SOBRE ONTEM NO ALMOÇO

SÃO PAULO (tenho 10 minutos pra escrever!) – O que mais me espantou ao ler os releases das equipes ontem. Rob Smedley, da Williams, explicando que “o ritmo de Felipe no segundo stint com pneus médios foi ruim e temos de entender o que aconteceu”. OK. Foi ruim mesmo, eu vi. Todos vimos. MAS POR QUE COLOCOU MÉDIOS DE NOVO DEPOIS, CACETE?

[bannergoogle] Notinhas.

A Sauber está quebrando. Monisha, a chefe, nem foi ao Bahrein. Não, dinheiro para a passagem até tinha. Estava mesmo negociando uma possível venda da equipe. Que pode parar na Ferrari — credora do time suíço, inclusive. Os italianos estudam comprar o que restar da Sauber para rebatizá-la como Alfa Romeo. O negócio pode sair. Deve estar baratinha. Mas a coisa está tão feia que nem a presença na China está garantida.

– Detalhes pneumáticos. A melhor volta do dia com médios foi de Ricciardo, 1min36s064. Com macios, Rosberg: 1min34s482. Com supermacios, Hamilton, 1min34s721. Com médios, os maiores stints foram de Ericsson e Massa, 27 voltas. Com macios, 23 voltas para Pérez. E com supermacios, 19 voltas também para o mexicano. Que sabe lidar com pneus, todos sabem. O carro da Force India neste ano, no entanto, não está ajudando.

– Isso tudo que escrevi acima está nos dois gráficos abaixo da Pirelli. Muito legais, inclusive.

pirbahpirbah2

– Grosjean e Vandoorne foram os nomes do fim de semana no segundo escalão. E colocar Haas e McLaren no segundo escalão depois de apenas duas corridas é algo tão espantoso quanto ver essas equipes pontuando logo de cara.

– Alonso forçou a barra e queria correr no domingo. Pressionou muito os dirigentes da McLaren e da FIA para fazer a classificação e largar. Foi vetado. E a volta na China não está garantida.

– Aliás, rolou treta entre ele e Johnny Herbert, agora repórter de TV.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldecir soares
8 anos atrás

Quando a Williams acerta na estratégia?

Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

A Sauber está nanica e ainda está correndo o risco de acabar antes do combinado, pobre Nasr!

Paulo Pinto
8 anos atrás

A equipe Williams acertou na estratégia através de Rob Smedley…

…pneus médios para um piloto mediano.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
8 anos atrás

Flávio! Como disse Leo Delonge (lá embaixo, no primeiro post) faltou falar de um cara que fez algo até então impensável com a Manor: venceu na pista duas Force India além de uma Sauber e seu companheiro de equipe para chegar na 13º colocação.
Estou falando de Pascal Wehrlein.
O cara fez tudo certo. Inclusive a estratégia dos pneus, largando de macios e usando os super-macios no momento em que o carro estava mais leve.
A atuação dele foi tão boa que em um certo momento a tv não tirava a câmera do carro azul e vermelho. Mas o mais incrível é que durante todo este tempo em que a tv mostrava o carro da nanica lutando pela 12ª colocação com Sony Ericson eu não ouvi por parte dos narradores e comentaristas da tv aberta que transmite ao vivo qualquer menção ao que estava acontecendo ali na pista.
Pra mim foi uma atuação tão brilhante quanto à de Romain Grosjean e maior do que conseguiu Vandoorne.
Justiça seja feita.

Tiago
Tiago
8 anos atrás

Rob Smerdley é pra Williams o que o Bernie Velhestone e o Jean Velho são pra F1. Enquanto Smerdley vai tornando a Williams em equipe pequena, os dois velhos vão fodendo a F1 aos poucos.

Dona Monisha, então …………

Não vejo a hora que a Ferrari compre a Sauber e a transforme em Alfa Romeo. Um cara bom como Nasr não pode ficar em uma equipe como a Sauber, ainda mais com a direção de Monisha que não sabe administrar uma equipe de F1.

