IS’SAKHIR Ô, Ô (1)

Bahrain_flag_designSÃO PAULO (longo fim de semana)Button em terceiro? É 1º de abril. Só pode. E o Alonso, coitado, tendo de ver tudo da mureta.

Mas faz parte. O primeiro dia de treinos no Bahrein serviu para colocar água na fervura da turma da AFEMP (“A Ferrari Está Mais Perto”), que todo ano coloca a equipe italiana mais próxima de quem está engolindo a categoria — talvez por achar que ela seja a única capaz de chegar no time dominante da vez, como era a Red Bull entre 2010 e 2013, como é agora a Mercedes.

A diferença de Nico-Nico no Fubá, o mais rápido do dia, para Bonitton foi de 1s280. Para a melhor Ferrari, de Raikkonen, o quinto, 1s451. Na frente dos carros vermelhos se enfiou Verstappinho, com um ótimo carro da Toro Rosso — que, no entanto, tem de converter o bom momento em pontos gordos, o que não aconteceu na Austrália.

Se tirarmos os dois carros da Mercedes da tábua de classificação de hoje, restaria um enorme e delicioso equilíbrio entre muitas equipes diferentes. De Button, o terceiro, para Pascal Wê Lá Hein?, o 19º, apenas 1s672. A lerdeza quase absoluta ficaria restrita à Sauber, hoje o pior time do grid, e Rio Haryanta, que é ruim pacas — eu achava que era bom, mas sei lá.

[bannergoogle] Gutierros e Grojã, a dupla da Haas, voltou a andar de forma consistente e mais do que honesta, no meio do pelotão. Deixara para trás, inclusive, o duo (“duo” é muito bom) da Force India, que vem sendo a decepção deste comecinho de ano, dadas as expectativas criadas pelos testes de pré-temporada. A Williams mergulhou na discrição e a Red Bull corre o risco, cada vez mais concreto, de ficar o campeonato todo atrás da filial tororrôssica.

Mesmo com o formato de classificação mantido, não deverá haver nenhuma surpresa lá na frente na definição do grid, com mercêdicos fazendo 1-2. Quer ver é a partir da segunda fila, com vários times brigando por pentelhésimos: Ferrari, Toro Rosso, Red Bull e Williams, com certeza próximos, e até McLaren, se o terceiro lugar de Jenson não tiver sido brincadeira de “April’s Fool”.

Stoffel Nãodorme fez sua estreia pela equipe no lugar de Alonso, El Fodón del Costelón, e completou 55 voltas, andando perto do inglês. Contou que Fernandinho ficou o tempo todo do lado dele, dando instruções. “Ao capotar, saia rápido do carro”, “Se tomar um choque, não se importe com os cabelos arrepiados”, “Quando quebrar, diga apenas ‘de novo'”, “Quando alguém te ultrapassar, diga ‘este motor parece de GP2′” — foram algumas das dicas.

Rosberguinho está andando muito bem. E se repetir domingo, no deserto de Sakhir, a vitória de Melbourne, vai colocar Hamilton em parafuso, o que pode ser muito bom para o campeonato. Adoro crises emocionais de pilotos.

buttonsalhir

Coisinhas que aconteceram hoje:

– Nando Parrado esteve no paddock. Quem? O uruguaio foi um dos 16 sobreviventes do acidente aéreo de 1972 nos Andes, que ficou famoso porque até carne humana os caras tiveram de comer. Aqui você encontra uma descrição da tragédia. É uma história inacreditável. Parrado se tornou piloto profissional depois disso e hoje dá palestras pelo mundo sobre sobrevivência. Tem um museu em Montevidéu sobre o assunto.

– Médios, macios e supermacios são os três pneus disponíveis para o GP — cada equipe define com alguns dias de antecedência dois tipos que serão usados no fim de semana. Os macios, com 3.190 km rodados e 45 jogos usados, foram os mais “populares”. Os médios rodaram 2.101 km (27 jogos) e os supermacios, 1.343 km (18 jogos).

