DANS LA RUE (4)

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SÃO PAULO (c0mecem) – Na quinta-feira, Hamilton deu a letra. Ao usar os pneus ultramacios, alegadamente grudentos e aderentes e velocíssimos e pouco resistentes, o inglês comentou: eles são legais, mas duros demais.

Aí, no GP de Mônaco que acabou agora há pouco, o cara enfia uma sequência de 47 voltas com uma borracha que, na melhor das hipóteses, deveria durar 20. E ganha a corrida.

Nada como um dia após o outro.

Ontem, Comandante Amilton apareceu na foto dos três primeiros do grid com cara de quem tinha perdido um parente. Os problemas técnicos no Q3 quase impediram-no de fazer uma volta rápida. Ainda conseguiu um terceirinho suado. Ao lado dele, aparecia um sorridente Ricciardo, feliz da vida com sua pole, a primeira da carreira, justo onde ela é mais importante.

Hoje, a foto do pódio chique de Monte Carlo tinha os dois — e mais um espetacular Pérez. Lewis, agora, saltitante e contente como não se via desde o ano passado. O australiano, por sua vez, triste como nunca se viu. Foi a primeira vitória de Hamilton no ano, a segunda em Mônaco. E a 44ª da carreira.

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Aquele sorriso cheio de dentes de Ricciardo desapareceu porque a Red Bull acabou com sua corrida num pit stop. Foram mais de 13s parado nos boxes, esperando pelos pneus. Isso não se faz. Não em Mônaco. A equipe não estava pronta para a parada. “Não fui para a troca por minha conta. Me chamaram para o pit stop. Então, deveriam estar prontos. É foda. Isso machuca”, falou. Traduzi “it sucks” por “é foda”. Acho que não está muito longe do que ele quis dizer.

[bannergoogle]Foi um bom GP de Mônaco, este. Começou com frio e chuva, o que é sempre legal nas ruas do Principado — 17ºC, bem gelado. Pena que a F-1 insiste com essa bobagem de, no molhado, largar atrás do safety-car. Só quando o spray já era mais do que aceitável e os pilotos, pelo rádio, perguntavam quanto tempo ia durar aquela palhaçada, é que a corrida teve o início autorizado de verdade. Foi na oitava volta.

Estavam todos com pneus para chuva intensa, por determinação da direção de prova. Mas foi só largar que Magnussen correu para os boxes e colocou os intermediários. Dava, tranquilo — apesar do acidente de Palmer, que aquaplanou na reta dos boxes e foi parar no guard-rail. Mas para quem tinha muito a perder, era melhor alguma cautela. Assim, lá na frente Ricciardo disparou na ponta e começou a abrir de Rosberguinho, sem pensar em trocar pneus. Lento, o alemão segurava Hamilton num ritmo inexplicável. Virava tempos cerca de 3s piores que o piloto da Red Bull.

O segundo a bater, sozinho e de forma melancólica na Loews, foi Raikkonen. Ficou com a asa presa debaixo do carro e abandonou, na décima volta. Na 13ª, Ricardão já tinha 8s8 sobre Rosberg. Então, Vettel, que estava em quarto, abriu em definitivo a sessão de troca de pneus. Foi para os boxes e tacou os intermediários. O resto foi na balada. Mas nem todos.

O pessoal mais à frente e imediatamente atrás de Sebastian achou melhor ficar do jeito que estava. Na dúvida, sei lá… Volta 16, e Hamilton passa Rosberg na subida do Cassino como se o companheiro estivesse parado. A equipe pediu para que ele deixasse o companheiro ir embora. “Não sei o que tinha meu carro”, resmungou o alemão. Na 17ª, os seis primeiros se mantinham com pneus “wet”: Ricciardo, Hamilton, Rosberg, Sainz Jr., Pérez e Massa. O brasileiro segurava um trenzinho que tinha Vettel de locomotiva, o primeiro com intermediários.

E é claro que nessas condições de pista meio úmida e meio molhada e meio seca tem gente que se destaca e gente que faz uma cagada atrás da outra. Comecemos com Kvyat. Afemaria. Primeiro, o coitado teve de trocar o volante antes mesmo de largar de verdade. Perdeu uma volta. Aí, conseguiu bater em Magnussen na Rascasse. Era retardatário, o russo. Ridículo. Desse jeito, vai ser rebaixado para a GP2. E se reclamar, vai parar no kart de novo.

Entre a turminha que fazia bonito estava Verstappinho. Largou dos boxes e começou a passar o povo sem negociar muito, chegando à zona de pontos com menos de um terço de prova.

Àquela altura da corrida, volta 23, os pneus intermediários eram claramente mais velozes que os “wet”. Ricciardo, mesmo assim, se mantinha na ponta com 11s de vantagem para Hamilton, que por sua vez já tinha enfiado mais de 30s em Rosberg. Aí o líder parou. Colocou os “inter” e Lewis assumiu a ponta. Nosso simpático marsupial voltou em segundo, 8s4 atrás do inglês da Mercedes. Como Hamilton teria de parar, estava tudo sob controle.

Como era natural, Lewis começou a virar tempos muito altos com os pneus errados. Ricciardo foi chegando. Na volta 28, já não havia mais diferença. A estratégia de Hamilton e da Mercedes era claríssima. Saiu o sol, a pista estava secando. Não dava ainda para “slicks”. Mas Lewis iria esticar o uso dos “wet” até onde desse para, na parada, colocar “slicks”. Economizaria, assim, um pit stop. Não passaria pelos intermediários, como todo mundo fez (Wehrlein foi esse que adotou essa estratégia, mas chegou lá atrás).

O primeiro a espetar pneus para pista seca foi Ericsson, na volta 31. Hamilton fez o mesmo na sequência. Segurou Ricciardo como dava, porque lá ninguém passa mesmo, e fez sua parada única.

