AS NOVIDADES

SÃO PAULO (curti e compartilhei) – Preparem-se. As classificações da F-1 serão mesmo a maluquice pensada inicialmente, que Ecclestone gostou, mas achou que não daria para implantar antes do GP da Espanha.

Vai dar, lógico. Fazer um software de cronometragem não é tão complicado assim.

[bannergoogle] Nem todos gostaram. Vettel, por exemplo, odiou o sistema que o Grande Prêmio está chamando mui corretamente de “dança das cadeiras”. Para ele, é absurdo mudar as regras duas semanas antes do início do campeonato. O componente surpresa, que todos adoramos, foi duramente criticado pelo jovem alemão — que pensa como um velho chato. “Entendo a animação com o elemento de aleatoriedade, mas devemos pensar no esporte. O mais rápido sai na frente, o mais rápido vence.”

OK, Seb, my friend. Mas isso não muda. Muda se o mais rápido se atrapalhar. E o novo formato apenas aumenta a possibilidade de alguém se atrapalhar. Não sei qual será o resultado, se a chance de embaralhar o grid é apenas retórica e as equipes rapidamente vão se adaptar. Tomara que sim. É preciso mexer, quando a coisa está ruim. O que deixa Vettel irritado, mesmo, parece ser o desprezo da FIA com o que pensam os pilotos, como nota Victor Martins no GRANDE PREMIUM.

Para quem está com preguiça de ler o primeiro link, os grids a partir de Melbourne vão ser definidos assim:

Q1 – 16 minutos
– depois de 7 minutos, o mais lento é eliminado e sobram 21
– a partir daí, a cada 1min30 o último colocado da tabela vai sendo eliminado
– ao final do Q1, 7 pilotos são eliminados e 15 seguem para o Q2

Q2 – 15 minutos
– depois de 6 minutos, o mais lento é eliminado e sobram 14
– a partir daí, a cada 1min30 o último colocado da tabela vai sendo eliminado
– ao final do Q2, mais 7 pilotos são eliminados e 8 seguem para o Q2

Q3 – 14 minutos
– depois de 5 minutos, o mais lento é eliminado e sobram 7
– a partir daí, a cada 1min30 o último colocado da tabela vai sendo eliminado
– sobram 2 pilotos para o 1min30s final, e o mais rápido deles fica com a pole

Parece confuso? Não achei. Entender o formato é fácil, até. Difícil vai ser lidar com isso na pista. Teoricamente, só nos primeiros 7 minutos do Q1 a gente vai ver um ou outro carro parado nos boxes um pouco mais tempo do que o normal. O cara sai, faz uma volta e fica esperando que ela não seja a pior de todas.

Mas isso em algumas pistas, apenas. Como ficar rezando nos boxes em Spa, por exemplo?

No Q2 e no Q3, o tempo vai diminuindo e o mais provável é que a turma permaneça na pista andando o tempo todo. Vai ser divertido pacas, se vocês querem saber. Qualquer errinho será punido com eliminação. Gostei muito, acho que o sábado será a coisa mais legal do fim de semana de GP.

E vocês, caras pálidas? Curtiram?

Ah, o Halo. Desse o Vettel gostou.

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
gustavo giroti
gustavo giroti
8 anos atrás

to com o vettell…..tem mudança na f-1 que é uma merd*

até a pontuação, ninguem mais sabe nada, nem a globo informa nas transmissões, ahhh sim, passa no final, 4 segundos, quando vc lê a 2º linha, tiram.,…

piorou, anteriomente, 9,6,4,3,2,1…vc fazia os calculos de cabeça….claro depois mudou para 10 ao inves de 9….agora é um balaio de gatos!

Élcio
Élcio
8 anos atrás

Acho que as classificações aos sábados se tornarão muito mais interessantes do que o modelo atual, que é modorrento e chato!!

Marino
Marino
8 anos atrás

Tenho a impressão que poderão acontecer “armações”, como por exemplo: Estando para estourar os 7 minutos do Q1, Comandante Hamilton pega um Alonsito pela frente. Este, “segura sem querer, querendo” o rival sem dar bandeira para não levar punição. Consequentemente tira uma Mercedes lá da frente. No Q2 Ricciardo faz a mesma coisa com o Nico. Tô falando besteira?
Abraços a todos, parabéns a todas as mulheres do mundo, principalmente àquela por quem sou “dependente quimico, emocional e racional há 25 anos!!!!

