CONTO CHINÊS (2)

Un_Cuento_Chino_02SÃO PAULO (furar e pendurar, tarefas do dia)Foi a primeira pole do ano, já com duas vitórias no bolso. E com o adversário largando em último. Podia ser melhor o sábado de Nico-Nico no Fubá?

Não. Larga na frente pela 23ª vez na carreira. Comandante Amilton teve um problema de motor. Já tinha perdido cinco posições no grid. Larga em último, nem fez tempo no Q1.

Se vale lembrar o passado nessas horas, a última vez que isso aconteceu com Hamilton foi na Hungria em 2014. Coincidentemente, Rosberg também largou na pole. Lewis terminou em terceiro, Nico abandonou. Mas é apenas uma lembrança. Pode até acontecer de novo, porque imaginar Hamilton saindo lá de trás numa pista de ultrapassagens tranquilas — ao menos uma por volta, na enorme reta –, com uma estratégia diferente para parar menos nos boxes, e chegando no pódio não chega a ser nenhum absurdo. Mas Rosberg abandonar? Duvido.

Em todo caso, Hamilton terá trabalho, porque pelo menos três equipes andaram bem até aqui e vão oferecer resistência: Ferrari, Red Bull e Williams.

A Red Bull foi a surpresa do dia, com Ricardão fazendo o segundo tempo e conseguindo a primeira fila ao lado de Rosberg. Uau. Nada mal. Ou nada mau. Dá para usar mal e mau. Não vou explicar, perguntem ao Pasquale.

Foi um treino esquisito no início, não só pela quebra de Hamilton, como pela condição de pista, ainda afetada pelas chuvas fortes da manhã. A água eliminou Pascal Vê Lá, Hein?, que rodou no asfalto molhado, causando uma bandeira vermelha logo no Q1. Os outros quatro degolados foram Haryanta, Palmolive, Gutierros e Magnólia Arrependida. Nenhuma grande surpresa, exceto a Sauber ter conseguido levar seus dois pilotos para o Q2 — resultado da quebra da Mercedes, da rodada de Wehrlein, da péssima forma da Renault.

Os treinos voltaram ao que eram antes, vocês sabem. A classificação modelo “dança das cadeiras” foi abandonada e relegada ao lixo da História sem nem ter tido chance de se defender. Então, no Q2, as coisas seguiam na maior das normalidades quando a roda dianteira esquerda de Hülkenberg saiu correndo na frente do carro da Force India. Alguns pilotos estavam em voltas rápidas. Outros, se preparando para sair dos boxes. Bandeira vermelha. Arruinando a vida de muita gente. Caíram os dois brasileiros, Felipe I e Felipe II, El Fodón del Costelón, Bonitton, Grojã e Sonyericsson. A Haas, na China, não vem brilhando. Mas está na média e acho que briga por pontos com o francês. Só para constar.

los3dechina

O Q3 confirmou o favoritismo da Mercedes, embora os vermelhinhos da Ferrari tenham ensaiado alguma coisa — Raikkonen chegou a liderar a tabela de tempos. No fim, ambos, Kimi e Tião Italiano, foram superados por Ricciardo. E ficaram com a segunda fila. Sapattos fez um ótimo quinto lugar, seguido por K-Vyado, Maria do Bairro (finalmente a Force India fez algo decente), Sainz Idade, Verstappinho e Massacrado (já que Hulk foi punido). São os dez primeiros no grid.

[bannergoogle] Disse acima que um pódio para Hamilton não deve ser descartado, mas attention, please. Os pneus estão gastando muito em Xangai, por alguma razão insondável — os macios e supermacios esquentam muito rapidamente, passam da temperatura, a coisa está estranha. Ficar muitas voltas com o mesmo jogo pode ser complicado. A estratégia de Lewis será determinante para seu resultado. E um pouco de paciência, também.

Os ventos estão soprando para os lados de Rosberguinho, disso não há dúvida. Tanto que até a Ferrari, suposta e possível ameaça, ficou atrás de um carro da Red Bull.