Única? Pô, o cara colocou ultramacios! Não chegaria nunca ao final da corrida com aquele jogo de pneus!

Chegou.

Todo mundo tirou os intermediários para colocar “slicks”, e as escolhas foram bem sortidas. Teve gente de ultramacio, gente de supermacio, gente de macio. Cada um acreditando no que quisesse, ninguém a fim de parar de novo, obviamente. Ricciardo parou na volta seguinte. Sem Hamilton na sua frente, acelerou loucamente para poder fazer seu pit stop e voltar em primeiro. Iria dar certo, tinha até algum tempinho de sobra.

[bannergoogle]Só que, aí, a Red Bull estragou tudo. Quando o australiano parou, os pneus traseiros preparados estavam errados. Na confusão, ficou mais de 13s parado e quando saiu do pitlane viu Hamilton alegremente passando em primeiro. Faltavam 46 voltas. Sua única esperança seria uma nova parada de Lewis, porque passar, na marra, seria muito difícil. Em tempo: Ricciardo colocou supermacios, que aguentariam sem maiores problemas até o final.

Ricardão tinha um carro mais rápido. Encostava, mas tinha de aliviar de vez em quanto para não detonar a borracha. Quem não aliviou foi seu parceiro Verstappinho, que já em nono se empolgou demais e bateu sozinho no Cassino. Foi na volta 35. Uma no cravo, outra na ferradura. Bom para aprender. E ele aprende, podem ter certeza.

As posições da volta 37, do primeiro ao décimo, ficaram praticamente inalteradas até o final: Hamilton, Ricciardo, Pérez, Vettel, Alonso, Rosberg, Hülkenberg, Sainz Jr., Button e Gutiérrez. Para não dizer que nada aconteceu, Hulk ganhou a posição de Nico nos últimos metros da última volta e Guti-Guti perdeu seu pontinho para Massa no fim. A Williams, como se esperava, teve uma performance patética.

Apesar disso, houve bons momentos nessa segunda metade seca do GP. Ricciardo ficou na cola de Hamilton o tempo todo. O agora desolado canguru até que tentava alguma coisa. Esteve perto de passar num ligeiro erro de Lewis na saída do Túnel, mas o inglês fechou a porta, Daniel xingou, e ficou por isso mesmo. Depois da 55ª volta ele já tinha clara noção de que o inglês não iria parar de novo e seguiria até a quadriculada com os ultramacios. Aí é que ficou triste de vez. Desistiu.

Teve também uma presepada sauberiana, na volta 50. A equipe suíça mandou Nasr abrir caminho para Ericsson — estavam em 15° e 16° –, mas o brasileiro, com razão, não quis nem saber. Na Rascasse, o sueco tentou o impossível e os dois, claro, bateram. Marcus pediu desculpas. Nasr ficou puto. Um desastre. A Sauber é um desastre.

Um pouco mais à frente, Alonso era a locomotiva da vez. Em quinto, puxava o trem com os vagões Rosberguinho, Hulk e Sainz Idade — todos a menos de 1s um do outro. Mas ninguém cometia erros, e ninguém arriscava muito. A prova seguia num ritmo divertido e de expectativas otimistas, com muita coisa podendo acontecer, claro. Afinal, era Mônaco, tinha um pouquinho de água fora do traçado, sabe como é. Mas, na real, pouca coisa acontecendo. Sabe como é.

As últimas voltas ganharam um pouco em tensão com alguns pingos começando a cair aqui e ali. Mas essa nova chuva só apertou mesmo na última volta, atrapalhando aqueles que ainda tinham alguns quilômetros a percorrer — depois que os primeiros colocados receberam a bandeirada. A saber: Rosberg, que perdeu o sexto lugar para Hülkenberg praticamente na linha de chegada.

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No pódio, a primeira pessoa que Hamilton cumprimentou foi Justin Bieber. Confesso que, na minha ignorância do mundo das celebridades, tive de perguntar à namorada quem era aquele moleque loirinho que a segurança deixou passar. “Justin Bieber, ué!”, ela disse. “Certeza?”, perguntei. Recebi, de volta, um olhar de desaprovação justificado por conta de minha ignorância musical e artística. O rapaz é bem famoso.

Mas fiquei, mesmo, com pena do tristonho Ricciardo. Duas corridas seguidas que poderia ter vencido, mas por responsabilidade do time acabou não levando. É dura a vida. Até o mais radiante dos sorrisos, às vezes, tem de ser recolhido para reflexão. Tadinho.

Bem, o resultado claramente dá uma animada no campeonato. Rosberg tinha 43 pontos de vantagem para Hamilton, quase duas vitórias, e agora são 24 — menos que uma. É a hora de mostrar que tem a cabeça no lugar e que não vai se deixar abater por conta de um resultado ruim.

Porque se deixar, dança.

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Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

Você tem namorada ? Sempre achei que fosse um de nós !

Segafredo
Segafredo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

O cara achou que vc jogasse no mesmo time dele……..

jonathas
jonathas
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk q barbárie!

LUIZ
LUIZ
7 anos atrás

Flavio, estou pior do que voce pois so descobri agora que li sua materia….lol

Giovanni
Giovanni
7 anos atrás

Luis Roberto: um puxa-saco do Galvão Bueno, que tenta copiá-lo e ao forçar exageradamente, consegue ser pior do que o dono do saco.

