AS NOVIDADES | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
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sexta-feira, 4 de março de 2016 - 19:03F-1

AS NOVIDADES

SÃO PAULO (curti e compartilhei) – Preparem-se. As classificações da F-1 serão mesmo a maluquice pensada inicialmente, que Ecclestone gostou, mas achou que não daria para implantar antes do GP da Espanha.

Vai dar, lógico. Fazer um software de cronometragem não é tão complicado assim.

Nem todos gostaram. Vettel, por exemplo, odiou o sistema que o Grande Prêmio está chamando mui corretamente de “dança das cadeiras”. Para ele, é absurdo mudar as regras duas semanas antes do início do campeonato. O componente surpresa, que todos adoramos, foi duramente criticado pelo jovem alemão — que pensa como um velho chato. “Entendo a animação com o elemento de aleatoriedade, mas devemos pensar no esporte. O mais rápido sai na frente, o mais rápido vence.”

OK, Seb, my friend. Mas isso não muda. Muda se o mais rápido se atrapalhar. E o novo formato apenas aumenta a possibilidade de alguém se atrapalhar. Não sei qual será o resultado, se a chance de embaralhar o grid é apenas retórica e as equipes rapidamente vão se adaptar. Tomara que sim. É preciso mexer, quando a coisa está ruim. O que deixa Vettel irritado, mesmo, parece ser o desprezo da FIA com o que pensam os pilotos, como nota Victor Martins no GRANDE PREMIUM.

Para quem está com preguiça de ler o primeiro link, os grids a partir de Melbourne vão ser definidos assim:

Q1 – 16 minutos
- depois de 7 minutos, o mais lento é eliminado e sobram 21
- a partir daí, a cada 1min30 o último colocado da tabela vai sendo eliminado
- ao final do Q1, 7 pilotos são eliminados e 15 seguem para o Q2

Q2 – 15 minutos
- depois de 6 minutos, o mais lento é eliminado e sobram 14
- a partir daí, a cada 1min30 o último colocado da tabela vai sendo eliminado
- ao final do Q2, mais 7 pilotos são eliminados e 8 seguem para o Q2

Q3 – 14 minutos
- depois de 5 minutos, o mais lento é eliminado e sobram 7
- a partir daí, a cada 1min30 o último colocado da tabela vai sendo eliminado
- sobram 2 pilotos para o 1min30s final, e o mais rápido deles fica com a pole

Parece confuso? Não achei. Entender o formato é fácil, até. Difícil vai ser lidar com isso na pista. Teoricamente, só nos primeiros 7 minutos do Q1 a gente vai ver um ou outro carro parado nos boxes um pouco mais tempo do que o normal. O cara sai, faz uma volta e fica esperando que ela não seja a pior de todas.

Mas isso em algumas pistas, apenas. Como ficar rezando nos boxes em Spa, por exemplo?

No Q2 e no Q3, o tempo vai diminuindo e o mais provável é que a turma permaneça na pista andando o tempo todo. Vai ser divertido pacas, se vocês querem saber. Qualquer errinho será punido com eliminação. Gostei muito, acho que o sábado será a coisa mais legal do fim de semana de GP.

E vocês, caras pálidas? Curtiram?

Ah, o Halo. Desse o Vettel gostou.

84 comentários

  1. gustavo giroti disse:

    to com o vettell…..tem mudança na f-1 que é uma merd*

    até a pontuação, ninguem mais sabe nada, nem a globo informa nas transmissões, ahhh sim, passa no final, 4 segundos, quando vc lê a 2º linha, tiram.,…

    piorou, anteriomente, 9,6,4,3,2,1…vc fazia os calculos de cabeça….claro depois mudou para 10 ao inves de 9….agora é um balaio de gatos!

  2. Élcio disse:

    Acho que as classificações aos sábados se tornarão muito mais interessantes do que o modelo atual, que é modorrento e chato!!

