SERIA LEGAL
SÃO PAULO (mas…) – Lucas de Grassi disparou um press-release que reproduzo quase na íntegra abaixo, com uma sugestão de traçado para a Fórmula E em São Paulo, no Ibirapuera. Vejam:
Lucas Di Grassi fez um breve ensaio de como e onde seria o palco ideal para a primeira corrida da Fórmula E no Brasil. “Acho que São Paulo, por ser a maior cidade do país, no Parque do Ibirapuera, que é o coração verde da cidade, onde as pessoas praticam atividades físicas e há um belíssimo cenário”, disse. “Além disso, há a total possibilidade prática de se fazer uma pista para a Fórmula E correr lá”, continuou.
O traçado desenhado por Lucas tem 2.105 metros de extensão, dez curvas e sentido anti-horário. Tem a reta de largada na Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (sentido Avenida Brasil); em seguida, o traçado segue o contorno do Movimento à Bandeira, no encontro com a Avenida República do Líbano, e segue até entrar no parque pelo Portão 9. Dali, segue o contorno do lago (paralelo com a Avenida República do Líbano) numa longa e veloz curva à esquerda, fechando com um ‘cotovelo’ também à esquerda, levando pela pista de caminhada e fazendo todo o contorno pelo lago até a saída, novamente, para a Avenida Pedro Álvares Cabral. Os boxes ficariam na mesma avenida, no sentido Centro.
Voltei. O que vocês acham? Daria para fazer. Mas seria necessário um tapa no asfalto do parque, que é dose. De qualquer maneira, fica a sugestão. E ela não é ruim, não.
Aproveitando, Paris definiu o traçado de sua etapa elétrica, marcada para abril: em volta do Hôtel des Invalides, pertinho da Torre Eiffel. Vai ser difícil bater os franceses no que se refere a cenário.
Talvez o site http://www.rojadirecta.com tenha algum link para mostrar a corrida ao vivo, mas, em toda a internet pode ter alguma coisa a respeito. Respeito que a Fox Sports não tem pelos amantes do automobilismo, muito cuidado porque a Turner desembarcou com tudo no Brasil e pode tirar o automobilismo da Fox Sports.
Bom Dia! Flávinho
Por favor, passe um link para a gente ver a Fórmula E ao vivo na internet, já que a Fox Sports tem coisa mais importante passar passar no sábado(23/04) as 11 horas da manhã, horário da corrida, 16 horas em Paris. Nem mesmo um brasileiro lutando pelo título da Fórmula E, com um brasileiro ganhando a primeira edição da competição serve de apelo para mostrar a corrida ao vivo. Na hora do VT da corrida as 12:30hs eu, você e todos os fãs da Fórmula E estaremos almoçando.
Já teve corrida em Salvador e em Ribeirão Preto, da Stock.
Nesse caso, Salvador tem mais apelo turistico.
É isso aí! Vamos andar a pé na Paulista e fazer corrida de carro no Ibirapuera!!!
Gomes , alguns amigos acharam estranho, para dizer algo civilizado, a diferença de sua opinião quando foi cogitada ade corrida da Indy em São Paulo.
A corrida da Indy em São Paulo fechou a MARGINAL por três dias, fora o tempo de montagem e desmontagem. Essa brincadeirinha aí começaria às 8h e terminaria às 17h num sábado. Metade da pista dentro de um parque onde não passam carros. A outra metade numa via que em fim de semana é livre e muitas vezes usada para provas de pedestrianismo. Se vocês são incapazes de compreender a diferença, paciência. Não posso fazer muito por vocês. A burrice é incurável.
Tudo especulação, a prefeitura alguma vez expressou interesse em realizar a etapa? Ate agora a Fomula E expressa interesse de correr no Brasil mas ninguém no Brasil , digo as cidades, deram uma linha a respeito. Exemplo Rio de Janeiro estava no primeiro calendário antes da primeira prova saiu, ,a prefeitura do Rio ou qualquer órgão aqui nunca falou dessa corrida ou demonstrou interesse,
Apoiado! Seria apenas o caso de encontrar uma forma de não onerar os cofres públicos e essa se tornaria uma das etapas mais bonitas da F-E. Agora, se SP não puder abraçar essa ideia por causa dos eco-radicais (radicalismo não faz bem em assunto nenhum), bem que poderiam trazer a etapa para Curitiba.
