IS’SAKHIR Ô, Ô (3)

bah16f

SÃO PAULO (com o sol na cara) – Ôrra, meu.

(“Ôrra meu” vou precisar explicar. Tenho certeza que os não-paulistanos estão se perguntando, porque isso não é jeito de começar texto na internet, já que a internet é global, este texto aqui pode estar sendo lido agora tanto na Mooca quanto em Bayeux, em Demerval Lobão e Tutuala, em Calheta de São Miguel e Nampula, então, vou explicar. São Paulo é uma cidade curiosa. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, ninguém queria vir para cá. Fazer o quê aqui? Não tinha praia, sol, coqueiros, índias peladas. Lugar de difícil acesso, cheio de jesuítas chatos e bandeirantes violentos e mal-encarados. Entendo a opção da maioria por lugares mais bonitos e divertidos. Mas sempre houve aventureiros neste mundo, e mesmo os sítios mais inóspitos e sem graça, um dia, foram explorados e visitados pelo ser humano. E assim foi por estas bandas. Tudo começou quando um italiano de Gênova, fugindo da crise econômica em seu país, acabou chegando ao Algarve, onde funcionava uma estrepitosa indústria naval. Passou a trabalhar como carpinteiro em Sagres, e embarcou como cozinheiro numa caravela da renomada Costa Cruzeiros numa excursão que viria a bater no Brasil. Não se sabe bem como veio parar em São Paulo depois que desembarcou em São Vivente, mas parece que caiu sem querer, depois de encher a cara numa taverna, num cortejo de mulas carregadas com especiarias que estava “a subir a serra”. Quando aqui chegou, aparentemente na região do Brás, perguntou onde estava e ouviu de um padre: “Vós estais na Vila de São Paulo de Piratininga de Nosso Senhor Jesus Cristo Abençoada pelo Espírito Santo”. Espantado, arregalou os olhos e disse: “Porra, meu, como isso vai caber numa placa de carro? Vou chamar só de São Paulo”. Há registros escritos em tupi desse diálogo, donde se conclui que indígenas nativos também podem ter disseminado o uso da expressão, mas sabe-se, igualmente, que ele foi ouvido também por um moleque travesso que morava um pouco mais para o leste da cidade e trabalhava como estafeta no centro, e quando ele chegou em casa de noite, a mãe serviu o jantar, uma honestíssima macarronada com molho à bolonhesa, e o menino, que era gordinho e falante, exclamou: “Porra, meu, que delícia!”. Então a mãe, dona Fausta, e seu nome tudo que se sabe dessa família, deu um tapa na orelha dele que estralou e deixou seu ouvindo zumbindo uma semana, e ralhou: “Não fala palavrão em casa, moleque!”, e daí em diante ele passou a falar “ôrra”, sem o “p”. O menino era gordinho)

[bannergoogle] E por que minha exclamação “ôrra, meu!”, depois desse GP do Bahrein?

Sei lá, ando gostando de qualquer corrida, estava com saudades da F-1. E não acho, mesmo, que tenha sido ruim, apesar da previsível vitória da Mercedes. É importante enxergar beleza onde normalmente o olhar não para com muita atenção. Vi beleza nas atuações de Grosjean, Vandoorne e Verstappen. E até no desempenho de Rosberguinho, que começa a acumular números interessantes, como essa quinta vitória seguida. Porque ela foi conseguida com segurança, sem erros, e mais uma boa largada.

E uma largada desastrosa de Hamilton.

O Comandante fez a pole ontem. Andava levando fumo do platinado alemão e conseguiu dar um troquinho. Mas, de novo, partiu como costuma partir meu DKW numa ladeira quando abre o farol e as velas estão sujas. Nico-Nico no Fubá aproveitou e pulou na frente. E Sapattos, que também aproveitou a vacilada britânica e de Ricardão, foi em frente e enfiou o bico na primeira curva.

Lembremo-nos de que Vettel não estava no grid. O alemão, coitado, abandonou antes de largar. Na volta de apresentação o motor quebrou e isso, de certa forma, determinou o que viria a acontecer depois — um “player” como Tião Italiano fora da disputa muda as coisas sempre.

bah16b

Bottas e Hamilton se tocaram, sem carinho. Milhões de voltas depois a direção de prova resolveu punir o finlandês da Williams. Achei um exagero. Tinha espaço, colocou o carro. Lewis não viu e fez a tangência que faria se ninguém estivesse ali. Incidente de corrida claro na opinião deste escriba que, antigamente, fazia umas largadas assim e enfiava o carro em qualquer buraco, porque era a única forma de se divertir nas corridas – depois todo mundo passava, mas agora, de Voyage, as coisas melhoraram, e disso falamos mais tarde. Mas se o próprio Bottas achou que freou tarde, então tá bom.

Nessa largada de esfrega-esfrega, deu-se muito bem Felipe Massa, saltando de sétimo para segundo, com chances de estabelecer uma estratégia de corrida que poderia até, num sopro da fortuna, resultar num pódio. Só que a Williams, mais conservadora que o Grande Pato Amarelo, de novo fez uma cagada em cima da outra.

