MONT-MELHORES (2)

montmio2SÃO PAULO (e eu largo em último…) – Antes de mais nada, informo que escrevi enquanto o treino rolava, porque preciso sair voando para Interlagos. Vexame dos vexames, perdi a hora e não fiz a classificação hoje cedo para a Classic Cup — começava às 8h05, não consegui acordar. Estarei alegremente na rabeta do grid para uma… corrida de recuperação, claro!

Mas deixemos isso para depois.

Hamilton fez a pole agora mesmo em Barcelona, e parte desesperado para sua primeira vitória no campeonato. É a única forma de estancar a hemorragia que Rosberg provocou com os quatro triunfos consecutivos nas primeiras etapas do Mundial. Foi a terceira pole de Lewis no ano e 52ª na carreira.

A Ferrari foi mal e deixou a segunda fila para a Red Bull. Dobradinha da Mercedes é a única coisa que pode acontecer amanhã, dentro da normalidade. Aos demais, migalhas.

Mas vamos ao que de mais importante aconteceu no sábado ensolarado da Catalunha.

O dia começou, no último treino livre, com Rosberguinho liderando a folha de tempos e Verstappinho em quarto, na frente de Ricardão. Esses filhotes estão tendo um ano muito interessante, mesmo. O mesmo não podia ser dito dos dois brasileiros, Felipe I e II, lá atrás na tabela. Nasr, resignado, nem reclama mais: “É nossa realidade“, falou.

O vexame desenhado desde os treinos livres para ambos se confirmou. Massa conseguiu a façanha de ser degolado no Q1, com a 18ª posição — para comparar, Sapattos ficou em sétimo na primeira parte da classificação. Com ele foram para o chuveiro mais cedo Palmer (já arrumei apelido para esse?), uma posição à frente de Massacrado, e Sonyericsson, Felipe II, Wê Lá Hein? (que registrou a maior velocidade do dia, 341,5 km/h) e Haryanta, fechando o grid. Nasr, mais uma vez, andou atrás do companheiro sueco. Feia, a coisa.

Detalhe não irrelevante nessa abertura de classificação: Verstappinho ficou de novo na frente de Ricardão. E palmas para Magnólia Arrependida, que passou um dos Renault para o Q2. Isso num momento do Mundial em que seu time, ao lado de Sauber e Manor, entra na pista como candidato natural a figurar nas seis últimas colocações.

Palmas e um agradecimento especial à Williams, claro. Porque, segundo Massa, o erro foi do time, ao mandá-lo para a pista na hora errada — com tráfego. Depois, errou o cálculo e quando decidiu liberá-lo de novo, já não havia tempo de abrir volta rápida. Nem saiu dos boxes. “A equipe precisa ter mais margem“, reclamou, com razão. Está registrado.

O Q2 começou com Comandante Amilton fazendo uma volta das mais alvissareiras, em 1min22s159 — a melhor do fim de semana até então. Rosberg ficou 0s6 atrás dele nessa primeira tentativa. Mas o nome, de novo, era Verstappen. Inacreditável. O fedelho enfiou 0s5 no sorridente australiano na sua volta rápida. Isso sem conhecer direito o carro, onde ficam os botões, o cardápio da hora do almoço. Um fenômeno, mesmo, esse mocinho. Terminou em terceiro.

grojaspa16

A briga de foice no escuro estaria reservada para a turma que brigaria a partir do sétimo lugar. E decepou, pela ordem, Hulk, Bonitton, K-Vyado, Grojã (foto acima), Magnólia e Gutierros. Normal. Destaquem-se, aqui, a décima posição de Alonso, tirando do carro o que ele tem e mais um pouco, e a sétima de Pérez, que vem tendo um bom fim de semana na Espanha.

Aliás, aqui vale a nota. Desde o GP de Abu Dhabi de 2014 que a McLaren não participava de um Q3. Naquela corrida, Button largou em sexto e Magnussen, em nono. Foi, portanto, o primeiro Q3 da nova era da parceria do time inglês com a Honda. Não é nada, não é nada, não é nada mesmo — diriam os pessimistas. Mas, para El Fodón de La Décima Posición, foi “um passo importante“.

Não houve propriamente surpresas no Q3, Ferrari à parte — mas quando qualquer coisa pode ser chamada de surpresa quando se trata de Maranello? A batalha pela pole estava reservada aos mercêdicos, e no primeiro “round” deu Rosberg, com 1min22s475. Hamilton fez uma volta ruim e ficou 0s802 atrás. A pista parecia mais lenta. Verstappen chegou a ficar em terceiro no início, com tempo pior que o registrado no Q2.