João Ferreira
João Ferreira
8 anos atrás

De fato, não é difícil de entender, mas se tiver uma bandeira amarela ou vermelha, bagunça tudo…ainda gosto do antigo formato. Mas também acho que podiam melhorar a classificação, dividindo em grupos, os mais fracos disputariam algumas vagas para a próxima fase, juntando aos menos fracos para chegar numa fase final com os 10 melhores e em voltas lançadas, disputariam a super pole.

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
8 anos atrás

Não gostei.

José Luiz
José Luiz
8 anos atrás

Tem um cara que eu garanto que vai se atrapalhar de vez em quando: O Massa.
E não estou pegando no pé não, torço por ele, mas já se atrapalhou algumas vezes até no previsível sistema antigo.

Rogerio Carvalho
Rogerio Carvalho
8 anos atrás

Flávio, só uma dúvida: nesses sequenciais 1’30” nos quais o mais lento será eliminado, vai ocorrer o término de volta para verificar isso? Ou seja se aquele que tiver o pior tempo estiver numa outra volta lançada, será que poderá terminar o giro antes da eliminação?

Razor
Razor
Reply to  Rogerio Carvalho
8 anos atrás

Essa também é minha dúvida.
Acho (só acho) que o nego vai ser eliminado do mesmo jeito, já que ao final dos 90 segundos ele estava em último.
Senão vira brasil!
E vai sobrar protestos para todos os lados:
“Pô, ele completou a volta com o melhor tempo!”
“É, mas aos 92 segundos. O regulamento fala em 90 segundos, não 92…”
E por aí iria…

Tiago
Tiago
8 anos atrás

Será que nessa primeira etapa do novo sistema de classificação a RGT vai transmitir as 3 partes do treino classificatório, ou as 3 partes vão para o Sportv como é e a RGT só vai passar o Q3, mesmo ?

Elmo
Elmo
8 anos atrás

Lembra muito a regra de uma das modalidades do ciclismo de pista.

Hugo Albino
Hugo Albino
8 anos atrás

Pelo que entendi, serão três mini corridas na classificação?

Gostei disso.

sandro
sandro
8 anos atrás

Viu FG, a princípio vc não gostou, depois estava começando a gostar e por fim gostou muito, tudo isso em apenas 1 semana, viu como é bom repensar? isso serve pra vida toda e em tudo. abraços.

James
James
8 anos atrás

Será que agora a Globo passa o treino completo?

Só por isso já valeria a pena.

JAL
JAL
8 anos atrás

Q1, Q2, Q3, Q18, Q1000. Sou contra.
Coloca 1 hora de treino e cada um que vá pra pista a hora que sentir vontade e faça o tempo.
O mais rápido é pole e pronto. Existem sei lá quantas categorias mundo afora com sistemas de classificação “normais”.
A F1 ta cada vez mais fresca e chata.

Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
8 anos atrás

Todo mundo vai dar tudo no inicio de cada sessão. O numero de pneus continuará a ser controlado? Claro que será, dessa forma teremos a cada final de Q1 um período de “pista vazia”.

Garlet
Garlet
8 anos atrás

A F1 atual privilegia a máquina, o carro, a equipe técnica. O piloto é importante, mas com um carro desses, não precisa ser sensacional para vencer. O carro é controlado pelo box e pelo piloto. Sendo assim, vai ser muito difícil, mas muito mesmo, superarem os alemães. Não conheço ninguém capaz de planejar melhor, e fazer um carro funcionar tão bem, quanto os germânicos. Enquanto os outros evoluem, a Mercedes mostra o que já tinha guardado, aos poucos. A Mercedes põe o pé no freio, no desenvolvimento, ao meu ver, para não agravar ainda mais a desigualdade para os outros times.

Costa
Costa
8 anos atrás

FG, não existe software fácil. Fazer em 3 semanas fazem, mas virá com alguns bugs. Impossível testar todas as probabilidades que existem numa corrida.

Irineu
8 anos atrás

Sr Flavio gomes . Agora sou obrigado a ficar 48 hs sem ler as novidades de seu blog ? Quem vai pagar esse prejuizo ?

