SENNA, 1986
SÃO PAULO (incrível) – Foram 14 milésimos na bandeirada. Hoje faz 30 anos do GP da Espanha de 1986 em Jerez. Senna bateu Mansell pela margem minúscula. O inglês, de pneus novos — em tempos de pit stops raros –, descontou em poucas voltas mais de 20s de desvantagem para o brasileiro. Com uma Williams poderosa, contra uma Lotus honesta, foi ao ataque. Não deu.
[bannergoogle] O fim da corrida foi eletrizante. Se o circuito fosse um metro mais extenso, Senna perderia. mas ganhou, e pela primeira vez na carreira assumiu a liderança de um Mundial de F-1.
Ayrton foi o piloto brasileiro que ponteou o campeonato por mais corridas. Esteve em primeiro na classificação em 48 GPs. Hoje, o país amarga um jejum de seis anos e 114 provas longe da ponta da tabela. Que vai aumentar, claro.
Andei pesquisando esses números para apurar as maiores “secas” de liderança de brasileiros na F-1. Vejam:
– 256 GPs entre 1993 (Senna, em Imola) e 2008 (Massa, na França)
– 114 GPs de 2010 (Massa, na Malásia) até o GP do Bahrein deste ano
– 76 GPs entre 1975 (Emerson, Mônaco) e 1980 (Piquet, Itália)
– 32 GPs entre 1983 (Piquet, África do Sul) e 1986 (Piquet, Brasil)
– 29 GPs entre 2008 (Massa, França) e 2010 (Massa, Malásia)
ÚLTIMO BRASILEIRO LÍDER: Massa, após GP da Malásia de 2010
BRASILEIROS QUE MAIS LIDERARAM O MUNDIAL, EM GPs: Senna (48), Emerson (26), Piquet (20), Massa (2)
Não sei quando teremos algo parecido de novo, considerando que Felipe não tem condições de fazer frente à Mercedes, e que o outro Felipe anda num time pobre de dar dó. Virá alguém no futuro?
Who knows…
O Senna só comemorou a vitória quando teve certeza absoluta que tinha vencido. Ele deve ter Cruzado a Linha de Chegada de Olhos Fechados! Já faz Trinta Anos, mas pra quem Assistiu parece que foi Ontem.
Em relação a queimar largada, solicito gentileza ver Monza 1978 e vão entender o que não era considerado “queimar largada” para o Derek Ongaro…..
uma das ultimas provas do Saudoso lio de Angelis. que tristeza que tava esta Brabham de 86..
O próximo brazuca a liderar o campeonato será o Pedro Piquet… isso daqui a 6 anos. Sendo assim, a seca vai prosseguir, vamos iniciar o processo de racionamento de nossas altas expectativas.
Pelo andar da carruagem acredito que se repetirá o que houve entre as eras Emerson e Piquet. Acredito que a Globo não perderá os direitos de transmissão da F-1 ou os repassará para TV Bandeirantes, apenas deixará de transmitir as corridas no canal aberto. Só retomará as transmissões quando o Pedro começar a vingar na F-1.
Se não me engano a temporada de 1980 foi transmitida pela BAND e nessa temporada o Piquet mostrou ao mundo todo o seu potencial de piloto de ponta da F-1.
Acredito que o caminho será o mesmo, daqui a alguns anos (poucos) quem quiser ver a F-1 terá que pagar um canal a cabo. Apenas quando o Pedro vingar é que as corridas poderão voltar para o canal aberto da emissora.
Apenas para esclarecer, digo que isso acontecerá com o Pedro Piquet pois ele é em principio o único piloto brazuca com potencial (e estrutura) para seguir para a F-1.
Se o Mansel tivesse parado uma ou duas voltas antes levava a peleja. Hoje em dia com certeza receberia a ordem do box para tal procedimento, mas naquela época nem box conseguia calcular tão bem assim.
Lembro dessa corrida; sensacional. Há trinta anos! O tempo passa bem depressa.