Justin Bieber: também não sabia quem ele era (na hora, fiquei pensando: “mas quem é esse gurizinho que tanto filmam?”). Só depois do Hamilton dar um gole de champagne pro guri que, relacionando a vida superficial de celebridade dos dois me ajudou a lembrar de Justin Bieber. E sim, eles são bem parecidos.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Não se incomode de não ter reconhecido o Justin Bieber.
Ele é “celebridade”, de fato.
Mas desconhecimento musical e artístico e coisa de quem compra CD e ingresso para assistir/ouvir o Justin Bieber.
Que em matéria de qualidade musical e arte, Justin Bieber não tem nada a ver com nada disso.
A corrida foi um saco, bandeiras amarelas demais, safety car, CHUVA e falta de ponto de ultrapassagem nessas condições para Vettel chegar entre os 3 primeiros para a briga e mais ainda para o Ricciardo ter como ultrapassar Hamilton nas voltas finais.
Acho que é mais fácil fazer tantas voltas com o pneu ultra-macio quando se está correndo num dia chuvoso, clima bem ameno em temperatura ambiente e numa pista truncada. Queria ver se Hamilton teria essa “manha” toda em tantas voltas com esse pneu, se fosse num dia quente de verão, sol inclemente na cabeça (na borracha e no asfalto) e numa pista com mais espaço para ultrapassagem. Ricciardo teria engolido sem mastigar a Mercedes com Hamilton e tudo.
Ricciardo foi injustiçado e tem toda razão de ficar puto, principalmente com a chefia dos boxes da RBR.
Alguém ali poderia ir parar na STR depois dessa.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Prezado F&G : Domingo teve chororó em Mônaco , sacanearam Ricardo e Narss. Comandante Hamilton fez um corrida com muita classe com estilo vai virar o jogo aposto duas pizzas com você .

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

A parte negativa do dia mesmo foi a transmissão péssima do Luis Roberto. Não é a dele. Os que ainda se aventuram a acordar 09:00 da manhã de um domingo cinzento para ver uma F1 cada vez mais sem emoção e plastificada são os que realmente gostam de automobilismo e tem inteligencia suficiente para saber o que está acontecendo de fato na corrida. Gritar no microfone a cada fina tirada nos guardrails de Monte Carlo não dá mais emoção a corrida.
Aliás, honestamente, sou um dos que esperam realmente que as transmissões de F1 sejam feitas pela TV a Cabo. Ao menos poderemos acompanhar mais dos bastidores antes de cada GP e as coletivas e entrevistas que ocorrem depois em vez de um mero repeteco da chegada dos pilotos no pit lane seguido por um pódio e créditos passando no momento da champagne.

Luciano
Luciano
Reply to  Leandro Batista
7 anos atrás

Concordo, aturar o Luiz Roberto narrando é dose pra leão. Agora passar pra sportv não melhora nada. O tal do Sérgio Maurício é muito ruim.
O melhor de todos, apesar dos pesares, ainda é o Galvão Bueno. O cara sabe muito.
A corrida foi boa, Monaco é assim mesmo, correr no fio da navalha, frase nova, não é corrida pra se esperar muitas ultrapassagens mas sim grandes disputas e às vezes batidas por falta de atenção, né MiniMax!?!?

Tevez
7 anos atrás

Kvyat ficou louco…Gritou com tudo mundo no Motorhome…Quero ir embora daqui..

Ronald
Ronald
7 anos atrás

Eu achei primeiramente que aquele moleque era o Eminem….kkkk
Depois, até fiquei desconfiado que era o Justin Bieber mesmo.

ms
ms
7 anos atrás

Hamilton parece necessitar se ver em situações críticas (ver por ex. seu companheiro de equipe se distanciar na pontuação do campeonato) pra só então “partir pras cabeças” e iniciar sua reação no campeonato como aconteceu nesse GP de mônaco…..e como nico rosberg já monstrou no passado que não tem estrutura emocional e “força mental” pra suportar pressões estando em situações críticas sem se desestabilizar e começar a fazer lambanças na pista, pra mim, depois dessa ultima corrida, o campeonato começa a cair no colo de Hamilton…..

Tales Guimarães
Tales Guimarães
7 anos atrás

Sou fã de primeira hora do Hamilton. Desde quando ele, como estreante, embolsou o Alonso. Mostrando talento e velocidade dos poucos foras de série que passaram pela F1. Porém, ali naquele primeiro ano, já não foi campeão por falta de controle emocional. Com duas cagadas básicas. E teria a marca de único campeão na temporada de estréia.

E as amizades vida loka que ele cultiva, como este retardado do JB por exemplo, são mais uma explicação da pouca questão que ele faz em ter uma postura de piloto atleta, comprometido com a carreira de quem quer ser multi campeão. Que seja feliz assim.

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
7 anos atrás

A F1 está tão insossa que se estivesse chovendo como em 1984 ou em 1997 nem teria corrida!

Acarloz
Acarloz
7 anos atrás

O troféu deveria ser entregue pros mecânicos da Red Bull.

Guilherme Zahn
Guilherme Zahn
7 anos atrás

Pergunta que não quer calar: nesse mundo em que qualquer aguinha chama safety-car, pra quê servem os “extremes”? Só pra rodar atrás do safety-car? Porque ontem, por exemplo, já tinha gente colocando os intermediários na mesma hora em que o safety-car saiu…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
7 anos atrás

vamos lá, meu povo, a corrida de Mônaco serve muito mais pelo sadismo de ver a turma se espremendo naqueles corredores do que pelo aspecto esportivo do evento como um todo.

porque só em mônaco aquela cortada de pista do Hamilton seria deixada de lado pelos comissários. se o cara fosse punido (situação normal em qualquer outro circuito) isso iria influenciar completamente o resultado. preferiram não mexer no vespeiro, muito ruim essa “dilatação” das regras.

mas como isso foi muito pouco perto da cagada da red bull, que foi o que realmente tirou a vitória do Riccardo, menos mal.

mas pra mim o merecedor da vitória de hoje ainda seria o Riccardo, mesmo com a boa apresentação do Hamilton.

no mais, acho que a Pirelli deu tomé nesses tais ultra macios. pegou os super macios, raspou o vermelho e pintou de rosa no lugar.

pelo menos a próxima corrida é em montreal. competição no sentido completo da palavra.