– Magnólia Arrependida não percebeu que tinha sido chamado para a pesagem no segundo treino livre, foi punido e vai largar dos boxes domingo.

Bernie inventou o “lastro de tempo” como sugestão para definir o grid. Psiquiatras com camisa-de-força foram chamados.

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Chico Limonada
Chico Limonada
8 anos atrás

Flávio, como vai ser o “apelido” do Stoffel Vandorne?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chico Limonada
8 anos atrás

Step Nãodorme: o terceiro piloto da McLaren lutou bastante e chegou em décimo, marcando um ponto em seu primeiro GP, tirando a equipe do zero nesta temporada.

Ilmar
8 anos atrás

Acho que tenho as soluções para a Fórmula 1:
1) Grid de largada definido com 12 voltas pra cada piloto no sábado (como era até 2002);
2) Carros e motores de 2008;
3) Sistema de pontuação de 2003 a 2009 (10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, e 1 pontos pros oito primeiros).

pedro araújo
pedro araújo
8 anos atrás

tou vendo aqui o treino classificatório

mas que bosta, hein pessoal?

Se Aposentez Alonso
Se Aposentez Alonso
8 anos atrás

Logo!

Putz! Foi só o geriátrico Alonso não correr que a McLata foi 3º!

Triste e melancólico fim de carreiro para o pilotinho marketing da F-uno.

Esse ano vai doer… Literalmente.

KKKKez!

Allez Jado!

João
João
8 anos atrás

Flávio, para esse Q3 ficar mais interessante uma coisa poderia ser feita. Basta disponibilizar um set ectra de pneus para os dois melhores, eles fariam um pit e poderiam tentar uma ultima volta voadora cada um, certamente tendo a possibilidade de obter o melhor tempo do fim de semana. Não poderia ser interessante?

gunner
gunner
8 anos atrás

Flávio,

Até o GP Espanha, a Ferrari terá que se virar com problemas no turbo… http://www.auto-motor-und-sport.de/formel-1/turbo-probleme-bei-ferrari-vettel-wartet-auf-mehr-power-10800337.html

Andre Viana
Andre Viana
8 anos atrás

Só pra complementar, algo que esqueci de dizer. Já que as equipes preferem ser conservadoras, não assumir riscos e a categoria não parecer nem um pouco inclinada em diminuir seus custos, então, com a crise que as equipes passam, as façam lutar pelo dinheiro a todo momento. Sem mais carro parado no pit durante classificação e sem regras absurdas inventadas… tirando essa minha, hehe.

Andre Viana
Andre Viana
8 anos atrás

Quer saber, eu acho que as equipes tinham que brigar mais entre si, por isso eu tenho pensando já a um tempo em distribuir pontos durante a classificação. Imagina, quem passa para o Q2 ganha 1 ponto e quem passar para o Q3 ganha 2. Parece pouco, mas imagina a diferença que faria na luta dos construtores para as médias e pequenas equipes. Querendo ou não, só no Q2 uma equipe poderia ganhar 21 pontos. Já que a Manor e Sauber não parecem oferecer qualquer tipo de desafio na corrida, com certeza elas brigaram nas classificações por essa “migalhas”. No fim do ano, esses pontinhos podem fazer a diferença entre milhões a mais ou a menos na conta das equipes, especialmente no pelotão mais equilibrado com Hass, Red Bull, Force India, etc. E lá na frente, tirem o escorpião do bolso. O pole leva mais 5 pontos. Loucura, bagunça, esculhambação? Pode ser, mas te garanto que tanto Nico como o Lewis iriam brigar até o último segundo do Q3 por esses pontinhos. Se bobear, até a Ferrari poderia se fazer de louca e tentar beliscar alguns. Vimos na Australia que sair na frente, especialmente nesse ano, pode ser o melhor caminho para segurar a Mercedes. E mesmo as médias podem se dar bem. O que uma Toro Rosso que passe ao Q3 tem a perder? Largar em 8º e terminar a corrida nessa mesma posição ou arriscar no Q3, meter supermacio, fazer uma volta louca e garantir uma pole? Não vai vencer e terá com certeza problemas na corrida, mas no fim acabará provavelmente na mesma posição do que se largasse atrás.

