SENNA, 1986

SÃO PAULO (incrível) – Foram 14 milésimos na bandeirada. Hoje faz 30 anos do GP da Espanha de 1986 em Jerez. Senna bateu Mansell pela margem minúscula. O inglês, de pneus novos — em tempos de pit stops raros –, descontou em poucas voltas mais de 20s de desvantagem para o brasileiro. Com uma Williams poderosa, contra uma Lotus honesta, foi ao ataque. Não deu.

[bannergoogle] O fim da corrida foi eletrizante. Se o circuito fosse um metro mais extenso, Senna perderia. mas ganhou, e pela primeira vez na carreira assumiu a liderança de um Mundial de F-1.

Ayrton foi o piloto brasileiro que ponteou o campeonato por mais corridas. Esteve em primeiro na classificação em 48 GPs. Hoje, o país amarga um jejum de seis anos e 114 provas longe da ponta da tabela. Que vai aumentar, claro.

Andei pesquisando esses números para apurar as maiores “secas” de liderança de brasileiros na F-1. Vejam:

– 256 GPs entre 1993 (Senna, em Imola) e 2008 (Massa, na França)
– 114 GPs de 2010 (Massa, na Malásia) até o GP do Bahrein deste ano
– 76 GPs entre 1975 (Emerson, Mônaco) e 1980 (Piquet, Itália)
– 32 GPs entre 1983 (Piquet, África do Sul) e 1986 (Piquet, Brasil)
– 29 GPs entre 2008 (Massa, França) e 2010 (Massa, Malásia)
ÚLTIMO BRASILEIRO LÍDER: Massa, após GP da Malásia de 2010
BRASILEIROS QUE MAIS LIDERARAM O MUNDIAL, EM GPs: Senna (48), Emerson (26), Piquet (20), Massa (2)

Não sei quando teremos algo parecido de novo, considerando que Felipe não tem condições de fazer frente à Mercedes, e que o outro Felipe anda num time pobre de dar dó. Virá alguém no futuro?

Who knows…

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Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

O Senna só comemorou a vitória quando teve certeza absoluta que tinha vencido. Ele deve ter Cruzado a Linha de Chegada de Olhos Fechados! Já faz Trinta Anos, mas pra quem Assistiu parece que foi Ontem.

Thiago Sabino
7 anos atrás

Em relação a queimar largada, solicito gentileza ver Monza 1978 e vão entender o que não era considerado “queimar largada” para o Derek Ongaro…..

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
7 anos atrás

uma das ultimas provas do Saudoso lio de Angelis. que tristeza que tava esta Brabham de 86..

Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
7 anos atrás

O próximo brazuca a liderar o campeonato será o Pedro Piquet… isso daqui a 6 anos. Sendo assim, a seca vai prosseguir, vamos iniciar o processo de racionamento de nossas altas expectativas.

Pelo andar da carruagem acredito que se repetirá o que houve entre as eras Emerson e Piquet. Acredito que a Globo não perderá os direitos de transmissão da F-1 ou os repassará para TV Bandeirantes, apenas deixará de transmitir as corridas no canal aberto. Só retomará as transmissões quando o Pedro começar a vingar na F-1.

Se não me engano a temporada de 1980 foi transmitida pela BAND e nessa temporada o Piquet mostrou ao mundo todo o seu potencial de piloto de ponta da F-1.

Acredito que o caminho será o mesmo, daqui a alguns anos (poucos) quem quiser ver a F-1 terá que pagar um canal a cabo. Apenas quando o Pedro vingar é que as corridas poderão voltar para o canal aberto da emissora.

Apenas para esclarecer, digo que isso acontecerá com o Pedro Piquet pois ele é em principio o único piloto brazuca com potencial (e estrutura) para seguir para a F-1.

Ettine
Ettine
7 anos atrás

Se o Mansel tivesse parado uma ou duas voltas antes levava a peleja. Hoje em dia com certeza receberia a ordem do box para tal procedimento, mas naquela época nem box conseguia calcular tão bem assim.

Reinaldo
7 anos atrás

Lembro dessa corrida; sensacional. Há trinta anos! O tempo passa bem depressa.

Um detalhe, perdão se já foi mencionado (não encontrei): Emerson não venceu em Mônaco em 1975 (nem em nenhum ano, diga-se). Sua última vitória na F1 foi naquele ano, mas em Silverstone, debaixo de uma chuva monumental.

http://reiv8.blogspot.com

Romeno
Romeno
7 anos atrás

Trinta anos! Me lembro desse final como se tivesse sido a dois minutos. Em 1986 o Queen fazia um show antológico em Wembley.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
7 anos atrás

Lembro bem. Eu com 8 anos, torci bastante pro Mansell chegar no Senna. Final épico, quase reprisado em Mônaco /92. Esses dois eram fantásticos.