[bannergoogle] Lewis caiu para nono depois do toque e quase rodada, ficou com o assoalho danificado, e seguiu soltando faísca – pelo carro e, imagino, pelas ventas, irritado com Bottas. A Haas, minha equipe do coração, apareceu em sexto e sétimo logo de cara, com Grojã e Gutierros. O inglês, ainda que com o carro meio esquisito, começou a abrir caminho e na volta 5 já estava em sexto. Outro que vinha rompendo o lacre era Kimi, que acordou da letargia na sexta volta e, de repente, passou Ricciardo e Bottas e colocou-se em terceiro.

Hamilton, já em quinto na sétima volta, estava 12s atrás do líder, uma diferença que acabaria se mantendo a corrida toda, variando apenas antes e depois dos muitos pit stops previstos. Com o Mercedão rendendo bem, apesar do assoalho detonado, na oitava volta ele já estava em terceiro – já que Massa fora para o primeiro pit stop, abrindo a sequência de escolhas erradas da Williams ao colocar pneus médios de pau, caindo para 11º.

Felipe I até que voltou bem, com pneus mais novos, sem perder tempo com carros mais lentos. Mas na hora em que os outros trocassem e calçassem borracha mais gosmenta, o brasileiro se tornaria presa fácil.

Na 12ª volta, o lindo Grosjean já estava em quarto, e então fez o primeiro pit stop da história da Haas em corrida. Trocou supermacios por supermacios. A estratégia, acertadíssima e clara, era andar o maior tempo possível com os pneus mais rápidos – a Williams optou pelos mais lentos, e não vou me cansar de falar mal da equipe até o fim.

Raikkonen parou na volta 13 e na saída dos boxes, com macios, jantou Massa com facilidade. Rosberg veio na passagem seguinte e colocou macios. Hamilton, na mesma volta, parou e espetou médios – errou, também. Mesmo assim, logo em seguida passou por Massa e subiu para quinto. Grosjean veio junto. Com supermacios, 2s mais rápidos que os médios, obviamente passou o brasileiro na volta 17. Uma corrida espetacular do francês e de seus amigos ianques.

Rosberguinho tinha uma vantagem muito confortável sobre Raikkonen. Era só administrar, ainda que a corrida estivesse no começo. Enquanto isso, incrédulo, todo mundo se perguntava: será que a Williams fez bem com esses pneus médios? Bom, se fosse para parar uma vez a menos, talvez. Talvez.

Uma escapadinha para o pelotão intermediário, agora. Nasr em 10º. Sonyericsson em 11º. Wehrlein em 13º. Alemãozinho porreta, esse da Manor. Boas performances, das equipes nanicas. Mas pouco relevantes.

Então, voltemos ao pessoal da frente. Com seus médios e lentos, Massa é ultrapassado por Verstappinho na volta 20. Não, não foi uma boa ideia. Na 22, é Hamilton que se coloca em terceiro de novo, a 20s de Rosberg. O pódio estava formado. Muito cedo, mas assim é a vida.

bah16h

Desta forma, as atenções se voltavam mesmo para o magnífico Grosjean. Na volta 23, ele chegou no Canguru Sorridente Cheio de Dentes para lutar pelo quarto lugar. QUARTO LUGAR. Com pneus supermacios contra os macios de Ricciardo, passou lindamente.

Grojã parou na volta 28. E tome supermacio de novo. É isso aí. Corrida é pra correr, o mais rápido possível. Viu, Williams? Box para Hamilton na 29ª, corrigindo a cagada de colocar médios. Meteu supermacios, também. Romain voltou em oitavo e já passou Bottas, começando a remar de novo. Massa, com pneus muito usados, além de duros, voltou a ser ultrapassado pela turma que parou de novo, previsivelmente.

Na volta 30, foi Kimi quem parou pela segunda vez. Supermacios. Voltou em segundo, normal. Massa, então, foi para seu segundo pit stop. Oh, até que enfim. Que coloque pneus macios, ou supermacios, e vá à luta, pensamos do lado de cá.

Médios. Putaquelospariu (depois explico o que é, expressão nascida na Andaluzia).

Felipe caiu para décimo, atrás do ótimo Stoffel Nãodoorme, estreando com a McLaren e mostrando personalidade – até Alonso ficou espantado. Bem, se fosse até o final da corrida, sem mais paradas, talvez essa história de médios de novo pudesse se pagar. Talvez.
Mas ninguém estava fazendo isso, era possibilidade cada vez mais remota.

Rosberguinho parou na 31 e enfiou supermacios. O pit stop foi mais ou menos e ele perdeu um tempinho, mas nada muito grave. Hamilton ensaiou uma aproximação a Kimi. Grojã, o cara, vinha em quinto fazendo ótimos tempos. Lá atrás, Nasr, que chegou a andar bem no início, reclamava com a Sauber pelo rádio. Ô carro ruim. Ôrra, meu.

Raikkonen fez a última parada na volta 38 e colocou macios. Hamilton assumiu o segundo lugar, 15s atrás de Nico-Nico. O alemão parou na 39, macios para ir até o fim, e Lewis assumiu a liderança só para sentir o gostinho, porque teria de fazer a última parada.