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

Bom, uma coisa ficou clara.
Quem faz “previsões” sobre duração de pneus, acerta tanto quanto quem fala de chuva.
As Mercedes já não são as mesmas, quando não é Hamilton, é Rosberg que quebra.
De resto parece que as Ferraris (ou melhor, Vettel) terá de brigar com as RBR pelo resto do campeonato.
Como todos já sabem a transmissão na Globo que já era uma porcaria, piora a cada dia. Mas o pior é não termos nenhuma outra emissora com competência para transmitir F1. Aliás, nenhuma tem competência para nada,

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

A Sauber está Falida e no Fundo do Poço, mas ainda assim os seus pilotos praticam o Fogo Amigo Suicida. Vai Entender! Pelo menos no Fogo Amigo Suicida a Sauber já divide o Status com a Mercedes. Kkkkk

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

boa!

Sandro Karam
Sandro Karam
7 anos atrás

Parece que a Marguerita do Vettel está sofrendo de ejaculação precoce. Segundo ele, na quinta feira ainda, esses pneus eram como o coito de um coelho

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Sandro Karam
7 anos atrás

Isso que é feedback de bom acertador de carro? Não por acaso a Ferrari tá andando pra trás, kkk!

paulo
paulo
7 anos atrás

hamilton por mais que os comentarista da globo torçam contra ´é o piloto melhor da atualidade terão que engolir.

Kkkkez Alonso
Kkkkez Alonso
7 anos atrás

E o Amonso voltou!!!

Voltou a ficar imediatamente atrás do Ve44el como sempre fez!!!

Chuuuuuupa Viceonso!

10 anos sendo entubado and counting…

Tetra é Luxo!

Allez Mão!

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Kkkkez Alonso
7 anos atrás

Foi mesmo, corridaça do alemão xiliquento, que deve estar agradecendo ter trocado de equipe, já que a Ferrari evoluiu muito, ao contrário da Redbull. Alonso coitado, não fez nada.
#SQN!
Hahahaha, chupa torcedorzinho de piloto mediano, kkkkkkk!

Amaral
Amaral
Reply to  Kkkkez Alonso
7 anos atrás

Putz. Não gostar de um piloto e comentar de forma parcial é uma coisa. Agora, ser um mala pesada sem alça e sem rodinhas é algo totalmente diferente. Essa história já ficou sem graça há muito tempo. Depois o dono do blog xinga, esculacha, passa o rodo, bloqueia e bane o sujeito e vem o mimimi. Banir é pouco pra malas dessa espécie.

Robertom
Robertom
Reply to  Amaral
7 anos atrás

Concordo!

Danilo A.
Danilo A.
7 anos atrás

Eu diria que é um traço de bom gosto artístico não ter a mínima ideia de quem é Justin Bieber.

henrique ebert
Reply to  Danilo A.
7 anos atrás

Tenho que concordar!

cesar
cesar
7 anos atrás

O pior dessa corrida disparado foi o luiz roberto! tenho certeza que para nos amantes da f1 foi uma das maiores torturas ouvir esse cara na transmissão hoje! quando não der pro locutor oficial não puder transmitir que ponha o cleber machado, ou sergio mauricio… ate a mariana Becker, pois o cara ultrapassa o insuportável!!! Nasser, esse eh cabra macho!!! nada de capacho! gostei!

Ricardo
Ricardo
Reply to  cesar
7 anos atrás

Concordo totalmente, estava osso de acompanhar a transmissão com a locução do Luiz Roberto, tentando achar emoção onde não existia. Não torço contra o Hamilton, vitória para quem merece, mas a presepada da Red Bull com o Ricciardo foi de amargar.

Sandro Karam
Sandro Karam
Reply to  cesar
7 anos atrás

Já comentei muito no Twitter marcando até a Globo, mas não tem jeito. A prova pode ser a mais emocionante de todas mas parece que ele tá narrando um enterro. E não perde a mania de chamar carrinho. “Pra vocês irem decorando, o carrinho vermelho é a Ferrari, os carrinhos prateados são as Mercedez. Vai pra lá
#clebermachadonaF1

Tiago
Tiago
Reply to  cesar
7 anos atrás

Esse Luis Roberto é pior mesmo.

O Galvão é malão e o Luis Roberto tenta aumentar e não presta a atenção na corrida.

A narração do Cléber Machado na TV aberta é bem melhor mesmo.

Moy
Moy
Reply to  cesar
7 anos atrás

Ainda mais quando falava da troca dos “pineus”.

Cristiano Ferreira
Cristiano Ferreira
7 anos atrás

Corrida excelente do Hamilton em segurar o carro por tanto tempo com uma pista praticamente seca usando pneus de chuva que se desgastam muito mais nessas condições.

Só acho que faltou muita coerência na aplicação das regras por parte dos fiscais de corrida. O Hamilton cortou a chicane e ganhou tempo em relação ao Ricciardo, que iria fazer a ultrapassagem e ganhou uma fechada, ou seja foi prejudicado em favor de alguém que cortou caminho, enquanto ele realizou o traçado normal.

Na própria corrida mesmo houveram casos de pilotos que tiveram que devolver a posição no mesmo ponto, salvo engano foram os casos de Bottas e Gutierrez ou Rosberg, não lembro.

Sei que não se tratou de ganhar posição, mas de fato o Hamilton cortou parte do traçado e foi beneficiado com isso.

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Cristiano Ferreira
7 anos atrás

Só complementando, todos os devolveram a posição estavam atrás e fizeram a ultrapassagem ao cortar a chicane. No caso do Lewis, ele não poderia devolver algo que não lhe foi tomado. Quando cortou a chicane, o Ricciardo estava atrás do inglês.

Cristiano Ferreira
Cristiano Ferreira
Reply to  Leandro Batista
7 anos atrás

Como eu disse, no meu comentario, eu sei que ele não tomou nada, mas ele ia perder a posição por causa do erro na chicane e só não perdeu pela fechada brusca que ele deu no Ricciardo depois.

