NADA CONTRA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 31 de maio de 2016 - 22:59Automobilismo internacional

NADA CONTRA

SÃO PAULO (de boa) – O Tulio mandou o vídeo abaixo, quase se desculpando. “Sei que você não gosta de arrancada…” etc.

Não é bem assim. Acho, em geral, uma competição pobre. Mas acho, em geral, bacanas esses dragsters americanos. E ninguém é obrigado a gostar de tudo, afinal.

“Ah, mas você tem preconceito com arrancada no Brasil!”, alguém vai estrilar — certeza.

Não é bem assim. Tenho preconceito contra competições mambembes realizadas sem a menor preocupação com segurança e/ou supervisão de quem entende do assunto. Elas acontecem aos montes no Brasil. No mundo inteiro, suponho. Acho que muitas delas acabam sendo demonstrações de virilidade de gente que não tem a menor noção do que é esporte, que é chegada num racha, em ilegalidades, que coloca a vida dos outros em perigo. Correr de carro, mesmo que em linha reta, não é brincadeira.

“Ah, mas tem muita gente séria fazendo e gera muito emprego!”, mais alguém há de berrar.

Sim, eu sei. Nunca critiquei ninguém por ser sério e gerar emprego. Estes, obviamente, estão excluídos do que chamo de “gente que não tem a menor noção do que é esporte, que é chegada num racha, em ilegalidades, que coloca a vida dos outros em perigo”.

Portanto, ninguém precisa se sentir ofendido porque o jornalista tal não gosta de arrancada. Também não gosto de dobradinha, e nem por isso a Federação Nacional dos Amantes de Dobradinha faz protestos diários contra mim na porta de casa.

Ah, o vídeo. É muito louco o que acontece com os pneus dessas trapizongas.

10 comentários

  1. Woody Paulo Martini disse:

    Flavio a uns quatro anos acompanho blog…… mas se voce não gosta de dobradinha, sinto muito, nunca mais acesso.

  2. Bacana ver algo sobre arrancada neste blog que tanto gosto. Respeito o gosto de todos. Respeito mais ainda esses pilotos, quase sempre com muita idade, dos Dragsters TopFuel americanos. Usando combustível de Foguete CH3NO2.

  3. Glauco Tavares disse:

    Estes sim são os ultramacios!!! Aderência de chiclete e calibragem absurdamente baixa.
    Qual será vida útil de um pneu desse?? 1200 ou 1600 metros? Talvez apenas os 400m de uma arrancada?

  4. Flavio Gomes disse:

    Acho que fui bem claro no que escrevi.

  5. Ivan Bento disse:

    Porra, não gosta de dobradinha?

  6. Totiy disse:

    Trilha sonora e fotografia imitando o filme Koyaanisqatsi, acho que tem mais gente que nao ´´curte´´ esse tipos de competiçao ,
    Falando em pneus , nos campeonatos de drifting chega a dar do dos pneus e diferenciais , tamanho abuso a que sao submetidos !

  7. Antonio disse:

    Minha opinião sempre foi de que arrancada é automobilismo de mecânico, ou seja, preparação é tudo.

  8. Newton Chan disse:

    Notem o dragster vermelho. É assim que deveria ser a proteção na F-1 ( e nos Fórmulas tb) e não aquelas havaianas que vão fazer para o ano que vem.

  9. Pepeu disse:

    Esses motores tem tanta potência e os pneus tanta aderência que em câmera lenta é possível ver que os aros giram antes do pneus.
    A deformação é causada pela calibragem extremamente baixa. Se usassem uma calibragem maior o pneu explodiria na aceleração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>