Vem logo, Alfa.

Robertom
Robertom
8 anos atrás

Está explicado, o estrategista da Williams é Rob Smegma…

Celio ferreira
Celio ferreira
8 anos atrás

Alonso pressionando pra correr, mesmo quebrado,agora com o ponto do Vandornne
vai pressionar muito mais pra correr na China , ainda mais que o Herbert perguntou
quando se aposenta .

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Celio ferreira
8 anos atrás

Alonso aposentou. Falta alguém dizer isso pra ele.

Mônica
Mônica
Reply to  Celio ferreira
8 anos atrás

Alonso, se bobear, vai se tornar um Rubinho com título.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
8 anos atrás

Bem. Tem mais alguém de olho na Sauber. Na transmissão pela TV aqui nos USA comentaram que a BMW estava também negociando com a equipe para voltar a F1 já em 2017.

Garlet
Garlet
8 anos atrás

Infelizmente tem 2 pilotos maduros, prontos pra cair do pé. Massa e Alonso. Os Reis do “mimimi”…………..

Joao
Joao
8 anos atrás

Se parar pra pensar, a estratégia da Williams foi bem bizarra.

Quando se opta por menos paradas, a ideia é compensar as voltas mais lentas com 30~ segundos a mais de pista. Mas andando 2 segundos mais lento por 50 voltas, a Williams tinha que fazer de 2 a 3 paradas a menos pra compensar.

Paulo Pinto
Reply to  Joao
8 anos atrás

A estratégia da Williams deu certo…

…para a Red Bull, Haas e Toro Rosso.

Leandro Batista
Leandro Batista
8 anos atrás

Ok, o Robert “Smeagol” foi uma besta quadrada que cagou e ainda sentou em cima. Mas e o Massa? Virando mais lento que todos ali, não teve cujones suficiente para mandar o engenheiro tomar no cu e colocar um jogo de pneu mais rapido? Cadê o feeling do piloto?

Paulo Pinto
Reply to  Leandro Batista
8 anos atrás

O feeling? Ficou com Raikkonen.

luigi
luigi
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

No meu entender ficou quando Alonso passou por cima dele na entrada de box lá naquele Gp da China ainda na dinastia Ming , ai ele provou que não passava de um Smidolatto ,vergonha para todos oriundi ,homem sem brio ,sem sangue itálico . um vero covarde !

Amaral
Amaral
Reply to  Leandro Batista
8 anos atrás

Essa eu ainda vou querer ver um dia. A equipe chegando em dois pentelhésimos de segundo com pneus de peroba na mão, e o piloto sacudindo o dedo e gritando no rádio “não, quero pneu chiclete! chi-cleee-teeeeee!”. Hoje em dia, ao que me parece, piloto fica refém de engenheiro e de estratégia. Fora essa situação de x pneus de peroba, y pneus de chiclete, z pneus de massinha de modelar. O ideal, pra mim, seria “olha, temos pneus de peroba, de chiclete, de massinha e de titânio. Vocês vão lá no depósito no fundo do “autódrio” e peguem o que veste melhor o carro de vocês, e decidam quantas paradas vão fazer”

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Esse erro de estratégia da Willians (e a insistência nele) já podem concorrer ao troféu mico da temporada. As willians tinham plena condição de garantir um quarto lugar (única ameaça seria Ricciado). Foi deprimente.