Alan
Alan
8 anos atrás

Se já era difícil para as equipes pequenas passarem do Q3 para o Q2, acabou de ficar ainda mais difícil com menos tempo para tentar fazer melhores voltas.

Eddie
Eddie
8 anos atrás

Concordo com o Vettel, esse sistema não vai favorecer o piloto mais rápido, isso é lamentavel. O que vai se ver sao enormes confusoes por causa do trafego na pista podendo até causar acidentes. Nao há porque mudar o formato atual, ele já exige muito do piloto que no Q3 tem apenas 2 ou 3 chances para fazer seu melhor tempo.

Jon
Jon
8 anos atrás

Mais uma vez os velhinhos da Fia pensam em uma coisa e o resultado vai ser outro. Lembro que quando fizeram esse regulamento atual diziam que no final das corridas teriamos carros se arrastando sem combustivel,quem teria reserva de combustivel andaria uns 3s mais rapido e blablabla…no fim tudo igual. Essa ideia da classificação vai ser a mesma coisa,as equipes vão se adaptar e tirar de letra e o Sr. Bernie mais uma vez vai ficar so na teoria.

Moy
Moy
8 anos atrás

No caso de pista longa e com chuva, este 01:30 não seria pouco?

Robertom
Robertom
8 anos atrás

É um Artifício, que visa derrubar quem vacilar na tática do treino ou sair da pista, alguns do pelotão dianteiro às vezes vão largar mais para trás, mas não é isto que vai acrescentar a emoção que está faltando….

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Enquanto não bater as botas o primeiro todos vão achar uma maravilha.
Prefiro como nos tempos do Senna. Mais rápido, primeira fila. Ponto final!

Thiago
Thiago
8 anos atrás

Não é a toa que ninguém mais assiste a esta categoria decadente. Qualquer corrida de kart consegue ser mais decente que a F1 atual.

Thiago
Thiago
8 anos atrás

Sobre as mudanças na classificação… que venham. Mas é compreensível que os pilotos estejam um tanto quanto ressentidos pelo pouco interesse em ouvi-los nestas horas.

Sobre o “Halo”… olha, não me parece muito eficiente. Fora que, pelo menos vendo de fora, aparentemente pode mais atrapalhar a visão do piloto do que protegê-lo. Não que eu seja contra uma maior proteção, mas se for para tampar o cockpit, que tampem tudo de uma vez.

(Mas sinceramente… o que eu fiquei mais impressionado foi a velocidade em fazer desse “Halo” um espaço para publicidade…)

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Acho que o medo do vettel eh pq ele sabe que eh muito maior a chance da Ferrari errar do que a Mercedes, acho que no geral não muda muita coisa, mas acessório que seja um 20/80 , que vai mexer em cerca de 20% do grid, ao menos no começo. Pior que a probabilidade maior de errou deve vir das menores, manor, Haas, sauber talvez, o que não embaralha o grid na verdade pq já largam atrás mesmo. Mas eh bacana o formato, só que a f1 sempre se adapta muito rápido né?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

A classificação muda (já foi de uma volta para cada um) e os mais rápidos foram e serão sempre os mais rápidos.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Foi assim que Ve44el ganhou o campeonato mundial de 2010 em Abu Dhabi.

Advinha quem foi o vice?!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

O perdedor de sempre: Alonso.

“O primeiro vice a gente nunca esquece!”

Pedro Moral
Pedro Moral
8 anos atrás

Mudança sempre é legal e deve ser testada.
Mas virou um programa só de TV. O povo da “G”, no autódromo, não vai entender picas do que estiver acontecendo, na hora, na pista.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
8 anos atrás

A FIA está esquecendo de uma regra que sempre faltou na F1 e agora vai ser muito importante: o critério para alinhar os carros na saída do box.

Vai ser muito importante fazer uma volta “de cara pro vento” logo na primeira tentativa, pois aí poderá ficar 7 minutos no box sem gastar pneu.

O critério poderia ser o inverso da classificação no campeonato, para embolar tudo mais um pouco.

TSC
TSC
8 anos atrás

O espetáculo ganha, pois tem a chance de a Mercedes largar mais atrás, mas o esporte perde para a lotería como na Nascar

André
André
8 anos atrás

Gostei bastante! Todo mundo vai ficar rodando durante a classificação. Os pilotos e engenheiros terão que entender melhor a fórmula desgaste dos pneus vs. volta rápida.