Alias, essa fechada foi depois que o Ricciardo já tinha colocado as rodas do carro de lado, o que pela regra o Lewis seria obrigado a ceder espaço para o Ricciardo colocar o carro lado a lado.

Resumindo, foi a mesma coisa que aconteceu em Barcelona e foi a mesma coisa que ele fez em relação ao Rosberg por lá e que muita gente saiu a favor dele em detrimento do Rosberg, só que domingo ele fez o papel do Rosberg.

Atitude errada dos comissários de corrida na minha opinião por não terem dado sequer uma punição de tempo nele, e digo mais, se tivesse sido o Ricciardo que tivesse feito isso com ele, o Hamilton teria acabado com a corrida dos dois naquele momento.

Rinaldi
Rinaldi
Reply to  Leandro Batista
7 anos atrás

Mas ganhou tempo enquanto Ricciardo estava nos boxes fazendo assim uma volta mais veloz, se não fosse aquele corte provavelmente a Red Bull teria voltado na frente. Hamilton é sempre protegidinho, deveria ter tomado 5 seg após a corrida ou drive through durante.

Cristiano Ferreira
Cristiano Ferreira
Reply to  Leandro Batista
7 anos atrás

Sim a falha de comunicação da Red Bull foi a maior vilã por ter tirado uma vitória certa de Ricciardo, que mesmo com o erro quase saiu na frente ainda.

Mas mesmo assim, ainda acho que o Hamilton deveria ter tomado uns 5 segundos de punição pela fechada, o que certamente apimentaria ainda mais a corrida.

Marcos Marcheti
Marcos Marcheti
7 anos atrás

Na minha opinião o Ricardo tremeu na luta pela liderança. Ele lembrou do pau que tomou do Felipinho lá mesmo em Mônaco!!! Felipinho o verdadeiro Rei de Mônaco.

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Marcos Marcheti
7 anos atrás

Tem essa também. O cara perdeu uma corrida de velotrol pro filho do Massa. Isso deve ter abalado o psicologico do australiano, segundo o Galvao Bueno.

Sebastião Ribeiro
Sebastião Ribeiro
7 anos atrás

Acho que o dono das latinhas deveria mandar o sr Helmut passar uma temporada na toro rosso para aprender um pouco mais…!

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Monaco é a pista que divide os homens dos meninos e Max continua menino.
Red Bull ….que puta cagada, lascou o Ricardão
A corrida marcou a virada de Hamilton no campeonato.
Em pista travada a Williams não deveria nem ir….
E a Ferrari nem lembra mais o que é vencer em Monaco!!!!!
Onde não depende de motor , a Honda apareceu né Alonso…

luigi
luigi
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Na verdade Celio ,eu acho que a Rossa di Maranello não lembra mais como se faz um caro vencedor desde que voltou a ser puramente italiana as vitórias que eventualmente teve foram mais que puramente ocasionais . O Vettel deve estar “P” da vida com sigo mesmo pela burrada que fez trocando uma equipe bem dirigida por uma ,muito tradicional mas mal dirigida e a já um bom tempo .
A Ferrari foi vencida pela equipe de um fabricante de energéticos ,anos seguidos ,então é até lucro ser vencida pelo fabricante de uns dos carros mais conceituados do planeta e da competente engenharia automobilística alemã . Rossa di Maranello ,por enquanto terceira força do campeonato, e voltando a andar atras do fabricante de energéticos.(Piange poveri Ferraristi !)

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Separar homens dos meninos? Spa.

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

É estranho que entre 22 pilotos só 3 estavam contentes no final (Hamilton, Perez e Alonso), é fácil explicar a durabilidade dos pneus, zero aderência, zero desgaste.

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Posso estar enganado mas o Naser não estará na F1 em 2017, o Kviat gastou toda a cota de erros em duas corridas, terá que fazer um fim de temporada impecável, desde que o Huck ganhou Le Mans vem tomando pau do Perez, para finalizar cadê o Rosberg, pior em campo.

pedro
pedro
Reply to  Eduardo
7 anos atrás

Kviat já era na Red Bull, terá que procurar outra vaga. Nasr fica se continuar levando grana. Felipe Amassa na Renô (será??)

antonioH
antonioH
7 anos atrás

Boa corrida mas foi duro aguentar a narração daquele mala. Esse Luiz Roberto é o verdadeiro chato de galocha.
Podem falar o que for mas pra narrar a f-1 tem que ser o Galvão mesmo.

Hamilton: Se quiser ganhar seu quarto título vai ter que parar de se esbaldar na balada com aquela moça que ele deu champagne na boquinha e se concentrar nas pistas. Se fizer isto surra o insosso rosberg sem dificuldades.
Ricciardo: segundo melhor piloto da atualidade.
Vettel: Percebeu que não vai ganhar mais nada daqui pra frente e já começou a chorar de saudades de Adrian Newey.
Alonso: Recuperado do choque e das piadas sem graça vai se divertindo enquanto a honda não faz um canhonaço pro ano que vem onde Alonso ganhara as 18 primeiras provas do ano.
Raikkonen: Aposentado desde novembro de 2007. De lá pra cá vive ocupando cadeiras importantes e tirando espaço de outros talentos que poderiam estar mostrando serviço só de pirraça.
Verstappen: Já falei aqui que o muleque é bão mas sem um costa larga igual Briattore, Todt e Brawn pra favorecer sua carreira vai ficar só nas vitórias uma aqui outra acolá. Vide Schumacher que sem a ajuda desses três santos e mais os carros fora de série feitos por Byrne seria só mais um Barrichello da vida.

cesar
cesar
7 anos atrás

Que tortura assistir corrida com aquele luiz roberto! que a tv que transmitiu ponha o Cléber Machado que eh muito melhor!

