E SE CHOVER?
SÃO PAULO (duros dias) – A Red Bull fez sua versão do Halo, o dispositivo para proteger a cabeça dos pilotos. Uma espécie de para-brisa alto, com um vidro na frente que obviamente não será vidro — acrílico, talvez policarbonato, sei lá.
Também é feio. Sei lá. Eu deixaria aberto. Não sei. Não sei de nada.
Faltou o limpador do para-brisas.
A FIA deveria aceitar sugestoes dos fãs, designers, engenheiros e escolher o modelo que seja mais agradavel a todos. O projeto desse designer holandes é o mais agradavel de se ver, colocando uma bolha de caça no f1. A peça tem que ser eficiente, aguentar pancada, mas precisa também ter um visual agradavel, o que estes da Ferrari e Red Bull não possuem. São horrorosos.
Uma BOIOLICE sem tamanho. Os caras ganham uma grana preta pra passarem por esses riscos.
Se for assim, a Moto GP pode mandar cercar a moto com uma capa de acrílico, os karts também têm de fazer a mesma coisa e por aí vai.
A F1 tem que parar de ouvir esses caras que não têm nada pra fazer e só ficam falando merda. Isso aí não salvaria a vida do Bianchi e no caso do Senna e do Massa o capacete de hoje é mais resistente. No caso do Justin Wilson, os capacetes da Indy ainda não atingiram o mesmo nível de resistência de um capacete de F1.
Infelizmente, o hoje a F1 é um esporte do politicamente correto e os dirigentes não são homens de verdade, são MOLEQUES MEDROSOS.
Chegaram a testar uma carenagem tipo bolha, com a Brabham BT24, no autódromo de Monza, em 1967.
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daí prá colocar uma “tampa” e cobrir as rodas e virar um protótipo de turismo é um pulinho,… Ai tio Bernnie bate as botoas e vira tudo WEC,….
Ficou parecendo um trator agrícola!
‘Também é feio. Sei lá. Eu deixaria aberto. Não sei. Não sei de nada.’
Hahahahaha! Maravilhoso! Num mundo onde todo mundo tem a obrigação de saber de tudo e falar (merda) sobre tudo, quando alguém diz que não sabe nada é reconfortante.
Tem um produto que eu passo no parabrisa dos meus carros e nas viseiras dos capacetes que não deixa juntar água. Só uso limpador de parabrisa com o carro muito devagar; a partir de uma determinada velocidade, o vento se encarrega de tirar a água do vidro.
E hoje quando chove? o vento da alta velocidade resolve?
Não seria igual? Eu não entendo nada!
Os santo antonios antigos não seriam suficientes?
As soluções propostas até agora resolvem um problema e geram pelo menos outro (como permitir que o piloto saia rapidamente do carro, se não vai atrapalhar a visão, se embaçar, se vai precisar de para-chuva…). Ninguém quer admitir que em um esporte onde se anda a 300 km/h sempre haverá o risco de morte ou lesão grave. É da profissão, os pilotos e dirigentes devem saber. Minimizar não significa zerar o risco. Como, por exemplo, um policial. Ele sabe o risco que corre e que talvez não volte para casa quando sai dela. É a mesma coisa no automobilismo. Mas o bunda-molismo impede que isso seja dito.
Horrível. Conseguiu ser mais escroto que o halo da Mercedes. O próximo vai colocar um chifre de alce na frente que nem um carro do Mad Max.
Eu gostei. Parece a carlinga de um caça da 2a. Guerra…
Ou faz uma bolha blindada ou não cria mais nada.
Só está aparecendo aberração.
Show de horrores.
Minha sugestão:
http://www.wired.com/2015/06/f1-cars-look-like-f1-got-act-together/?mbid=social_fb
Já que as moças querem cobrir, talvez isso seria o mais acertado, mesmo.
O Prost vai lançar um filme (“Prost”), em resposta ao “Senna”.
Excelente idéia.
Se usarem algum tipo de repelente de água eu acho que não vai ter problema, devido à velocidade dessas baratas.
Se chover a velocidade leva as gotas, assim como no capacete…e deve ser de algum material que repele água.
A pergunta que não quer calar: os pneus, molas, etc e tal… só se desprendem na Fórmula-1?
E as demais categorias como, por exemplo, a Indy?
Se chover?… tem de trocar p/pneus de chuva.
Vão preferir esse porque melhora o fluxo de ar…
E se chover o fluxo de ar se encarregará de deixar os pilotos secos, eu acho!
Melhor do que reduzir a velocidade.
Por segurança e eficiência aerodinâmica, deveria fechar tudo! Os desenhos da RedBull., Ferrari e Mclaren com o acesso tipo caça, acertariam 3 coelhos: Segurança, Eficiência e Desing (Brutalmente inovador!).
A gente quer carros a 400 por hora que se esfarelem violentamente na primeira panca, mas que mantenham os pilotos prontos pra próxima corrida, carros que inspirem os instintos de velocidade mesmo, não essas porcarias caras, complexas, ultraseguras e fáceis de guiar…
Não é a melhor coisa do mundo, mas já tá melhor que essa proposta que a Ferrari testou no outro dia…
Em 20 anos desde a morte do Senna, até a do Bianchi, morreram mais atletas no futebol, ciclismo e surf do que na F1, que é considerado de alto risco e todos os pilotos entram sabendo disso. Nesse tempo não vi ninguém exigindo armaduras para jogadores de futebol, couraças blindadas para as bicicletas ou submarinos para os surfistas.