Luke
Luke
8 anos atrás

Parece que a F1 vai adotando a filosofia esportiva americana, mais em particular a da Nascar: mais show, menos esporte. Em tempos de desespero, medida desesperada. Vai que funciona…

Moa Canadá
Moa Canadá
8 anos atrás

Minha dúvida eh: O ultimo eh eliminado imediatamente a cada 1:30m ou ele ainda tem o direito de completar a volta, assim como eh qd o cronômetro zera….???
Fora isso, gostei! Está igual a vídeo games…

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

Vejo que há uma confusão na interpretação do formato de classificação, e por isso é interessante esclarecer: os tempos marcados não serão zerados a cada 1min30s. Esse tempo vale somente para cortar o último colocado da sessão (Q1, Q2 ou Q3)

Exemplo: no Q1, o Hamilton entra na pista e faz um temporal logo no início. Quando começar o período de eliminação a cada 1min30s, o tempo dele continua valendo para todo o Q1 (ou seja, não será zerado, conforme boa parte do pessoal está interpretando). Então, se ele achar o tempo bom o suficiente pra passar pro Q2, ele não precisará entrar na pista novamente no Q1.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

A única mudança é que em vez de deixar de dar tudo no fim do treinos, os pilotos mais rápidos vão fazer isso logo no início pra se garantir e deixar que o restante se “mate” durante o mata-mata.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

Sim
Mas digamos, passados 3 min, todos fazem tempo melhor que o 1º no 1:30. Como fica?
E digamos, quem está em ultimo disputando uma curva, como fica?
É obrigado a diminuir para deixar o outro passar?
Ou
Os 2 carros da Manor vem mais devagar. Se tiverem juntos podem “fechar” a pista e azar de quem vem atrás?

Cranio
Cranio
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

Olha… Pelo que eu entendí, eles alteraram o formato (Knockout) apenas do Q1 e Q2. No Q3 será do mesmo jeito que era, com os 8 mais rápidos brigando pela pole.

O knockout só vale para o Q1 e Q2.

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

Os tempos não serão zerados quando a eliminação de 1min30s começar. Então as Mercedes farão um temporal no início do treino e depois deixarão o resto se “matarem” no mata-mata, desgastando equipamento, pra só voltarem pra pista lá pelos TOP-5.

Ou seja, em vez do formato equilibrar as forças, vai beneficiar ainda mais a Mercedes.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Como alguém disse (parece que torcendo para a coisa dar errado) pode acontecer de os pilotos da Mercedes eventualmente largar no pelotão por alguma “cagada” e em 3 voltas ter passado todo mundo e voar na frente. Sim, pode.
Mas não largarão na pole, o que prejudica as estatísticas pessoais do piloto e tbm da equipe e essas coisas são levadas em negociações com patrocinadores. Também são consideradas por pilotos e equipes em suas histórias e rankings.
E tbm não podemos esquecer de que, como dizia o grande Nelson Piquet, o pelotão do meio é o “pelotão da merda” referindo-se aos inúmeros “enroscos” que acontecem por ali. O sujeito terá de largar bem, não bater, se safar para não ser batido, ultrapassar e dividir curvas até chegar à frente. E até que isso se acontece muita água corre por debaixo da ponte.É óbvio que com um canhão essa tarefa é facílima, mas quem já fez uma simples corridinha de kart sabe que largar na pole não tem nada a ver com largar em segundo ou terceiro e muito menos com largar no “pelotão da merda”.

fernando delucena
fernando delucena
8 anos atrás

Muito bom isso vai ser em Mônaco!! Lá será a verdadeira dança das cadeiras!

