PACIÊNCIA

SÃO PAULO (leva tempo) – Michael Schumacher chegou à Ferrari em 1996. No primeiro ano, brigou com um carro tão ruim que era obrigado a deitar a cabeça nas retas para não bloquear a entrada de ar. Ainda assim, ganhou três corridas e foi ao pódio em metade das provas daquele ano.

Já na segunda temporada, brigou pelo título. Acabou perdendo para Villeneuve na última etapa. Em 1998, foi vice de novo — OK, eu sei que o vice de 1997 foi cassado, mas na real foi vice. Em 1999, se não tivesse quebrado a perna em Silverstone, lutaria pelo título até o fim. Foi só em 2000, no quinto ano de Maranello, que levantou a taça.

[bannergoogle] É preciso ter paciência, na Ferrari. A equipe costuma amargar longos jejuns. Quando Michael foi campeão, em 2000, a fila já era de 21 anos. Quando Berger venceu o GP da Alemanha de 1994, encerrou uma seca de quatro anos. Não é brincadeira.

Alonso cansou, deu murro em ponta de faca por cinco temporadas, desistiu. Agora, é a vez de Vettel. Que anda meio desanimado. Sabe que não tem a menor chance neste ano, como não teve no ano passado — mas, como Schumacher, também venceu três vezes.

A Ferrari foi campeã pela última vez em 2007. Quase repetiu o feito no ano seguinte. Depois, brigou em 2010 e, vá lá, 2012. E nada mais. Como disse, é preciso ter paciência.

Vettel pode ser um novo Schumacher vestindo vermelho. Mas precisa entender que o caminho é longo e tumultuado. As coisas só engrenaram no início do século porque Michael teve ao seu lado figuras como Ross Brawn, Jean Todt e Rory Byrne. A palavra-chave era estabilidade.

É nisso que os homens de Maranello têm de investir. Um grupo sólido, que não pode ser cobrado como se fosse um time de futebol brasileiro. Quanto a Sebastian, não adianta colocar o carro na frente dos bois.

Paciência. É isso que ele precisa.

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Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Até Massa quase foi campeão na Ferrari. Só não o foi pois a equipe fez todos os erros possíveis e inimagináveis (e inéditos também!) como liberar o carro com a mangueira do reabastecimento conectada!!!!!
A Ferrari é uma caixa de surpresas! Vettel será campeão na Ferrari, basta mudar o regulamento!

Acarloz
Acarloz
7 anos atrás

Perfeito

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
7 anos atrás

E com os azares das últimas corridas fica difícil…

AS
AS
7 anos atrás

… esses “millennials” sao assim mesmo. Há uma definiçao brazuca interessante… ” criados pela vó “. Impacientes, nao gostam de ouvir ‘nao’ e sempre tem a soluçao pra tudo.

Araujo
Araujo
7 anos atrás

A Ferrari ainda chegou a ser campeã de construtores em 2008. Depois, só Brawn, Red Bull e Mercedes

Luiz Manoel Guimarães
Luiz Manoel Guimarães
7 anos atrás

Em 2012, Flávio, Alonso chegou à última prova, em Interlagos, totalmente no páreo, e só ficou três pontos atrás de Vettel na classificação final. Por muito pouco, aliás, o alemão não ficou fora da prova logo na largada, naquele enrosco com Bruno Senna. Se Alonso não foi campeão em Maranello, isso se deve em grande parte à sua falta de capacidade – e de sorte, também, vá lá – de ser o melhor, de fato, no momento decisivo.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Luiz Manoel Guimarães
7 anos atrás

Falta de capacidade do Alonso….?? kkkkk Alonso levou aquela equipe nas costas com seu talento e baita “capacidade” e não o oposto. Pode apostar!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luiz Manoel Guimarães
7 anos atrás

Concordo, Luiz. O espanhol não teve capacidade de ultrapassar Petrov em Marina Bay/2010, e Button em Interlagos/2012.