Um detalhe, perdão se já foi mencionado (não encontrei): Emerson não venceu em Mônaco em 1975 (nem em nenhum ano, diga-se). Sua última vitória na F1 foi naquele ano, mas em Silverstone, debaixo de uma chuva monumental.
http://reiv8.blogspot.com
Trinta anos! Me lembro desse final como se tivesse sido a dois minutos. Em 1986 o Queen fazia um show antológico em Wembley.
Lembro bem. Eu com 8 anos, torci bastante pro Mansell chegar no Senna. Final épico, quase reprisado em Mônaco /92. Esses dois eram fantásticos.
Senna completava 2 anos de F1 e já conquistava a terceira vitória e a liderança do campeonato.
Me espanta que Rubens Barrichello jamais liderou o certame. E tem gente – ele, principalmente – que insiste que dos 7 títulos do Schumacher, um seria dele.
Um 7×1 não foi suficiente.
A seca de pilotos italianos e franceses deve estar feia também. Só Alemanha e Inglaterra estão sossegados.
Posso concluir que o Galvão piorou absurdamente, há 30 anos ele se concentrava na narração, que se não era impecável, era correta e bem feita, quase não “papagaiava” e não interrompia o Reginaldo.
Ou seja, quanto mais famoso e poderoso pior para os infelizes espectadores…
14 milésimos que renderam um campeonato quase impossível para Alain Prost, ao final da temporada.
Os mártires sempre ficam na história, mesmo sem completarem sua missão.. Vide o caso de Jim Clark.
Olá, Flávio!
Falndo sobre Senna, repasso a seguinte notícia:
http://arstechnica.com/cars/2016/04/science-proves-that-fangio-was-the-greatest-f1-driver-of-all-time/
Ok Werner , Fangio em primeiro está certo , apesar de ser estatistica.
porem Cristian Fittipaldi em decimo primeiro , não dá né , e SENNA
em quarto , tambem não né…..
O estilo da narração e dos comentários do Galvão e do Reginaldo continuam os mesmos, mas a voz deles mudou muito, parecem outras pessoas.
De todas temporadas que assisti na Fórmula 1 ( desde 1980), acho essa de 1986 a melhor em termos de disputa. Teve a ultrapassagem do Piquet na Hungria e, na última corrida, três pilotos disputando o título, que foi decidido por causa dos pneus. Uma pena, não desmereço o Prost, mas naquele ano tanto o Mansell quanto o Piquet mereciam mais o título.
A Williams merecia, se existisse, o troféu burrice na última corrida de 1986. Bastava ter chamado Mansell (que estava em terceiro e com uma volta à frente do quarto colocado), para trocar os pneus, faltando vinte voltas para o final.
Trocaria o pneus e voltaria em terceiro com folga (a terceira colocação lhe dava o campeonato, sem precisar depender dos resultados dos demais).
O campeonato ganho mais perdido da história da Fórmula-1.
Volte para a escola. Depois venha conversar comigo.
Está chamando o idioma de Camões de língua do mimimi?
Chama a F1 de porcaria e continua aqui?
“O fim da corrida foi eletrizante. Se o circuito fosse um metro mais extenso”
Ouvi dizer que na repintura de Jerez para este GP de 86 a linha de chegada foi recuada em pouco mais de um metro. Alguém pode atestar se isto é verídico?
O Senna não queimou a largada?
Pela imagem fiquei com impressão que sim.
Claro que não!
Simples, Sennafredo. Era só verificar se os pneus do Lotus de Senna ficaram chamuscados…
Não sabe? Novidade…
Estoque de lenços? Pode enviar para o Vicellez e o Sennafredo. Estoque tamanho família, de preferência.
O livro de piadas pode ser substituído por um vídeo com as lambanças e as sucessivas ultrapassagens sofridas pelo Alonso. São mais hilárias que muita piada que rola por aí.
Rs, sensacional!
Mas….
Se fosse com as regras atuais, o SENNA seria punido porque “queimou” a largada. Naquela época, essa pequena movimentação no momento da largada não era considerada exatamente queimada de largada.
