FOTO DO DIA

SÃO PAULO (fervendo) – Nestes dias em que a população de São Paulo retomou suas ruas, com blocos maravilhos de Carnaval espalhados por toda a cidade, pingo esta imagem para mim inédita — e obtida no perfil @SPFotos no Twitter. Trata-se de um monumento que, segundo a legenda, foi removido em 1967 para não atrapalhar o trânsito. Essa é a avenida Tiradentes — à esquerda vê-se um pedacinho da Pinacoteca do Estado. Uma avenida linda, então. Hoje, horrorosa. Salvo engano, era aí que aconteciam os desfiles das escolas de samba de São Paulo até a construção do Sambódromo.

Se alguém souber mais desse monumento — como foi removido, onde foi parar, qual seu sentido –, conte.

pinacosp67

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Dutra
Luiz Dutra
8 anos atrás
Sieg
Sieg
8 anos atrás

Esta linda estátua está bela e segura na Cidade Universitária, entre o prédio do Biênio e o IEE.

Sacco, Ricardo
Sacco, Ricardo
8 anos atrás

Por que o monumento ficava em frente à Pinacoteca? Porque ali na Pinacoteca funcionou o Liceu de Artes e Ofícios, local onde foi totalmente confeccionado. Mas também porque tinha a ver com a história de Ramos de Azevedo, que passou toda sua vida naqueles quarteirões, como diretor do Liceu e da Pinacoteca e fundador da Escola Politécnica e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas; instituições lindeiras à Av. Tiradentes e vizinhas entre si.

Por que ele foi transposto pra USP? Porque tanto o Liceu, o IPT e a Escola Politécnica também foram transpostos para locais em que o espaço físico não era limitado para expansão de seus laboratórios. Como a Cidade Universitária dispunha de muitíssimo mais espaço, o levaram para lá. Afi9nal, espírito científico de Azevedo permaneceria inspirando os engenheiros em formação. É pra isso que se constroem monumentos.

Creio, portanto, que não tenha havido um motivo técnico para remoção do monumento em 1967, mas sim uma intenção de preservá-lo no contexto em que foi criado.

LUIZ
LUIZ
8 anos atrás

Um dos muitos crimes cometidos contra a cidade de Sao Paulo! E onde esta esta estatua?

Anderson
Anderson
8 anos atrás

Esse monumento encontra-se atualmente em frente à Escola Politécnica-USP e ao IPT. Virou referência lá, conhecida como a “Praça do Cavalo”.

Peixoto
Peixoto
8 anos atrás

Próximo dali, também havia o Arco do Triunfo, demolido nos anos 50… http://cultura.estadao.com.br/blogs/marcelo-rubens-paiva/cade-o-arco-do-triunfo-paulistano/

Murilo Cicolin
Murilo Cicolin
8 anos atrás

Ta na Cidade Universitária, em frente à Politécnica, sobre a rotatória de entrada para o IPT, e é carinhosamente chamada de “praça do cavalo”

David Felix Krapp
David Felix Krapp
8 anos atrás

Vendo essa e outras fotos dá apenas pra imaginar como SP era uma cidade muito mais bonita do que é hj… infelizmente os militares vieram e estragaram tudo em nome do “progresso”…

E esses desesperados do transito, por favor… isso não é exclusividade de SP, Manhattan é impossível de se trafegar de carro, Tóquio idem, Paris também tem transito e nem por isso essas cidades destruíram suas obras para “melhoria” do trafego…

Além disso, basta diminuir o número de automóveis, tem famílias hoje em SP que tem um carro por membro residente (e são esses que enchem a boca pra falar de crise) o que é absolutamente absurdo, me perdoa mas essas pessoas merecem passar 2 horas no transito sim… é uma falta de conscientização terrível… eu tinha carro, mas como trabalhava a 7km do trabalho ia e voltava a pé, era saudável e o tempo gasto era o mesmo…

JP
JP
Reply to  David Felix Krapp
8 anos atrás

Mimimi

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Que bobagem os caras escreveram lá hein? O monumento foi removido para a construção do Metro, transporte coletivo, nada a ver com trânsito. Poderiam ter colocado de volta, mas também esta ótimo na USP, me parece até um local melhor para ser apreciado.

prperalta
8 anos atrás

Morava na Z.Norte e em 1961 passava todo dia por esse monumento. eu era “di menor” e trabalhava numa loja de ferramentas e máquinas, Almeida Land, em frente de onde é hoje o prédio da Receita Federal, não era muito longe dele,
Comecei a trabalhar com 14 anos e meio, e foi ótimo, me fez aprender o que é responsabilidade, pontualidade, e a dar valor ao dinheiro que ganhava, não gastava em qualquer coisa, me tornei seletivo.
Me lembro que na linha de ônibus que eu usava tinha uns cavalos mecânicos FNM que puxavam um ônibus imenso, eram chamados de “papa-fila”, viviam lotatos, lotadissimo na verdade.
A avenida não era mais bonita nem mais feia que hoje, só era diferente, eram outros tempos, outras métricas para medir tudo.

