SENNA X BRUNDLE

SÃO PAULO (vamos comprar) – Esta é uma história que merece ser contada e revisitada. A épica temporada de F-3 na Inglaterra em 1983. A grande batalha entre Martin Brundle e Ayrton Senna pelo título da mais prestigiosa categoria de base do mundo, na época.

[bannergoogle] E virou filme. Mario Muth, um fotógrafo e produtor de vídeos, decidiu fazê-lo depois de conversar com Asif Kapadia, que dirigiu o filme sobre a vida de Senna que foi aos cinemas algum tempo atrás. Muitas imagens dos tempos pré-Fórmula 1 de Ayrton acabaram não sendo usadas. Ele resgatou o que pôde e foi a campo para entrevistar 14 pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidos com aquele campeonato.

Não assisti ainda, mas recomendo. Porque, como disse, é uma história que merece ser contada e revisitada. Brundle, hoje comentarista da Sky na Inglaterra, virou um cara meio amargo por ter perdido o título e nunca ter se firmado na F-1 depois daquilo. Ele se considera um dos únicos na história capazes de bater Senna, porque o fez várias vezes, e acha que nunca teve as chances que merecia na categoria mais importante do automobilismo mundial. A derrota em 1983, atribui à agressividade do brasileiro na disputa, algo que não engole até hoje.

Para ver o filme, é preciso pagar um troquinho. Está na plataforma “on demand” do Vimeo. Abaixo, o trailer.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
AS
AS
7 anos atrás

O guard-rail da Tamburello fez nascer o Senna paz e amor… mas a história é recontada a cada momento. Ops… melhor nao mexer com as viúvas… dão xiliques.

MS
MS
Reply to  AS
7 anos atrás

E uma pedra numa pista de esqui, matou um dos 10 maiores de todos os tempos. Na ordem: Senna, Emerson, Piquet, Fangio, Vettel , Hamilton, Prost, Gilles, Schumacher, Button.

Vai dar xilique agora ?

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
7 anos atrás

Brundle andou lado a lado com o Senna na F-3.
Sabe o que isso prova?
Que ele era um ótimo piloto de F-3, só isso.
Quando chegou a F-1 onde as coisas são um pouco mais complexas ele ficou pelo caminho.
Mas nada de inédito.
Só a titulo de comparação..o Paul di Resta venceu o Vettel na F-3 mas alguém vai dizer que ele é tão bom quanto o Vettel?

Jose Brabham
Jose Brabham
7 anos atrás

Brundle “deu testa” a Senna em 1983 de uma forma que eu achava que ele ia dar trabalho na F1 também. Mas, como se diz por aqui, “deu xabu”, e nunca fez nada de notável na Principal Categoria

John Player
John Player
7 anos atrás

Esse era o “jeito Senna” de fazer uma ultrapassagem, de buscar uma vitória, de buscar um título e “tirar do caminho” um rival.. Suzuka com Prost foi uma “bobeirinha”.
Por pouco não leva a cabeça do “rival”.
Tem gente que acha bonito. Eu não.
Cada um tem o ídolo que merece, ou que se identifica.
Deleitem-se.

https://www.youtube.com/watch?v=Jl1xa8FdViE

David
David
Reply to  John Player
7 anos atrás

Falar de Suzuka 90 sem mencionar Suzuka 89 é covardia de recalcado!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  John Player
7 anos atrás

Senna entrou onde não tinha espaço, demonstrando claramente a intenção de tirar o rival do caminho do título. Por pouco (como você disse) não tira a cabeça dele, também.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

O seu ídolo nunca tirou o rival do caminho do título e por pouco, não imprensou o Barrichello no muro da Hungria.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Acidentes de corrida, e no caso do Rubinho, apenas mostrando sua perícia ao mundo (tem fotos que mostram o muro e ambos os carros, coladinhos e sem baterem).

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Não tiro os méritos do sete vezes campeão mas prefiro chamar de vigarices de corrida.

James Morris
James Morris
7 anos atrás

Todo mundo poderia bater o Senna, todo mundo era tao veloz como o Senna, mas quem dominava as classificacoes era ele. Se os outros eram tao bons assim, porque nao largavam na frente do Senna? Me parece ressentimento de perdedor. na minha singela opniao: Senna genio da velocidade, Piquet genio da mecanica e otimo piloto, Fitipaldi genio da coragem e pioneiro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  James Morris
7 anos atrás

E Schumacher, gênio dos recordes.

Adrienne Kátia FEMININO Morelato
Adrienne Kátia FEMININO Morelato
Reply to  Paulo Pinto
3 anos atrás

Comparar números com um piloto que teve sua carreira abortada junto com sua vida na pista com um outro que teve mais de 300 corridas e 16 anos de F1 eu acho um pouco covardia, mas se você quiser saber e comparar as 160 primeiras corridas de cada um deles veras que os números são parecidos, a não ser pela vantagem desproporcional do Ayrton em número de poles.

Savi Agulham
Savi Agulham
7 anos atrás

As décadas passam e fica o mimimi.

Juliano C.
Juliano C.
7 anos atrás

Bem, o Brundle chegou à F1 no mesmo ano do Senna, 1984. Conseguiu um contrato com a Tyrrell, enquanto o Senna foi de Toleman. Qual foi a desvantagem, olhando no papel?
Brundle, como bom piloto que era, ficou mais de 10 anos na F-1. Mas não era nenhum fenômeno. Se fosse, jamais um piloto inglês e “fodão” seria preterido durante 10 anos!