Antes dela, quem parou foi Grosjean, agora para colocar pneus macios. A Haas se atrapalhou um tiquinho, mas a esse time tudo se perdoa.

Hamilton parou na 42, pneus macios, e na reta final da prova, a 15 voltas da quadriculada, Rosberg tinha 4s8 de vantagem para Kimi Dera Fosse Champanhe Aqui Porque Vai Dar pódio e 15s para seu companheiro baladeiro.

Sem se abater com mau pit stop, Romain, The Man, saiu atropelando todo mundo e chegou em Massa na volta 46, para brigar pelo sexto lugar. Felipe, de novo com pneus de jacarandá, não teve como resistir. Na TV, o comentarista que pilota tentava animar as coisas: “O Kimi está tirando do Rosberg, vai ter briga”. Não, apesar da TV, não ia ter golpe. Nico deu uma aceleradinha e ampliou a distância, na verdade.

Verstappinho fez sua última parada na volta 47 e Grosjean assumiu o quinto lugar. Na 52, o jovem Max já estava de volta à luta e passou o brasileiro. K-Vyado faria o mesmo logo depois. Massa caiu para oitavo. Não, não deu certo. Mesmo parando uma vez a menos. Deu muito errado. Errado demais. Uma bosta, essa ideia da Williams.

Rosberg ganhou a segunda no ano e empilhou a quinta vitória seguida com méritos – na carreira, são 16. Neste momento, apenas a segunda de 21 etapas, é favorito ao título se conseguir manter a cabeça no lugar. Foi a 50 pontos, contra 33 de Hamilton. A classificação, aliás, é muito interessante. Tem Ricciardo em terceiro (24), seguido por Raikkonen e… GROSJEAN – ambos com 18 pontos. Sensacional.

Entre as equipes, os 83 pontos da Mercedes na liderança contra 33 da Ferrari, segunda colocada, mostra bem o que será o campeonato. A Red Bull tem 30 em terceiro, e a briga a partir daí será legal — depois vêm Williams (20), Haas (18) e Toro Rosso (11). Tiremos a Force India dessa disputa. Maior mentira de pré-temporada da história. Hülk e Maria do Bairro ficaram em 15º e 16º. Ridículo.

bah16g

Além dos três do pódio, que receberam lindos troféus e não demonstravam muita alegria, exceto Rosberg, claro, pontuaram Ricciardo, Grosjean, Verstappen, Kvyat, Massa, Bottas e Vandoorne – primeiro ponto de um belga na F-1 desde Thierry Boutsen, quinto com a Ligier na Austrália em 1992.

Os dois de cara fechada tinham motivos diferentes para a chateação. Kimi, que se tornou o quinto maior dono de troféus da história – com 81 pódios, passou Senna e Vettel e só está atrás de Schumacher (155), Prost (106), Alonso (97) e Hamilton (89) –, porque no Bahrein não pode tomar champanhe, e jogaram aquele troço doce e gaseificado nele. Hamilton, porque sabia que tinha feito bobagem de novo.

E sem mais a relatar por enquanto, vamos almoçar um frango assado e voltamos depois.

FRASE DO DIA
“Este é o verdadeiro sonho americano!”
Grosjean, quinto colocado no Bahrein

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Plácido de Araujo
Plácido de Araujo
7 anos atrás

Eu nasci em Bayeux, viu ? E o kiko ? Sempre excelente leitura aqui.

André Fonseca
André Fonseca
7 anos atrás

Sobra piloto na “Ferrada”, falta carro.

Na Mclaren, sobra o Nãodoorme, o “Capotonso” não faz falta!!!

HUAHUAHUAHUA

Sobre a Rosdiva, está fazendo o que tem que fazer. Quem está fora da curva é o Mirto, que só tem cagado nas largadas. Quando acertar os primeiros metros, volta tudo ao normal…

Luiz G
Luiz G
7 anos atrás

Deixa eu ver se estou entendendo:
A Haas está se saindo melhor que a McLaren.
É isso mesmo??
Haja incompetência, hein…

Rogério Kezerle
Rogério Kezerle
7 anos atrás

Gostei da corrida. Achei bem legal. Varias disputas interessantes. E uma Haasque continua surpreendendo.
Adorei os caras da Globo dizendo que o carro era 65% Ferrari por conta do motor e cambio.. Uai, é só a Hass que usa motor e cambio de fornecedores ?
Não achei que o Bottas errou na disputa com Hamilton.
Detestei a classificação. E não gosto dessa historia de um monte de estrategia….Mas pelo menos é melhor que aquela coisa de apenas dois tipos de pneus

Tiago
Tiago
7 anos atrás

Kimi era o homem mais feliz do pódio, né, Flávio ? HAHAHAHA.

Outra coisa, a Haas de Grojã, na verdade é uma Ferrari B, né ? Um carro com 75% de Ferrari(Palavras do Luciano Burti) não pode ser Haas.

Ou seja, o Grojã corre pela Ferrari.

