rangel
8 anos atrás

Noitadas, mulheres, bebidas e etc… Enquanto Rosberg estava mordido o inglesinho estava comemorando – a peça dos 0,5s chama-se foco.
Além de ser um grande atrativo para 2016 onde se a Ferrari não fizer algo novo (que não pode tanto) o Hamilton sera Tetra molinho (aposto grana)

Luciano
Luciano
Reply to  Custodio Rangel
8 anos atrás

Hamilton quis ser um Hunt, mas não deu certo.

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Luciano
8 anos atrás

Ele tem muito mais resultados que o também inglês Hunt (que morreu cedo né),
Além de levar uma vida normal, (como o Flávio também comenta) ” ele é humano”, deixa o cara curtir, que merece ele é tri-campeão, pode fazer o que quiser na vida particular dele, outros normais são o Vettel e Raikkonen, agora esses pilotos robozinhos, midiáticos tá loko…parecem iougurt natural diet…
hurghhhh

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Custodio Rangel
8 anos atrás

Concordo com vc, Custódio!!!

Depois que garantiu o TRI, Hamilton partiu para a esbórnia!!!

HE HE

Enquanto estava com o título em aberto, mesmo a Mercedes tendo mexido na configuração do carro e o “Rosdiva” se adaptando melhor e fazendo 6 poles seguidas, metade dessas corridas terminaram com vitória do Hamilton.

Ou seja, em 2016 tudo voltará ao normal, com o Hamilton passando por cima da “Rosdiva”!!!

José Fernandes da Silva Júnior
José Fernandes da Silva Júnior
8 anos atrás

Vejamos, titulo confirmado de Construtores e de Piloto, um ano com perdas de mídia e por consequência um maior desinteresse dos patrocinadores.
O que ganha com Rosberg na frente?
Em primeiro lugar, garantir o Vice campeonato em cima de Vettel, assim diminuindo um pouco a autoestima que geraria para inicio em 2016 do maior Rival.
Em segundo enganar mídia, patrocinadores, etc… sobre uma F1 mais emocionante com mais pilotos com chance de Vitória.
Em terceiro a alto estima para Rosberg, pois com a Ferrari ameaçando com um Vettel mesmo nível e um Raikkonen que pode se achar apesar de estar a beira da aposentadoria, então eles sabem que precisam de 2 e não 1 grande piloto para 2016.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

A Mercedes quis garantir o vice de Rosberg com uma boa folga em relação a Vettel.
Só isso.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Ve44el ficou mais perto do Rosberg que o Rosberg do Hamilton nos pontos.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

A Mercedes ficou com medo de repetir a bobeada da Brawn GP.

YEROSHA
YEROSHA
8 anos atrás

Quando Rosberg tomou o segundo risco no “elmo” ,pensou agora que já acabou pelo menos vou ser segundo em vez do Vettel, pra não passar carão e sentou o bambu ou
seja quando não precisava mais meteu um temporal no súdito da rainha pra que, por
que? Porque já começaram a sabotar o inglês ,e ele que fique esperto pois com trés títulos e provavelmente sem a proteção de Lauda a equipe sabe que ele vai querer se impor e querer regalias fazer exigências já estão se bandeando pro lado do alemão,
mais afável ,maleável e “virgem” em títulos. Só assim pra levar de Hamilton, porque o
inglês é casca grossa ,se for no braço……………..

André Moraes
André Moraes
8 anos atrás

Hamilton sempre arrumando desculpas para explicar as suas performances abaixo, pelo menos, do companheiro de equipe e “causando” no time. Confusão com Alonso, Button e Rosberg agora. O problema será o carro mesmo, ou ele que é chato?

Torcida pro Rosberg em 2016!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  André Moraes
8 anos atrás

“Performances abaixo” onde???

Das 6 poles seguidas da Rosdiva, Hamilton ganhou três!!!

O que existiu foi um relaxamento natural depois da fatura fechada, só isso.

Ano que vem volta tudo ao normal.

Francisco
Francisco
8 anos atrás

Depois que a pressao dos pneus ficou na mira, o Hamilton perdeu esse meio segundo.

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Francisco
8 anos atrás

Borracharia Express!

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
8 anos atrás

Minha teoria foi um favorecimento ao Rosberg para ele ter um Natal menos triste, já que o papai noel não trouxe o caneco para ele..

Pablo Martin
Pablo Martin
8 anos atrás

É até bem comum na história da F1 estas situações quando carros com determinadas características beneficiam o estilo de pilotagem de 01 dos pilotos. Aconteceu com o Vettel na temporada passada.

Para o carro ter ficado tão melhor para o Nico provavelmente mudaram o aditivo do blocante do diferencial para um cor de rosa.

peter von wartburg
8 anos atrás

teorias?! muitas. a mais óbvia é a equipe germânica levantar o moral da paquita no fim da temporada “acertando” seu carro de forma diferente do outro. Rosberg termina o ano com a impressao de que pode brigar com Luis. mas ano que vem o inglês vai enrabá-lo novamente sem vaselina, dó ou piedade. rosberguinho é Barrichello e hamilton, schumacher. as diferencas sao que o alemaozinho é menos bobo e tem apoio da Mercedes e o inglês é menos sádico e vigarista que o alemaozao.

tomara que o novo motor da red bull seja um canhao e que a ferrari acerte a mao no carro, senao veremos mais do mesmo. meu Interesse pela F1 vem caindo gradativamente, ano após ano. o mesmo acontece com a audiência num certo poderoso país chamado… Alemanha! Esse ano, mesmo com tantas dobradinhas da Mercedes (ainda sofre com o rótulo de “carro de velho” ou de “coroa rico” por aqui), Vettel recuperando Maranello e a loira platinada encerrando bem o ano, tivemos queda de 3,5% na audiência da RTL. E olha que o hino teutônico tocou em TODAS as 19 corridas. Inté. Estou na Bavária, vou beber!

Renato F1
Renato F1
Reply to  peter von wartburg
8 anos atrás

Canhão? Motor da Red Bucha? Fala sério! Já foi anunciado que o motor será a mesma maravilha dos últimos dois anos!!! Para meu deleite!!!

O melhor motor é o Mercedes-Benz! E já há muito tempo! Desde os tempos de Raikkonen na McLaren! Pena que, naquela época, a confiabilidade não era muito alta! E o pé-frio do homem de gelo sempre trocava de motor entre os treinos e acorrida, perdendo dez posições!

Motor alternativo não resolve, nem um pouco, o problema de falta de interesse do público e ainda vai aumentar os gastos com combustíveis da categoria!

Há de se mexer no regulamento! E parar com este excesso de punições! Encostar roda com roda: punição! Ultrapassar por fora: punição! Correr com três pneus de um tipo e um de outro: punição (não entendi essa; não houve vantagem nenhuma e ainda inventam punição que nem no regulamento estava prevista)! Chega de punições! Se a atitude não pôr em risco a segurança e a vida dos envolvidos, deixem que os pilotos decidam na pista!

Adolfo
Adolfo
8 anos atrás

Dizem que foi uma mudança na suspensão traseira. Ou foi muita balada…