Matheus Lobo
Matheus Lobo
Reply to  cesar
7 anos atrás

Realmente terrível!

E no sábado o Sergio Mauricio falando da 3ª pole do Ricciardo. É difícil aguentar a trupi da platinada.

Adelson
Adelson
Reply to  Matheus Lobo
7 anos atrás

O Sérgio Maurício é de longe o melhor narrador de esporte a motor da platinada; está anos luz a frente de Galvão, luiz roberto ou cléber maischato.

Robertom
Robertom
Reply to  Matheus Lobo
7 anos atrás

É incrível, mas é a pura verdade, todos os narradores que a RGT/Sportv coloca para fazer F1 são ruins e torturam os verdadeiros aficcionados do automobilismo, cada um com seus defeitos e incompetências

Adriano Silva
Adriano Silva
7 anos atrás

Esses pneus “ultramacios” foram a pegadinha do ano.

guilherme
guilherme
7 anos atrás

A TV britânica informou, logo após Rosberg abrir para Hamilton, que a Mercedes disse haver um problema nos freios do carro do alemão, por isso o ritmo glacial com que se movia. Pode até ser, visto que chegou só em sétimo, mas é bem possível que o problema fosse na peça que aperta o pedal… hehehe

No shit stop que tirou a vitória de Ricciardo, o problema não foi que os pneus traseiros estavam errados, mas muito pior: os mecânicos simplesmente não haviam sido informados sobre que tipo de borracha colocar, segundo investigações preliminares. O fato de o pit wall, em Mônaco, ficar no segundo andar dos boxes em vez de do outro lado do pit lane como é normal parece ter pesado na falha de comunicação.

A cara do Helmut Marko na entrevista pós-corrida era um misto de “que cagada monumental” com “vou botar pra foder”. Alguém vai voltar pra casa sentado numa daquelas almofadas redondas usadas pra hemorróida.

Não foi divulgada a cronologia exata, mas, aparentemente, a discussão sobre Nasr deixar Ericsson passar durou um bocado. No áudio liberado do loiro, ele ironiza dizendo que o brasileiro deveria estar com algum problema no rádio e o engenheiro só desconversa. Pelo que entendi, a ordem já era para Felipe ter cedido a posição ao menos uma volta antes da trombada, o que deve ter deixado o sueco muito puto dentro do macacão e precipitado a manobra estúpida.

Além da fuleiragem típica de ordens de equipe, Nasr fez muito bem em não ceder: no ano passado, em ao menos duas ocasiões, o companheiro se negou a obedecer quando recebeu instruções semelhantes. Não é questão de vingancinha, mas de se impor de igual para igual na política da equipe (já que, na pista, tem levado uma surra nessa temporada).

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  guilherme
7 anos atrás

“shit stop” kkkkk eu ri muito! Boa!

Amaral
Amaral
Reply to  guilherme
7 anos atrás

Nasr tem levado uma surra homérica nesse ano por dois motivos: O carro da Sauber nesse ano é uma draga. Se a Manor evoluir um pouquinho o carro, porque motor tem, ela sai da última fila sem dificuldades. O outro motivo é porque o Roxette lá conseguiu se achar melhor dirigindo aquilo. Pq, piloto por piloto, os dois são pra lá de mais ou menos, mas o brasileiro é mais bota que o sueco. Ou menos braço duro.
E, se o clima entre os dois já não vem bom desde o ano passado, agora que vai azedar de vez.

Wolfpack
Wolfpack
7 anos atrás

Pensei que a moça ai fosse a namorada do Hamilton. Agora que cagada dos amadores produtores de energéticos e os caras criticaram muito a Renault no ano passado, agora estão cheio de amores, elogios, e assinam contrato até 2018. Brincadeira esses caras do energetico.

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Wolfpack
7 anos atrás

Na hora pensei a mesma coisa, seria essa garota a nova namorada do Hamilton, e que mau gosto o inglês tem, a menina mais parece um sapatão todo tatuado. Só percebi que era o Justin Biba depois de ler a postagem do Gomes, kkkk. Mas, deixando a esculhambação de lado, uma das principais características dos rubro-taurinos é a volubilidade com tudo e com todos, pilotos, fornecedores, etc. Ali se passa do céu ao inferno e do inferno ao céu em apenas uma corrida. Acredito que seja por influência direta do proprietário da bagaça que tem cara de ser do tipo bipolar, não tendo meio termo.

Aliandro Miranda
7 anos atrás

Obrigado por informar, também fiquei perguntando quem era o loiro que bebeu champanhe.

GunneR
GunneR
7 anos atrás

Poderiam falar sobre a hidrofobia do Rosberg no Paddock GP… [já são duas corridas medíocres que esse cara faz (Malásia, Mônaco)]

GunneR
GunneR
7 anos atrás

“Os pneus não vão aguentar”; “só duram, no máximo, umas 40 voltas”; e etc. É impressionante como as previsões nunca se concretizam…

Eu já havia dito que Mônaco é apenas UMA parada, não importando os pneus!

valter
valter
7 anos atrás

Não é a primeira e nem será a última vez que uma equipe “perde” uma corrida ganha. Massa perdeu o mundial de 2008 em virtude dos erros da equipe Ferrari.
Hamilton pilota muito. Ricciardo pilota muito. Rosberg pilota pouco.

José Brabham
José Brabham
Reply to  valter
7 anos atrás

Assino embaixo

Garlet
Garlet
Reply to  valter
7 anos atrás

Pior o HAmilton que perdeu um campeonato batendo na entrada dos boxes. Vc assiste formula 1 desde o ano passado?

ags
ags
7 anos atrás

O pipi…… aka( pigmeu da Cantareira). da Williams, disse logo após a lista de reclamação que no Canada vai ser pole…
E pode acreditar.. o pit stop mais rápido nos treinos é dele..kkkkkkkkkkkkk

Jr.
Jr.
Reply to  ags
7 anos atrás

Largou atrás e chegou bem na frente do “hiper-mega-laureado-chupado-por-aqui”, Bottas. O que você tem a dizer disso?

