MONT-MELHORES (3)

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SÃO PAULO (foda demais) – Há muito a se falar sobre o GP da Espanha. Mas antes da elegia a Max Verstappen, duas coisinhas.

A primeira: o que aconteceu na Mercedes é realmente inaceitável. Mas não se pode colocar os dois pilotos no mesmo balaio e sair falando, genericamente, que “as coisas precisam mudar nessa equipe!”. Não. O que está errado na Mercedes é Lewis Hamilton. Com todo respeito e reverência ao seu passado recente, que é nada menos do que exuberante, não pode. Não pode se comportar desse jeito infanto-juvenil de criancinha que não sabe brincar.

Lewis perdeu a ponta na largada. “Fair and square”, como se diz. Mas antes da terceira curva da primeira volta tentou uma manobra suicida, meteu o carro na grama, rodou e acertou Rosberg, que partiria para mais uma provável vitória.

Nico defendeu a posição como qualquer um defenderia. Ocupa a pista toda, tira espaço, absolutamente nada de errado. Hamilton foi afobado, inábil, arrogante na tentativa, impaciente, burro e, no limite, desonesto com sua equipe e seu companheiro. Há limites. Uma coisa é ser aguerrido, lutador. Outra, bem diferente, é ser irresponsável e leviano. Ninguém tem o direito de acabar com a corrida de outro piloto desse jeito na primeira volta. Em volta nenhuma.

Para o público externo, depois de se reunir com os pilotos e a cúpula do time no motorhome mercêdico, Toto Wolff descreveu o que aconteceu como “incidente de corrida entre dois pilotos lutando por posição”. Falou também que ambos se desculparam com o time. Claro que nenhuma crise será alimentada de dentro para fora. Mas ainda quero ver o que vão dizer os pilotos individualmente, se é que serão autorizados a falar. A FIA não puniu ninguém. Considerou o incidente normal.

[bannergoogle]A segunda: a Ferrari foi humilhada. Ainda não sei direito o que aconteceu com o carro de Vettel para que ele fizesse aquela terceira parada antes do previsto, praticamente tirando dele a chance de lutar pela vitória. Ao que parece, os pneus médios não funcionaram. E me incomoda um pouco a passividade de Raikkonen. Ele não tentou passar Verstappinho nenhuma vez, embora tenha ficado mais de dez voltas a menos de um segundo do jovem holandês. Nenhuma tentativa real, zero.

Acho pouco para quem tem nas costas um título mundial, um caminhão de GPs nos ombros, para quem correu com o pai do menino. Faltou disputa. Eu, se fosse chefe da Ferrari, questionaria o comportamento de meu piloto. Há uma frase de Lamarca: ousar lutar, ousar vencer. Kimi não fez nem uma coisa, nem outra. E se disse “decepcionado” com ele mesmo. Aff.

Agora, Verstappinho.

Aos 18 anos, 7 meses e 16 dias, tornou-se o mais jovem piloto a vencer um GP de F-1. Superou em quase três anos a marca de Sebastian Vettel, que venceu o GP da Itália pela Toro Rosso, em 2008, aos 21 anos, 2 meses e 11 dias de vida. Tal recorde, o de Max, dificilmente será superado. Ele estreou na temporada passada aos 17 anos e meio e, por conta da precocidade, a FIA determinou que, de 2016 em diante, nenhum piloto com menos de 18 anos poderia participar do Mundial. Imaginar que alguém vá chegar tão cedo e ainda ter a chance de vencer antes dos 18 anos e 7 meses de Verstappinho é bem difícil, embora não seja impossível. Ele é também o mais jovem pontuador, o mais jovem a chegar no pódio e o mais jovem a liderar uma corrida.

Max se transformou, igualmente, no primeiro holandês a ganhar uma corrida na categoria. São, agora, 23 nacionalidades detentoras de vitórias na F-1, considerando Escócia e Inglaterra países diferentes — algumas estatísticas reúnem os dois sob o chapéu da Grã-Bretanha.

Enfim, recordes caem, e sempre que isso acontece a gente tem a sensação de que está vendo a História, com H maiúsculo, sendo escrita.

E como Verstappen ganhou?

Guiando como se nunca tivesse feito outra coisa na vida.

Claro que uma vitória não-Mercedes em 2016 só aconteceria em circunstâncias muito excepcionais. Como hoje, por exemplo: um movimento auto-destrutivo que apeou seus dois pilotos da corrida.

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A partir daí, Red Bull e Ferrari se transformaram nas herdeiras naturais do espaço deixado aberto pelos prateados. E numa corrida como a de Barcelona, de ultrapassagens difíceis, tudo se resolveria na base da estratégia. O circuito catalão come borracha. Uma estratégia de três paradas seria o normal para todo mundo. Ou quase. Para Max, foram duas. Para Kimi, também.

É difícil determinar características definitivas para alguém que está há tão pouco tempo na estrada. Até 2013, Max andava de kart. Correu de F-3 em 2014 e no ano seguinte estava na F-1. É cerebral? É ousado? É paciente? É aguerrido? É constante? Poupa pneu? Ataca as curvas? Freia mais tarde? Acelera antes? Guia limpo? Briga com o carro?

Não se sabe exatamente. Sabe-se que é bom, muito bom. Excepcional. O maior talento que a F-1 conheceu desde Vettel — que também apareceu outro dia, estamos falando de 2008, quando ganhou sua primeira corrida.

O moleque corria na Toro Rosso até o GP da Rússia. Numa decisão rumorosa e muito criticada pela crueldade com a vítima, ganhou a vaga na Red Bull após o rebaixamento de Daniil Kvyat para o time B. Hoje, o russo deve ser a pessoa mais arrasada do planeta. Helmut Marko, o guru rubro-taurino, bancou a troca. Levou cacetada de todos os lados. Como fazer isso com um piloto que no GP anterior, na China, tinha conseguido um pódio maravilhoso?

Pois é. Pode-se continuar questionando a crueldade, se a decisão foi correta ou não. Mas dá para dizer que não deu certo? Resultado: Marko, coisa rara — senão inédita —, foi o representante da equipe escalado para receber o troféu no pódio. Com seu olho de vidro e cara de mau.