[bannergoogle]Nem todo mundo daria duas voltas, por conta da limitação de pneus. Um desses era Ricciardo, já sentindo a pressão de ter um moleque imberbe fungando no seu cangote. Foi para a pista na última leva, todo mundo ao mesmo tempo.

E ficou legal. Hamilton foi o primeiro a fechar sua volta voadora. Voadora mesmo: 1min22s000 cravados. Rosberguinho passou 0s280 atrás. O incomodado Ricciardo tirou uma volta da cartola e cravou o terceiro tempo, a 0s680 de Hamilton. E Verstappen já se enfiou na segunda fila, quarto colocado, 1s087 mais lento que o pole. Na hora em que estava valendo, Ricardão mostrou serviço. Mas é óbvio que a posição do jovem Max merecia ser comemorada.

A Ferrari decepcionou, com Raikkonen e Vettel em quinto e sexto. Hum… Mas não estava “mais perto”? Sei, sei… Bottas, Sainz Jr., Pérez e Alonso fecharam os dez primeiros no grid.

O GP da Espanha, normalmente, é previsível. Quem larga na pole tem muita chance de vencer — até Maldonado conseguiu, lembram? Mas acho que vai ter briga entre esses dois moços do time prateado. E podem apostar que a batalha Red Bull x Ferrari pelo pódio que restar vai ser divertida.

Agora me voy.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
TJ
TJ
7 anos atrás

FG,

O que podemos dizer desta corrida?
Pelo amor…..
Que o cara é bom, sabemos….
Mas, como um cara pode ter tanta sorte?
É sorte sim, a cagad… do kiviat , o levou a promoção..e a cagad..do comandante o levou a vitória………….
Este é campeão, pode escrever…….

Fabiano
Fabiano
7 anos atrás

Na minha opiniao Massa é um bom piloto, mas nao um piloto diferenciado, especial. Um piloto coadjuvante, bom de grupo, manso, nao briga, corre pela equipe nao por ele. Falta sangue nos olhos. Como dizia a musica do grupo Ultraje a rigor, “Todo equipado, preparado na linha de partida
Daqui a pouco vai ser dada a saída
Todo mundo nervoso e eu não tó nem aí (O importante é competir!)

Então tá, vamo lá, nem vou me preocupar
Já tá tudo armado pra eu me conformar
Eu vou tentar só pra não falar que eu nem sou atleta

Ia ser legal chegar junto na frente
Mas iam falar que quero ser diferente
Tá bom demais, pelo menos eu não saio da reta
Por isso eu sempre sou

Terceiro! Ôba-Ôba!
Terceiro! Ôba-Ôba!
Terceiro! Ôba-Ôba!
Terceiro! Ôba-Ôba!
Terceiro!
Pra mim tá louco de bom! “

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
Reply to  Fabiano
7 anos atrás

Nossa, agora você acertou!
Alias, esta assim para a maioria dos atuais pilotos da Fórmula Um.

GunneR
GunneR
7 anos atrás

O Massa deu uma entrevista dizendo ser a favor do impeachment da Dilma Rousseff, pois todo mundo quer “um Brasil melhor”. Ora, se esse pastel acha que o impeachment foi criado para “melhorar um país”, então avisem ao mesmo que a recíproca é verdadeira e que ele deveria pendurar o capacete e cair fora da F1, pois há 7 anos só vive dando desculpas…

Luiz Carlos
Luiz Carlos
7 anos atrás

Incrível como a equipe Williams comete erros primários em certas horas…

Imparcial
Imparcial
7 anos atrás

Vettel tomando surra do quase aposentado Kimi. Tá feia a coisa pro alemão de araque, que já apanhou bastante do canguru sorridente em 2014.

Paulo Pinto
Reply to  Imparcial
7 anos atrás

A outra surra, a que realmente importa, está 4 x 1.em relação ao Iceman (continua bom de roda), e 4 x 0 em relação ao canguru esfolado.

Eduardo Cunha
Eduardo Cunha
7 anos atrás

O pessoal da Williams deveria iniciar um processo de impeachment do Felipe Massa.
Ninguém mais aguenta essa história de culpar a equipe sempre.
Bottas usou mesma estratégia e foi capaz de mostrar serviço, já está na hora de pendurar o capacete.

Davi de Oliveira
Davi de Oliveira
7 anos atrás

sugestão de apelido pro Jolyon Palmer:

Palmer da mão

hehehehehehe, achei legal. um amigo meu q falou

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Só se estavam mexendo no carro, pois a demora do Massa em sair e depois pegar transito, e ficar fora do Q2, e uma puta cagada da equipe e dêle tambem. gente é
muita passividade pro meu gosto.