Senna completava 2 anos de F1 e já conquistava a terceira vitória e a liderança do campeonato.

Me espanta que Rubens Barrichello jamais liderou o certame. E tem gente – ele, principalmente – que insiste que dos 7 títulos do Schumacher, um seria dele.

Um 7×1 não foi suficiente.

Mickey
Mickey
7 anos atrás

A seca de pilotos italianos e franceses deve estar feia também. Só Alemanha e Inglaterra estão sossegados.

Robertom
Robertom
7 anos atrás

Posso concluir que o Galvão piorou absurdamente, há 30 anos ele se concentrava na narração, que se não era impecável, era correta e bem feita, quase não “papagaiava” e não interrompia o Reginaldo.
Ou seja, quanto mais famoso e poderoso pior para os infelizes espectadores…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

14 milésimos que renderam um campeonato quase impossível para Alain Prost, ao final da temporada.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Os mártires sempre ficam na história, mesmo sem completarem sua missão.. Vide o caso de Jim Clark.

Werner
Werner
7 anos atrás
Celio ferreira
Celio ferreira
Reply to  Werner
7 anos atrás

Ok Werner , Fangio em primeiro está certo , apesar de ser estatistica.
porem Cristian Fittipaldi em decimo primeiro , não dá né , e SENNA
em quarto , tambem não né…..

paulo
paulo
7 anos atrás

O estilo da narração e dos comentários do Galvão e do Reginaldo continuam os mesmos, mas a voz deles mudou muito, parecem outras pessoas.

Alexandre Augusto
Alexandre Augusto
7 anos atrás

De todas temporadas que assisti na Fórmula 1 ( desde 1980), acho essa de 1986 a melhor em termos de disputa. Teve a ultrapassagem do Piquet na Hungria e, na última corrida, três pilotos disputando o título, que foi decidido por causa dos pneus. Uma pena, não desmereço o Prost, mas naquele ano tanto o Mansell quanto o Piquet mereciam mais o título.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alexandre Augusto
7 anos atrás

A Williams merecia, se existisse, o troféu burrice na última corrida de 1986. Bastava ter chamado Mansell (que estava em terceiro e com uma volta à frente do quarto colocado), para trocar os pneus, faltando vinte voltas para o final.
Trocaria o pneus e voltaria em terceiro com folga (a terceira colocação lhe dava o campeonato, sem precisar depender dos resultados dos demais).

O campeonato ganho mais perdido da história da Fórmula-1.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Volte para a escola. Depois venha conversar comigo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Está chamando o idioma de Camões de língua do mimimi?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Chama a F1 de porcaria e continua aqui?

Fernando
Fernando
7 anos atrás

“O fim da corrida foi eletrizante. Se o circuito fosse um metro mais extenso”

Ouvi dizer que na repintura de Jerez para este GP de 86 a linha de chegada foi recuada em pouco mais de um metro. Alguém pode atestar se isto é verídico?

Joao Moro
Joao Moro
7 anos atrás

O Senna não queimou a largada?

Pedro
Pedro
Reply to  Joao Moro
7 anos atrás

Pela imagem fiquei com impressão que sim.

Viúva Maluca
Viúva Maluca
Reply to  Joao Moro
7 anos atrás

Claro que não!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Viúva Maluca
7 anos atrás

Simples, Sennafredo. Era só verificar se os pneus do Lotus de Senna ficaram chamuscados…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Joao Moro
7 anos atrás

Não sabe? Novidade…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Joao Moro
7 anos atrás

Estoque de lenços? Pode enviar para o Vicellez e o Sennafredo. Estoque tamanho família, de preferência.

O livro de piadas pode ser substituído por um vídeo com as lambanças e as sucessivas ultrapassagens sofridas pelo Alonso. São mais hilárias que muita piada que rola por aí.