O que mais impressionou em Verstappen hoje foi sua calma nas voltas finais. Não cometeu nenhum erro, não fritou pneu, não pisou fora da linha nenhuma vez, mesmo com uma Ferrari no seu cangote. Já falei da passividade de Raikkonen, que facilitou as coisas. Mas quando se coloca no liquidificador tudo que poderia dar errado — ansiedade, nervosismo, um retardatário, um pneu furado (Ricciardo teve um…), sensação de irrealidade, uma fritadinha numa freada um pouco além do ponto, vontade de espirrar, coceira no nariz, uma mosca na viseira, um disco-voador —, foi incrível vê-lo pilotando sob a pressão inacreditável de estar perto de uma vitória aos 18 anos de idade na primeira corrida por uma equipe nova e com um campeão mundial de carro vermelho no retrovisor.

Max foi ao pódio com o sorriso dos vencedores, daqueles que estão acostumados com a vitória, daqueles que buscam que elas sejam regra, não exceção. Sempre reparo nessas coisas. Atleta que chora demais quando vence é porque sabe que vai vencer pouco. Não, não é nenhuma indireta a Barrichello. O caso dele se encaixa nesse perfil, claro, mas estou falando genericamente, e de todos os esportes.

Max sorriu, não chorou. Dedicou a vitória ao pai e à equipe. Não caiu na tentação de se debulhar em lágrimas para lembrar da infância triste e sofrida. Nada disso. Sua vida é correr, desde pequeno. O pai foi piloto de F-1. A mãe, uma das maiores kartistas da Europa. Para ele, o ritual de subir ao pódio, receber um troféu e estourar champanhe é, por assim dizer, tão corriqueiro quanto assoprar velinhas num bufê infantil para uma criança de classe média no Brasil.

E o que de resto aconteceu no GP da Espanha perdeu importância diante da magnitude da vitória de Verstappen e da dimensão do acidente fratricida da Mercedes. Para registrar, Raikkonen e Vettel também receberam seus troféus, e na sequência Ricciardo, Bottas, Sainz Jr., Pérez, Massa, Button e Kvyat completaram a zona de pontos. Algumas atuações até podem ser elogiadas, como de Sainz Jr. e Button.

Mas foi dia de Max, que com seu brilho ofuscou tudo mais. Dia de reconhecer que a Red Bull, com seus métodos um tanto ortodoxos, mais acerta do que erra.

Dia de olhar para o menino imberbe no alto do pódio e enxergar o futuro.

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Danilo
Danilo
7 anos atrás

Pelo visto o Leonardo Di Caprio vai ter muito trabalho nessa temporada.

luiz
luiz
7 anos atrás

A culpa foi do Kadú Moliterno!

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Depois dessa vitória do Verstappen na sua estréia naquele que era o carro de Kvyatt, até 2 corridas atrás, imagino a força de vontade para fugir do desânimo e da depressão, e os anos de terapia que o russo vai precisar pagar para superar essa porrada da vida..
Se ele ainda tinha alguma esperança de voltar á RBR, melhor esquecer.
Isso sim é um baque forte.

Perestroika??
Perestroika??
7 anos atrás

Mais uma vez a Britney Spears foi desleal com o Hamilton!!! Quem não se lembra de 2014? Foi até vaiada no pódio!!! Ela sempre apela!!! E na maioria das vezes, precisa q os bons se lasquem para conseguir vencer!!! Pois, com as coisas dentro da normalidade, fica complicado!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

É muito fácil saber quem errou no acidente entre as duas Mercedes. Basta perguntar ao Grosjean quem foi o culpado da panca. O francês é o mais abalizado para opinar sobre lambanças na primeira volta.

Carlos
Carlos
7 anos atrás

Depois de ver e rever a largada e a sequência de ambos os pilotos da Mercedes na primeira volta tenho a seguinte opinião:
1 – primeiro o erro de hamilton, que mais se preocupou em alterar a trajetória e fechar rosberg. Se mantivesse sua própria trajetória, lembrando que estava no lado bom da pista (mais emborrachada) talvez mantivesse a ponta.
2 – segundo erro, o de rosberg que se esqueceu de alterar a configuração do motor para a prova em si. O pior é que tem uma série de lembretes no seu volante e o cara mesmo assim esqueceu de alterar a configuração.
3 – o terceiro, todo mundo viu e nem precisa comentar.
Fora isso, Verstappen brilhante e o vettel cada dia mais chiliquento.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Vocês já viram, os comentários pós corrida do Ericsson.Parece até quê ele venceu a corrida.O Maluco beleza do Bernie tava certo,quando uma vez ele queria trocar os pilotos dos carros a cada corrida.O Ricciardo é um bom piloto não tem dúvidas,mas essa de jogar o carro para intimidar e ultrapassar no grito já e velho.Se os dois se chocam tão fora perdem pontos prejuízo, para as equipes e felizmente ele foi punido com o estouro do pneu.

Acarloz
Acarloz
7 anos atrás

Hamilton é dodói, sabemos. O cara larga na pole, toma um atropelo por fora na primeira curva, enlouquece e faz merda. Fim.

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Aqui no site grande premio tem uma ilustração quadro a quadro da batida entre as duas Mercedes. O regulamento diz que o piloto da frente deve deixar o espaço de um carro apenas quando ambos os carros estão emparelhados. Não era o caso. Lewis sai da pista quando sua roda dianteira estava emparelhada com a roda traseira do carro de Nico Rosberg. Ele só tinha uma escolha, que era aliviar para não bater. Foi pra grama e se fudeu, fodendo o Rosberg de tabela.
A própria atitude de Lewis no momento da batida indica que ele sabe que fez merda.