  3. Marino disse:

    Tenho a impressão que poderão acontecer “armações”, como por exemplo: Estando para estourar os 7 minutos do Q1, Comandante Hamilton pega um Alonsito pela frente. Este, “segura sem querer, querendo” o rival sem dar bandeira para não levar punição. Consequentemente tira uma Mercedes lá da frente. No Q2 Ricciardo faz a mesma coisa com o Nico. Tô falando besteira?
    Abraços a todos, parabéns a todas as mulheres do mundo, principalmente àquela por quem sou “dependente quimico, emocional e racional há 25 anos!!!!

  4. João Ferreira disse:

    De fato, não é difícil de entender, mas se tiver uma bandeira amarela ou vermelha, bagunça tudo…ainda gosto do antigo formato. Mas também acho que podiam melhorar a classificação, dividindo em grupos, os mais fracos disputariam algumas vagas para a próxima fase, juntando aos menos fracos para chegar numa fase final com os 10 melhores e em voltas lançadas, disputariam a super pole.

  5. Rogerio Kezerle disse:

    Não gostei.

  6. José Luiz disse:

    Tem um cara que eu garanto que vai se atrapalhar de vez em quando: O Massa.
    E não estou pegando no pé não, torço por ele, mas já se atrapalhou algumas vezes até no previsível sistema antigo.

  7. Rogerio Carvalho disse:

    Flávio, só uma dúvida: nesses sequenciais 1’30″ nos quais o mais lento será eliminado, vai ocorrer o término de volta para verificar isso? Ou seja se aquele que tiver o pior tempo estiver numa outra volta lançada, será que poderá terminar o giro antes da eliminação?

    • Razor disse:

      Essa também é minha dúvida.
      Acho (só acho) que o nego vai ser eliminado do mesmo jeito, já que ao final dos 90 segundos ele estava em último.
      Senão vira brasil!
      E vai sobrar protestos para todos os lados:
      “Pô, ele completou a volta com o melhor tempo!”
      “É, mas aos 92 segundos. O regulamento fala em 90 segundos, não 92…”
      E por aí iria…

  8. Tiago disse:

    Será que nessa primeira etapa do novo sistema de classificação a RGT vai transmitir as 3 partes do treino classificatório, ou as 3 partes vão para o Sportv como é e a RGT só vai passar o Q3, mesmo ?

  9. Elmo disse:

    Lembra muito a regra de uma das modalidades do ciclismo de pista.

  10. Hugo Albino disse:

    Pelo que entendi, serão três mini corridas na classificação?

    Gostei disso.

  11. sandro disse:

    Viu FG, a princípio vc não gostou, depois estava começando a gostar e por fim gostou muito, tudo isso em apenas 1 semana, viu como é bom repensar? isso serve pra vida toda e em tudo. abraços.

  12. James disse:

    Será que agora a Globo passa o treino completo?

    Só por isso já valeria a pena.

  13. JAL disse:

    Q1, Q2, Q3, Q18, Q1000. Sou contra.
    Coloca 1 hora de treino e cada um que vá pra pista a hora que sentir vontade e faça o tempo.
    O mais rápido é pole e pronto. Existem sei lá quantas categorias mundo afora com sistemas de classificação “normais”.
    A F1 ta cada vez mais fresca e chata.

  14. Riacardo Bigliazzi disse:

    Todo mundo vai dar tudo no inicio de cada sessão. O numero de pneus continuará a ser controlado? Claro que será, dessa forma teremos a cada final de Q1 um período de “pista vazia”.

  15. Garlet disse:

    A F1 atual privilegia a máquina, o carro, a equipe técnica. O piloto é importante, mas com um carro desses, não precisa ser sensacional para vencer. O carro é controlado pelo box e pelo piloto. Sendo assim, vai ser muito difícil, mas muito mesmo, superarem os alemães. Não conheço ninguém capaz de planejar melhor, e fazer um carro funcionar tão bem, quanto os germânicos. Enquanto os outros evoluem, a Mercedes mostra o que já tinha guardado, aos poucos. A Mercedes põe o pé no freio, no desenvolvimento, ao meu ver, para não agravar ainda mais a desigualdade para os outros times.

  16. Costa disse:

    FG, não existe software fácil. Fazer em 3 semanas fazem, mas virá com alguns bugs. Impossível testar todas as probabilidades que existem numa corrida.

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