É claro que ninguém quer ver os pilotos morrerem, mas não sei se justifica tamanho alarde para um esporte seguro sim, apesar dos altos riscos.
O que todos querem ver é competição de verdade e era nisso que deveriam estar empenhados.
Essa trapizonga vai dar no saco!
Ela serve para proteger a cabeça do piloto contra um carro passar por cima de sua cabeça.
Aí, um pedaço de asfalto pode se soltar, pegar impulso, subir e a força da gravidade puxá-la direto para a cabeça do piloto! Meu Deus! O que vamos fazer?
Tem um limite que se pode chegar na segurança, sem afetar a característica de um Formula.
Acidentes laterais, frontais e traseiros, acontecem SEMPRE e ninguém nunca pensou em por para-choques ou air-bags nos carros formula.
E se me disser que acidentes assim causam menos morte que uma decepada, eu concordo, mas quantas vezes se vê um carro raspando a cabeça de outro piloto?
Pelo menos é mais bonito que o Halo. Mas eu ainda preferia uma bolha de caça, estilo F-16.
Parece uma lancha de 15 pés, será q vao pôr uma bandeirinha atrás também?
Note que tem que priorizar os fluxos aerodinâmicos!
Parece que estão reagindo as duas ultimas mortes na F1 naquele tipo maketeiro e as equipes só estão jogando qualquer coisa de qualquer jeito ate enterrarem a ideia por mais alguns anos.
A ideia do para-brisa é proteger o piloto como no caso do acidente do Massa tb.
Se fizerem um quebra-vento, concordo. Do contrário, pode ficar aberto.
Achei menos pior que o Halo da Ferrari. O que não significa que achei bom ou bonito ou funcional. Ademais, acho que esse é um caminho sem volta, o modelo definitivo será visto em breve, estejam os fãs batendo ou não o pé por conta da beleza ou da tradição.
Já que esse é um caminho sem volta, vou sugerir um modelo. Uma tira de havaianão igual ao da Ferrari, mas invertido, com as duas bases na parte frontal e a parte em que as duas hastes se unem em uma sobre a cabeça do piloto.
Se algum engenheiro da Redbull estiver lendo este artigo. Vcs estão de parabéns.
A concorrência tinha feito com uma aste no centro, na frente do piloto impedindo a sua visão e criando um ponto cego. E vcs ainda foram além colocando um acrílico. Este desenho ficou ótimo. O cockpit do piloto não ficou totalmente fechado, mas estará protegendo melhor a cabeça do piloto. Uma dica. Com certeza em dias de chuva essa peça de acrílico vai embaçar e o piloto não poderá enxergar muita coisa e muito menos limpá-la durante a prova. Aconselho vocês a aproveitarem uma parte do escape do motor para fazer um embaçador de pára-brisas. Não sei se estou falando algo certo, mas cabe vocês a fazerem a coisa certa.
Bem…. Seria menos pior esse modelo da Red Bull , mas, sem o “acrílico” . Aquele modelo da Mercedes na minha opinião ficou horroroso…. O que acha Flávio?
Lembrou aqueles aviões da Air Race.
Retórica ou não a pergunta do título, vale lembrar que alguns aviões não usam limpador (nem flanela para desembaçar), mas apenas expelem a água por uma corrente elétrica no canopy.
A Mclaren ou estudou o assunto ou mesmo já usa em um de seus modelos.
Eu concordo com o Flávio. Deveria ficar como está, ou seja, sem nada. Ahhh, mas é para segurança. Sendo assim a MotoGP deveria correr com motos de 4 rodas, e células de sobrevivência. Quem está lá, está porque quer. E existem milhões que não estão mas gostariam de estar…do jeitinho que é hoje…
Acho que a Red Bull só soltou esse esboço pra gerar mídia às vésperas do início do campeonato. Ok, é diferente do Halo, mas… qual é a grande vantagem mesmo de um para-brisa além de barras de proteção para a cabeça?
Claro, um troço desses desviaria a mola que atingiu o Massa mas, bora combinar, esse é um tipo de acidente altamente improvável e que pode ser mitigado com o simples reforço dos capacetes — como, aliás, ocorreu após o incidente. Um piloto atingir uma peça relativamente pequena em velocidade suficiente para causar danos é de uma improbabilidade comparável a encontrar santo no Congresso.
E como é que vão lidar com a sujeira ao longo da corrida? Não há visibilidade que resita a insetos, pedaços de borracha e fuligem presos. Os pilotos vão parar no posto Ipiranga e pedir que o frentista jogue uma água no vidro além de ver a calibragem dos pneus e nível de água e óleo?
E nem falemos da aerodinâmica com uma geringonça dessas…
Que blz… Para ficar “perfeito”, falta só o limpador no meio. #sqn
De todos, o menos pior até agora é o da Mercedes.
Em termos de proteção é melhor que o halo.
Mas teria que funcionar como as “sobreviseiras”, pois vai sujar, embaçar, molhar, quebrar, durante as corridas.