Roberto
Roberto
Reply to  Leandro Batista
7 anos atrás

Leandro, a sua interpretação está equivocada.
No regulamento da FIA que versa sobre a conduta de pilotos durante a corrida é claro. (2016 FORMULA ONE SPORTING REGULATIONS)
Transcrevo aqui o item:
27.6 More than one change of direction to defend a position is not permitted. Any driver moving back towards the racing line, having earlier defended his position off-line, should leave at least one car width between his own car and the edge of the track on the approach to the corner.
Ou seja, o piloto que está defendendo a sua posição deve deixar o espaço de um carro entre o carro dele e a linha branca que determina o fim da pista. Rosberg não fez isso. Isso independe de ter bico, roda, um terço do carro ou meio carro ao lado dele.
Gostaria muito que a FIA aplicasse a regra. Roberg, dez posições no grid por conduta ilegal. Simples assim.

Joe
Joe
Reply to  Roberto
7 anos atrás

Roberto, VOCÊ não leu a regra direito. Me permita traduzir:

“Mais de uma mudança de direção para defender uma posição não é permitida. Qualquer piloto retornando à ‘linha de corrida’, tendo previamente defendido sua posição fora dela, deve deixar a distância mínima de um carro entre seu próprio e o limite da pista na aproximação da curva.”

Você estaria certo se o Rosberg tivesse RETORNADO após defender a posição. Está aí, claro como cristal. A primeira troca de posição é livre, mas a segunda precisa permitir que haja espaço para a ultrapassagem.

Leonardo
Leonardo
7 anos atrás

Hamilton foi afoito sim. Perdeu a corrida na primeira volta e acabou com a corrida do companheiro. Nas imagens dava pra ver nitidamente a luz do carro de Rosberg indicando modo de carregamento de bateria ( não sei se é bem esse o nome) mas enfim o carro não deveria estar carregando naquele momento, Hamilton imaginou que poderia passar por ali…foi afobado, um erro grosseiro para um tricampeão.
Agora mudando de assunto, vocês não acham que Vettel tá muito chorão, cheio de mimimi. Toda corrida o cara reclama de alguma coisa. Há 3 anos ele era um cara leve….hoje tá um saco. O que acha Flávio?

Roberto
Roberto
7 anos atrás

Sempre que escrevo nesse espaço que é do Flavio Gomes, o dono do blog, as pessoas não entendem a posição do DONO.
Podemos discordar do dono do blog com argumentos? Sim. E assim estaremos sujeito a tomar um chega pra lá. É assim. Quem tá na chuva é para se queimar. Aqui é assim.
Aqui vou comentar somente a fúria do dono do Blog com o comandante Amilton. Eu posso até estar errado, mas acredito que a espinafrada no comandante foi porque o Flavio sabe que o cara tem um puta talento e desperdiça com atitudes infantis que não condiz com um tricampeão. É assim que eu penso. Já esperando a porrada.
Como Flavio, eu não tinha visto que a luz traseira do carro de Rosberg tinha acendido, colocando o motor, carro, máquina em modo economia, o que fez diminuir a velocidade. Reginaldo Leme depois de ler o que os fiscais e diretores de prova escreveram notou essa nuance. A imagem está aí para todos verem. O dono do Blog como eu, não viu. Acho. E Rosberg não respeitou o regulamento quando um dos pilotos coloca o bico ou a roda, o cara da frente tem que deixar o espaço de um carro entre ele e a linha branca. Portanto, quem tinha que ser punido era o Rosberg. Mas a próxima corrida é Mônaco e lá ninguém passa. Punir significaria mudar o campeonato.
Não concordo com o Dono quando disse que Hamilton não foi honesto com a equipe. O Rosberg apertou o botão errado e se o Hamilton não se afoba, todo mundo ia passar. Agora, que a equipe não vem sendo honesta com Hamilton, eu também posso achar.. E por falar em equipe, a Redbull foi escrota com Ricardo. Vestapinho que não tem nada com isso fez história. E o recorde do Vettel foi para cucuia. Hamilton, Vettel e esse guri vão fazer estragos nas estatísticas. Há muito tempo que estou aqui, e aprendi, levando porrada, que o DONO tem sempre razão, mesmo quando não tem razão. Entenderam?

JR
JR
Reply to  Roberto
7 anos atrás

“Quem tá na chuva é para se queimar.” Essa foi ótima!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  JR
7 anos atrás

Deve ser chuva ácida, muito comum nos tempos poluídos que vivemos.

Oscar
Oscar
7 anos atrás

Não resisto e vou comentar. Acho meio esquisito a F1 precisar sair do buraco e, de repente, começam a acontecer coisas estranhas: mudança de equipe fora de hora, batida na primeira volta, mudanças de estratégia justo nos maiores candidatos à vitória e um finlandês campeão mundial com comportamento apático, conforme aponta o Gomes em seu comentário. Teoria conspiratória? É meio bobo, mas parece isso mesmo. Muitas coincidências demais.

Cranio
Cranio
Reply to  Oscar
7 anos atrás

Concordo… Muito estranho…
Teria o Verstappen comprado esta vitória????

Macário
Macário
7 anos atrás

Não entendo a dificuldade que algumas pessoas têm com o contraditório, com a divergência. Quer dizer, avaliando o nosso momento-lixo na política, dá pra entender sim. Principalmente quando vemos pseudo-democratas defendendo arbitrariedades e violências que em hipótese alguma combinam com ”democracia’.

O Flavio acha que a culpa foi do Hamilton. Outros apontam Rosberg e teve gente que viu culpa da dupla. Qual o problema? Que sentido faz vir pressionar o dono de blog a mudar de opinião porque ele deve ver isso ou aquilo? O que se hanha com isso? No máximo uma boa chacoalhada, já que o blogueiro é mestre em detonar ‘experts’ totalmente despreparados.

Dito isso, vi culpa nos dois. Hamilton foi afobado, mas Rosberg jogou o carro pra cima numa trajetória que nem o auxiliava na tangência da curva. O piloto pode mudar a trajetória uma vez mas não pode jogar o carro pra cima. Essa é a minha opinião, concorde quem quiser.

Me decepcionei muito com Raikonnen. Inclusive não consigo entender essa postura de enfado. Kimi se esforçou muito para ter o contrato renovado ano passado e neste já declarou que prefere continuar. Resta saber pra quê. Melhor colocarem outro junto com Vettel. Bottas e Ricciardo são bons candidatos.

