BOA ESCOLHA
SÃO PAULO (acelerem) – Durante quatro anos, de 1999 a 2002, a Petrobras manteve um mui bem-sucedido projeto de “motorsport”, como os amigos gostavam de dizer, ao montar uma equipe na Fórmula 3000 — Petrobras Junior Team era o nome oficial da bagaça. A categoria era verdadeiramente uma formadora de pilotos para a F-1, com corridas preliminares dos GPs — inclusive em Interlagos, em algumas temporadas –, e o time brasileiro despejou ao menos um de seus meninos na categoria máxima — Antonio Pizzonia, que depois tomaria outros rumos na vida.
A estreia se deu em 1999, com a dupla Max Wilson e Bruno Junqueira. Esteve longe de ser um ano ruim. Max fez poles em Imola e Hockenheim e Bruno largou em primeiro em Magny-Cours e venceu a corrida da Alemanha. Nick Heidfeld, que corria pela equipe júnior da McLaren, dominou aquela temporada e conquistou o título. Bruno foi o quinto colocado e Max, o oitavo.
[bannergoogle] Em 2000, antes até do imaginado, o time brasileiro já era um dos grandões numa turma que tinha pilotos como Fernando Alonso, Justin Wilson, Sébastien Bourdais e Mark Webber. Com vitórias em Barcelona, Nürburgring, Mônaco e Budapeste (além de duas poles, em Imola e na Hungria), Junqueira conquistou o título numa corrida em Spa, ofuscando completamente seu novo companheiro de equipe, Jaime Melo Jr., que terminou o campeonato apenas em 12º. Era a senha para tentar a F-1, mas o brasileiro foi derrotado numa espécie de vestibular promovido pela Williams por Jenson Button — então um ilustre desconhecido que terminara a temporada inglesa da F-3 em terceiro lugar, mas fora considerado o destaque do campeonato pela revista “Autosport”.
A Petrobras seguiu em frente, alinhando Antonio Pizzonia e Ricardo Sperafico (na foto lá em cima) em 2001. O “jungle boy” fez uma pole em Monza e venceu em Hockenheim. Ricardo largou na frente na corrida alemã e, na Bélgica, fez a pole e venceu. Quinto lugar na classificação para Sperafico, sexto para Pizzonia — o título ficou com Justin Wilson. A dupla foi mantida em 2002, com Ricardo fechando o campeonato em quinto. O amazonense teve uma temporada apagada e foi o oitavo. A taça acabou com Bourdais.
E depois de quatro anos na F-3000, a Petrobras tirou o time de campo, com missão cumprida: oito poles, sete vitórias, um título. Àquela altura, o investimento da estatal já estava mais voltado para seu programa de fornecimento de combustível e lubrificantes para a Williams, que começara em 1998 e só terminaria 11 anos depois. Os pilotos que passaram pelo Junior Team estavam, bem ou mal, encaminhados em suas carreiras.
Conto tudo isso para saudar o anúncio feito hoje, de que a Petrobras vai patrocinar Pedro Piquet e Sérgio Sette Câmara na temporada europeia de Fórmula 3. Eles correm por equipes diferentes, mas terão o apoio da empresa. É uma ótima escolha, já que não há brasileiros com potencial nas categorias de acesso mais próximas, GP2 e GP3, e a F-3 voltou a ganhar importância depois que Max Verstappen pulou de lá para a F-1 sem escalas.
Pedrinho é o melhor dos Piquet — palavras do pai a um grande amigo — e Câmara foi adotado pela Red Bull, o que é sempre um bom sinal, porque a turma das latinhas não aposta em gente errada.
Que eles consigam o que pretendem. E que a Petrobras retome sua vocação de apoiar pilotos e o automobilismo. Conheço o pessoal que milita no esporte a motor há anos — tanto na área técnica, como nos tempos de fornecedora da Williams, quanto na de marketing. Gente da maior competência e qualidade, funcionários de carreira apaixonados pelo que fazem e pela empresa onde trabalham.
Boa notícia, essa de hoje.
Flavio,
a noticia é boa mesmo mas acho que o investimento da Petrobras tinha que começa mais cedo, no kart. Os 2 pilotos da F-3 são muito bons, mas será que são os melhores das suas respectivas gerações? Será que os melhores não ficaram no kart sem dinheiro para ao menos mostrar a cara aqui ou na Europa? Passeie pelos kartodromos do Brasil (a verdadeira várzea!) e verá meninos muito talentosos que não tem dinheiro sequer para ir a São Paulo competir. Quando a Petrobras pegar estes meninos aí sim iremos achar um Vetel, um Alonso ou um Hamilton. Oferecer patrocínio a quem já esta na F-3 limita muito a busca de novos talentos
Engraçado como agora o Flavio Gomes mudou a sua opinião. Quando era o Banco do Brasil que apoiava uma equipe totalmente brasileira com 4 pilotos brasileiros, ele não entendia o retorno do projeto, mandou o dono da equipe procurar patrocínio com empresas privadas, mas agora a Petrobras patrocina dois pilotos da F-3 e o projeto faz todo sentido, os diretores estão de parabéns etc… Gostaria de entender qual é o retorno para a Petrobras.