Ele disputou pau a pau a F3 com o Senna. Evidentemente, tem muito orgulho disso – basta ver a foto do perfil dele no twitter. Mas na F-1, o negócio é diferente. Só lembrar de um outro suposto “fenômeno” brasileiro (pós-Senna) das categorias de base que, quando chegava à F-1, era derrotado vergonhosamente por seu companheiro de equipe.

Cristian Dorneles
Cristian Dorneles
Reply to  Juliano C.
7 anos atrás

O Barrichello nunca foi derrotado por companheiro de equipe, Dominou os companheiros na Jordan em 1993 (foram vários este ano), 1994, perdeu em 1995, ganhou em 1996, 1997, 1998, 1999….. Mas perdeu pro ”gênio” 2000 até 2005, Button em 2006, 2007, 2009, e os Na Williams também, dominou todos.

Araujo
Araujo
7 anos atrás

Na foto do perfil do Twitter do Martin Brundle estão ele e Senna. Bonita deferência.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
7 anos atrás

Brundle era um chorão. Precisa saber perder.
Era um puta piloto, mas não era nenhum gênio.
Se fosse um gênio, teria dado um show, como Vettel com a Toro Rosso em Monza na chuva, ou como Barrichello em Donnington. Não era gênio.
Senna também começou por baixo e mostrou serviço no que era possível e se deu bem. Brundle nem tanto.

rogeV
rogeV
7 anos atrás

Concordo…. vou por esta linha de tesão por correr, mas sem querer correr riscos desnecessários! O implacável dominador! ‘macho Alfa’, para que? Se tem macho Porsche? (Da pra ir ao supermercado, fazer um rallye, umas voltas rápidas em autódromo…. quem sabe uma prova), sem machucar os para-lamas…. A diversão de pilotar é maior que títulos.. para muitos! Brundle pilotava muito sim… mas tinha como adversário um obstinado e maluco… fazer o que?

Saima
Saima
Reply to  rogeV
7 anos atrás

Exatamente. São os malucos obstinados que fazem coisas grandes ou superam muitos outros pra ter os melhores empregos, as melhores mulheres, que acordam às 3 da manhã pra estudar. Inclusive pra ser campeão de F1.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Saima
7 anos atrás

Caramba! Parabéns! A melhor resposta de todas! Sensacional!

Adriano Santi
Adriano Santi
7 anos atrás

O Brundle foi ótimo piloto, mas nunca deu muita sorte na carreira. Pulou de equipe em equipe e nunca se firmou. Fez muita coisa boa com uma Brabham meia-boca e uma Ligier idem. Quando teve um carro melhor, calhou de ter um tal Schumacher como companheiro. Era talentoso, mas não acho que chegaria ao nível de Senna, Prost ou Piquet.

Saima
Saima
7 anos atrás

E é esse espírito que faz vencer corridas e campeonatos, mas, talvez até mais, negociar bons contratos e ter as melhores chances.

Saima
Saima
7 anos atrás

Tenho uma teoria: o Brundle foi um piloto que poderia ter sido muito mais do que foi. Ele fica junto com o Boutsen, o Patrese, o Warwick, o Berger, o Alboreto e, pra mim, o De Angelis. Uma categoria de pilotos muito bons e velozes, que na pista poderiam correr de igual pra igual contra Piquet, Mansell, Prost e Senna se tivessem um carro à altura. Mas não basta ter o talento e ser veloz e constante. É preciso ter um espírito de matador. Ser uma espécie de macho alfa. Tratar os outros não como adversários cordiais, mas como inimigos. O próprio Berger fala disso num livro dele e credita a isso (esse espírito que ele não tinha) o fato de ter sido superado pelo Senna, porque na velocidade pura ele não era pior.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Saima
7 anos atrás

Ouviu falar de Chris Amon? E o que falar de Stirling Moss que teve o azar de correr contra Fangio!

Saima
Saima
Reply to  Paulo F.
7 anos atrás

Bota na conta do Sobrenatural de Almeida.

Fontana o Poderoso
Fontana o Poderoso
Reply to  Saima
7 anos atrás

Tenho que discordar de sua teoria. Jenson Button é um dos maiores cavalheiros da história da Fórmula 1 e conseguiu ser campeão. Além disso, derrotou todos seus companheiros de equipe, sendo que três deles são campeões (Villeneuve, Hamilton e Alonso). Se for somar os títulos do trio citado, são 6 conquistas,

Gustavo
Gustavo
Reply to  Fontana o Poderoso
7 anos atrás

Desde quando ele derrotou Alonso?

Saima
Saima
Reply to  Fontana o Poderoso
7 anos atrás

Jenson Button é um gentleman mesmo. Foi campeão em 2009 porque a Brawn veio do nada com um carro quase imbatível e porque Barrichello pertence à mesma categoria dos pilotos rápidos e talentosos mas inofensivos e pessoalmente bonzinhos – como o próprio Button é na verdade. Já não se pode dizer que Alonso e Hamilton são desse tipo.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Fontana o Poderoso
7 anos atrás

Quando ele foi campeão em 2009 com o Brawn Mercedes!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Fontana o Poderoso
7 anos atrás

Button derrotou Alonso com o mesmo carro em 2015.