Enfim, esse Max é enjoado, metido e arrogante. Como a maioria dos campeões. Concordo que ele mostra que pilotos de F-1 hoje em dia tem muito a ver com pilotos de videogame. Sinal dos tempos. Mas uma coisa é fato. Vai pilotar videogame bem assim lá na….F-1! Moleque excepcional, taí um cara que pode destruir todos os recordes possíveis e imagináveis. Se fosse brasileiro, a pachecada toda tava cantando a insuportável canção do orgulho de ser brasileiro.

Marcelo
7 anos atrás

É impressionante quantas pessoas vem aqui de repente pra falar besteira, louvar ao brasileiro, xingar o Gomes e ainda se acharem com razão. Faltou ordenarem que ele falasse sobre o Senna.

Sobre o post, ótima análise Flavio. Análise do seu ponto de vista , no seu blog. Deve ser difícil para alguns leitores entenderem isso.

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Nunca antes na história deste blog me diverti tanto, ri tanto, como desta vez, com certos comentários e as suas respostas, Flavio. Desopilou a segunda-feira!!! Essa turma que reclamou parece que ainda hoje só anda de taxi fuqueta sem banco da frente e com capelinha kkkkkkk…. Próxima etapa, Mônaco, e tem muita corrida ainda pela frente!

Andre cavalcanti
Andre cavalcanti
7 anos atrás

Acho esse endeusamento do Verstappen muito precipitado. Compara-lo com o Vettel, mais ainda. Vettel ganhou seu primeiro GP de Toro Rosso, largando na pole, em Monza.

Verstappen viu uma vitoria lhe cair no colo pela estupidez dos pilotos da Mercedes e dos estrategistas dos primeiros pilotos de Ferrari e Red Bull. E numa pistinha mequetrefe onde as ultrapassagens são complicadas quando um carro não está significativamente mais equilibrado do que o outro.

É um cagão cujo mérito foi não cometer erros, mas daí a “Gênio” tem uma distância imensa.

Rud
Rud
7 anos atrás

Quanto ao acidente no início da corrida, me pareceu normal. Mas se houve algum erro, este foi do Hamilton, pois seu gesto de levar as mãos ao capacete, evidenciou sentimento de culpa. Aquele gesto, vale mais que qualquer explicação.

j2c
j2c
7 anos atrás

Para a turminha q concorda com o Anthony Davidson: ele é britânico, comentando para a imprensa britânica, que é chegada numa “imparcialidade britânica”. Depois reclamam das pachecadas do Galvão…
Apenas como exemplos que recordo agora, revejam as disputas Villeneuve x Arnoux em Dijon 79, Senna x Prost em Suzuka 89 e 90 antes de afirmarem que o Rosdiva não devia fechar a porta.

Moy
Moy
7 anos atrás

Por isso o apelido de Kimi é Iceman. Se fosse “canguru”, teria ficado sem pneu tb.

Mateus Gomes
Mateus Gomes
7 anos atrás

Ótimo texto Flávio Gomes, foi uma grande corrida e incrível vitória do Verstappinho.

Porém, não concordo que o Raikkonnen tenha sido muito passivo ao não conseguir ultrapassar o garoto. Como vc mesmo disse, é muito difícil de ultrapassar nessa pista e o único ponto de ultrapassagem é na reta principal. A questão é que o carro da RBR é o mais equilibrado do grid (méritos de Newey), e com certeza tem um sistema de freios melhor, pois os carros da RBR freiam muito além de todos os outros carros do grid. Enquanto uma Williams freia na placa de 150, a RBR freia na placa de 50!! Pode reparar que eles freiam muito tarde. E acredito que isso tenha feito a diferença, pois no 3º setor o Verstappen conseguia manter a diferença em 0,5s e quando chegava na reta o Raikkonnen abria o DRS mas quando se aproximava o ponto de freada chegava para a Ferrari, enquanto que a RBR se distanciava.

Prova disso, é justamente a batalha que se desenrolava atrás com Vettel e Ricciardo. No final apenas Ricciardo conseguiu atacar a Ferrari freando mais tarde, o que acabou dando errado a 7 voltas para o fim quando ele tomou um X. Mas nas tentativas anteriores ele não conseguia se aproximar apenas na força do motor na reta, e sim no ponto de freada da curva 1.

Por conta disso, Raikkonnen em momento algum foi passivo, muito pelo contrário, visto que permaneceu no encalço do garoto até as voltas finais. Mas a RBR tinha esse trunfo dos freios na mão.

Forte abraço.

Igor
Igor
7 anos atrás

Li o seu comentário e concordei, o Hamilton foi afobado, pareceu até mesmo, vendo pela câmera da frente, que ele havia puxado o carro direto para a grama para passá-lo por ali (visto que o Rosberg vinha fechando). Mas vi depois uma foto do cockpit do Hamilton em que mostra que ele já tinha o bico e parte da roda ao lado do Rosberg, o que parece mudar muito a história. Se Hamilton mantém-se colado na linha da pista, o Rosberg, me parece, iria bater nele. Acho que com essa foto a coisa ficaria estranha pro alemão, o inglês já pode começar a reclamar.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

– Não sei porque a surpresa com a “falta de combatividade do Raikkonen. Ele NUNCA foi piloto dos mais combativos. Nunca teve uma prova de talento pilotando um carro que não fosse do 6 (3 equipes) melhores do grid. Tem suas vitórias, tem seus títulos, mas na pista tem “gelo demais” na maioria das vezes o “homem de gelo”.

– O que aconteceu com Vettlel ontem foi mais um dos “erros de estratégia” que os italianos fazem há décadas, que só diminuíram na era Schumacher/Brown/Todt. Conseguem atrapalhar seu melhor piloto POR NADA.

– Ricciardo vai passar com Verstappen, o que fez com Vettlel na RBR. Agora aguenta.