Desde que não se coloque um centavo do dinheiro público (ou seja, dos meu bolso), posso até pensar em concordar ou não. Com o dinheiro público, prefiro antes consertar os ridículos buracos, valetas e desníveis inacreditáveis que infestam as ruas paulistanas. Se quiserem correr, que busquem recursos privados.
Sugestão ao Lucas de Grassi. Traçado de rua em Vitória/ES. A Formula Renault quando se corria com os clios e os formulas, a cidade tinha uma etapa que veio através do João Paulo Diniz se não me engano. Tem local pra estrutura, tem espaço para traçado, tem paisagem bonita enfim, quem sabe né. Abs Flavio.
Eu moro em vitória e passo sempre na área onde ficava o circuito de rua. O único problema é que colocaram uma rotatória em uma das curvas do circuito, perto dos Bombeiros. A única coisa a fazer seria destruir a rotatória e fazer uma marcada no chão.
eis o traçado: http://midias.gazetaonline.com.br/_midias/jpg/2015/11/12/circuito_de_vit__ria-4041330.jpg
Acho boa idéia. Mas vão dizer que a cidade não tem expressão nacional pra justificar o bairrismo.
Também sou daqui Thiago. Esse detalhe que levantou foi importante, mas se houvesse interesse resolveriam rápido. Mas como você disse, nosso estado é fantasma no Sudeste e nunca teve apelo pra nada. Paciência , não sabem o que estão perdendo de beleza, qualidade de vida e apelo econômico. Abs
Ideia de jerico!
Muito sem noção, parque não é pra isso….realmente a galera tá perdendo a noção. Pode ter certeza que isso não sairá do papel….
Se as raízes das árvores do Ibirapuera deixarem…Há décadas levantando o asfalto das vias do parque para se manterem vivas. Vão recapear com asfalto novo e cortar as raízes, matando as árvores? Não sei não.
Por que não no Vila Lobos? Pode usar até uma parte do asfalto do lado de fora do parque, da avenida que passa em frente ao portão de entrada do parque (sentido Ceagesp – Pça Panamericana)
Sem contar que tem estacionamento e portões de acesso mais fáceis (portões) para as equipes e toda a logística de transporte de equipamentos. Fácil acesso pela Marginal Pinheiros…
Fica a sugestão.
Meu Deus! Corrida de carro no Ibira? De jeito nenhum!!! (Não falo palavrão pra ser publicado…)
Sou contra porque os custos ficam sempre com a Prefeitura e os lucros (ou ganhos de mkt) pra iniciativa privada, exatamente como acontecia com a F-Indy. A F-1 é diferente porque já é evento tradicional e o autódromo serve pra outras categorias.
Se a empresa vier,e arcar com todos os custos e com a desmontagem pós-prova, pode até ser interessante. Mas empresa nenhuma quer nesses moldes. É sempre mais fácil jogar a conta pros contribuintes e depois colher os louros do empreendedorismo.
Depois que a Indy correu no Anhembi tudo é possível.
O circuito de F1 no Canadá é dentro de um parque! O circuito é só usado na corrida.
Agora para pensar. Para a Formula E , pistas em aeroportos como a do GP de Cleveland, que era disputada no Burke Lake Front Airport até 2007.
O Brasil tem aeroportos que comportariam com facilidade um GP , com poucas modificações.
Por que Interlagos não pode receber estes eventos legais?
MotoGP, F.E. a Indy, iria arrecadar mais, mais turistas, comércio, hotelaria, exposição da cidade, do País. Autódromo pronto, com tradição.
Pow, Só F1 e Stock, não dá.
Contrato.
Legal.Mas “mais legal ainda” seria um circuito em torno do esquecido estádio do pacaembu. Aquelas curvas em S nas ruas ao lado seriam desafiadoras. O visual é lindo, e quem sabe não poderia ate entrar dentro do estádio?
Precisa ver se os moradores do pacaembu, vão deixar
De todas as idéias de jerico que já li, essa realmente foi a vencedora.