Sapattos foi o cara que bagunçou a corrida e deu uma tocada no Hamilton para apimentar a coisa. HAHAHAHA.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

A Haas é um Sonho Ítalo-Americano e a Williams está Voltando a Ser um Pesadelo Inglês.

Segafredo
Segafredo
7 anos atrás

Coitada dessa F1, se Alonso aposentar viu……….

Sennafredo
Sennafredo
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Coitado de mim e do meu “guru”, o Vicellez, se Alonso aposentar, viu…

RENATO
RENATO
7 anos atrás

O Bottas fudeu a corrida.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  RENATO
7 anos atrás

Mas o Mirto também cagou na largada…

Daniel
Daniel
7 anos atrás

O melhor da corrida foi o cara da Haas (provavelmente o próprio Carl) entrando no rádio do Grojã pra dizer “awesome”. Podia ter dito “awesome dude”. Depois de anos aguentando esses sonolentos e entojados britânicos, é um sopro de renovação.

Karina
7 anos atrás

Cara, esses apelidos são sensacionais. Quero usar também.

ms
ms
7 anos atrás

é muito cedo pra fazer qualquer prognóstico mais abrangente sobre possíveis rumos do campeonato de 2016……só dá pra falar mais uma vez do domínio da mercedes nesse inicio de campeonato e só isso….é no mínimo temerário dizer nessa altura do campeonato que Hamilton já ficou pra trás…..Hamilton pela competência que tem e já demonstrou ter nas pistas SOBRA em relação a rosberg e ao resto da moçada (exceto quanto a vettel) só que o “indolente” Hamilton sempre precisa de “um cutucão a mais” (ver por exemplo rosberg se distanciar a sua frente no campeonato ) pra daí começar a “recarregar suas baterias”, “partir pras cabeças” e conquistar suas vitórias…….e pra isso acontecer….. é só uma questão de tempo…….quem viver…verá….

luigi
luigi
7 anos atrás

Porque não , Rob Smerdaley ? ,

Emerson
Emerson
7 anos atrás

Num final de semana cheio de corridas dá de comparar bem as narrações dos diferentes canais de TV. Todas transmissões excelentes: Fórmula E, Indy, Nascar, Moto GP. Já a Fórmula 1 uma transmissão LIXO, tentando empurrar o Felipe Massa na base da agonia para uma vitória (!).

Amaral
Amaral
7 anos atrás

Eu, como apreciador de brigas no fundão, vibrei, mesmo, foi quando vi o Wehrleim, mais pro final da corrida, partir pra cima das Sauber e Force India como se fosse gente grande com carro bom. Não parece que é só a segunda corrida do moleque num carro que no ano passado só brigava com o próprio companheiro de equipe. A Manor deu um puta salto de qualidade. Se seguir assim, evoluindo, buscar pequenas melhoras durante o ano, que é o que dá pra fazer, realisticamente, vai beliscar um pontinho nesse ano. E esse moleque que eles arrumaram da Mercedes é bom demais. Vai botar o Delta do Rio no bolso de olhos fechados e uma mão amarrada.

Erich
Erich
Reply to  Amaral
7 anos atrás

As brigas do fundao sao as melhores…

eduardo
eduardo
7 anos atrás

O pessoal da globo não perde essa mania de ficar lembrando de passado acidentado de pilotos, o Grojean foi desse pilotos que demora para se aprumar e aquela sequencia de acidentes ficou para o passado, soma a isso a implicância do Galvão com os pilotos jovens (só o melhores tipo Schumacher ou Alonso) eles torcem para o Vespa bater para não ter que encarar a realidade que apesar da juventude ele só cometeu dois erros grande, o resto foi coisa pequena que qualquer um principalmente quem sempre vai pra cima comete.

luis felipe
luis felipe
7 anos atrás

po … bom este baseado vc fuma hein , para inventar estas kkkkkk

eduardo
eduardo
7 anos atrás

O Rosberg ganhou duas mas ainda não teve uma disputa normal entre os dois, a Ferrari teve dois pódios fortes e dois abandonos, será que a Ferrari diminuiu a confiabilidade para tentar chegar próximo? O carro da Red Bull é ótimo e se não fosse esse motor de contador de grama estaria na disputa, o rendimento da Hass surpreende ,mais ainda a forma como o Grojean vestiu o carro,da gosto ver, a Toro conseguiu fazer tudo direito com a sobra de competência do Vespa teve o resultado que merecia, a Mclarem apesar de limitada agora é um carro de F1 e a maior noticia é que o Alonso não fez falta,Renault,Sauber e Manor brigaram o tempo todo entre si com pequena vantagem para os franceses, a Force India sem a sorte da Australia e com seus pilotos batendo cabeça fez uma de suas piores corridas da sua historia, sobre a Willians e certo que erraram a estratégica mas será que chegariam mais longe, o que parece é que não tem um carro a altura dos anos anteriores e vai sofrer para terminar em quarto e ser passado por todo mundo é péssimo para patrocinadores e fans.

Pé no freio
Pé no freio
Reply to  eduardo
7 anos atrás

Puxa, gostei do seu comentário!! Sem dúvida uma boa análise!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  eduardo
7 anos atrás

Gostei de tudo no seu comentário…..pena sua visão sobre Alonso, mas cada cabeça uma sentença…..Vc não soube do intensivo do jovem belga antes da corrida??