Teríamos bandeira amarela para retirar o carro que ficou parado exatamente na área de escape de uma curva. Incrível observar isso hoje. Imagina se outro carro erra e passa reto. Teria batido de frente com um carro que ficou parado ali A CORRIDA INTEIRA.
A estratégia do Senna seria outra porque seria obrigado a trocar de pneus. Poderia ser até melhor, porque quase perdeu por conta de tentar chegar com os mesmos pneus até o final.
E os patrocinadores? Goldem Gross, banco Nacional, US TOP? kkkkkkkkkkkkkkkkk
Sensacional!
Eu vi ao vivo e me emocionei novamente agora…
Ted
Flávio assisti a corrida hoje, 30 anos depois, isso foi antes de eu nascer mas foi uma corrida incrível, nessa corrida vi retardatário dando trabalho, Mansell fechando literalmente a porta para Senna, hoje a F1 não tem essa emoção, o piloto chega abre asa o outro pode mudar apenas uma vez de traçado e acabou a briga, não adianta falar que Senna tinha um carro melhor que não tinha, concordo que o tio Bernie tem q olhar o que era emoção no passado.
Muito obrigado por compartilhar, agora sei de onde vem a paixão pela F1 que meu pai tem, tragam um oscar para essa corrida :) Obrigado!!!
Que bacana seu comentário,……….um dos poucos da nova geração que vejo admitir que aquele tempo foi realmente a melhor fase do esporte!
O que vocês não entendem é que a F1 começou a mudar por causa do acidente de Senna.
Começou em 92………com a parafernalha eletrônica da Williams
Parafernália… você, Sennafredo, comete erros ortográficos do estilo do Nascarito.
Vai logo pegar o dever de casa, garoto!
Hoje temos a consciência que Piquet e Senna por uma brincadeira dos deuses, foram dois raios que caíram na F1 praticamente no mesmo tempo, extremamente improvável acontecer novamente, infelizmente.
Uns meses atrás vi o GP da Espanha de 1994 na transmissão da ESPN americana e eles colocaram essa final de 1986. O Jackie Stewart na chegada antes da bandeirada dizia “what’s this, what’s this, what’s this!”.
Flavio
Acabei de ver pelo número de GPs do ano, e são 244 GPs entre adelaide 93 e Magny Cours 2008.
Abs,
Cometi um erro duplo, já corrigido. Na verdade foram 256 GPs, e Senna não liderava na Austrália, claro, porque o campeão foi Prost. Senna liderou o Mundial de 1993 até a quarta etapa, em Imola. Foram, então, 12 corridas sem a liderança em 1993 e todas as temporadas de 1994 a 2007, mais as sete primeiras de 2008, perfazendo as 256. Perdão pelo erro horroroso.
Flavio
Esse número de 171 GPs entre 1993 e 2008 não seria mais? Se cada temporada tinha no mínimo 16 GPs, e estamos falando de 15 temporadas incompletas entre os GPs citados, temos, no mínimo 240 GPs
Vi esse número que você mencionou agora também no Fox Nitro de segunda e achei estranho. Falando nisso, bem legal o programa às segundas, não estou perdendo nenhum, e fica a pergunta, se eu perder o programa da Fox, tem como assistir na net depois? procurei no site da Fox Play e não estava abrindo o vídeo.
Abs,
Já consertei e vou consertar de novo segunda-feira na TV.
O Senna não liderou o campeonato na Austrália em 1993.Foi a ultima corrida do ano e ele venceu e terminou em segundo lugar na tabela.O Prost já tinha sido campeão em Portugal na corrida que o Schumacher venceu.
Ele foi líder do campeonato pela última vez, se não me engano, quando venceu a corrida do Brasil deste mesmo ano de 1993.
Já está arrumado.
Respondendo sua pergunta: Acho que nunca mais nenhum brasileiro vai liderar o mundial de Formula 1.
E nunca mais vai vencer corrida também.
Eletrizante mesmo esse final. Mansell vindo babando e Senna escorregando nas quatro no sinuoso Jerez me fez levantar da cadeira. Poucas vezes vibrei tanto com uma vitória de Ayrton. Talvez só Suzuka 1990.