– Verstappen agora ficará insuportável. Já “se achava” na STR, já tinha aquelas ATITUDES E POSE de GRANDE ARROGÂNCIA. Caiu no colo a vaga na RBR, e ciu no colo estrear numa corrida sem Mercedes e a Ferrari se enrolando. Teve seus méritos na vitória, foi veloz e um piloto bem qualificado? Sim para todas as questões. Mas é um garoto mimado. Se vai durar, se vai ser campeão, não sei, mas em termos de personalidade, já tem o comportamento que condenamos no Hamilton…que precisou de 3 títulos para ficar desse jeito! Verstappen já é arrogante – inclusive dentro da equipe onde atua, com os colegas de trabalho – ANTES de vencer a primeira corrida. Vamos ver se vai mudar, ou se vai durar…Tá com cara que vai sr o “novo Hamilton”, mas mais arrogante.

– Sobre Hamilton e Rosberg, o erro de Hamilton é justamente esse “excesso de confiança”, a soberba e a falta de inteligência emocional, pois como campeão que é já deveria saber que – ainda mais tendo o melhor carro do grid – uma corrida não é decidida na primeira volta. Mesmo com Rosberg largando na frente, teria uma corrida inteira para reverter isso. Talento e velocidade não lhe faltam. Talvez se seu melhor exemplo, seu ídolo e maior referência fosse outro tipo de personalidade, mais “cerebral” do que ansioso para “dar voltas até no terceiro colocado”…Mas isso não é culpa do ídolo. Culpa exclusiva do Hamilton. Já devia ter mais noção, mais maturidade.
Quanto ao Rosberg, anda muda. A diferença para Hamilton continua a mesma e lá se foi uma corrida a menos no calendário.

– Sobre o Massa…Ah, quem liga para o Dollynho?

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

* Quanto ao Rosberg, NADA muda.

Silvio
Silvio
7 anos atrás

Ao contrário de muitos, não achei nenhum um pouco pesado ou ofensivo o texto, uma boa análise.

Quanto ao FG mandar muitos para “passear”, tranquilo também, sem eu o acompanho e o acho um dos poucos que pensam e transformam em texto o áudio o que realmente acha, se a maioria fosse assim não teríamos por passado por um Impeachment, pois a senhora em questão se quer teria assumido e muitos dos que falam pacas em corrupção ou atitudes do FG por exemplo falsificam carteirinhas de estudante, pagam propinas para policias rodoviários, etc.

Então sem detonar os outros se no fundo faz igual ou pior.
Boa semana!

Johnatan Bueno
Johnatan Bueno
7 anos atrás

Flávio, permita-me fazer uma correção. Li seu texto domingo (como faço de costume após todas as corridas), e fiquei um tanto quanto decepcionado. Li agora novamente e achei que houve edições.
Sou um apaixonado pela F1, e pelos dados técnicos envolvidos em tudo. Seu texto faltou isso. Dados técnicos!
Acredito que tenha escrito no calor da emoção (se é que ainda sentes isso pela f1), e não escreveu como dr costume .
Li também o blog Grande Premium, de Renan Couto, e fiquei realmente impressionado com a coerência , com as ilustrações e os dados técnicos mencionados por ele.
Por fim, vi suas ofensas trocadas com internautas de forma banal.
Sem dúvidas, ontem não foi dos seus melhores dias.
Apenas um feedback. Perdoe minha ignorância. Abraço

Hugo Marcondes
Hugo Marcondes
7 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,
Respeito sua análise mas partilho da realizada pelo Grande Premium. Rosberg largou melhor que Hamilton mas em razão de problema na seleção eletrônica do motor o mesmo entrou em modo econômico, ocasionando perda de potência e velocidade repentina. Foi neste exato momento, que pode ser visto pela luz acessa na traseira do carro de Rosberg, que Hamilton visualizou a oportunidade de ultrapassá-lo. Não concordo com a fechada de porta feita pelo Rosberg, pois a mesma foi agressiva além do admissível e perigosa, jogando Hamilton na grama e ocasionando a rodada e o acidante. A fechada de porta do Rosberg me fez lembrar aquela realizada pelo Prost em cima do Senna no Japão que culminou também em acidente, Como todo piloto de F1 que se preze, Hamilton deveria tentar a ultrapassagem naquele momento, porque o circuito de Barcelona não permite ultrapassagens com facilidade, fato que pode ser comprovado pelo próprio Kimi Raikkonen, cuja conduta você criticou duramente. Qual a F1 que queremos? A de freiras ou aquela representada por Senna, Piquet, Hamilton, Mansel e outros, que fizeram história pelo estilo de pilotagem brilhante e que não perdiam oportunidades?

Thiago Moyses
Thiago Moyses
7 anos atrás

Se o Kimi atacasse como o Ricciardo atacou com mais de 10 voltas a mais no pneu, ele tinha explodido muito antes. Ele tinha que cuidar dos pneus.

Outra coisa sobre a polêmica: Uma vez ouvi um excelente comentário sobre os lances no futebol. rever e rever um lance em câmera lenta e em diversos ângulos dá uma impressão errada do que aconteceu de fato. A mudança de velocidade já afeta qualquer análise que queira ser precisa, pior se foto a foto, aí chega a ser ridículo quando o que foi julgado não foi um objeto que se soltou mas sim decisões feitas em alta velocidade. Hamilton apostou no comportamento do Rosberg covarde, como já aconteceu no passado, de abrir a porta para não bater, que gente aqui e o próprio Hamilton já jogaram na cara do piloto alemão. Ele fez o que é estritamente normal na F1, estava na frente, mudou uma vez a trajetória e defendeu sua posição, se estava À 150 ou 300 km por hora é problema dele e de sua estratégia ao conduzir o carro, quem vem atrás e tem experiência precisa saber, mesmo, que o piloto da frente vai se defender. A impressão é que o Hamilton foi no tudo ou nada porque foi ultrapassado por fora na primeira curva, querendo resolver a parada ali. Ele pode ter tirado a sequência histórica de Rosberg que realmente, até pela concentração e afinco, está correndo mais que o companheiro até agora no campeonato. Mas também o deixou em uma situação ruim, não só por tirar os dois carros da equipe, mas ter perdido o segundo lugar. Imaginem se a Red Bull melhora mesmo?!