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Sabe qual é a minha visão sobre Alonso, caro Sennafredo?

ALONSO É DEZ! (dez anos sem título).

Giovanni
Giovanni
7 anos atrás

Também gostei da corrida (das duas, aliás). Só acho que a direção de imagens da TV tá exagerando. Ao tentar mostrar tudo que é briga, acaba não mostrando nada, dificultando a compreensão da corrida.

– O Rosberg passou a ganhar corrida quando deixou de agir como um cagado.

– Sobre o Bottas, dá pra ver na camera onboard que ele freou tarde. Se o Hamilton não estivesse ali, ele não conseguiria fazer a primeira curva.

– A Haas deve ter conseguido esse super apoio da Ferrari em função de uma negociação envolvendo interesses além da F1, usando sua tecnologia de automação como moeda de troca, numa relação de ganha x ganha, coisa que a Sauber não tem como fazer, a não ser pagar (só que aí sai muito caro)

– Sobre o Kimi, acho que é o trigésimo ano seguido que fica em 2o no Bahrein. Ele anda muito bem nessa pista. Acho que junto com Spa, são as pistas que ele mais se destaca.

Rodirgo Maçolla
Rodirgo Maçolla
7 anos atrás

Massa foi decepcionante… como pode o cara fez puta largada, tava em 2º lugar a Williams deve mandar todo mundo embora depois dessa,,,, Sabemos que ia ser difícil terminar a corrida em 2º mas um 3º ou 4º seria possível, Basta correr não ficar se arrastando feito tartaruga…. São conservadores de mais esses ingleses são uns bananas

Adriano
Adriano
7 anos atrás

Flávio,

saberia nos explicar o porquê cada tipo de pneu (supermacio, macio, médio e duro) ter 2 símbolos diferentes na transmissão? Confesso não ter entendido ainda este ponto, com a nova regra dos pneus. Por exemplo, para o pneu médio (faixa branca), a transmissão da FOM mostrava um símbolo com o “M”, e para outros o mesmo “M”, mas com o fundo branco…

Adriano
Adriano
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Valeu Flávio! A falta de tempo não permitiu ainda ler toda a regra dos pneus pra esse ano… hahahaha

Abraço!

Chico Limonada
Chico Limonada
7 anos atrás

O Naodorme é bom mesmo. Bom apelido!!!

Alexandre Carvalho
7 anos atrás

Kimi Räikkönen dono de troféu é modo de dizer, visto que, por exigências de contrato, os pilotos hoje nem ficam com eles. Ontem mesmo o Nico Rosberg postou um vídeo em seu canal no YouTube, mostrando a réplica do troféu que os organizadores do GP do Bahrain deram a ele, justamente pelo fato de que o troféu verdadeiro fica com a Mercedes. Talvez o único que fuja desse esquema seja o Hamilton, pois uma das queixas dele com a McLaren, se não me engano, era justamente não poder ficar com os troféus.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Alexandre Carvalho
7 anos atrás

Sério isso? O piloto ganha o troféu e não leva?
Que coisa mais sem noção!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  J Fernando
7 anos atrás

E o troféu que a equipe recebe no pódio através de seu engenheiro?

Mauricio
Mauricio
7 anos atrás

Incrível a Williams: gasta milhões para desenvolver um carro bastante bom, outros milhões para ter o melhor motor da categoria, e mais alguns com salários de dois bons pilotos. Aí joga tudo pelo ralo em seguidos erros de estratégia. Está na hora de rolar uns pescocinhos aí, não?.

Murillo
Murillo
7 anos atrás

Só discordo em relação ao Hamilton. Pra mim ele não fez bobagem, deu foi azar do Bottas enfiar o carro no meio dele. Ainda assim se recuperou em fez uma boa corrida. De resto, também achei uma ótima prova. Dos 3 primeiros pra trás, foi muito boa! Que continue assim.

David Felix Krapp
David Felix Krapp
7 anos atrás

Cara o que acontece na Williams ? Não é a primeira vez, me lembro de um GP do Canadá, acho que em 2014, Massa com condições claras de ficar na pista e lutar pela vitória… box box box… ele saiu atrás do Pérez e foi abalrroado…

Eu tb curti a corrida Flavio e tb uso o orra pra não falar palavrão… rsrsrsrsrs

Os melhores da corrida foram Grosjean e Vandoorne… e agora hein Alonso e Button ?? Aliás e o próprio teimoso e velho Ron ?? Disseram que o cara não tava preparado e tals, olha aí…

Force India = 1o. de Abril !!!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
7 anos atrás

“Lastimável”, é o que eu penso da corrida da Williams neste fim de semana. Colocar um piloto em segundo logo na primeira curva, e ficar perdendo posições pelo caminho, deve frustrar demais, quem está no volante. Entraram na corrida, pensando que era corrida de 24hs.