A fase é boa, alemãozinho. Aproveite!

Agora, algumas notícias do dia:

– Red Bull diz que pode testar o para-brisa de acrílico (ou outro material qualquer) para proteger a cabeça do piloto já nos treinos livres para o GP da Rússia.

– A Mercedes resolveu trocar o motor inteiro de Hamilton, depois de descobrir a origem da falha. Foi no MGH-K, ou MPF-T, ou MTS-T, ou AGU-H, sei lá qual desses.

– Se tinha alguém muito frustrado com o resultado hoje era Vettel. “Tinha mais para tirar do carro, se eu tivesse pilotado bem. Pelo menos para largar em segundo”, falou o alemão da Ferrari, que não se perdoou por ter perdido a primeira fila, na ausência de Hamilton. Ficou em quarto no grid.

FRASE DO DIA
“O melhor que posso fazer é aprender e tirar algo disso. Essas coisas são mandadas para nos testar.”
Lewis Hamilton

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
7 anos atrás

Sou adepto a essa solução de “Canopy” da Red Bull. acho que é a forma mais segura de se proteger os pilotos de um choque com alguma coisa que estiver por atingir a cabeça dos pilotos (vale lembrar que os canopys de caças são projetados para aguentar impactos de grandes passaros a velocidades bem acima das que os F-1 atingem.

Fica a pergunta, como o piloto de um carro capotado com principio de incêndio conseguiria sair do carro???

Em um avião o piloto é ejetado, com o assento do mesmo servindo como o objeto que irá quebrar o canopy super resistente do avião de caça. Isso não seria possível em um F-1, teria que ser bolado um material que se fragmentasse quando fosse acionado um dispositivo interno ou mesmo do box da equipe (caso o piloto estivesse desacordado).

Tiago
Tiago
7 anos atrás

Vettel fez uma burrada no final e pagou por isso. O Baby Schummy poderia ter ficado com o 2º lugar e conseguir largar na frente do Rosberg.

Errou e pagou caro.

Vai Batez de novo, Alonso?
Vai Batez de novo, Alonso?
7 anos atrás

Enquete:

Em que volta Al Capotonso vai bater no China?

Eddie
Eddie
7 anos atrás

O Kiviado e o Gutierros estão sendo comido sem pena pelos seus companheiros de equipe.

AlexB
AlexB
7 anos atrás

Chaaaaaaaaatoooo……..

jorge
jorge
7 anos atrás

Que fase de LH! Tudo dá errado! Ou fazem dar errado??? E o Vettel Cadê ele??? Grande merda! Com carro bom, ele é bom!

Claudio Mourão
Claudio Mourão
7 anos atrás

A cara do Kimi! Acho que pensava: se ficasse em quarto eu não precisaria dar entrevista…

Henrique
Henrique
7 anos atrás

Será que ainda vou ver a Ferrari aprender um dia que esse negócio de sair pra apenas uma volta rápida na classificação é furada? Tudo bem que Sebastian geralmente é muito preciso nas suas voltas, mas o erro sempre acompanha todo mundo. A volta dele foi horrível e me arrisco a dizer que poderia até sair uma pole ali. Enfim, agora é torcer para que a largada de Nico seja ruim de novo e que os vermelhos caprichem quando apagarem as luzes.

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

Nada muda, mesmo com uma só Mercedes na pista.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

” No fim, ambos, Kimi e Tião Italiano, foram superados por Ricciardo. E ficaram com a segunda fila.”… Hummm!!! Interessante. Empatadinhos na segunda fila, Kimi em 3o e Vettel em 3o.

GIovanni
GIovanni
7 anos atrás

Raikkonen e o Vettel erraram no hairpin, por isso ficaram atrás do Ricciardo, mas na corrida devem brigar pau a pau com o Rosberg.

PS: o Raikkonen PARECE mais consistente que o ano passado em função do carro desse ano ter a frente mais presa, estilo que se encaixa melhor com a pilotagem dele.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Alonso protagonista? Só se for de ultrapassagens sofridas e acidentes estúpidos.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Postei errado. Era para responder ao Vicellez.

