DICA DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016 - 20:06Automobilismo brasileiro, Dica do dia

DICA DO DIA

Campeonato de Turismo no Rio em 1997, quando carros de verdade corriam num autódromo de verdade. O Rafael Walter mandou. Por onde anda essa moçada? Por onde andam esses carros?

30 comentários

  1. Farid Salim Junior disse:

    Ainda que com atraso, segue meu comentário:
    Este era o automobilismo regional que existia e, que deixou saudades. Assim como o autódromo – assassinado por interesses financeiros de políticos de qualidade, digamos…duvidosa.
    Escrevo sempre aqui, que as montadoras podem ajudar a desenvolver o esporte, fazendo dele, ferramenta de marketing para as vendas de seus produtos. Deu certo por muito tempo com a Ford (Fórmula-Ford), Volkswagen (F-1300, F-1600, Divisão 1 – classe b, rally de regularidade), Chevrolet (Divisão 1 – classe C e, posteriormente, Stock Car Brasil e, Fórmula – Chevrolet), Renault ( Fórmula – Renault e Copa – Clio), Fiat ( Fórmula – Fiat – que revelou entre outros, Maurício Gugelmim – e Copa Uno e Uno Turbo, além de apoiar a Divisão 1 – Classe A, que dominou, com seus 147 pilotados por gente do naipe de Átila Sipos, Luiz Otávio Paternostro e Bob Sharp).
    Não dá para não ser saudosista…
    E, em tempo, lembrar do sucateamento deliberado de espaços como o do autódromo do Rio de Janeiro e o de Brasília – que deve seguir o mesmo caminho, além do jovem circuito de Curitiba, que nem amadureceu e já é moribundo.
    Hoje, temos mais de dez montadoras no país, 8 mihões de Km² e, menos de 10 autódromos para a prática do esporte. A Inglaterra cabe dentro de Minas Gerais e, tem mais de 30 autódromos. Hoje, seu parque industrial do segmento automotivo, se restringe a duas fábricas próprias – já que as demais foram vendidas a outras empresas. Então, pergunto: o que se pode fazer para que as fábricas aqui instaladas invistam no esporte?

  2. Eduardo Schmidt disse:

    Isso é automobilismo de verdade!!!!

  3. Bruno Cardoso disse:

    Será que o “Bon Voyage” está no vídeo?

  4. Issac Nemach disse:

    Programa Esporte Motor, passava no Rio de Janeiro, no Canal 9, CNT, se não me falhe a memória. Por onde anda João Mendes?

  5. Marcos Milani disse:

    Demais! Estas corridas eram transmitidas por algum canal de TV na época. Não lembro qual. Eu assitia todas.

    Só quem já pilotou tração dianteira com radial sabe o quão “escorregadia” é a tocada! A cena aos 58 segundos do vídeo diz tudo.

  6. Roberto Costa disse:

    Narração João Mendes

  7. Farid Salim Junior disse:

    Esse foi o canto do cisne do automobilismo carioca… era o Torneio Rio-Minas e seus gols e voyages correndo em Jacarepaguá… Bons tempos…

  8. Alessandro Silva disse:

    Nossa… Quantas lembranças! Essas corridas com carro de verdade eram o máximo! Turismo, Marcas e Pilotos, Fórmula Uno e Fórmula Uno Turbo. Era muito legal…
    A coisa era tão viciante que o primeiro carro de dois amigos meus e o meu também eram Unos. A gente assistia na extinta TV Bandeirantes no domingo ao meio-dia as corridas da Fórmula Uno e assim que terminava, todo mundo se encontrava lá em casa com seus Unos com escapamento esportivo pra comentar como tinha sido a prova.
    A vida era bem mais simples. Bons tempos.

  9. Riacardo Bigliazzi disse:

    Era bom mesmo, Lembro que na “Formula Uno” no final da corrida a grande maioria dos carros estaca sem os espelhos retrovisores, fruto de inumeras curvas feitas “lado a lado” pelos pilotos.

    O automobilismo nacional não será reativado sem a participação efetiva das montadoras, chego a dizer que o nosso automobilismo viveu duas eras: “CFF e SFF” (com Formula Ford e sem Formula Ford).

    Segue o jogo, o jeito é conviver com os “Stock com bolha” (diga-se de passagem que o espetáculo ao vivo é muito bem feito e emocionante) e nada a mais.

  10. Caca disse:

    Por onde anda esse autódromo?

  11. Müller disse:

    Deu pra ver a cara de “felicidade” da Suzane ao receber o troféu do 5º lugar…

  12. Luiz Antônio Cavalcanti disse:

    No Google Maps tem uma foto maneira que ainda dá pra ver a torre de cronometragem. Aqui: http://bit.ly/1ZmqF64.

  13. kiko disse:

    Tem um na garagem de casa que estou montando para andar no Paulista,

  14. Andre Decourt disse:

    Saudades desse tempo, Começava a frequentar seriamente os boxes pois era amigo do Winton Netto, que fazia sua primeira temporada completa e anos depois foi campeão do certame. Esse campeonato cresceu mais ainda por volta de 99 e tinha mais de 30 carros no grid. Foi destruído junto com o autódromo, que já com o Pan foi sendo multilado

  15. Rodrigo Teixeira disse:

    E a formula Uno??? Aquilo era faca na caveira… rsrs, quando crianca ja sabia que nao seria um piloto de F-1 mas sonhava em ganhar um grana qdo mais velho e poder pilotar um Uninho 1.5R Turbo…

  16. Pedro Perez disse:

    E pensar que Jacarepaguá seria o circuito ideal para a fórmula E, completamente plano!

  17. Grecchi disse:

    Eu tenho filmado uma etapa do campeonato de 1995, com Marcas e Piloso e Copa Corsa. Ainda em VHS, um dia converto para avi

  18. Igor C. disse:

    Bons tempos de ver o Espaço Motor na CNT aos Domingos! E que saudades de ficar ali em frente à entrada da Sul vendo os carros disputando freada….

  19. Julioo Souza disse:

    Tinha apenas 10 anos na época, assistia esses compactos na tv aberta, não lembro o canal, acredito que era na Gazeta de domingo, antes do Mesa Redonda….Mto boa a tocada dessa galera…

  20. Ney Freire Prates disse:

    A Susane era uma grande piloto, além de uma gata .Andava muito, de kart, carro, o que aparecesse. Por onde andará?

  21. Robertom disse:

    É possível que o seu Voyage estivesse neste pelotão.
    No ano passado, encontrei num site que nem lembro de era OLX ou Merc. Livre, anúncio de RJ, um sobrevivente da tragédia de Jacarepaguá (roubo explícito de patrimônio público), um Voyage de corrida, muito judiado, por R$ 3000,00

  22. Henk von Guillier disse:

    A tristeza que dá ver Jacarepaguá viva…

  23. Thiago disse:

    Muitos desses Golzinhos e Santanas quadrados vieram para as pistas de terra aqui de SC e devem estar rodando até hoje.

  24. Thiago disse:

    Muitos desses Golzinhos quadrados vieram para as pistas de terra aqui de SC e devem estar rodando até hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>