William Gimenes
William Gimenes
8 anos atrás

O Carnaval foi aí até 1990. Em 1991, a Erundina inaugurou o Sambódromo ainda com alguma coisa faltando de acabamento. Em 1992, estava completo. O monta-desmonta de arquibancadas na Tiradentes ferrava o trânsito todo…

精神豚
精神豚
8 anos atrás

Esse monumento mudou de lugar em função da construção do metrô. Mas nas fotos antigas é claro que o monumento também deveria incomodar o trânsito.Ele agora está do lado da Poli, o que é um destino não menos nobre, justo até. Mas poderia ficar mais bonito e exposto se tivessem colocado lá na Praça Campos de Bagatelle, não acham?

Akio Kikuchi
Akio Kikuchi
Reply to  精神豚
8 anos atrás

vivendo e aprendendo,eu jamais imaginaria que a estatua proxima da Poli ,ficava originalmente na Tiradentes, aonde coincidentemente ficava a antiga Poli (atual FATEC-SP)

Sacco, Ricardo
Sacco, Ricardo
Reply to  Akio Kikuchi
8 anos atrás

Pegou na veia! Porque tem a ver com a intenção do monumento. Ao homenagear Ramos de Azevedo fazia alusão ao suposto progresso da cidade, às construções avançadas da megalópole. Por isso, a mudança da Escola Politécnica também foi um motivo para a transposição da estátua, que é belíssima.

Elmo
Elmo
Reply to  精神豚
8 anos atrás

精神豚, ajuda o carioca aqui, por gentileza: o que é a ‘Poli’?

Elmo
Elmo
Reply to  精神豚
8 anos atrás

O Google já me deu uma ajuda: Poli = Escola Politécnica da USP.
De todo modo, muito obrigado por dizer aonde está o monumento hoje.

Gerson nG
Gerson nG
Reply to  精神豚
8 anos atrás

Caro 精神豚,

Acho que a Praça Campo (sem “s”) de Bagatelle está muito melhor servida com uma réplica do 14-bis visto que foi na Praça Campo de Bagatelle em Paris, França, que se deu o primeiro voo deste avião em 1906.

De todo modo, está é só uma opinião.

Grande abraço.

Gerson nG

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Flávio, está foto é da década de 60. Já mostrava um trânsito muito grande no sentido para o centro. Isto só reforça a a teoria de que tem que se iniciar urgentemente um processo de ocupação organizado do centro. Esta região é muito bem abastecida de tecnologia e transporte. Infelizmente a ganância colocou as pessoas a quilômetros de distância em condomínios fechados que na minha opinião são ridículos e deveriam acabar o Alphaville é o primeiro deles.

Matheus
Matheus
Reply to  Luciano
8 anos atrás

Ganância? As pessoas gastam seu dinheiro como acham que devem gastar. Muitos preferem pagar caro por ter um pouco mais de segurança, viver em um local tranquilo, organizado, seguro e sem um emaranhado de fios pendurados nos postes. Boa parte das pessoas que moram em Alphaville trabalham por lá mesmo. Mas na sua opinião, deveriam morar no Centro, certo?

Luciano
Luciano
Reply to  Matheus
8 anos atrás

Vamos desenhar. cada um mora onde quiser. o mal gosto é inerente ao ser humano. a vontade de se esconder e imaginar que vivemos em um mundo do faz de contas também. Segurança!? Tenho pena disto.

JP
JP
Reply to  Matheus
8 anos atrás

O que tem a ver Alphavile com o monumento da Av. Tiradentes?

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

SP era linda! Aos poucos foram estragando. E essa ultima gestão então detonou de vez. Alias, estamos bem de prefeito, governador e presidente. Mas é claro, que o Sr. Flavio Gomes por criticar o PT irá se opor. Pra ele SP está uma maravilha. Assim com o Brasil.

PS: Não sou Petista, nem PSDB, nem porra nenhuma!

Najib
Najib
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

O arco da 23 de maio onde ele autorizou pichações travestidas de “manifestações artísticas”, o Pqe do Ibirapuera que virou um reduto de nóias com seus skates , tirando finas de idosos e ainda xingando por pensarem que têm razão.. Vá aos banheiros do Ibirapuera e constate as pichações “Legalize a maconha já” que estão ali tem um bom tempo, mas não são removidas pois o prefeitão se amarra em rabiscos em paredes..

O autódromo de Interlagos tbm está uma maravilha, imagine se as presepadas daquela prova do seu campeonato tivessem acontecido em uma gestão sem ser do PT, será que a sua opinião se resumiria a “tenho certeza que o prefeito, ciente como é, resolverá isso”.. Demitiram até o Chico Rosa..

