DICA DO DIA

SÃO PAULO (herói anônimo)Ótima entrevista no site brasileiro da Red Bull com “Lolô” Cornelsen, que projetou os autódromos de Curitiba e Jacarepaguá — tristemente mortos, o carioca em 2012, o paranaense com enterro previsto para julho. Marina Sarkis mandou o link.

Lolô fez também as pistas do Estoril e de Luanda, em Angola. A pista portuguesa está lá, firme e forte. A angolana, sinceramente não sei. Se vocês tiverem alguma notícia, pinguem aqui.

lolodaspistas

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robertom
Robertom
8 anos atrás

Que eu saiba o projeto do autódromo de Jacarepaguá, da pista inaugurada em 1977/78, é do Sr. David Caderman.
Acredito que o Sr. Lolô Cornelsen fez o projeto da 1ª versão, de 1966/67…

Thiago Carvalho
Thiago Carvalho
8 anos atrás

Flávio…se possível….escreva……

Thiago Carvalho
Thiago Carvalho
8 anos atrás

Flávio desculpe….não quero causar mal estar algum, gostaria de saber a sua opinião sobre a manobra usada pelos nossos políticos….não tem nada a ver com a matéria que escreveu agora.
Sei de sua opção política, e exatamente por isso que eu gostaria de saber a sua opinião.
Não estou tentando gerar nenhuma polêmica. …mas sabendo de sua posição, como vc se sente????
Você ainda acredita neste governo????

edubassan
edubassan
Reply to  Thiago Carvalho
8 anos atrás

Sinceramente, sem querer fazer qualquer juízo de valor, mas por mais que o Gomes escreva bem, parece muito difícil a essa altura que ele consiga expressar com propriedade algo factível como já fizera em seus textos políticos anteriores. É o famoso “contra fatos não há argumentos”. Questionar a legalidade das gravaçōes pode até ser um caminho, porém, convenhamos, é pouco, muuuuito pouco diante dos fatos e não justifica o conteúdo das mesmas. Enfim, estou contigo Thiago e imagino que outros fãs do blogueiro também. Gostaríamos de ler algumas palavras acerca dos últimos acontecimentos históricos em nosso país até como um bom contraponto à tantas porradas que a mídia vem metralhando o governo. Vamos lá Flavio, quebre o silêncio.

Saima
Saima
Reply to  edubassan
8 anos atrás

Deixa o homem quieto com as opiniões dele. Ninguém pode obrigar outrem a opinar sobre qualquer coisa.

edubassan
edubassan
Reply to  Thiago Carvalho
8 anos atrás

Sai.. Ma! Ninguém está obrigando outrem a nada.

Saima
Saima
Reply to  edubassan
8 anos atrás

“Vamos lá Flavio, quebre o silêncio.” Você deve ser o tipo de cara que quando vai pra balada fica insistindo em puxar papo com a mulher que está dançando e não te dá a mínima.

edubassan
edubassan
Reply to  Thiago Carvalho
8 anos atrás

Desafiar com respeito e educação é bem diferente de “obrigar”. Prefiro não dizer o tipo de cara que você deve ser…rsrs

Saima
Saima
Reply to  edubassan
8 anos atrás

Certamente não tão pentelho quanto você. E nem com receio de falar pras pessoas o que pensa. Boa sorte.

Thiago
Thiago
8 anos atrás
Pedro Araújo
Pedro Araújo
8 anos atrás

caramba, não conhecia o legado do “seu” Lolô…

a entrevista só tem um defeito: muito curta!

quem sabe o GP faz uma matéria mais completa com ele?

que talz a sugestão, Gomes?

Jorge Barata
Jorge Barata
8 anos atrás

Dá uma olhada neste link: http://goo.gl/KmHRDW

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Flávio…..
Saúde para o grande arquiteto Lolô Cornelsen.Salvo engano o arquiteto é tio de um dos maiores corredores paranaenses morto prematuramente:Luis de Moura Brito.
Seu filho Jejo (por onde andará) e sua filha também foram corredores de Kart na década de 70.
Antonio

Helio Okuda
8 anos atrás

O autódromo de Luanda (Angola) ainda existe e está sendo utilizado, mas está em estado precário.
http://youtu.be/n_oUuFmYQiE
http://youtu.be/rgNnMjLJacE

João Ferreira
João Ferreira
8 anos atrás

Com a ajuda do Google Maps, consegui localizar o autodromo, segue o link

https://www.google.com.br/maps/@-9.007131,13.0971379,1539m/data=!3m1!1e3!5m1!1e4

Contudo, não há muita informação, apelando para o Wikipedia, há duas páginas, uma em português e em alemão, que possuem links com mais informações sobre a sua construção e algumas provas do passado.

http://motorsportinangola.blogspot.com.br/2010/01/angola-race-track-construction-history.html

http://sportscar.com.sapo.pt/Luanda72.htm

Saima
Saima
8 anos atrás

Vale pela homenagem a um senhor que fez as pistas, embora Jacarepaguá e Estoril fossem muito sinuosas e sem graça – mesmo que não tão ruins quanto qualquer coisa do senhor Tilke. O que as duas tinham de legal era o ambiente em torno. Bacanas mesmo eram Silverstone e Zeltweg antigas, Suzuka, Imola, Monza…

Jaimewc
Jaimewc
Reply to  Saima
8 anos atrás

Jacarepaguá era excepcional. Tinha um tracado que os pilotos adoravam, uma grande reta e várias áreas de escape , mesmo qdo isso nem era comentado. E um dos poucos circuitos com visão total da arquibancadas.

