NADA CONTRA
SÃO PAULO (de boa) – O Tulio mandou o vídeo abaixo, quase se desculpando. “Sei que você não gosta de arrancada…” etc.
Não é bem assim. Acho, em geral, uma competição pobre. Mas acho, em geral, bacanas esses dragsters americanos. E ninguém é obrigado a gostar de tudo, afinal.
“Ah, mas você tem preconceito com arrancada no Brasil!”, alguém vai estrilar — certeza.
Não é bem assim. Tenho preconceito contra competições mambembes realizadas sem a menor preocupação com segurança e/ou supervisão de quem entende do assunto. Elas acontecem aos montes no Brasil. No mundo inteiro, suponho. Acho que muitas delas acabam sendo demonstrações de virilidade de gente que não tem a menor noção do que é esporte, que é chegada num racha, em ilegalidades, que coloca a vida dos outros em perigo. Correr de carro, mesmo que em linha reta, não é brincadeira.
“Ah, mas tem muita gente séria fazendo e gera muito emprego!”, mais alguém há de berrar.
Sim, eu sei. Nunca critiquei ninguém por ser sério e gerar emprego. Estes, obviamente, estão excluídos do que chamo de “gente que não tem a menor noção do que é esporte, que é chegada num racha, em ilegalidades, que coloca a vida dos outros em perigo”.
Portanto, ninguém precisa se sentir ofendido porque o jornalista tal não gosta de arrancada. Também não gosto de dobradinha, e nem por isso a Federação Nacional dos Amantes de Dobradinha faz protestos diários contra mim na porta de casa.
Ah, o vídeo. É muito louco o que acontece com os pneus dessas trapizongas.
Flavio a uns quatro anos acompanho blog…… mas se voce não gosta de dobradinha, sinto muito, nunca mais acesso.
Bacana ver algo sobre arrancada neste blog que tanto gosto. Respeito o gosto de todos. Respeito mais ainda esses pilotos, quase sempre com muita idade, dos Dragsters TopFuel americanos. Usando combustível de Foguete CH3NO2.
Estes sim são os ultramacios!!! Aderência de chiclete e calibragem absurdamente baixa.
Qual será vida útil de um pneu desse?? 1200 ou 1600 metros? Talvez apenas os 400m de uma arrancada?
Acho que fui bem claro no que escrevi.
Porra, não gosta de dobradinha?
Sem dobradinha não dá.
Mas o médico me proibiu.
Trilha sonora e fotografia imitando o filme Koyaanisqatsi, acho que tem mais gente que nao ´´curte´´ esse tipos de competiçao ,
Falando em pneus , nos campeonatos de drifting chega a dar do dos pneus e diferenciais , tamanho abuso a que sao submetidos !
Minha opinião sempre foi de que arrancada é automobilismo de mecânico, ou seja, preparação é tudo.
Notem o dragster vermelho. É assim que deveria ser a proteção na F-1 ( e nos Fórmulas tb) e não aquelas havaianas que vão fazer para o ano que vem.
Esses motores tem tanta potência e os pneus tanta aderência que em câmera lenta é possível ver que os aros giram antes do pneus.
A deformação é causada pela calibragem extremamente baixa. Se usassem uma calibragem maior o pneu explodiria na aceleração.