GunneR
GunneR
8 anos atrás

É só o Capotonso não pilotar que a McLaren anda bem… Que Zika!

(coitado do “Chico M.”…)

Alfredinho
Alfredinho
8 anos atrás

Será que só eu que enxerguei? Foi só Alonso sair pra McLaren melhorar?

Formiga
Formiga
8 anos atrás

Os tempos da Ferrari não refletem o que ocorreu. Esse tempo do Vettel foi de pneu macio, na volta com o ultra macio ele foi atrapalhado e errou e o tempo foi acima, o mesmo ocorreu com o Raikkonen. A diferença nos macios foi de 0,4 para ROS e 0,2 para HAM. Então os comentaristas (incluindo o da TV Oficial) não conseguem fazer análises mais apuradas, vão ter que ler a Autosport (como o LO) para reavaliar.

Roberto
Roberto
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

pqp Flavio nao aceita mesmo opinião contraria a dele… vai ser mal educado assim la em Sakir..

Formiga
Formiga
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Apenas não terceirize minha capacidade de análise para a imprensa. Que é o principal problema hoje do Brasil, deixar que os outros pensem para você.

Carlos Capacete
Carlos Capacete
Reply to  Formiga
8 anos atrás

Ora pois! Treino é treino!! Hehe
Já a classificação mostrou a diferença, praticamente meio segundo!! Vamos Luis!! Largue bem dessa vez e a corrida será nossa!! Bonitton rumo ao tetra!!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Carlos Capacete
8 anos atrás

Mas Button só tem um título!

Mário
Mário
8 anos atrás

Flávio, os carros andaram hj, no TL2 a 1s da pole da época dos V10 (recorde da pista). Isso já havia acontecido na Austrália, sendo que as pistas não sofreram nenhuma alteração. Então pode-se concluir que o problema dos carros não é exatamente velocidade, e sim peso durante a corrida.
Parece que a solução para deixar as corridas mais velozes e os pilotos andando forte o tempo todo é o famigerado reabastecimento (que existia na época os V10). Aí neguinho poderia lagar com 50 kg dos 100Kg permitidos de hj e ainda assim ser mais rápido. Ou largar com 60 ou 70 Kg e andar com a taxa de fluxo o tempo todo no máximo sem poupar nada. Virariam mais rápido tb.
Acho que o aumento de largura dos carros já dançou, até por significa mais peso. Estou começando achar que eles vão melhorar os pneus, mais largos, deixar o chassis como está e talvez sim melhorar as assas e o difusor, mas sem tanto efeito pq seria na largura dos carros atuais. A Red Bulll vai chiar, Mclarem tb.. Mas pelo que vimos, esses carros com pneus mais largos (a pirelle fala em 2s só ai), o difusor melhorado e sem ter que carregar tanto combustível de uma só vez, provavelmente serão os mais rápidos f1 da história.

Celio ferreira
Celio ferreira
8 anos atrás

Resumindo : “tudo como dantes no quartel de abrantes”
Mas vamos aguardar o treino oficial de classificação , vai que !!!!!!

Flavio G Francisco
Flavio G Francisco
8 anos atrás

Ferrari continuará tomando um sacode de mais de 1s/volta igual ao ano passado.
Vai ter briga pelas migalhas e só. Até o Rio ficaria em segundo, com esse carro da Mercedes.

Douglas
Douglas
8 anos atrás

IS’SAKHIR Ô Ô é, de longe, o melhor título de Post do Pré e Pós Corrida. Sensacional.

Tiago
Tiago
8 anos atrás

A McLaren em 3º ?

Ou treinaram com menos combustível ou a Honda fez bruxaria nesse motor.