Alonso “amarelou” nos momentos decisivos.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Esses dois campeonatos seriam de Alonso se Vettel, além de excelente piloto, não tivesse tanta sorte.
Em Abhu Dabi, a equipe de Alonso monitorou de forma equivocada a corrida de Weber que, a meu ver, já estava devidamente “doutrinado” pela RBR. A Ferrari “deu” o título de presente para Vettel, com a providencial ajuda de Petrov.
A batida que ele levou de Bruninho no GP Brasil 2012, era para ter tirado o alemão da corrida. O que aconteceu foi que as avarias no carro não afetaram sua dirigibilidade, e Sebastian fez a parte dele, ainda ganhando de presente uma posição de Schumacher.

Garlet
Garlet
7 anos atrás

Se o Kvyat deixar, é claro.

Totiy
Totiy
7 anos atrás

Justiça seja feita , FOI CAMPEAO depois que Rubens foi pra lá e ajudou muito no acerto do carro ,foi campeao porque havia 3 pilotos testando , dizem, 24hs por dia pra ele e tanto é que quando Rubens ameaçou o Alemao trocaram seus mecanicos e outras coisas que só ele pode falar !
Fala Rubinho !
E justiça seja feita nao deixaram o Irvine ser campeao enquanto o alemao se recuperava , ninguem é santo na F1 mas esse alemao foi malvado demais !

joel lima
joel lima
7 anos atrás

Quando comecei a acompanhar a F1, em 86, sem saber, claro, estava começando a ver um dos jejuns mais longos do esporte. Uma equipe como a Ferrari, a única a estar em todos os gps da f1, é uma aberração quase. Um jejum que impediu Senna de ir pra Maranello, principalmente depois de ver um gigante como Prost quase ter a carreira terminada de forma humilhante na equipe ( só não o foi por sua ida à Williams-Renault, conquistando o tetra em 93). Michael foi o capitaão que reconstruiu uma equipe que naquele momento vivia só do passado da década de 70. E quase que foi moído pela equipe- principalmente após o campeonato polêmico de 97, em que tentou tirar Villeneuve da corrida e acabou ele saindo da corrida. Para mim, Schummy e Fangio são os dois maiores de todos os tempos.

Victor
Victor
7 anos atrás

Quando o Alonso saiu, todos disseram que ele errou porque a Ferrari melhorou no ano seguinte.
Nota-se que ele tinha razão, pois mesmo se continuasse defendendo o time vermelho iria continuar sem ganhar nada.
Foi melhor arriscar outra possibilidade do que ficar onde ele percebeu que não iria ganhar.

Micromax
Micromax
Reply to  Victor
7 anos atrás

Até que enfim alguém com sã consciência no blog…….bingo, bingo, bingo!!
…..”o pior cego é aquele que não quer enxergar”….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Victor
7 anos atrás

Alonso tinha tanta razão que em 2015, já pilotando a McLaren, ele somou na temporada, 11 (ONZE) pontinhos. E Vettel, ocupando o seu lugar na Ferrari, somou 278 (DUZENTOS E SETENTA E OITO) pontos. Isso, sem falar nas vitórias e etc.

Bingo para o alemãozinho!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

KKKKK…..nossa Pinto, vc me ama mesmo ein???……Schukruzette ciumenta…kkkk.

#Alonso=Genialidade………………………#Vettel=mediocridade

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Mostrei apenas que o espanhol está coberto de razão.

Tom
Tom
7 anos atrás

Resumindo quando tiraram a “italianada” da Ferrari a coisa andou,,,,esses latinos..;Agora estranho o Vettel já estar desanimado ,acabou de chegar , é melhor esperar mais 3 anos antes de começar a reclamar como o Alonso.

Micromax
Micromax
Reply to  Tom
7 anos atrás

Ah….pois é!!

Clayton Araujo
Clayton Araujo
7 anos atrás

E tem mais: colocar dois pilotos do nível que tem o Haikonen e o Vettel dificilmente dá certo. Ainda mais na Ferrari. Que eu me lembre só deu certo quando um tem o nível mais elevado que o outro, inclusive com cláusulas contratuais. Não sei se é o caso atual. No fim das contas fica um pontuando numa prova e o outro na outra. Aí no fim das contas a equipe não leva nada. Como aconteceu com a Wlliams em 86 com Mansell e Piquet.