Os destaques foram foda! Haas alí na ponta, junto com os grandes foi demais (e que se dane que o carro seja 75% Ferrari). Também gostei muito do desempenho da Manor, dentro do possível, fez um corridaço!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Acaba com o DRS, FIA por favor!

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

Williams mais conservadora que Bolsonaro, Trump e Ted Cruz juntos. Essa equipe é um pé no saco. Jogou fora uma dobradinha na Austria em 2014, jogou fora uma vitória com o Massa no Canadá no mesmo ano, jogou fora vários pódios com o Bottas. Hoje jogou fora um top-5 garantido. Parece que o medo de perder é muito maior do que a vontade de vencer, e todo mundo sabe o que acontece quando a situação é essa. Tem mais é que se ferrar mesmo.

Enquanto isso, a Haas tem vontade de vencer. Se os planetas se alinharem, pode até pintar um pódio esse ano em alguma corrida bizarra. Torço muito para que os caipiras americanos bebedores de Budweiser deem uma surra nesses almofadinhas em algum momento.

@lemao
@lemao
7 anos atrás

Incrível a estratégia da Williams vendo que os pneus não rendiam bem colocaram de novo o mesmo. É pra matar!

Webber
Webber
7 anos atrás

Hamilton desaprendeu como larga? Será que as restrições do rádio têm alguma influência?

Pé no freio
Pé no freio
Reply to  Webber
7 anos atrás

Mto estranho, né amigo?

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Webber
7 anos atrás

Segundo o Lívio Oricchio, houve mais uma mudança, além da ausência de ajuda dos boxes, no procedimento de largada em relação ao ano passado.. Parece que agora só há uma borboleta para o acionamento da embreagem e até o ano passado eram duas.,

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

como que a Williams tendo um carro e um piloto que não sabem economizar pneus, faz uma merda dessa??!
Hoje em dia na F1, o esquema é na dúvida siga o líder!
Bottas bateu, foi punido e ainda CHEGOU no Massa! é vergonhoso

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

Felipe Massa não precisa de adversários. A própria equipe trabalha contra ele.

Jorge Silva
Jorge Silva
7 anos atrás

Realmente utilizar pneus médios numa corrida entrando a noite, com a temperatura caindo a cada volta, foi uma estratégia muito inteligente da Willians. E ainda se perguntam porque os pneus não tiveram rendimento.

Eddie
Eddie
7 anos atrás

O Iceman é um Mito ….. se não tivesse parado 2 anos só estaria atrás do Schimi …..

Mickey
Mickey
7 anos atrás

Gostei da corrida. Foi boa o suficiente para me manter acordado, considerando que praticamente varei a noite.

Legal ver a Haas brigando com as médias, assim como a McLaren, progredindo devagar. Gostei de ver a Manor ultrapassando. Acho que nunca tinha visto eles ultrapassando ninguém. Aproveitam que Force India, Renault e Sauber estão mal. A cena do Frank Williams sorrindo foi legal também.

Flavio
Flavio
7 anos atrás

Gostei da corrida!
Exceto pelo pessoal da Williams que pensa pequeno. PQP!

Jon
Jon
7 anos atrás

Boa corrida,claro que o fato do Hamilton se atrapalhar de novo contribuiu pra movimentar um pouco mais. Ainda nao da pra cravar favoristismo no Rosberg,ele ja vacilou em outras vezes quando todo mundo apostava nele,é bom esperar para termos uma corrida sem incidentes. Uma disputa mano a mano na China,inclusive com os dois carros da Ferrari terminando a corrida,pode dar uma noção melhor do que esperar esse ano.

juliano
juliano
7 anos atrás

Muito ruim a estratégia da Williams….deveriam aprender com a novata Haas, foram agressivos e chegaram em quinto. No mínimo o Massa deveria ter chegado em quarto…..

AS
AS
7 anos atrás

Entram no meio do carro do cara na primeira curva, chega em terceiro e ele nao foi bem ? Ok… fazer o que… segue o jogo.

Pé no freio
Pé no freio
Reply to  AS
7 anos atrás

Isso ae AS, falou td!!

Garlet
Garlet
7 anos atrás

Trabalho com computação gráfica e meu filho de 12 anos, consegue aprender tudo muito mais rápido do que eu. Depois de um tempo percebi que, a cada geração, a capacidade de aprender ou desenvolver trabalhos ligados a tecnologia é muito mais fácil pra eles. O Vandoorne poderia substituir Alonso tranquilamente. Aliás se a F1 tivesse pilotos com no máximo 25 anos, seria incrível.

Marcelo Soutello Lopes
Marcelo Soutello Lopes
7 anos atrás

O responsável pelas estratégias de corridas do Massa, é o mesmo cozinheiro que traçava as do Barrichello na Ferrari.

luigi
luigi
Reply to  Marcelo Soutello Lopes
7 anos atrás

Cuidado CLARINETISTA ” eccitabile ! Non parlare male del tuo amore , si prega !

Mônica
Mônica
Reply to  luigi
7 anos atrás

Não entendi nada. Os dois podem traduzir?