Marcos José
Marcos José
8 anos atrás

Não vai mudar nada…e quando voltarem pra Europa está classificação será abortada e teremos a volta da “antiga” classificação. Se querem emoção…encurtam a classificação pra meia hora com os pilotos usando apenas o composto mais duro escolhido pela Pirelli (com o uso obrigatório dos 2 tipos de pneus valendo apenas pra corrida) para o GP.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
8 anos atrás

realmente os pilotos não vão poder dar tanta chance ao erro.
mas eu acho uma complicação desnecessária! no fim das contas as equipes fortes vão sair, fazer uma super volta, e os outros vão ficar se matando na pisa como sempre ficam.
agora com pista cheia, imagina o que vai ter de carro um atrapalhando o outro? vai dar merda.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
8 anos atrás

Tudo bem que se mude o treino de classificação, mas acho que isso nunca foi um problema. acho que a F1 está preocupada demais com as preliminares se dar chance de melhora ao espetáculo principal, a Corrida no domingo.
O que vai mudar na corrida?
Haverá alguma novidade até a 3a volta, quando Mercedes e Ferrari, que por uma cagada qualquer (pouco provável) largarem no meio do grid, passarem todo mundo para sumirem na frente e a corrida voltar a ser como os passeios chatos do ano passado…

Marcos Lima
Marcos Lima
8 anos atrás

Ao meu entender vai favorecer o piloto que consegue uma volta rápida na primeira ou segunda volta..que é a maioria.Vai ferrar o piloto que tiver azar com tráfego..O Massa mesmo que é azarado de carteirinha é um.

Cristiano
Cristiano
8 anos atrás

Não gostei do novo formato, assim como vários outros pilotos como Vettel e o Alonso. O formato antigo não era ruim e funcionava e não era o que tinha de errado na categoria. O que é errado na categoria todos nós já estamos cansados de saber e vivemos pedindo por mudanças, que essas sim parecem não vir nunca (2017, quem sabe se tudo realmente se confirmar).

Não vão ter mudanças significativas com o novo formato. Quem estiver inseguro em relação aos tempos vai logo com os pneus mais rápidos do fim de semana e tudo volta ao que era antes.

Não vejo graça alguma em ver um piloto ser atrapalhado por bandeira amarela ou por outro colega que pode causar de propósito um atraso no tempo de possiveis adversários..

É como se a FIFA decidisse que uma disputa por penaltis fosse decidida em 60 segundos, Imaginem os 2 times fazendo 10 cobranças em 60 segundos a bagunça que não ia ser. Não faz sentido.

Henrique Silveira
Henrique Silveira
8 anos atrás

Eu acredito que alguns treinos classificatórios, provavelmente a maioria deles, serão mais emocionantes que muitas corridas. Vai dar desespero no mínimo na turma do meio. Show. Gostei.

MACDONIS
MACDONIS
8 anos atrás

Pode ser interessante mas para a transmissão vai ser complicado mostrar tudo em pouco tempo vai ser uma briga para o diretor de imagens mas ta valendo mudanças sempre são bem vindas !

AS
AS
8 anos atrás

Excelente… um monte de carro na pista no sabado. Concordo que o sábado vai ser muito interessante. Eu quero ver como vai ser em Monaco… hehehe e a Globo volta a transmitir o treino todo ? Olha… sei nao… uma ideia simples vai salvar o ano, hein…

Alex Santos
Alex Santos
8 anos atrás

Enfim uma notícia boa!!

Quero ver o que o Vettel vai falar se o Hamilton e Rosberg baterem e ele ficar com a “Pole”.

Com certeza dará mais emoção aos treinos, que realmente estão muito chatos. E vai ser melhor ainda quando a pista estiver naquele “Chove e não molha”.

Aposto que a audiência nos treinos em Melbourne vai ser a maior em anos, está todo mundo curioso para ver esse regulamente em prática!

Vai todo mundo pro choque, e não vai ter mais piloto “Dormindo” nos treinos.

Thiago Soares
Thiago Soares
8 anos atrás

O tal do HALO parece uma chinela havaiana.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Thiago Soares
8 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… excelente!!!

guilherme
guilherme
8 anos atrás

#TeamVettel

Não gostei e espero que no mais tardar em 2017 mude para algo menos aleatório.

Fernando Linhares
8 anos atrás

Gostei. Tem chance de botar emoção num esporte que hoje dá sono, mesmo assim, estou com saudades.

Adelson
Adelson
Reply to  Fernando Linhares
8 anos atrás

É isso aí…

Mickey
Mickey
8 anos atrás

Comparando com futebol, parece que estão tentando criar algo parecido com mata-mata em algo que naturalmente é de pontos corridos.

Talvez o próximo passo seja aquela a ideia de chuva artificial… que já não parece tão absurda assim.