LAFER, 80

SÃO PAULO (brilhante) – Jean Tosetto escreveu este ótimo texto sobre os 80 anos de Percival Lafer, arquiteto que, entre outras coisas, projetou o MP Lafer — objeto de desejo de nove entre dez colecionadores de carros nacionais.

Sou doido por arquitetura e design, e a Lafer foi um dos ícones dos anos 70 na área. A fama veio muito menos pela réplica do MG que faz sucesso até hoje, e muito mais por sua linha de móveis de design como a poltrona MP-001, essa da foto, a primeira da família “MP” — sigla para “móveis patenteados”. Será que ainda se acha uma dessas por aí?

Parabéns ao Percival, artista pouco conhecido, mas de importância enorme.

bjtpercival04MP01

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carol
7 anos atrás

Interessante.

Marco Túlio
Marco Túlio
7 anos atrás

Uma brilhante trajetória, um profissional capaz de pensar os mais ínfimos detalhes de sua obra e trazê-la ao mundo com perfeição.
O padrão de construção de seus carros é impressionante para um fora-de-série, com um detalhe muito peculiar: apesar de não ter um volume de produção que chegasse aos pés de uma Puma, por exemplo, o acordo da Lafer com a VW foi feito de tal maneira que os carros (patenteados hehe) tinham numeração de chassis própria, o que o faz um raríssimo carro de produção praticamente artesanal que tem o direito a receber placas pretas.
Parabéns ao Percival pelos 80 anos!

Müller
Müller
7 anos atrás

Lembro que a fábrica de móveis – não sabia que os carros eram feitos lá – ficava em São Bernardo, no fim da Av. Lions. Ao sair de onde morava sentido SP, sempre passava na frente.
Na época, o povo comemorou a abertura de um mercado no local. Coisas da vida…

Eduardo Britto
Eduardo Britto
7 anos atrás

Conversava outro dia com minha mulher sobre os móveis Lafer, grife marcante nos anos 1970 e 1980. Valeu!

MPires
MPires
7 anos atrás

Quando era pequeno, o conjunto de móveis da sala da minha casa era esse, mas de outra cor. Era um tipo de veludo bem espesso. 2 poltronas e sofá.
Ainda tenho a mesa da sala que não era retangular, mas sim equivalente a um losango com as pontas mais agudas cortadas e as bordas chanfradas. Para usar com regua “T” era impossível. Ainda tenho o buffet mas não está em bom estado.

Eder Casagrande
Eder Casagrande
7 anos atrás

E saber que, segundo esse blog que acabo de achar na net, os moldes dos carros estão enterrados embaixo do supermercado Extra, onde era a fábrica !!!

http://www.mplafer.net/2007/01/percival-lafer-o-criador-do-mp.html

carlos lima
carlos lima
7 anos atrás

Percival Lafer, genial. Bravo!

Zé Rodrix
Zé Rodrix
7 anos atrás

Um grande nome do design de móveis no Brasil.
Você sabia que ele fez um, apenas um, MP Lafer com motor dianteiro?
Sim, um carro preto com motor de Passat (ou Santana…) e com a caixa do Fusca lá atrás, usando um tubo de torque para ligar o motor à caixa.
Creio que o carro está com ele até hoje, assim como outros carros antigos interessantes. O cara tem bom gosto em automóveis também :-)
Parabéns para ele!

JT
JT
7 anos atrás

O arquiteto e designer Percival Lafer sempre colocou a empresa Lafer acima de tudo, inclusive de sua vaidade. Em respeito aos sócios da empresa, e dos acionistas que Lafer teve durante longo período, ele abriu mão de assinar centenas de suas criações, ao contrário de seus contemporâneos que adquiriram maior notoriedade.
Hoje, Percival é mais respeitado e reconhecido na Europa e nos Estados Unidos do que no Brasil. Seus móveis são peças de coleção valorizadas. Creio que o tempo lhe fará justiça também por aqui, ao passo que universitários da área do desenho estão se interessando por seu trabalho.

Clay
Clay
7 anos atrás

Eram duas das poltronas de casa, muito tempo atras ! Essas “rampinhas” dos pes eram perfeitas para carrinhos Matchbox subirem e descerem, incontaveis vezes !!!
Abracao, FG