MENU

terça-feira, 29 de dezembro de 2015 - 11:24Automobilismo internacional

RIO, 1937

SÃO PAULO (o que sobrou?) – Foi em 2008 que postei este vídeo pela primeira vez, mas ele desapareceu das ondas da internet. Então, vai de novo, no trabalho precioso do Nelson Pasini, que encontrou as imagens e editou. Rio de janeiro, 1937, Circuito da Gávea, o Trampolim do Diabo. Isso aí era a F-1 do pré-Guerra. Os melhores do mundo estavam aqui. A pista ainda existe, passa pelo meio da Rocinha, não sei se é possível percorrê-la. Mas vocês, do Rio, vão identificar quase tudo. E quando passarem por esse asfalto sagrado, façam uma reverência.

10 comentários

  1. Albert disse:

    Estive no Rio em 3 oportunidades. Duas profissionalmente, onde fiquei 99% do tempo na Barra da Tijuca, o que me impediu de tirar um ou dois dias pra conhecer a cidade e a última em Agosto, pra correr a meia maratona, mas chegando na sexta à noite e saindo segunda de manhã. Andei bastante de ônibus (uma boa maneira de conhecer lugares, eu penso) e o trajeto da corrida em si, São Conrado-Flamengo pela orla, me fez “conhecer” um pouco mais.
    Enfim, tudo isso pra dizer que algum amigo do blog poderia fazer umas fotos dos locais atualmente pra nos deliciarmos.

  2. Giulio Mela disse:

    A Alfa Romeo era da Scuderia Ferrari (jà tem o cavallino rampante na frente)
    Quanto à bandeira com a suastica, na epoca era normal para os alemaes hastea-la

  3. Fontana disse:

    Vi um corrigindo na curva.. muito legal
    Só aqui no blog do FG mesmo…

    Bom final de ano a todos

  4. Nelson Pasini disse:

    Flávio, Quase que eu poerco essas imagens preciosas, mas encontrei-as e fiz cópias em 2 pendrives e quatro dvds para não levar mais sustos.
    Obrigado pela lembrança.
    Um abraço e feliz ano novo.

    Pasini

  5. luigi disse:

    Caro Gomes ,se os seus “Gominhos” tiverem um XBox One ,você poderá “correr” por este circuito como se fosse nos dias atuais ,basta ter o jogo “Forza 6 ” se não estiver enganado.
    Apesar de ser Alfista ,e minha família ter tido o primeiro contato com o Brasil ,justamente por ocasião das corridas em que havia carros Alfa Romeo envolvidos , e alguns dos meus parentes darem assistência aos carros da marca envolvidos em corridas por estas épocas , Sou fan da inteligência e criatividade do Prof Ferdinand e digomque esta vitória da Alfa em particular ,só aconteceu porque o Auto Union de Stuck teve problemas para retornar a pista após uma parada no box afinal o “Quatro Argólio” tinha 530 Hp contra 330 da Alfa (modelo 8 C /35 – C = copressore ) o que o permitiu descontar aproximadamente 6 seg. por volta e fechou em segundo +- 7 seg. atras após perder quase uma volta . Mais duas voltas a história poderia ser diferente,mas como dizia Fangio “Carreras son carreras”.
    Você acha que os pilotos de hoje correriam em ruas de paralepípedos ,com trilhos de bonde ,sem defensas com meio fios expostos e público praticamente dentro da pista. e uma observação o Auto Union type C ,era mais veloz em reta que qualquer Estoque bolha atual. (733 Kg e 530 Hp, relação 1.38 Kg por Hp , e atingia em retas longas 340 km /h alem do que foi o primeiro carro de “Gran Prix” -atual F1- a usar motor central traseiro .portanto merece todo respeito daqueles que amam o automobilismo esportivo)

  6. Roberto Zuquim disse:

    Putz, e essa bandeira com a suástica nazista logo no início do vídeo?

    • Thiago Gomes disse:

      Era a bandeira do 3º Reich, da Alemanha Nazista.

      Provavelmente havia algum piloto alemão correndo.

      Vi bandeiras Italianas / Francesas também.

      Lembre-se que 1937 é governo Getulio Vargas (antes ou depois do Golpe do Estado Novo, mas de qualquer forma mais proximo da linha nazi-facista).

  7. p´rperalta disse:

    Olá Flavio e leitores,
    A partir do trabalho do Pacini passei informações para os produtores do documentário “Paixão, suor e graxa” e eles buscaram os originais, então no documentário tem várias dessas cenas com qualidade de cinema.
    Quem já assistiu sabe, quem ainda não conseguiu assistir, vai passar de novo agora dia 02 de janeiro às 15 hs no canal ESPN (dia 2 já terá passado a ressaca do Ano Novo né, então dá para assistir)
    Para ter uma pequena ideia veja o teaser: https://youtu.be/GjoYNJjCUiI
    Mas se vc não puder assistir, grave e assista quando puder, vale a pena.
    Bom Ano Novo para todos!!!

  8. José André disse:

    Mano do céu, que vídeo espetacular.
    Esses caras guiavam muito e tinham muita coragem, já pensou, um erro na curva ???
    Abraços Flávio.

  9. Arthur Luz disse:

    Que coisa, estava pesquisando sobre isso recentemente.
    Esse vídeo é legal: https://www.youtube.com/watch?v=JQFersCqMZI

    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>