Angelo
Angelo
8 anos atrás

Ah, a nossa estratégia não funcionou….que novidade. Isto se chama corrida onde quem corre em menor tempo ganha e não quem administra melhor o tempo ganha. Ter ou não o melhor carro exige que a que tem o pior pratique duas estratégias, manda um administrar e o outro socar a bota. aquele que estava em segundo lugar deveria marcar o líder e copiar tudo o que ele fizesse, pelo menos teria terminado mais para a frente, acho.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Angelo
8 anos atrás

Com certeza.

luigi
luigi
Reply to  Angelo
8 anos atrás

Bem pelo menos ,já que possivelmente , tendo em vista que os novos e promissores pilotos estão surgindo , o Felipe Todomundomepassa deva perder o lugar para um deste (isto se a fosse ousada e o consciência do Sir . Frank não doesse um pouco ,pelo trabalho mal executado em um longínquo final de semana ) , ele poderia se dar muito bem nos Rallys de regularidade que tem em todo mundo , modalidade muito boa para aqueles que gostam de estar no meio mas não gostam de competir de forma mais radical e que adoram que outros lhe digam o que fazer .

Cranio
Cranio
8 anos atrás

Eu incluiria o Wehrlein na parada do segundo escalão. 6º melhor tempo da corrida e 3º melhor speed trap. Não é tarefa fácil para quem dirige uma Manor. Haryanta que o diga.

Será que o Smedley quis dizer segundo stint de médios? Foi uma baita cagada mesmo e o próprio Bottas usou macios no último stint dele. E terminou colado no Massa. Se bobear, dava até pra passá-lo no final.

Com exceção do Ricardão (médios no último stint), a Mercedes foi mais rápida com todos os compostos. Mas isso porque só o Hamilton usou médios e no meio da corrida. E o Massa ainda tomou 1,5s do Ricciardo. Não sei como a Williams não viu isso durante a corrida.

Justo agora que dos 3 melhores pits, 2 foram da Williams com Massa. Acertam o pit e erram na estratégia. Dureza…

Mas mesmo considerando tudo isso, não acredito mais na Williams como terceira força. Esse papel tá mais com o Ricciardo/Red Bull. E não ficaria surpreso se a Haas se desenvolver e passá-los também.

robertinho
robertinho
8 anos atrás

Enquanto isso, Flávio Gomes, o responsável por você e outras trocentas pessoas existirem – EMERSON FITTIPALDI – é mais um empresário brasileiro que acaba de falir. O UOL informa que o Emmo tem 60 ações judiciais de cobrança de dívidas. Só no Banco do Brasil deve mais de 5 milhões de reais. Deve até a um posto de gasolina de Araraquara. Mais dois anos de Dilma e nem Flávio Gomes vai existir como empresário. O Brasil vai se tornar uma Bulgária, uma Romênia, onde todos serão medíocres funcionários públicos, fraternal e igualmente pobres, exceto a casta dirigente, é óbvio. E viva o comunismo.

robertinho
robertinho
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Não, é da minha avó. Se não é da Dilma, então você é o primeiro a reconhecer que essa retardada não manda porra nenhuma no Brasil. Está sentada há 5 anos e 3 meses naquela cadeira, e o Brasil está afundando na recessão e no desemprego. Essa é a verdade. O resto é militância partidária e fanatismo de seita.

Rafael
Rafael
Reply to  robertinho
8 anos atrás

A filha do meu vizinho tá grávida e só tem 16 anos! Meu vizinho tá puto! É por isso que ele tá querendo o impeachment da Dilma.

J Fernando
J Fernando
Reply to  robertinho
8 anos atrás

Já eu achei que neste post o FG escreveu pouco…

Garlet
Garlet
Reply to  robertinho
8 anos atrás

Piloto ganha milhões nas pistas de corrida, porém joga tudo fora, como empresário mal sucedido. A culpa é da Dilma.

Mônica
Mônica
Reply to  Garlet
8 anos atrás

Deixem ela trabalhar!

Se Aposentez Alonso
Se Aposentez Alonso
8 anos atrás

Toffel Não Dorme no ponto já fez mais ponto em uma única corrida que os dois titulares juntos e o Suicidonso ainda quer correr?!

kkkkez!

Eternando Acidentonso precisa urgente de uma consulta geriátrica.

E a Sauber se acabou desde o ano passado quando fez merda e teve que pagar 60 milhões Van der Garden.