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Preza:do F&G : O grande destaque foi o garoto Belga,que marcou pontos na estréia, com carro que tem motor (Honda) uma bosta de motor, podemos dizer El Fodon tem sucessor. Segundo destaque Equipe Haas, terceiro Nico poe a Barba de Comandante Hamilton de molho,porém podemos esperar uma grande recuperação de de Hamilton,será o mote da F-1-2016. Acy Man de FERRARI fez marcação na Mercedes-Benz, Bentão (Vetel) levou um grande azar. Não gosto do circuíto da China,pulamos para próxima.

emerson57
emerson57
7 anos atrás

Corrida ótima!
Antes que alguém discorde veja o relatório:
Tv 32 sinal cabo sem hd, e o principal: SEM SOM. Mute total.
Achei a corrida boa principalmente pela edição de imagens que variou bastante e não ficou presa no Rosberguinho nem no Kimi.
A Willians pode se preocupar com 2017 porque 2016 já phoi.
Hass deve estar pensando: Que moleza, isso aki não é bicho de muitas cabeças, eu deveria ter vindo antes. quem sabe esse ano ainda faço vários podiuns!
A MacLaren: Tomara o príncipe das Astúrias não volte mais. O substituto chegou agora, custa baratin e entrega um serviço melhor. E é mais simpático.

Paulo
Paulo
7 anos atrás

“Só que a Williams, mais conservadora que o Grande Pato Amarelo, de novo fez uma cagada em cima da outra.” – Sou coxinha, mas essa foi ótima.
E que a Haas continue com esse espírito de correr para ganhar posições (ao invés de evitar a perda de posições) porque é a única coisa que se salva na F1 atualmente.
Quanto do marasmo da McLaren é realmente falta de carro e quanto é desmotivação de Alonso/Button? Esse garoto belga deixou a pergunta no ar, na minha humilde opinião. Faca entre os dentes é algo que não se vê em Woking há muito tempo…

Ainda não se Aposentez, Alonso?
Ainda não se Aposentez, Alonso?
7 anos atrás

1) Finalmente a Ferrari entendeu que a melhor estratégia é copiar a estratégia do piloto Mercêdico melhor colocado. Tivesse feito isso, não teria feito uma parada a mais e entregado de mão beijada a vitória na Austrália. Cagaram lá, acertaram hoje. Com o Kimi, claro. Com o Ve44el, cagaram nas duas.

2) A Fehaasri tem um excelente carro e um excelente piloto. Grosjean será piloto da Ferrari em breve. Só esperar o Kimi ir pescar.

3) E a McLata finalmente viu uma luz no fim do túnel. Toffel Não Dorme no ponto é hoje o melhor piloto da equipe indubitavelmente. Em apenas uma corrida, a sua primeira na F1, frise-se, já fez mais pontos na temporada que os nevrálgicos Button e Artronso, que juntos correram (se arrastaram, melhor dizendo) três grandes prêmios. E sem bater e nem colocar a vida de ninguém em risco. Se deixarem o belga correr na próxima corrida ele já garante terminar na frente do campeonato do geriátrico espanhol.

Esse ano parece que vai doer mais ainda!

kkkkez

Allez Jado!

Newman
Newman
Reply to  Ainda não se Aposentez, Alonso?
7 anos atrás

Esse idiota não esquece o Alonso? Caraca, fazia anos que não entrava neste blog e dou de cara com este mesmo retardado.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Ainda não se Aposentez, Alonso?
7 anos atrás

O “Capotonso” deve tá com a “ruela” na mão, pensando se vão deixar ele correr na China…

HUAHUAHUAHUA

TODO CASTIGO PARA O PIOR CAMPEÃO É POUCO!!!

Micromax
Micromax
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Verdade….vide o Alface, este sim o pior de todos!!

Micromax
Micromax
7 anos atrás

Grosjean na frente de Vettel…..kkkkkkkkkkk não tem preço!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
7 anos atrás

Grosjean e mais doze (incluindo o Step Nãodorme), na frente de Alonso…

…não tem preço!

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
7 anos atrás

Você devia estar de muito bom humor, hoje, FG. Achei a corrida muito chata, antes da metade desliguei a tv e fui fazer algo mais divertido, compras de supermercado…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Alvaro Ferreira
7 anos atrás

kkkkkkkk…….concerteza uma Vetellete desconsolada….

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Normalmente não tenho saco para adolescentes, de idade ou de cabeça. Mas, vá lá, vou responder: eu não torço, eu gosto é do esporte. Meu único ídolo no automobilismo foi Jim Clark. Acompanho corridas há 50 anos, e nunca achei a F1 tão insossa e chata como agora.

Ricardo Lopes
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

kkkkkkkk

Carlos Capacete
Carlos Capacete
Reply to  Alvaro Ferreira
7 anos atrás

Hahaha
Tbm não gostei!! O borra bottas estragou a disputa pela vitória!! A fórmula E foi mais legal!! A próxima corrida vai ser diferente viu, Nico Rosbife?? O Luis Bonitton vai te pegar!!