O Flávio Gomes que é Flávio Gomes sempre foi como é e sempre será. Se mudar algum dia ficarei preocupado. Vejo muita gente o agredindo em comentários, em relação como ele expressa a opinião dele, e naturalmente ele dá a patada que o comentário grosseiro mereceu. Às vezes um palavrão soa como uma flor comparado ao veneno de certas afirmações. E ele cuida da saúde dele, sem guardar nada ele faz bem para o próprio coração, principalmente liberando tudo. Esperto é o Flávio. Segundo outra pesquisa, que geralmente explode xingando são pessoas que têm melhor caráter, são mais honestas. Existem pessoas que se disfarçam de virtuosas, e escondem monstros por dentro.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
7 anos atrás

Ó o Max venceu a corrida, próximo gênio da F1.
SEM AS 2 MERCEDES na pista.
Com os 2 carros alemães teria feito o mesmo que o Russo fez e ainda assim teria que ter tido a mesma estratégia do Australiano e do Vettel pra mostrar que foi no braço.
Sinceramente ganhou mesmo foi do Kimi, sem desmerecer o Finlandês, não tem sido muito difícil ficar na frente do Raikkonen ultimamente, que nem sequer deu uma fungada no cangote do Holandês pra ver se ele não empanava.
É claro que a Red Bull vai elevar o garoto as alturas, É um passe valioso e de longa duração.
Mas é muito, muito cedo pra tanto endeusamento do garoto, que já se mostrou chiliquento diversas vezes na Toro Rosso

Garlet
Garlet
7 anos atrás

Esse é o Hamilton que eu conheço. Aquele que jogou um campeonato fora, por nervosismo, batendo na entrada dos boxes durante a corrida. O cara não tem nervos de aço. Se não tem carro bom, se descontrola.

Joao
Joao
7 anos atrás

400 comentários .. kkkk

Aqui é igual ao Trivela, sempre que vai pra capa do UOL da pra notar a diferença nos comentários. Até quem frequenta de vez em quando percebe a diferença.

Quanto à corrida…

Sem tirar mérito nenhum do Verstappen e da Red Bull, tanto ele quanto Marko deram uma puta sorte. Pela merda feita pela Mercedes acabou sendo uma corrida bem atípica e o Verstappen tava no lugar certo na hora certa.

Bom, sorte faz parte da vida dos grandes campeões também. Só sorte não resolve nada, mas só talento também não (vide Alonso).

Eduardo Duvigue
Eduardo Duvigue
7 anos atrás

Faltou um par desses pro Rosberguinho:

http://img.olx.com.br/images/61/615601020090724.jpg

Matheus
Matheus
7 anos atrás

Não concordo em ter colocado a culpa no Hamilton. Pela regra o Rosberg deveria deixar o espaço de um carro entre ele e a linha que delimita a pista. Se tivesse algum culpado nessa história, seria o alemão.

Cranio
Cranio
Reply to  Matheus
7 anos atrás

Pior foi ouvir o Reginaldo Leme dizer que o Rosberg tava na tangência da curva… Concordo plenamente contigo.

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Matheus
7 anos atrás

A regra é valida apenas quando os carros estão lado a lado. No caso, Hamilton estava atrás. Aqui no site tem uma excelente ilustração, quadro a quadro, da batida. No momento em que a roda dianteira da Mercedes de Lewis emparelha com o eixo da roda traseira de Nico, Hamilton começa a sair da pista. Se tivesse recolhido ali, teria evitado a batida. Pagou pra ver, foi pra grama e deu no que deu…
O erro foi dele.

Marcos Milani
Marcos Milani
7 anos atrás

O problema é que para o Rosberg acertar o ajuste de potência no volante, fechar a porta para o Hamilton e olhar o espelho de maquiagem, foi muita coisa junto.

Antonio
Reply to  Marcos Milani
7 anos atrás

A melhor ehehehehehhe. Acho que FG escreveu antes de se saber que Rosberg largou com uma acerto bom para a largada mas ruim pro resto.

Samuel Barrocas
Samuel Barrocas
Reply to  Marcos Milani
7 anos atrás

Melhor comentário ever

Perestroika??
Perestroika??
Reply to  Marcos Milani
7 anos atrás

É isso msm Marco Véio!! Td mundo sabe q a Britney Spears treme qdo ve o Hamilton chegando!!

Artur
Artur
7 anos atrás

Quase 400 comentários e eu li todos. Foi mais interessante do que o próprio texto rs. Tenho que concordar com o Flávio, o cara lê o texto e depois quer deixar comentário dizendo que quem escreveu está errado, que tem que mudar sua opinião. Merece um vá a PQP mesmo.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Nessa história ai, aproveito o espaço para elogiar o Kvyat, provável vencedor de domingo passado, pela corrida.Pontuando com um carro e motor inferior, quê ele não conhecia.Merda por merda os dois da frente fizeram mais.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Kvyat não venceria porque bateria no Vettel na largada, seria punido e cairia para a trogésima colocação.

Marcelo S Silva
Marcelo S Silva
7 anos atrás

Gomes….meu comentário não diz respeito 100% sobre o texto acima, mas sobre a corrida e narração/comentários, e se pudesse gostaria de saber sua opinião.

Assiste a corrida pelo Sportv e com comentário de Lédio Carmona e Max Wilson..sobre os comentários do Lédio gostaria de repartir algumas “perolas” que acho que ele estava desatento.

a) Logo no inicio ele não percebeu que Nico Rosberg havia ultrapassado Lewis Hamilton e ficou repetindo umas 03 vezes que a culpa era da afobação do Nico …até o Max Wilson o corrigi-lo.
b) Otima frase dele ” não é saber se vai e sim quando o Kimi vai ultrapassar o Max. ..porque ultrapassar é uma certeza”
c) Quando Riccardo furou o pneu ” acabou a corrida, não chega nem entre os 10..vai recolher o carro …não tem motivo para voltar” e Max Wilson com toda a calma falando que havia tempo e que chegaria em 4o lugar ( quando ainda nem havia entrado no box) e o Lédio falou algo do tipo” então vamos ver Max”…

Não é muita soberba ou eu estou exigindo muito….porque sempre o Max Wilson passa melhores as informações??

Marcelo
Marcelo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Esculhambar o trabalho do profissional Hamilton o chamando de burro pode. Ta serto!