Boca
Boca
7 anos atrás

Bom, na cobrança de penalti o batedor é quem tem a obrigação de fazer. E ao goleiro resta a “consagração” em caso de defesa.

Ao Lewis, dadas as circunstâncias, o que vier é lucro.

Top 5 é vitória.

Pódio é quase surreal.

Qualquer ferrari terminar na frente do Nico já é um baita resultado.

Mas se acontecer o milagre dele, LH 44, vencer, Rosberg ficará aniquilado psicologicamente pelo resto da temporada.

Agora, ao Lewis, trata-se de diminuir ao máximo o prejuízo e se manter forte pois ainda restarão 18 etapas e, ninguém mais do que ele e Massa sabem como cada ponto é importante ao final.

Go Lewis!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
7 anos atrás

bom dia Gomes e galera. .

muita Sacanagem o que a MB esta fazendo com o n1 do grid o tri Campeao… Lewis !!!!

depois que Lewis jogou o bone de n2 no Rosberg…ele se phudeu….amanha sera a 6a vitoria do Rosberg…e este ano Rosberg sera Campeao !!!

qualquer piloto do Grid ganha o campeonato andando de Mercedes;;;

basta ver se Lewis aguenta-ra esta Piranhagem quietinho…eu acredito que Nao…ele vai rodar a Baiana logo…logo…e perigoso ele ate rasgar seu contrato com a MB…se aposentar…e ir quemar Skank hidroponico com a Rihana… e fude-la bem gostozo…. numa paradisiaca praia na Jamaica….hahahahahahahaharssss valeu

alberto
alberto
Reply to  LUZ PRATA
7 anos atrás

Ohh ! Clarinetista , não fique triste tem outro ,Afro -alemão no grid ,quando ele chegar numa equipe que lhe permita ter bons resultados ,, você poderá ter dois tipos de clarineta para sonhar em manusear ,talvez possa até afinar uma em em Ré maior e a outra em Sol maior ,só ver quem estará melhor no grid .
Se realmente este fato ao qual você refere for verdadeiro só demonstra que Hamilton é um grande piloto com cérebro de galinha , ele deveria ter em conta que era um inglês em equipe alemã (Mercedes não é McLaren e alemães costumam serem muito orgulhosos de suas coisas ,diferentemente de um povo que tem espirito de vira latas e baba para estrangeiros e malha ídolos nacionais *ídolos verdadeiros e não globalmente fabricados ) e o outro piloto é alemão e pelo que tem demonstrado não é tão distante em tempos de voltas para que o inglês pudesse mostrar toda a empáfia tipica de muitos habitantes daquela ilha quando se sentem superiores .

Kkkk!
Kkkk!
7 anos atrás

Quando Vettel vai bem é Deus, Qdo vai mal não é citado? Os vermelhinhos da Ferrari??? Pelo jeito não viu o Q3. Vettel não fez nada, desempenho medíocre do marketeiro alemão, a Ferrari não se pode dar o luxo de apenas uma volta lançada com nenhum de seus pilotos.
Só lembrando, Rosberg larga de macios! E era o Alonso que não era mais protagonista? As vetteletes pira!
Já falei e repito, falta piloto na Ferrari, kkkkk!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Alonso protagonista? Só se for de ultrapassagens sofridas e acidentes estúpidos.

Agora , sim! Postei certo.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

“No fim, ambos, Kimi e Tião Italiano, foram superados por Ricciardo. E ficaram com a segunda fila.”
E o Kimi pode superá-lo mil vezes que não será citado.
A ordem é de citação é: Mercedes (os dois pilotos), Ferrari (Vettel), Red Bull (Ricciardo), FelipeS e o resto.
Abs.
OBS. A propósito, um procurador que investigava Lula foi denunciado por ter espancado a ex-mulher e submetê-la a cárcere privado. O Conselho do Ministério Público, por 12 votos a 2 decidiu por demiti-lo do serviço público. A manchete da Globo foi: Procurador que investigava Lula foi demitido.
Sem mais.