Para relembrar a memoria: http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/tag/banco-do-brasil/
Engraçado como as opiniões mudam quando os interesses são outros. Porque não manda agora os diretores da Petrobras prestarem conta também?
Ô Zé Mané, eu achava o patrocínio para a equipe de GT questionável, ainda mais de um banco. A Petrobras tem tudo a ver com corridas. Agora não me enche mais o saco. Eu tenho o direito de achar o que bem entender do que quiser. E se você insinuar “interesses” de novo, leva um processo no meio da ideia. Chega desse negócio de falar qualquer merda, acusar os outros, apontar o dedo sem prova de nada. Cai fora.
Qualquer empresa séria no mundo cortaria investimentos supérfluos numa crise financeira. Mas sendo do estado as coisas não são tão sérias…
Muito boa a noticia do apoio da Mercedes Benz (e do Lauda) para o Pedro. Nessas horas é que vemos que o nosso Tri-Campeão Mundial é mais respeitado fora do Brasil do que aqui em Terra Brasilis.
3…2…1….pessoal reclamando do ‘Bolsa Gasolina’….ahhhh…..não….esse ninguém reclama…..
Só reclamam é do Bolsa Família……
Nada justifica empresas estatais apoiando pilotos, unicamente (ou equipes, como no caso da Sauber e o BB). É um dinheiro que simplesmente não volta, não traz melhorias nenhuma ao nosso esporte. Bola fora, bola fora.
Gostaria muito de um estudo do ROI deste investimento., porque vc paga 4 reais o litro de gasolina, para pagar o rombo feito por administradores incompetentes, e eles investem dinheiro – que nao tem! – na “playboyzada”?!
Pelo menos temos certeza que a Petrobras será vitoriosa em alguma coisa no ano de 2016. Que o Pedro continue a trilhar o caminho das vitorias, parece que tem muito jeito para a coisa.
Gostaria se saber em que dia da semana e horário a FOX passa as reprises das corridas da F 3 inglesa ou européia e gostaria tb que vc colocasse os horários das transmissões da F E tb na FOX.
Muito bom! Ainda é pouco para o que já foi o automobilismo brasileiro, mas já é alguma coisa. Quem sabe futuramente voltar a bancar um time.
Mas não dou 24 hs para algum retardado começar a chamar o Piquet de comunista no facebook…
Quer apostar?
Tá sobrando dinheiro na Petrobras
Pra mim são os pilotos que têm melhor condição de crescer. São as melhores opções para patrocínio. Acertaram em cheio!! O Sette Camara faz bonito! Piquet pode mostrar agora.
Parabéns à Petrobras! Essa é a empresa que funciona, tocada por gente honesta, trabalhadora e capaz, e não aquela que tristemente foi usada por um bando de bandidos de terno.
Boa sorte na empreitada, sucesso aos garotos.
A Petrobrás precisa mais do que nunca de um marketing forte para desfazer o estrago que essa pirotecnia em tornos de desvios (que houveram realmente e foram muitos) ocorridos.
Antes que os neófitos fiquem animadinhos quanto aos desvios na estatal, cabe-me o doloroso dever de lhes informar que não é de hoje que ela é sistematicamente dilapidada por ladrões de toda ordem.
O jornalista Ricardo Boechat ganhou o prêmio Esso de jornalismo de 1989 com uma reportagem denunciando corrupção na Petrobras.
Sorry, guys.
Abs.
Anselmo Coyote, antes de se meter a besta em falar inglês (sorry, guys), vê se aprende a nossa querida e tão espancada língua portuguesa. Esse “HOUVERAM DESVIOS” doeu meus ouvidos, meu cérebro e minha alma. Pelo amor de Deus, em que turma do MOBRAL você se formou, hein ?
Pena a Petrobrás não ter descoberto ou se interessado a tempo pelo maior desenvolvedor de combustíveis (fósseis e não fósseis) de todos os tempos. Ele mesmo, o mito Senna. Gênio. Certo, Flávio?
Lembro bem de toda a expectativa em torno do Pizzonia, que havia ganho tudo nas categorias anteriores e vinha com tudo para a F-3000! Na 1a. corrida, em Interlagos, largou em 4o., assumiu a ponta na largada e ia ganhar com o pé nas costas quando, ainda na 1a. volta, o penalizaram por ter ultrapassado sob bandeira amarela (um acidente no bloco de trás exatamente no momento em que ultrapassava para assumir a liderança). Parece que essa punição “desconjunturou” todos os astros e Pizzonia nunca mais foi o mesmo, e sua carreira nunca foi o que se esperou por todos os resultados brilhantes até então. Eu o considero o “Elivélton” do automobilismo brasileiro. Elivélton era um atacante que jogava no São Paulo de Telê, craque, sempre chamado por Parreira para a seleção; Parreira até disse uma vez que a seleção era Elivélton e mais 10. Isso durou de 1991 (quando surgiu) até o Pré-Olímpico de 1992, em que a seleção não se classificou para a Olimpíada: Elivélton tomou uma pedrada da torcida adversária no Defensores del Chaco no Paraguai e nunca mais foi o mesmo (no fim do mesmo ano já era banco no São Paulo…).