Cenzi
Cenzi
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Lédio Carmona! hahahahaha

Allan souza
Reply to  Marcelo S Silva
7 anos atrás

O amigo se referiu a Lito Cavalcante e sim ele já passou da hora de se aposenta na minha opinião .. Fala muita besteira sempre se confunde e passa informações erradas ..raciocínio meio lento… O lito tem uma bela história no jornalismo deveria fazer uma auto critica e ver que já tá na hora de aposentar o microfone.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allan souza
7 anos atrás

Porque a Reforma da Previdência vem aí!

Felipe
Felipe
Reply to  Marcelo S Silva
7 anos atrás

Comédia… seu comentário é uma comédia.

Alemão
Alemão
7 anos atrás

Riccardo deve estar preocupado, mas é muito bom tb! Vai ser uma briga boa e equilibrada!! Felipe Nars tomando pau do sueco é fim de carreira!!

Marcos Milani
Marcos Milani
Reply to  Alemão
7 anos atrás

Carreira? Qual carreira? Dinheiro muito mal gasto pelo BB num piloto que pelos resultados na GP2 qualquer um sabe que é mediano. Sendo bondoso.

Miguel Direito
Miguel Direito
7 anos atrás

Este tipo de acidente de corrida tem que ser considerado como uma normalidade na F1. O que interessa é que ninguém se magoou. Estamos a falar de corridas de automóveis e não de curling… Na NASCAR este acidente nem levantaria nenhuma polémica. O risco é o sal que condimenta este desporto.
A F1 necessita de mais “risco” e de automóveis mais difíceis de conduzir. De resto, vemos que necessita também que os mercedes se auto-destruam, para vermos que as corridas são bem legais Por fim, parabéns ao Flávio pelo trabalho que vem fazendo ao longo dos anos, no jornalismo.

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
Reply to  Miguel Direito
7 anos atrás

Na NASCAR tem alguns acidentes que levantam polêmica (desnecessária, diga-se) por muito tempo sim. Exemplo mais recente: a disputa entre Matt Kenseth e Joey Logano em Martinsville. Ou o toque entre Carl Edwards e Kyle Busch (que são da mesma equipe – Joe Gibbs Racing) na última volta da corrida em Richmond. Busch vinha para a vitória com Edwards colado, mas na última curva Edwards deu um toque e desestabilizou Busch, o que abriu caminho para a vitória de Edwards.

Mas voltando para F1 e para o episódio da dupla da Mercedes, fico com a opinião de que foi um lance de corrida. Os dois pilotos tiveram sua parcela de contribuição.

Agora o que ninguém citou ou reparou é o azar q o Rosberg deu nesse lance. Dificilmente numa rodada dessas o carro que saiu rodando ia acertar nele…

Aliandro Miranda
7 anos atrás

Verstappen pilotou muito, não diminuo o mérito de sua vitória.

Mas ele deve agradecer ao Hamilton, claro. Porque se as Mercedes continuassem na corrida e Max terminasse em terceiro seria pior, já diriam que a Red Bull trocou seis por meia dúzia, já que Kvyat também terminou nesta posição na China.

Mas de verdade, tomara que Vertappen não fique só nisso. Ele não é um Maldonado, certeza.

Gilmar Pereira
Gilmar Pereira
7 anos atrás

kkkkkkkkkkkk… Já é a terceira vez que venho ler os comentários desse post. Faz muito bem em mandar à merda essa turminha de certinhos que caem de paraquedas (para-quedas? paraqquedas?) no seu blog.
E como sempre sua análise do acidente foi bem escrita, Hamilton sentiu o baque da ultrapassagem de Nico logo na largada. Foi afobado e deu no que deu.

Raul
Raul
7 anos atrás

Tirando as informações e sua habilidade de produzir excelentes textos, o que me faz frequentar sua “casa virtual” diariamente é este ambiente ácido, sarcástico e divertido que você cria.
FG na boa, você é faixa preta, último “dan”, pica fumo ou caralho de asa em Sambô ou Krav magá? Não me parece prudente alguém de sua estatura chamar essa quantidade de indivíduos para o “risca faca”. kkkkkkkkkk

Murilo Miranda
Murilo Miranda
7 anos atrás

Não sei se alguém já postou nos comentários anteriores. Encontrei esse vídeo da SkySports no youtoba, mostrando a câmera onboard dos dois carros lado-a-lado e com algumas explicações sobre as indicações das luzes dos volantes da largada até o momento do acidente. Bem interessante.

https://www.youtube.com/watch?v=hAJXvJMYglc

Juliano C.
Juliano C.
Reply to  Murilo Miranda
7 anos atrás

Muito bom o vídeo! Mais do que recomendável.

Matheus
Matheus
7 anos atrás

Aquilo que o Rosberg fez ontem é atitude de quem quer ganhar o campeonato. Fechar a porta daquele jeito precisa ter coragem. Me fez lembrar da larga do GP dos Estados Unidos, ano passado, na qual Hamilton foi espremendo Rosberg pra fora e quem teve de evitar a batida foi Rosberg. Ontem, foi o Hamilton, só que ele não conseguiu. Coisa de corrida, amigos. Se quiser ser campeão não pode dar mole, tem que mostrar força e que está disposto a tudo. Estou achando legal como o Rosberg tá se comportando esse ano. Parece que depois daquele bonezinho ele acordou..
Isso é só minha opinião!! Boa segunda a todos!!

sandro
sandro
7 anos atrás

Preciso dar minha versão ao caso Hamilton: quando ele “cola” no Rosberg os dois jogam pra direita ao mesmo tempo, o Hamilton tira mais ainda pra direita pra não bater mas a pista ali é grama, se fosse asfalto nada teria acontecido, acabou rodando e tirando os dois da pista. Na boa, normal e como dizem coisa de corrida.