Micromax
Micromax
7 anos atrás

Puta que pariu…!!! Como eu havia previsto foderam com o Ricciardo de novo!?!? o que esta merda de equipe mercenária quer?? Estão fazendo um lobe idiota pra um piloto idiota que é o Verstapen e deixando de brigar pelo campeonato com um cara que já provou ser um dos melhores do grid……é phoda ver o jeitão do Helmut sentadão na cadeira com aquela cara de nazista dele dando de ombros pra cagada do pessoal do australiano. Hamilton, baita braço que é nada teve a ver com isso e venceu de forma magistral controlando seus pneus e Ricciardo. Perez muito bem e, Alonso, esse tirando tudo e mais um pouco do carro. E o Schukrute vermelho?? medíocre como sempre ficando atrás do Massacrado……FALTA PILOTO NA FERRADA!!

guilherme
guilherme
Reply to  Micromax
7 anos atrás

Claro, a equipe sabotou o Ricciardo para que ele não vencesse. E a chegada à Lua foi filmada em um estúdio de Hollywood, quem matou o JFK foi a CIA e o Elvis, ao contrário do verdadeiro Paul McCartney, não morreu.

Segafredo
Segafredo
Reply to  guilherme
7 anos atrás

cai fora maluco…….vai fumar teu baseado em outro blog!!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  guilherme
7 anos atrás

O Guilherme está certo, Segafredo. Sua análise tendenciosa sobre o desastrado pit stop da Red Bull, merece figurar nas teorias da conspiração citadas.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
7 anos atrás

Olhe o lado bom da corrida, Sennafredo. O “Sextonso” melhorou! Agora passou a ser “Quintonso”.

#DezAnosSemTítulo!

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Micromax
7 anos atrás

Vettel correu? Juro que só vi o erro dele no cassino. Como pode um cara daquele ser considerado gênio? Só rindo mesmo…

luigi
luigi
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Sem um carro bom é difícil fazer algo de bom em uma corrida ,será que é muito difícil entender isso . Ter antipatia por este ou aquele piloto pode ser normal , mas ser estúpido a ponto de não saber analisar o atual estagio de determinadas equipes (pois não é só a Ferrari que tem um bom piloto mas não brilha) é a mais pura exposição que é comentário de um torcedor e não de um conhecedor !

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Correu, sim, Vicellez. E “pra variar”, chegou (de novo!) na frente do Alonso.
Sabe aquela musiquinha do tempo do Rubinho na Ferrari? Pois é, continua atual:

“Sempre atrás do alemão…”

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Essa Ferrari é ruim? Putz… sexta corrida e ainda não vimos “o real ritmo do carro”. Por que será? Piloto bom que não brilha não é piloto bom. Reveja seus conceitos, kkkk!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Noto que o Sr. K ficou muito feliz com a corrida de Alonso. Um brilhante quinto lugar.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Pra uma Mclaren chegar em 5° lugar tem que ser brilhante e, “gênio” é o piloto que consegue este feito!!

Gênio é Alonso!!

Garlet
Garlet
7 anos atrás

Afrouxaram um parafuso no carro do Rosberg – Segundo ele “Não sei porque, o carro ficou sem ritmo”. Tem coisa ae, provavelmente a Mercedes esconde o jogo, ou melhor, seus problemas afinal, é campeonato. E nitidamente a Ferrari regrediu, isso pode acontecer quando se tenta muitas modificações para uma mudança significativa. Agora uma coisa é certa, Hamilton e Ricciardo, se a pista fosse mais aberta, poderiam se enroscar……….

José Fernandes
José Fernandes
7 anos atrás

É, quando tem adversidade, chuva, condição de ter que ultrapassar e tal, mostra a diferença de Hamilton e Rosberg.
Rosberg é tão rápido quanto, tão veloz quanto, ambos tiram o máximo do melhor carro.
Rosberg até leva vantagem em ser mais frio e mesmos emocional eassim erra menos, mas quando precisa de tirar Coelho da cartola, ser arrojado e agressivo ao extremo, coisa dos multi campeões Hamilton destaca e Rosberg apaga.

Nemach
Nemach
7 anos atrás

Ué, pode pedir no rádio para um companheiro de equipe passar o outro?

guilherme
guilherme
Reply to  Nemach
7 anos atrás

Pode.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  guilherme
7 anos atrás

Claro que pode! Alonso pediu no GP da Alemanha/2010 e foi atendido (e numa época que era proibido o jogo de equipe).

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  guilherme
7 anos atrás

Não viaja Pinto. Proibiram depois da Alemanha 2010 e voltaram atrás com Vettel no mult21.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  guilherme
7 anos atrás

Está mal informado, Vicellez. Tanto era proibido que a equipe foi multada pela FIA.
Você sabe o que perguntaram ao Alonso, na entrevista que os três primeiros colocados dão após a corrida?

“Você vai somar esta vitória com a de Cingapura/2008?”

Bjornn Borg
Bjornn Borg
7 anos atrás

Hamilton cerebral? Na única vez que ele precisou ser frio e calmo ele espanou (como sempre) e cortou a chincane. Deveria ter sido punido.

Me lembro de outra vitória “espetacular” do Hamilton no Japão. Passou reto na curva 1 enquanto perseguia o Rosberg. Como hoje é asfalto ele conseguiu voltar e acabou ganhando. O mansell contra o Senna não teve a mesma sorte, já que naquela época era areia…

Enfim, esse Hamilton só ganha quando tem uma segunda chance para o vacilo que ele sempre vai dar na corrida.

ZéTros
ZéTros
Reply to  Bjornn Borg
7 anos atrás

Se for olhar por esse prisma, Vettel tbm não “tem cabeça”, pq passou reto numa tentativa de ultrapassagem. Aliás, Vettel errou o final de semana todo.