João
João
7 anos atrás

Jolyon Palnele

EDUARDO TEODORO DA SILVA
EDUARDO TEODORO DA SILVA
7 anos atrás

Jos Verstappen saiu ou foi tirado?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  EDUARDO TEODORO DA SILVA
7 anos atrás

Eu acho que foi cesariana.

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

O Alonso no Q3 não é surpresa, a Mclarem vem melhorando e a Honda já consegue despejar potência suficiente e eles sempre estiveram próximos e nenhum campeão desaprende, o Vettel não está preocupado com o Haikkonem mas com a Ferrari, na maioria das vezes que largou atraz o superou na corrida mas não adiantaria nada se tornar pau da Red Bull.

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Num treino normal Hamilton na frente, será que teremos uma corrida sem surpresa para ter a primeira vitória, para o Riccardo comemorar tanto é porque estava incomodando é porque fez uma grande volta, a consistência do Vespa mostra que ele achou um ritmo confortável e inteligente não buscou fazer chover até porque tem muito tempo para isso, numa pista ruim para a Willians e com o Massa mal teriam que ser mais cauteloso, fiquei com a impressão que sem o Vespa o Sainz está mais relaxado e deve crescer de produção, a Ferrari corre o risco de ser quinto e sexto ou pior.

Guilherme Costa
Guilherme Costa
7 anos atrás

“Palmer (já arrumei apelido para esse?)”
Palmerlivre

GunneR
GunneR
Reply to  Guilherme Costa
7 anos atrás

Palmeras…

Marcelo Saldanha
Marcelo Saldanha
7 anos atrás

Sugestão para apelido do Jolyon Palmer, Palmolive pode?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Eu se fosse o Rosberg, não brigava não.Só ia na boa. Chegou em segundo? O importante é chegar,pois a má fase de Rosberg já vai vim,e o Hamilton não tem nada a perder, até por já ser tri.Verstappen nada de mais.A Mclaren se tivesse o motor Mercedes taria lá na frente,ou é só impressão minha?

Eduardo
Eduardo
Reply to  Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Nem a Mclarem é tão bom, nem o motor Honda tão ruim, porque será que o Riccardo comemorou com se tivesse feito a volta da sua vida, e provavelmente foi.

Clodoaldo lelli
Clodoaldo lelli
7 anos atrás

Não vai ter golp OPA não é isso
É não vai ter disputa!

Carlos Tavares
7 anos atrás

“E quem, um dia, irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pela” Red Bull?

Boa sorte na corrida de recuperação!

Paulo Pinto
7 anos atrás

Só existe uma explicação para essa passividade de Massa: os anos de Ferrari ao lado de Alonso o deixaram sem poder de decisão. Ou, quem sabe, já entrou na fase de engordar o “porquinho”.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Eu falo que o Massa é o Dollynho da F1…
Ninguém leva á sério.
Se fosse alguém que a equipe temesse decepcionar, que a equipe tivesse vergonha de fazer cagadas com ele, não sofreria esse tipo de “erro da equipe” desde a Ferrari…
Sempre segundo piloto.
Sempre o “bom operário”, mas nunca o escolhido para ser campeão.
Chega na hora de decidir, sempre escolhem o outro, a outra opção.

Tencel
Tencel
7 anos atrás

Antes que alguém comece com o mimimi de Verstapen……é bom enxergar os quase 0,5 seg que levou de Ricciardo!

Sennafredo
Sennafredo
Reply to  Tencel
7 anos atrás

E é bom enxergarem mesmo, ou eu não me chamo Sennafredo, a “viúva” dos mil nicks!

Micromax
Micromax
Reply to  Sennafredo
7 anos atrás

O que será de vc quando eu me for Pinto…?? A Schukruzette mais ciumenta do blog….kkkk

Paulo Pinto
Reply to  Tencel
7 anos atrás

Enxergar o que, Sennafredo? Ricciardo levando poeira do moleque?

Micromax
Micromax
7 anos atrás

Ué……..será que o schukruteJr, vai levar pau do Kimi de novo…? Acho que as coisas estão no seu devido lugar e Vettel tbm!

Segafredo
Segafredo
7 anos atrás

….”Destaquem-se, aqui, a décima posição de Alonso, tirando do carro o que ele tem e mais um pouco”….

Leia-se aqui: É o velho e bom Alonso tirando leite de Pedra, kkk!