Ted-BH
Ted-BH
7 anos atrás

Rs, sensacional!
Mas….
Se fosse com as regras atuais, o SENNA seria punido porque “queimou” a largada. Naquela época, essa pequena movimentação no momento da largada não era considerada exatamente queimada de largada.
Teríamos bandeira amarela para retirar o carro que ficou parado exatamente na área de escape de uma curva. Incrível observar isso hoje. Imagina se outro carro erra e passa reto. Teria batido de frente com um carro que ficou parado ali A CORRIDA INTEIRA.
A estratégia do Senna seria outra porque seria obrigado a trocar de pneus. Poderia ser até melhor, porque quase perdeu por conta de tentar chegar com os mesmos pneus até o final.
E os patrocinadores? Goldem Gross, banco Nacional, US TOP? kkkkkkkkkkkkkkkkk
Sensacional!
Eu vi ao vivo e me emocionei novamente agora…
Ted

Eduardo
7 anos atrás

Flávio assisti a corrida hoje, 30 anos depois, isso foi antes de eu nascer mas foi uma corrida incrível, nessa corrida vi retardatário dando trabalho, Mansell fechando literalmente a porta para Senna, hoje a F1 não tem essa emoção, o piloto chega abre asa o outro pode mudar apenas uma vez de traçado e acabou a briga, não adianta falar que Senna tinha um carro melhor que não tinha, concordo que o tio Bernie tem q olhar o que era emoção no passado.
Muito obrigado por compartilhar, agora sei de onde vem a paixão pela F1 que meu pai tem, tragam um oscar para essa corrida :) Obrigado!!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Eduardo
7 anos atrás

Que bacana seu comentário,……….um dos poucos da nova geração que vejo admitir que aquele tempo foi realmente a melhor fase do esporte!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

O que vocês não entendem é que a F1 começou a mudar por causa do acidente de Senna.

Micromax
Micromax
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Começou em 92………com a parafernalha eletrônica da Williams

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Parafernália… você, Sennafredo, comete erros ortográficos do estilo do Nascarito.

Vai logo pegar o dever de casa, garoto!

Pedro Perez
7 anos atrás

Hoje temos a consciência que Piquet e Senna por uma brincadeira dos deuses, foram dois raios que caíram na F1 praticamente no mesmo tempo, extremamente improvável acontecer novamente, infelizmente.

Raider Lopes Martins
Raider Lopes Martins
7 anos atrás

Uns meses atrás vi o GP da Espanha de 1994 na transmissão da ESPN americana e eles colocaram essa final de 1986. O Jackie Stewart na chegada antes da bandeirada dizia “what’s this, what’s this, what’s this!”.

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Flavio
Acabei de ver pelo número de GPs do ano, e são 244 GPs entre adelaide 93 e Magny Cours 2008.
Abs,

Gustao
Gustao
7 anos atrás

Flavio
Esse número de 171 GPs entre 1993 e 2008 não seria mais? Se cada temporada tinha no mínimo 16 GPs, e estamos falando de 15 temporadas incompletas entre os GPs citados, temos, no mínimo 240 GPs
Vi esse número que você mencionou agora também no Fox Nitro de segunda e achei estranho. Falando nisso, bem legal o programa às segundas, não estou perdendo nenhum, e fica a pergunta, se eu perder o programa da Fox, tem como assistir na net depois? procurei no site da Fox Play e não estava abrindo o vídeo.
Abs,

João Paulo Dias Evangelista
João Paulo Dias Evangelista
7 anos atrás

O Senna não liderou o campeonato na Austrália em 1993.Foi a ultima corrida do ano e ele venceu e terminou em segundo lugar na tabela.O Prost já tinha sido campeão em Portugal na corrida que o Schumacher venceu.
Ele foi líder do campeonato pela última vez, se não me engano, quando venceu a corrida do Brasil deste mesmo ano de 1993.

João Paulo Dias Evangelista
João Paulo Dias Evangelista
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Respondendo sua pergunta: Acho que nunca mais nenhum brasileiro vai liderar o mundial de Formula 1.
E nunca mais vai vencer corrida também.

José Brabham
José Brabham
7 anos atrás

Eletrizante mesmo esse final. Mansell vindo babando e Senna escorregando nas quatro no sinuoso Jerez me fez levantar da cadeira. Poucas vezes vibrei tanto com uma vitória de Ayrton. Talvez só Suzuka 1990.

Kleber
Kleber
7 anos atrás

Flavio,
Quando voce escreveu “32 GPs entre 1983 (Piquet, África do Sul) e 1986 (Piquet, Brasil)”, Piquet venceu na França em 85 e, se nao me engano, 2 GPs em 84, todos com a Brabham.

Bruno Cardoso
Bruno Cardoso
7 anos atrás

Acredito que Nars seja o mais provável em no máximo três anos, claro, em um a equipe que possa andar na frente, que não é o caso da Sauber. Caso isso não aconteça, a esperança fica com Pedro Piquet e Sette Câmara.