Rosberg tbm “não tem cabeça”, pq errou no GP de Austin, senão me falha a memória, e deu a vitória de graça pra Hamilton.

Fernando
Fernando
Reply to  Bjornn Borg
7 anos atrás

Quantas “segundas chances” são necessárias para ganhar 3 campeonatos? Já contou? Não sabe né? É, a vida é dura mesmo para quem não gosta do Hamilton, tente se acostumar porque vem mais por aí..

Alberto
Alberto
7 anos atrás

-Hamilton: fez tudo certo, só não entendi muito bem o ritmo dele após o pit stop do Ricciardo e após o safety car virtual, parece ter demorado mais para esquentar os pneus. Vitória para levantar a moral, e Rosberg que se cuide.

-Ricciardo: torço pelo australiano, mas faltou sorte hoje mais uma vez. Não culpo a Red Bull pela corrida anterior, foi uma decisão de divisão de estratégias que visava o benefício do time, e ele acabou levando a pior. Mas hoje foi uma cagada daquelas da equipe, pior que isso só a roda “desaparecida” do Irvine em 1999. Sem dúvida, era o piloto mais rápido do fim de semana.

-Rosberg: muito estranho o ritmo durante a corrida, notadamente no primeiro stint. Lento demais para o padrão da Mercedes.

-Vettel: boa corrida, teve azar com o timing da primeira parada, perdendo tempo atrás de um Massa com pneus de chuva. Dificilmente conseguiria algo além de terceiro lugar, no entanto.

-Verstappen: vinha bem demais, até que foi punido por testar tanto os limites do carro. Futuro campeão.

-Perez: piloto da corrida. Não foi um pódio circunstancial, tinha ritmo semelhante aos dois ponteiros ao longo de toda a prova.

-Alonso: ótima posição de chegada, mas a McLaren se mostrou otimista demais com a evolução do carro. É muito lenta ainda.

Marcell
Marcell
Reply to  Alberto
7 anos atrás

Falta de sorte nada…. Pura incompetência dos touros loucos!! Onde já se viu programar uma parada e deixar o carro sem pneus??? Não estão dormindo, estão em coma na RB.

SUELY
SUELY
7 anos atrás

Em minha humilde opinião de leiga, porém interessada no assunto:

1. Nassr fez o que tinha fazer. Não deixar o Sony Ericsson passar e pronto.

2. E o tal, dando uma de mimado e peixinho protegido do chefe, forçou a barra por dentro e deu no que deu. Se eu fosse o Nassr, tinha enfiado a mão na cara desse suequinho metido a besta (já sei, isso não pode. Eu avisei que sou leiga…)

PS.: Saudades do Peterson…

guilherme
guilherme
Reply to  SUELY
7 anos atrás

Pelo menos o loiro teve a humildade de assumir a cagada e pedir desculpas para o Nasr e a equipe. Não apaga o erro, mas, ao menos, fica menos feio.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
7 anos atrás

A corrida era do Riccardo. A Red Bull conseguiu fazê-lo perder. Merecia vencer.

Rosberg teve um dia ruim, acontece, faz parte, campeonato se ganha pontuando em dias difíceis, também.

O que pesa contra o alemão, é ter deixado Hamilton passar. E na entrevista, ter dito que deixou pra que Hamilton tivesse chance de vencer.

De fato, Nico teve boa parcela na vitória de Lewis.

Muito bonito, muito elegante, mas não é assim que se ganha campeonato.

Vai ver pesou a renovação com a Mercedes, mas eu acho que não deveria ter facilitado.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Corrida boa…exibição de gala de HAM.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
7 anos atrás

Boa tarde Gomes e galera.
SHOW do TRI CAMPEAO LEWIS !!!!!!
o n1 do Grid !!!!
pena esteja sendo vítima esse ano de uma Piranhagem Prateada pro Rosberg…s3nao seria TETRA facilmente….
Parabens RICCIARDO ……..vc e Fera. ..
Parabens ……Perez …..adoro o Lindo México. ………valeu.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  LUZ PRATA
7 anos atrás

O senhor só aparece quando o Hamilton vence.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

caro Alfredinho…. realmente ando sem saco de teclar aqui no blog….ainda + esse ano que as Flechas de Prata escolheram Rosberg para ser Campeao 16….ate no q3 tentaram lhe tirar a concentracao…crente que com isso o Rosberg faria a pole…. + faltou Braço a Rosberg !!!! valeu.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Fala, prateado! Parece que o Hamilton voltou com força total. Foi uma vitória para australiano ver.

Um abraço.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

fala meu querido Paulo Pinto.

Monaco…. pista Molhada..,trilho Humido…,Pista Seca,…ai a diferenca entre Lewis e Rosberg e Imensa….+ entendo o lado da MB querer Rosberg Campeao 16…ele e um fiel n2…deu PAU no Dickshumacher 3 anos seguidos,,,,esta nas Flechas de Prata desde seu retorno as competicoes….em virtude de tudo isso…Rosberg merece 1 campeonato Mundial de F1….valeu.

Allan
Allan
7 anos atrás

Em tempos de crítica ao “futebol moderno” hoje foi TRISTE ver uma corrida da “F1 moderna”. Começou com a porcaria do safety car por 7 voltas até as madames poderem correr com a pista quase seca e terminou com o Hamilton dando champagne pro Justin Bieber pra comemorar a vitória. E tudo isso narrado pelo Luis Roberto. Dose!

Bruno
Bruno
7 anos atrás

Pra Mônaco, com chuva (!), foi uma corrida muito chata.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
7 anos atrás

O Max Verstappen é foda, vinha numa corrida fodástica.
Mas o ímpeto ainda é muito grande pra Monaco. Não à toa é o segundo ano que termina no muro.