Hugo borges de oliveira
Hugo borges de oliveira
Reply to  Alvaro Ferreira
7 anos atrás

Então você não gosta de automobilismo mesmo.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
Reply to  Hugo borges de oliveira
7 anos atrás

Leia a resposta ao seu amiguinho SEGAFREDO mais acima.

emerson57
emerson57
Reply to  Alvaro Ferreira
7 anos atrás

Sr. Alvaro Ferreira,
Eu também me interesso por corridas todo esse tempo.
Eu também acho que Clark foi dos melhores. Na minha conta está entre os 5.
Experimenta seguir a minha receita: mute. Tire o som.
Casse a palavra da globobo que a corrida melhora.
Desligue, no resto do tempo, a globobo que o Brasil melhora.
Plim plim.

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Que engenheiro ruim tem a Williams, Massa,na segunda colocação, muda a
tatica , mete supermacios e macios e vamos manter o podium, agora pneus
medios , 2 seg. mais lentos que supermacios. tem a paciência, não tem
brasileiro fanático que aguenta. Corrida bôa e viva os 3 tipos de pneus.

luigi
luigi
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Caro Celio ,se não estiver enganado o deslumbrado narrador da Plin plin ,certa vez veiculou que a contratação deste tal engenheiro havia sido uma indicação do próprio Felipe Todomundomepassa . Então não ha do que reclamar
É um grandíssimo SMIDOLLATO esse Felipe ,tem o que merece !

Eduardo-SC
Eduardo-SC
7 anos atrás

A batida do Bottas no Hamilton foi uma baita de uma cagada, mas foi acidente normal de corrida. Exageraram na punição. Parece até que os fiscais foram na pilha do Galvão. Porém Bottas obteve vantagem com a batida, mas aplicaram a punição muito tarde, após a ultrapassagem do Hamilton sobre ele.

Segafredo
Segafredo
7 anos atrás

Hamilton em hipótese alguma fez bobagem caro FG……..Bottas foi quem o acertou e foi punido! Tivesse passado ileso na 1ª curva, Hamilton partiria para a vitória com toda certeza!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Já que você gosta de dar explicações, Sennafredo, explique como é possível o terceiro piloto da McLata estar à frente dos pilotos titulares.

JR
JR
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

O cara estava em primeiro, sem o terceiro lugar no cangote dele (vettel) e simplesmente deixou uma renca de carros passarem a mercedes dele antes da primeira curva. Não fez bobagem???

Pé no freio
Pé no freio
Reply to  JR
7 anos atrás

Sério q vc viu uma renca? Eu só vi o Rosberg passar!!
O Bottas enfiou o bico do carro na primeira curva e causou o acidente, aí sim vieram vários carros….

Micromax
Micromax
Reply to  JR
7 anos atrás

Dar explicações para uns caras aqui no blog é difícil viu….??!!

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  JR
7 anos atrás

Em que ano foi isso JR?.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  JR
7 anos atrás

Vamos juntar as duas coisas: Mirto não largou bem e o Bottas fez cagada…

Rafael P
Rafael P
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Gosto tanto de comentários parciais. Saudade do Allez.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Rafael P
7 anos atrás

O Allez está aí embaixo, Rafael P. Está tão envergonhado com as atuações do Alonso, que ele agora assina como kkkk!

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Sem falar que na Austrália ele largou igual ao Rosberg, foi na primeira curva que ele perdeu as posições.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Afinal, Segafredo, você torce por quem?

Micromax
Micromax
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Por quem eu torço??……………..ora bolas, por pilotos de verdade que não vencem apenas quando têm o melhor brinquedo na mão. Hamilton já provou ser um desses, Ricciardo é outro que me agrada, e, desses que estão em atividade, Grosjean tem sido ótima suspresa e Alonso ainda é o melhor deles. Falem o que quiser do espanhol(que se ferrou mais uma vez pela escolha) mas de pilotagem e cérebro ainda é o melhor.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

O Sennafredo é fã de Senna e torce pelo Alonso para fazer “média” com o Vicellez. Como Alonso não ganha mais nada, resolveu torcer pelo Hamilton.
Não estranhe, Alfredinho, se amanhã ele virar fanzoca do Vettel.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Virar fã dessa escola de pilotos podre alemã???? Mediocres, oportunistas, sem carisma……..hipócritas

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

“…ora bolas, por pilotos de verdade que não vencem apenas quando tem o melhor brinquedo na mão.”

Quer dizer que Hamilton não tem o melhor brinquedo na mão? E o que é a Mercedes nas últimas três temporadas?

Mauricio
Mauricio
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Fez bobagem na arrancada, caro Segafredo. Aliás, isso ficou claro no texto: “Mas, de novo, partiu como costuma partir meu DKW numa ladeira quando abre o farol e as velas estão sujas.” Tivesse arrancado bem, faria a curva em primeiro e deixaria Bottas e Rosberg dividindo a freada.

Micromax
Micromax
Reply to  Mauricio
7 anos atrás

Perder uma posição, e ainda por cima na largada, não é cometer bobagem…..é coisa de corrida!

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Mauricio
7 anos atrás

Não largou tão ruim assim não. Se for olhar por esse critério, Raikkonen fez uma cagada master, porque largou pior do que Hamilton e perdeu posições para Massa, Bottas e Ricciardo.