Robson
Robson
7 anos atrás

Boa lembrança. Espero que não inflame aqueles saudosistas das ‘belas manhãs de domingo’, tal e coisa e coisa e tal.
A liderança de Massa em 2010 foi circunstancial, após seu retorno do acidente de 2009, quando ele estava roda a roda com Alonso. Se os acontecimentos seguintes (especialmente o GP da Alemanha, 1 ano após seu acidente na Hungria) fossem diferentes, talvez ele tivesse repetido alguns momentos de 2008. De lá pra cá, Felipe não ficou mais lento, mas talvez inconsistente.
A ‘decadência’ dos brasileiros na F1 é análoga aos argentinos nos anos 80 – junto à evolução do turismo ao Sul do Prata. A F1 hoje é mais $eletiva também, o que diminui aquele samba do crioulo doido que nos deu desde Gugelmin a Rosset nos anos 80/90. As causas desta decadência são várias, como bem relatadas pelo pessoal do GP: custos galopantes, ausência de categorias escola (até a F3 inglesa!), perda de interesse do público global (exceto NASCAR e, quem sabe, F-E) e, claro, a gestão em excelência da CBA!

Marcelo
7 anos atrás

Senna queimou a largada.

Viúva Maluca
Viúva Maluca
Reply to  Marcelo
7 anos atrás

Se ele tivesse queimado a largada, seria punido e não foi!

Marcelo Witt
Marcelo Witt
7 anos atrás

Fosse hoje em dia, teria ganho punição porque dá pra ver como “queimou” a largada. A luz verde ainda não estava acesa, e o carro já estava se movimentando!

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Eu apostaria em Pedro Piquet.
Mas…. se a família não cometer os erros cometidos com o Nelsinho.
E não estou falando do ocorrido em Cingapura, e sim da carreira dele antes de entrar na F1.

Afranio
Afranio
7 anos atrás

E o Barichello nunca liderou o mundial…. A Willians não competitiva e a Sauber na situação de fim de grid, além da falta de base no Brasil e com o cenário político econômico incerto, a “seca” tende a ser longa. Esperamos que não, mas é o que se desenha atualmente.

perna quebrada
perna quebrada
7 anos atrás

Essa foi a primeira vez que a F1 me impressionou.
Era moleque e lembro do pessoal comentando que o Senna tinha ganhado por meio carro.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
7 anos atrás

No future, no future, no future for you.

Daniel Patricio
Daniel Patricio
7 anos atrás

Piquet Jr … Piquet Neto ….

emerson
emerson
7 anos atrás

a mim nao importa ter um brasileiro ganhando, eu gosto de ver os genios correndo e temos uma safra boa:hamilton, vettel, alonso (??). ALem disto, jovens talentos vindo (werstapinho e outros)
nao ta legal???

Luiz
Luiz
7 anos atrás

Hamilton foi punido com cinco posições no grid da China por troca caixa câmbio.

Wagner Campos
Wagner Campos
7 anos atrás

Talvez o Pedro Piquet ou o Sette-Camara, q inclusive ao q parece começaram mal o campeonato da F3 Euro desse ano. Digo “parece”, pq ainda aguardo algum sujeito nobre e de coração puro q me informe onde eu assisto ao vivo as benditas corridas.

Leonardo
Leonardo
7 anos atrás

Detalhe interessante: Senna queimou a largada. :)

Se fosse o Prost era conspiração.. hehehe

Sennistas não me matem!

Alberto
Alberto
Reply to  Leonardo
7 anos atrás

Acho que esse movimento antes da largada era “tolerado” na época. Ele fazia isso direto e passava batido. Passeando pelos videos de largada onboard com Senna, no youtube, você provavelmente verá várias do tipo. Até naquela mais famosa – Donington 93 – ele faz esse movimento.

Viúva Maluca
Viúva Maluca
Reply to  Leonardo
7 anos atrás

Senna queimou a largada? Como, queimou a largada???

JP
JP
Reply to  Leonardo
7 anos atrás

Todo mundo queimava na época. É só ver os vídeos e ver os carros todos desalinhados e se movimentando

jose claudio
jose claudio
7 anos atrás

O que impressiona é o Rosberg pai chegar em quarto levando uma volta……hoje todos reclamam……acho mesmo que hoje a fórmula 1 é mais competitiva…..a fórmula 1 perdeu seu charme. …não temos Mansel..Prost ..e Senna na mesma reta…..agora..naquele tempo tinha carro levando 8 voltas .