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Nada como um post atrás do outro. Pouco tempo atrás tinha gente querendo o aposentar. Hoje, quem merece se aposentar é o Vettel.
Depois diziam que o Alonso não sabe desenvolver o carro. Seu tempo esse ano faria a pole na Espanha em 2015.
Já a Ferrari de segunda força já perde terreno para a Redbull.
Mas tem o lado bom, ao menos não corre o risco de ser acertado pela Redbull, elas largam na frente.

clodoaldo
clodoaldo
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

tem gente que fala que o neymar é melhor que o messi
entao da pra entender quem ache que o alonso e tudo isso

Micromax
Micromax
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

kkkk…….as Schukruzettes não aguentam!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

O pior foi escutar aquele discurso de que Vettel era o cara que iria reconstruir a Ferrari, que era agregador enquanto Alonso a laranja podre da cx…kkkk! Esta turma deve estar com dores de cabeça vendo a decadência em que a Ferrari se lança, um choque de realidade intensa que mostra toda verdade sobre o Alemão, um piloto medíocre que, por ocasião de um equipamento espetacular entre 2010 e 2013, conquistou 4 títulos…..que juntando não valem 1 sequer do Alonso!…..”o pior torcedor sempre foi aquele que se encosta apenas em números e recordes pra exaltar seu ídolo”

GunneR
GunneR
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Francisco M… (vulgo KKKK!),

O senhor não é fã de F1; é apenas um “Schadenfreude”. No GP da Bélgica em 2015, você disse que a Renault já havia chegado na Ferrari (rsrsrs…), e agora diz que a escuderia italiana já perde terreno para a Red Bull (PUTZ!)… Veja bem, o mais provável é que a Ferrari deve ter incluído algum acerto errado para a classificação, pois foi apenas 0,112 seg. mais rápida do que no terceiro treino livre.

Melhores tempos da Ferrari:
– 3º TL (Vettel) = 1:23.225
– Classificação (Raikkonen) = 1:23.113

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Não foi isso que eu vi na corrida, acorda pra vida!
Hahahahaha, Gunner, você só fala besteira, vaza!

GunneR
GunneR
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Francisco M… (vulgo KKKK!),

Deixe-me desenhar:

“…o mais provável é que a Ferrari deve ter incluído algum acerto errado para a classificação… E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A CORRIDA”. Afinal, as equipes não preparam o carro apenas para o sábado, rsrsrs…

(será mesmo que terei que desenhar em todos os posts???)

GunneR
GunneR
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

http://it.motorsport.com/f1/news/analisi-ferrari-ecco-cosa-non-ha-funzionato-in-qualifica-736959/

Devem ter feito isso por conta do Macarroni; o cara não para de falar em “vitória já”, “vitória já”, “vitória já”, “vitória já”…

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Um cara de pau tirando leite de pedra?

clodoaldo
clodoaldo
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

ou seria leite de pau pedra ?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Alonso na Mercedes, seria hoje tetra, disso não há dúvida. A questão principal é como escolher acertadamente.
Vamos analisar dois exemplos bastante conhecidos: Schumacher e Hamilton.
Schumacher saiu de uma Benetton vencedora e campeã, para encarar uma Ferrari que não via título há um tempão. A maioria achou uma escolha perigosa. O alemão trabalhou o carro e ganhou 5 campeonatos seguidos.
Hamilton largou a McLaren que lhe deu o primeiro título e encarou uma Mercedes emergente que não passava de 4° lugar nos construtores. A maioria, mais uma vez, achou a escolha perigosa. O inglês acertou o carro e já ganhou 2 títulos seguidos.
Duas escolhas acertadas, apesar das críticas.
As escolhas de Alonso, à primeira vista, parecem acertadas, mas se mostram erradas com o passar dos anos. Isso se deve, a meu ver, do modo ortodoxo dele fazer suas escolhas.
Não gosto de fazer previsões, mas acho que os fãs de Vettel estão certos. Alonso não vai além do bicampeonato.

GunneR
GunneR
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

SEGAFREDO,

Ser 0.156 seg. mais rápido do que o Button é “tirar leite de pedra”??? Sério que você acredita nisso? rsrsrs…

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  GunneR
7 anos atrás

Button é melhor que o Kimi? É, então acorda pra vida!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  GunneR
7 anos atrás

A pedra secou.

GunneR
GunneR
Reply to  GunneR
7 anos atrás

Francisco M… (vulgo KKKK!),

O Button poderia ser o melhor piloto do mundo que, mesmo assim, o companheiro dele NÃO iria “tirar leite de pedra” sendo apenas um décimo e meio mais rápido. (a não ser, claro, que exista alguma vaca chamada pedra, rsrsrs…)