João Coutreine
João Coutreine
8 anos atrás

Olá Flávio,
acompanho o blog com intensidade há muitos anos, apesar de não gostar de automobilismo. Mas sempre adorei ver as resenhas das corridas, pela forma como você escreve.
Mas nos últimos tempos tenho achado os textos longos demais: as introduções estão mais para maçantes que engraçadas, acho que algumas piadas se esgotaram, e acho também que relatos muito minuciosos das corridas tem tornado os textos monótonos. Tenho perdido o saco pra ler, tá abobrinha demais.
Os textos mais curtos que você escreve no dia seguinte, como este, estão muito mais interessantes. Os tempos estão difíceis, tá muito confuso parar para ler textos com excesso de detalhes nem sempre tão importantes assim…
Enfim, é apenas um comentário crítico, mas espero que eu tenha conseguido ser respeitoso.
Um abraço

João Coutreine
João Coutreine
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Foi apenas um comentário, nem um pouco ofensivo, de alguém que não quer parar de ler o que você escreve, mas que anda achando que os textos sobre as corridas estão perdendo a qualidade e ficando muito prolixos.

Se eu não gostasse de ouvir o que você tem a dizer, nem teria me dado o trabalho de fazer esse comentário…

Mas se você acha que não foi uma crítica bem-vinda, fazer o quê….?

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  João Coutreine
8 anos atrás

Vou com o relator. Os textos estão muito longos. Eu já reclamei disso com o sopa de vírgula no passado, que adora fazer relato do que acontece volta por volta — o que é desnecessário e cansativo, tanto pra quem lê quanto pra quem escreve. O ideal é texto opinativo.

Mas, como diz o Flavio, lê quem quer. E é por isso que vou direto aos comentários, apenas.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  João Coutreine
8 anos atrás

Este Blog é para quem gosta de automobilismo e de carros antigos.

Pdr Rms
Pdr Rms
8 anos atrás

Lembro que quando o Grosjean anunciou a mudança para a Haas, alguns aqui (talvez até o proprio Flavio) comentaram que isso poderia estar relacionada a um plano de conseguir um salto para a Ferrari.

Se ele mantiver esse nível de resultados pelo resto da temporada e com o fim do contrato do Raikkonen, creio que ele será o grande favorito a essa vaga em 2016.

Pdr Rms
Pdr Rms
8 anos atrás

A Williams errou na estratégia? Obvio que sim. Mas fico com a impressão que se fosse um piloto mais arrojado e combativo, teria conseguido chegar ali no pelotão entre Ricciardo e Grosjean ou pelo menos não perder a posição para Kvyiat e Verstappen.

O Bottas com o mesmo número de paradas e uma punição só ficou 1 posição atras (ok, fez o terceiro stint com macios).

A Williams precisa se decidir se quer ser alguma coisa além de uma equipe média. Se é esse o caso, deveria investir em alguem que dá um retorno maior na pista.

Luiz
Luiz
8 anos atrás

FG
Sinto que falta um engenheiro que pense e tome decisao mais rapido na Williams. O Rob pode ser bom , mas deixa a desejar …ok, muitas vezes tomar a respondabilidades pelo erro da equipe é bom…mas precisa ter atitude e acao,,,como no caso do pit stop, demorou para melhorar os tempos depiis de terem detectado a culpa da porca q se expandia,,,,qq planilha de excel consegue comparar os tempos de cada volta, o rendimento que caiu e os tempo total perdido de cada pit stop ..eles deveriam ter estes fados de anos anteriores,,,e nem por ter andado quase um GP na sexta pode ter uma ideia dos tempos? Acho que 2017 terao que mudar muita gente la,

Leo deLonge
Leo deLonge
8 anos atrás

FG – faltou falar sobre o menino Pascal Wehrlein, que tirou leite de pato com a nanica Manor, fazendo belas ultrapassagens (ou Ultra-Passagens, vem a duvida) inclusive sobre a (ex) mediana Force India… É ficar de olho! Abraço!