Totalmente utópico. Rquer remoção e ajuste de guias, alargamento do leito para instalação de zebras , recapeamento total do trecho inteiro (que mal dá para trafegar de bicicleta ou carro de rua, de tanto buraco), área de escapes necessitariam desfigurar todo o parque na área de influência do trajeto. Piloto querendo brincar de engenheiro não dá certo. Cada um na sua.
Seria BEM legal. Vai ser difícil bater Paris quanto a cenário, mas São Paulo não faria feio.
Quase não tem parque para as pessoas no Brasil, culto ao carro. Transformar um parque em pista de automobilismo é sacanagem, e no mínimo retroceder uns 100 anos no tempo em relação a tudo o que se faz na Europa e o resto do mundo, pensando na qualidade de vida das pessoas.. Porque não pega um terreno baldio e transforma em pista, instala lago, área de lazer etc? Dinheiro tem, porque no Brasil os ricos são muito ricos, e os pobres muito pobres. Deixa o parque em paz. Inclusive deixo a dica, as cidades europeias estão abolindo, exterminando os automóveis das ruas, cidade para as pessoas……………
Um sábado, das 8h às 18h. Não mata ninguém. E usa um milionésimo da área do parque.
Cidades europeias com exceção de Londres e Paris… Sem falar de Suiça… acho que precisa verificar um pouco melhor as informações antes de usar esses argumentos… Londres tem corrida dentro de um parque, mas talvez os ingleses tenham parques demais rss
A falta de parque não é culpa dos carros. Isso concordo. Mas, em Londres, existe uma guerra, automóvel x mobilidade urbana. O governo londrino não se conforma com a situação atual. Quando falo EUROPA, digo o lado mais desenvolvido que é o NORTE. Eu moro na Dinamarca no verão. DINAMARCA, HOLANDA, ALEMANHA, SUÉCIA, NORUEGA, tem uma visão totalmente á frente em se tratando de sustentabilidade, urbanismo e mobilidade urbana. Claro que existe o lado “pobre da Europa”. Eu morei um tempo em Malmo na Suécia e nunca mais fui o mesmo. Desculpe se fui radical.
mas Canadá e Austrália tem corridas de Formula 1 em parque.
Da hora! No meio do parque seria sensacional.
Acho que o asfalto no proposto circuito deveria ser totalmente refeito porque tem alguns trechos ali em volta nas avenidas que estão muito ruins também.
Ideia legal, mas na atual situação, inviavel.
Só se a iniciativa privada bancasse. A prefeitura não tem conseguido manter nem Interlagos, quem dirá criar um novo circuito.
Na USP teria que dar tapa no asfalto e tirar as lombadas. Sem chance também…
Boas ideias, e acredito que viaveis. Quem sabe no futuro quando sairmos do buraco…
Bater Paris ? Mole, coloca RJ !
cof cof cof cof…
Olha Flavio,
Sou um otimista, desnível de asfalto se ajeita, largura se arranja, eu acho que ficaria sensacional…
os caras vem aqui destroem um autódromo como Interlagos, todo ano, e agora tem gente dando força para estragarem um parque, tudo pelo dinheiro, ele devia fazer alguma coisa pelo automobilismo nacional isso sim.
ele quem?
Circuito de rua bonito no Brasil? Só se for no RJ.
Qual a largura de pista ideal pra esse tipo de prova? Penso isso toda vez que tento imaginar possíveis traçados aqui em Brasília.
Também acho: daria um circuito legal em torno do conjunto estádio / autódromo (por falta deste último …
Uma curiosidade, pq a F-E não faz pelo menos um ou dois eventos em autódromos?
Deve ser para não ter comparações indesejáveis , só não saberia dizer qual a parte que não as quer se a dos motores (unidades motrizes) ou a puramente elétrica .
Sem viagem.
Os carros da F-E não podem ficar em aceleração plena por muito tempo, por isso opta por circuitos de rua.
Fora que boa parte da intenção da categoria é se aproximar do público, coisa que a F-1 deixa de fazer a muito tempo.
Mas esse ano ela vai correr no Hermanos Rodriguez, na Cidade do México…
é uma versão bem mais curta.
Na boa… não da não! Corro durante a semana, conheço cada desnível do piso! Tem partes que tem uma largura decente, porém as entradas de ” boca de água’ apresentam desníveis fortes o suficiente para ‘atrapalhar’ aderência de um monoposto!’ A área da USP é muito mais apropriada (e já da para dar aquele tapa no asfalto)…. e deveria ser em julho (período de férias)….