Até com o Gigetto acabaram.. Daí vc vai falar “ah, mas Gigetto é restaurante de burguês”.. Mas não é o PT quem diz que hoje o filho do porteiro viaja pra Europa?

Robertom
Robertom
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Um lugar é indiscutível, o Padock de Interlagos…

Felipe Castro
Felipe Castro
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Só o simples fato de terem reduzido a quase zero os investimentos ao estímulo à cultura, já é o suficiente para eu Felipe Castro deixar de acreditar neste governo, o pior é que eu votei no partido dos trabalhadores.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  Rodrigo
8 anos atrás

Todo governo se equivoca aqui ou ali. Eu perdoaria TODOS os erros da atual gestão, se ele entregasse pro povo dessa cidade o PARQUE AUGUSTA 100%¹

JP
JP
Reply to  Rodrigo
8 anos atrás

O cara diz que que não é PT, PSDB ou “porra nenhuma”. Mas fala do que acha que é ruim dessa administração. SP vem sento detonada há décadas!

Baggs
Baggs
Reply to  JP
8 anos atrás

A classe média paulistana não enxerga tons de cinza. É apenas o bem contra o mal ou então acha que não entendeu nada e aponta, per se, o bem e o mal. Essa história de “não sou esse nem aquele” é um eufemismo para deixar obscuro o fato de que o paulista médio acha que pra não ser pobre tem de ser rico e, por isso, cospe nos pobres. No fim das contas, é a mesma burguesia, que, no espelho, não se enxerga e se projeta, num futuro incerto, como os donos dos meios de produção dos quais serão apenas operários. Paulo Freire sempre falava que “o opressor também é oprimido”.

Razor
Razor
Reply to  JP
8 anos atrás

Ora, não encha o meu bag, Sr. Baggs!
Quem começou essa estória do “nós contra eles” foi o Lula, em seus discursos irresponsáveis. Agora segura o rojão, pô!
E não venha falar mal de paulista, que pelo menos a gente não escraviza o povo sem devolver nada em troca, como fazem os coronéis do sertão.
Aqui, trabalhou, recebeu.
Mas tem que trabalhar para receber…de graça é amarrar as mãos de quem não tem como se defender.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Foto maravilhosa! Por essas e outras acesso sempre o blog. O Marcelo já disse exatamente onde está. Sim, a av. Tiradentes está horrorosa hoje, quando é simplesmente a principal artéria da cidade na ligação Norte-Sul dessa cidade que está chegando ao LIMITE. O próximo prefeito precisa considerar isso: a cidade está no LIMITE da suportabilidade da queda de qualidade de vida. Pra contornar isso precisará iniciar um processo (i.e. coordenar uma equipe) com muita humildade e sabedoria. Temos alguém com esse perfil?

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  Eduardo Britto
8 anos atrás

ET.: sim, antes do sambódromo os desfiles eram nessa avenida. Antes de ser na Tiradentes, eram na av. São João (lembro disso criança, final dos anos 1960).

Claudio Aun
Claudio Aun
8 anos atrás

O predio que aparece logo após a Pinacoteca, era o presidio feminio da cidade de São Paulo, seu portão ainda preservado no local onde é o Teatro Franco Zampari atualmente

Claudio Aun
Claudio Aun
8 anos atrás

O monumento mais bonito de São Paulo, Hoje quase abandonado na Cidade Universitaria de S.P. foi retirado na gestão Faria lima para dar lugar a atual avenida Tiradentes

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
8 anos atrás

Eu conhecia este monumento simplesmente como “Praça do Cavalo” lá na USP. :-D

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Luiz
Luiz
8 anos atrás

Muitas das obras de arte que ficavam nas ruas de Sp foram retiradas para benefício do trânsito. Uma grandiosa baboseira. essas obras deveria voltar a ter seu espaço na cidade. Pena que o ppovinho é tão idiota que iria fazer pichações que acabariam destruindo essas obras. Pensando bem, melhor esconde-las!

Matheus
Matheus
Reply to  Luiz
8 anos atrás

Ah sim! Basta construir ciclovias e corredores de ônibus pela cidade para o paulistano-escravo-do-ar-condicionado sair reclamando da piora do trânsito. Se resolvem devolver os monumentos aos seus locais originais, ia ter gente se suicidando.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Este é o Monumento a Ramos de Azevedo e está hoje na cidade universitária, no final da avenida prof. Luciano Gualberto próximo a poli.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_a_Ramos_de_Azevedo

Paulo
Paulo
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Numa rotatória bem na frente da entrada do IPT.

Elvys
Elvys
Reply to  Paulo
8 anos atrás

Colocar esse monumento na Cidade Universitária não tem explicação lógica. O que tem à ver com o local? Destoa de todo entorno…