Saima
Saima
Reply to  Jaimewc
8 anos atrás

Excepcional? Ninguém gostava de correr lá, era notório que o Mansell, o Prost etc não gostavam. O circuito era plano ainda. Interlagos pode não ser um primor, mas pelo menos tem subidas, descidas, freadas fortes e mais pontos de ultrapassagem.

Pablo Ribeiro
Pablo Ribeiro
8 anos atrás

Nesse blog tem um artigo sobre os 40 anos do autodrome de Luanda em 2012.
http://motorsportinangola.blogspot.com.br/2012/05/40-anos-do-autodromo-de-luanda.html

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

Até uns cinco anos atrás o autódromo de Luanda era ao menos palco de uns “pegas” no final de semana, até onde sei. Não sei se há alguma competição oficial lá.

Renato RRE
Renato RRE
8 anos atrás

Parece que Curitiba pode não ser morto…

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
8 anos atrás

Conheci o autodromo de Benguela que no inicio dos anos 70 teve varias provas internacionais por lá…por causa da guerra civil de tantos anos, foi deixado de lá,..mas continua firme, precisando de cuidados para se tornar aquela pista que foi outrora…e o local é excelente….ao lado de uma praia e pertinho do aeroporto….

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
8 anos atrás

É muito fácil anular os feitos quando não se conhece a história por trás dos mesmos. A valorização da história e cultura não é um traço característico nosso, infelizmente, E isso facilita a manipulação em todos os níveis. E isso nos mostra que temos muitos brasileiros inspiradores.

Marcos Gomes
Marcos Gomes
8 anos atrás
Brito
Brito
8 anos atrás

Interessantíssimo! Sequer sabia da existência deste homem!

Helton Fernandes
Helton Fernandes
8 anos atrás

E a anta do Tilke não aprendeu nada mesmo…

Helton Fernandes
Helton Fernandes
Reply to  Helton Fernandes
8 anos atrás
Saima
Saima
Reply to  Helton Fernandes
8 anos atrás

O que ele fez com Hockenheim é motivo pra suspender o registro dele no órgão alemão de engenharia e arquitetura.

Pedro Assis
Pedro Assis
8 anos atrás

A pista de Luanda ainda existe: https://www.google.com.br/maps/place/Aut%C3%B3dromo+Internacional+de+Luanda/@-9.0062281,13.0979466,2656a,20y,90h/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x1a522124a8c69863:0x58c03045146c04ff!6m1!1e1

Agora, vai saber se funciona.

No link tem umas fotos de corridas que parecem ser bem recentes.

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
8 anos atrás

Fico muito feliz que o Tiago Mendonça tenha feito a reportagem e orgulhoso por ter dado a dica desta história incrível em uma conversa nos boxes do moribundo AIC

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
8 anos atrás

Quando fui a trabalho em Angola em 2009 fui visitar o autódromo. A pista estava em estado precário. Não sei hoje em dia. Para quem tiver curiosidade. clique https://www.google.com.br/maps/place/Aut%C3%B3dromo+Internacional+de+Luanda/@-9.0091609,13.0961317,1308m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x1a522124a8c69863:0x58c03045146c04ff!6m1!1e1

edubassan
edubassan
8 anos atrás

Embora o autódromo de Angola ainda receba algumas grandes competições nacionais e internacionais, parece que seu terreno vem sofrendo invasōes de construçōes irregulares. Na tentativa de salvar todo o complexo, a proprietária vem há alguns anos pleiteando recursos públicos para uma grande reforma, mas ainda sem sucesso. Sua proposta é desenvolver nas dependências do autódromo uma boa infraestrutura de lazer para exploração turística e uso da população, assim como praças esportivas modernas mundo afora.

Alex Tadeu
Alex Tadeu
8 anos atrás

Luanda existe, mas ao que consta está num estado lastimável…

Speeder76
8 anos atrás

Sobre a pista de Luanda, Gomes, esteve ao abandono por muitos anos, mesmo depois do final da Guerra Civil que assolou o país, em 2002. Contudo, recentemente, começou a ser recuperado. Aos poucos, mas está a ser recuperado.

Apesar desse período de abandono, chegou-se a correr nessa pista, mesmo sem guard-rails e ervas a crescer entre o asfalto. Encontrei um video de 2014, para veres.

https://www.youtube.com/watch?v=ec-RDNsyfzA

Marcelo Soutello
Marcelo Soutello
8 anos atrás

O orgulho é duplo para Cornelsen, Senna fez sua estreia na formula 1 em jacarepaguá(também, a pista do melhor resultado obtido pela equipe Fittipaldi).