O Lucas é um cara de destaque no automobilismo, soube explorar bem as oportunidades e com competência, sabe o que está dizendo. Só para lembrar, trabalhou com Hermann Tilke e foi o principal piloto para desenvolver os veículos elétricos que deram origem a categoria F-E, só lhe falta um título importante.
Ou seja, outro Barrichello.
Mais um. Não, obrigado.
O visual seria muito bom…bem legal, já que a Formula E gosta de circuitos urbanos…mas do jeito que a CBA é bem zuada, dúvido que algo assim fique bem organizado….uma pena!
Que coisa linda!!!
Mas como SP tem F1, acharia mais interessante a E ir para outra praça. Brasília (daria pra traçar um circuito de rua em BsB?), Rio, Curitiba, BH… mas onde quer que fosse, seria lindo. O Brasil precisa abraçar essa categoria, um brasileiro defendendo título (ainda que muito mal), um brasileiro brigando pela ponta da temporada, nomes e sobrenomes famosos, duas cidades sul-americanas no calendário… tem que abrir o olho pra essa modalidade.
Brasília sediava corridas de rua nos seus primeiros anos. Usava-se principalmente a parte do Eixo Monumental que passa pela Rodoviária.
Não acompanho direito a FE, mas é impressão minha ou ela só corre em traçado de rua e pequenos? Por que isso?
Sim, é característica do campeonato.
Topei na hora !
Deixa nosso parque quieto, vai caçar um autódromo para correr, lá correr só se for a pé !!! abs
Ixi, tem que reclamar também com a prefeitura de Londres, então. Porque lá a corrida (em rodada dupla) é feita no Parque Battersea. E ninguém reclama!
No que mais dá pra comparar São Paulo com Londres? Nos rios que têm, por exemplo?
Arrisco a dizer que este traçado parece proporcionar uma corrida muito mais interessante que muito circuito lixo desenhado pelo Hermann Tilke na F1.
Deixem o parque em paz! Vão brincar de carrinho na pqp!
Não é só a condição do piso que é inviável.
As ruas internas do parque que ele sugeriu são estreitas. Só teria ultrapassagem na reta principal.
As que ele sugeriu, sim. Mas tem bastante rua larga por ali; dá pra montar um circuito legal!!
Poderia desenhar na USP. Mais opções e impacto bem menor no transito da cidade.
Não seria legal, não.
Na boa? Com tantos circuitos morrendo no Brasil, o ideal seria levar tudo o que se possa imaginar para o Circuito dos Cristais (Interlagos só recebe F-1 mesmo), que se pretende homologado pela FIA e FIM.
O ideal é levar o máximo de eventos possível para viabilizar a existência da pista.
Não seja ingênuo, a organização da FE faz de tudo para esconder que os carros são mais lentos do que um F3.
Por isso, eles sempre escolhem circuitos de rua em traçados que nenhuma categoria usa, para evitar comparações de tempos de volta.
Acho a categoria interessante, pela desenvolvimento que já está proporcionando à propulsão elétrica, mas com algumas exceções corre em pistinhas piores que um kart indoor,
Gustavo, a F E corre em circuitos de rua. Se eu não falhe a memória só nesta temporada que vai ter um circuito normal. Me corrijam se eu estiver errado sobre isso.
Exato, vai ser no México o autódromo fixo.
No Hermanos Rodriguez.
Obrigado, Deni. Não lembrava aonde ia ser.
Ali naquele cotovelo daria pra fazer a entrada dos boxes, prolongando em volta do obelisco. Ficaria legal!!
Gostei dessa ideia, contornando o Obelisco.
Só tem um problema: E as arquibancadas? Vão colocar no gramado do parque?
Pensei na mesma coisa, como o público iria acompanhar, equipes de tv e os boxes?
Justo na tal reta que o Di Grassi falou em colocar os boxes, dá pra montar lá um lote inteiro de arquibancadas!!
O restante? Deixa o pessoal na grade, pra quem quiser!! Hehehehehe…
A proposta é muito legal. Mas isso me faz lembrar o que aconteceu com a Formula Indy no Anhembi…..