Flavio,
Quando voce escreveu “32 GPs entre 1983 (Piquet, África do Sul) e 1986 (Piquet, Brasil)”, Piquet venceu na França em 85 e, se nao me engano, 2 GPs em 84, todos com a Brabham.
Não é jejum de vitórias, e sim de liderança do campeonato.
Acredito que Nars seja o mais provável em no máximo três anos, claro, em um a equipe que possa andar na frente, que não é o caso da Sauber. Caso isso não aconteça, a esperança fica com Pedro Piquet e Sette Câmara.
Boa lembrança. Espero que não inflame aqueles saudosistas das ‘belas manhãs de domingo’, tal e coisa e coisa e tal.
A liderança de Massa em 2010 foi circunstancial, após seu retorno do acidente de 2009, quando ele estava roda a roda com Alonso. Se os acontecimentos seguintes (especialmente o GP da Alemanha, 1 ano após seu acidente na Hungria) fossem diferentes, talvez ele tivesse repetido alguns momentos de 2008. De lá pra cá, Felipe não ficou mais lento, mas talvez inconsistente.
A ‘decadência’ dos brasileiros na F1 é análoga aos argentinos nos anos 80 – junto à evolução do turismo ao Sul do Prata. A F1 hoje é mais $eletiva também, o que diminui aquele samba do crioulo doido que nos deu desde Gugelmin a Rosset nos anos 80/90. As causas desta decadência são várias, como bem relatadas pelo pessoal do GP: custos galopantes, ausência de categorias escola (até a F3 inglesa!), perda de interesse do público global (exceto NASCAR e, quem sabe, F-E) e, claro, a gestão em excelência da CBA!
Senna queimou a largada.
Se ele tivesse queimado a largada, seria punido e não foi!
Fosse hoje em dia, teria ganho punição porque dá pra ver como “queimou” a largada. A luz verde ainda não estava acesa, e o carro já estava se movimentando!
Eu apostaria em Pedro Piquet.
Mas…. se a família não cometer os erros cometidos com o Nelsinho.
E não estou falando do ocorrido em Cingapura, e sim da carreira dele antes de entrar na F1.
E o Barichello nunca liderou o mundial…. A Willians não competitiva e a Sauber na situação de fim de grid, além da falta de base no Brasil e com o cenário político econômico incerto, a “seca” tende a ser longa. Esperamos que não, mas é o que se desenha atualmente.
Essa foi a primeira vez que a F1 me impressionou.
Era moleque e lembro do pessoal comentando que o Senna tinha ganhado por meio carro.
No future, no future, no future for you.
Piquet Jr … Piquet Neto ….
a mim nao importa ter um brasileiro ganhando, eu gosto de ver os genios correndo e temos uma safra boa:hamilton, vettel, alonso (??). ALem disto, jovens talentos vindo (werstapinho e outros)
nao ta legal???
Hamilton foi punido com cinco posições no grid da China por troca caixa câmbio.
Talvez o Pedro Piquet ou o Sette-Camara, q inclusive ao q parece começaram mal o campeonato da F3 Euro desse ano. Digo “parece”, pq ainda aguardo algum sujeito nobre e de coração puro q me informe onde eu assisto ao vivo as benditas corridas.
Detalhe interessante: Senna queimou a largada. :)
Se fosse o Prost era conspiração.. hehehe
Sennistas não me matem!
Acho que esse movimento antes da largada era “tolerado” na época. Ele fazia isso direto e passava batido. Passeando pelos videos de largada onboard com Senna, no youtube, você provavelmente verá várias do tipo. Até naquela mais famosa – Donington 93 – ele faz esse movimento.
Senna queimou a largada? Como, queimou a largada???
Todo mundo queimava na época. É só ver os vídeos e ver os carros todos desalinhados e se movimentando
O que impressiona é o Rosberg pai chegar em quarto levando uma volta……hoje todos reclamam……acho mesmo que hoje a fórmula 1 é mais competitiva…..a fórmula 1 perdeu seu charme. …não temos Mansel..Prost ..e Senna na mesma reta…..agora..naquele tempo tinha carro levando 8 voltas .