"Famélico Peixeira"
"Famélico Peixeira"
7 anos atrás

“Beckenbauer”, mecânico-assistente do motorhome da Mercedes, que nas horas vagas ensina outras coisas para o Nico, disse-me que Rosberg achou que o Hamilton tinha ficado para trás, daí mexeu no volante para reprogramar para economizar combustível. Ficou desesperado com o companheiro vindo hiper-veloz e fechou a porta com gosto de gás, já que ele quer por que quer ser campeão do mundo. Ai a Mercedes colocou uns panos quentes, já que este ano é dedicado ao alemão – afinal, a F1 perde audiência naqueles lados vertiginosamente…

Jean
Jean
7 anos atrás

Eu gostaria de ver os dados da telemetria do Rosberg.
Posso estar muito errado, mas a impressão que deu foi que logo após a curva, Rosberg diminui a velocidade sem causa aparente, o que fez Hamilton se aproximar muito rápido e, TALVEZ, puxar para a direita e se perder na grama para evitar um toque na traseira.
Não sei, só pensando…

romulo
romulo
Reply to  Jean
7 anos atrás

ele estava no modo errado de motor. depois q o modo de largada – que desativa automaticamente – desativou, ele perdeu potencia. teve q trocar no volante pro modo correto.

Marcel Cintra
7 anos atrás

Culpa do Hamilton?!?!? Vcs só podem estar de brincadeira… Vejam a análise quadro a quadro, por favor:
https://streamable.com/ys32

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  Marcel Cintra
7 anos atrás

Estava acabando de definir filosoficamente com um amigo alemão o que é “fato”. Quando você coloca uma análise quadro a quadro você já distorce qualquer percepção, pois as cosias não aconteceram quadro a quadro. Segundo a subjetividade de um canal inglês que escancaradamente torce para seus pilotos, em especial o Hamilton agora, e tem rivalidade histórica ainda explícita com alemães, como o piloto adversário e a equipe que o piloto da casa corre. Nico estava na frente, Hamilton viu o buraco e foi com tudo, talvez nem faria a curva, provavelmente não, pois frearia em cima. Nico fez sua trajetória na reta, e ainda só mudou sua trajetória uma vez, como manda o regulamento. É legítimo ele defender sua posição. Hamilton preferiu manter a agressividade, ou melhor, para não ser injusto com ele, não conseguiu frear à tempo pois apostou todas suas fichas que o líder do campeonato não seria tão agressivo na defesa. Jogo o carro na grama para desviar, perdeu o controle e aí deu no que deu. Acho que o Hamilton falhou em apostar na tradicional covardia de seu companheiro que mudou a postura. Apostou tudo, e para um início de corrida pode ser demais, como fez Kvyat na corrida anterior. Queria vencer na segunda curva, parecia afoito por não aceitar perder novamente a posição na largada. E por que perdeu? Porque Nico está concentrado e trabalhando direto enquanto Lewis está curtindo festas. Ele continua mais rápido, ainda mais com toda sua experiência, mas em voltas específicas. Quem anda se aplicando, como Schumacher fazia, estará mais preparado para largar bem, algo que exige concentração, treino e preparação, e fará mais regularmente boas voltas. E aqueles 2 décimos que o Hamilton é geralmente mais rápido acabam sendo minados. Se acontecer de novo, farão a mesma coisa, preferem dar a vitória para outro piloto que para seu companheiro.

Gus
Gus
7 anos atrás

Eu ainda acho que a fechada do Nico foi meio criminosa e meio atrasada.

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Parece que nos acostumamos a assistir corridas com regras de maricas que fazem parte da F1 atual. Porra. Assistam as corridas do passado e verão o que é fechada de porta na cara de piloto. O que o Nico fez ontém e fichinha.

Eltontoptec
Eltontoptec
7 anos atrás

Agora, aqui, bebendo um café e vendo com calma o rebosteio da primeira volta, fica muito claro que a culpa é do Hamilton. Quando o sujeito enfia o carro numa lacuna que está desaparecendo e ainda assim ele continua, só pode dar nisso. Foi assim com o ídolo dele em 1990. É mais um entre muitos exemplos da aplicação prática da filosofia barata e inconsequente do “ou você alivia ou a gente bate”. Claro que a Mercedes não irá empalar Hamilton em público, bem como passou um pano na cagada dividindo a responsa com Rosberg e classificando o “incidente” como normal. O bom e velho Lewis (instável, impaciente e ansioso) está de volta.

André Fonseca
André Fonseca
7 anos atrás

Da análise do vídeo, de um dos links publicados pela galera…

“Anthony Davidson fez uma análise minuciosa da situação. Segundo ele, a culpa maior foi de Rosberg, que perdeu potência após passar na frente na primeira curva e tocar a zebra na curva seguinte.

Ele tentou fechar o espaço que havia deixado pelo lado de dentro, mas fez isso tarde demais e apertou Hamilton, que tentava aproveitar a brecha deixada e já tinha seu bico posicionado ao lado de Rosberg. O inglês foi para a grama e perdeu o controle do carro, acertando o alemão e tirando ambos da prova. Segundo os comissários da FIA, foi um incidente de corrida.”

Na hora do acidente, dá pra ver que a luz de sinalização do carro da Rosdiva, na traseira, fica piscando, o que indica que o piloto tirou o pé, o carro não está em aceleração. O Mirto estava embalado, viu o espaço e se enfiou onde dava, até que a Rosdiva fechou a porta mesmo estando com velocidade menor.

Não dá pra culpar nenhum dos dois, como os próprios comissários que analisaram, foi um incidente. Um errou pq estava mais lento, o outro pq se enfiou por onde não daria…

Segue o jogo, e acho que a Mercedes, com toda a telemetria disponível, realmente vai deixar na conta dos dois.

Ah, estava me esquecendo…

E o Picaretonso, hein, pontuou em casa???

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Piloto inglês comentando. Eles torcem e defendem seus pilotos. O Alonso foi lá e cumprimentou o Max.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Thiago Moyses
7 anos atrás

O “sextonso” cumprimentou o moleque? Bom sinal! Ele também cumprimentou o Vettel na sua primeira vitória e daí em diante, só levou poeira do mais jovem tetra.

Kkkkk!
Kkkkk!
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Pirou né? F1 definitivamente não é pra amadores… Alguém explica o que aconteceu pra esse aí, que certeza não sabe inglês.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Kkkkk!
7 anos atrás

O blog é em português, Sr. K.