Obrigado por publicar meu comentário. É assim que se faz a democracia neste país.
Na boa, a Petrobras tá ferrada, cheia de divida precisando urgentemente de mudanças na gestão pra voltar a crescer e investir. Definitivamente não é momento de de gastar grana com nisso. A vocação que o Petrobras precisa retomar com urgencia é outra, e passa muito longe das competições automobiliticas.
Não concordo, se ela sobreviveu à pilhagem que sempre houve por lá e que se multiplicou nos últimos anos, pode tranquilamente patrocinar um projeto sério e que lhe trará um bom retorno.
Aumentou devido a FHgaga que: 1) vendeu metade dela na bolsa de NY, deixando de ser uma empresa 100% estatal; 2) desobrigou-a a seguir os trâmites da lei de Licitações, fazendo com que facilitasse as maracutaias; 3) que nomeou TODOS os diretores envolvidos nas maracutaias…..
Um patrocínio digno, que tem a ver com a imagem da Petrobras. Que siga até a F1 – até porque não me conformo de ver o Banco do Brasil mantendo o Nasr lá quando uma Sauber podia ser pintada com as cores brasileiras apoiando nossos pilotos.
Ultimamente só notícia ruim da Petrobras , mas eis que aparece uma
notícia bôa , Sorte para os garôtos , que venha a F1 no futuro , pois
nossos pilotos na maior categoria está acabando .
Grande notícia, aposto bastante no Piquet!
Ótima notícia! Que tenham bom desempenho e consigam chegar na F1. Seria ótimo ver novamente o nome PIQUET na categoria máxima.
gente da melhor qualidade que nunca vai chegar a diretoria nenhuma e muito menos ao conselho de administração…
Com o preço do combustível que temos no Brasil, dá para a Petrobras patrocinar todos os esportes a motor.
só que não:
http://www.flatout.com.br/estudo-mostra-que-combustivel-brasileiro-e-mais-barato-do-que-em-varios-paises-sera-mesmo/
https://luizmullerpt.wordpress.com/2015/02/04/o-preco-da-gasolina-pelo-mundo-contradizendo-a-falsa-ideia-de-que-nossa-gasolina-e-a-mais-cara/
Espero que esteja contente em pagar R$ 3,70 na gasolina (produzida em sua maior parte aqui no Brasil, ou seja sem relação com o preço do dólar) e R$ 2,80 no álcool, cuja produção é nacional.
Me desculpe, mas aceitar isso, é muito conformismo.
É mais também, o quê pagamos,de impostos,quê não são revertidos, em bem para a população, não tá no gibi! Principalmente o básico,educação, saúde e segurança.
Acho que o Nelsão foi marketeiro nessa (e tem que ser mesmo), mas melhor que o Nelsinho eu duvido. Nelsinho tinha tudo para estar na F1 até hoje e como protagonista, por falta da presença do pai na carreira cometeu um erro juvenil que o tirou da categoria para sempre. Nelsinho brilhou no kartismo nacional (tri-campeão brasileiro se não me falha a memória) numa época que o Brasil produzia pilotos de nível mundial (Carrapatoso, Nicastro, Roberto Streit, etc), disputou GP2 com Rosberg e Hamilton. Não vejo Pedro nesse nível de pilotagem ainda.
Concordo que é um excelente projeto da petrobras, mas precisa ter continuidade depois que esses pilotos conseguirem caminhar sozinhos e dar oportunidades para outros se promoverem na F3 ou outra categoria de base.
Precisamos de incentivo no Brasil também, começando no kart em campeonatos regionais e anuais, principalmente quanto a diminuir custos.
Boa notícia mesmo!
Que ótimo, cancelam parceria científica com as universidades públicas pra pagar brinquedo de rico…
Dois empregos garantidos. Pelo menos.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/03/1755010-pos-lava-jato-petrobras-ja-demitiu-170-mil-funcionarios.shtml
Nessas fizeram bem, pegaram 2 pilotos já embalados rumo a F1. Só espero que a F3 continue com transmissão ao vivo pelo site da categoria no Youtube, e não quando acessarmos apareça que as imagens estão fechadas para seu país.
Flávio, n consegui encontrar quem transmitirá a temporada aqui no Brasil. Vc tem essa informação?
Pedro Piquet este menino vai longe sem pachequismo da globo!
E parabéns à Petrobras.
Que bom! Com os anos do Felipe Massa chegando ao fim, e tendo só o Nasr, bacana pensar na real possibilidade de termos mais brasileiros no grid da F1 em alguns anos. E gente capaz, com chances de lutar por vitórias, como tem demonstrado. Boa sorte aos garotos.