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

Espero que tenha montanhas de paciência porque torço para que nas próximas temporadas pilotos diferentes sejam campeões. Depende tudo desse regulamento de 2017. Mas se a FIA combinar com a Ferrari…

Alex
Alex
7 anos atrás

Imagino que o tumulto existente na Ferrari dificulte demais as coisas. Como já foi observado em um dos comentário anteriores, o tempo vai mostrando o quanto o trabalho de Schumacher e da equipe trazida por ele foi bom. Pode ser que um novo título da Ferrari demore muito.

fabiom
fabiom
7 anos atrás

eu acho péssimas essas comparações com a Ferrari da época do Schumacher! São situações muito diferentes. Na época do Shumacher a Ferrari testava na pista particular o dia INTEIRO até anoitecer, a fabrica tbm funcionava 24h por dia, hoje as regras impõe várias limitações. A Ferrari pode até ser campeã ano q vem, mas na realidade não há nenhuma minima certeza de que ela será campeã a curto prazo, e isso não tem haver com Shumacher,Brawn,Todt ou paciência e continuidade do trabalho. Tem haver com as limitações que as regras atuais impõe em relação ao que acontecia no passado, além de claro a Mercedes que é melhor mesmo pra construir os atuais carros. Se o Vetel ficar la mais 10 anos é capaz de nada mudar e Alonso percebeu isso.

Tom
Tom
Reply to  fabiom
7 anos atrás

Concordo que a Ferrari levava vantagem nos testes,por ter pista particular..etc ,mas a bagunça da italianada o Brawn organizou,,,,

#KkkkkkTorpedo!
#KkkkkkTorpedo!
7 anos atrás

A Ferrari fez seu maior investimento desde 2009 para 2016. Contrataram muita gente, Vettel levou três nomes de peso da Redbull, simulador igual ao da Redbull, parceria com a haas, contratação de um grande nome pra substituir o Alonso, mas… Não serão nem vice, falta piloto.
E nao foi só 2010. 2012 também, se Alonso largasse em último naquela corrida de spa seria campeão. Mas o grosjean o atropelou. E não teve chilique. Vettel não vai suportar a pressão na Ferrari, todos esperam dele uma atuação fantástica em Barcelona. Já imaginaram se vem o Verstappen como um torpedo dessa vez? Será que teria mímimi??

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  #KkkkkkTorpedo!
7 anos atrás

Tinha um russo no caminho. Teve um francês cortando o caminho…
…e agora tem um monte de carros no caminho.

Qual é a próxima desculpa, Vicellez?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Vettel mal conseguiu suportar a pressão de Webber….não fosse o calaboca da equipe no australiano o Schukrutinho tinha perdido 2 campeonatos à Mark.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Não adianta chorar o leite derramado, Sennafredo. Você e o Vicellez precisam entender que o Mr. Cingapura não vai passar de bi.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Sou obrigado a concordar com essa premissa. Alonso está caminhando para a aposentadoria.

Francisco
Francisco
7 anos atrás

Flávio, é preciso levar em conta que quando Schumacher foi para a Ferrari não havia qualquer limitação a testes privados, o que significa que o piloto podia desenvolver o carro na pista tal como fez Schumacher ficando a treinar em Fiorano muitas vezes até ao crepúsculo.

Hoje em dia tal coisa já não é possível e fica muito mais difícil para um piloto desenvolver o carro quando entra para uma equipa nova! Acho que é essa a principal explicação para o que correu mal com Alonso na Ferrari. A Fórmula 1 é o único desporto no mundo – que eu saiba – que impede os seus atletas de treinar!

ba
ba
7 anos atrás

Óí a sina do branco na Ferrari!!!!!!!! Basta mudar a pintura, caspita!

Damiela
Damiela
7 anos atrás

Mas eu nem acho que ele ta desanimado não. Agora tem que ter paciência mesmo para que as coisas se acertem.

fernando delucena
fernando delucena
7 anos atrás

Pra você, qual foi o melhor piloto que foi para a Ferrari como grande aposta e não teve paciência? Mansell, Prost, Alonso, ou Vettel? (porque não dá pra colocar Johansson, Alboreto e Villeneuve nessa lista, dá?)

O futuro, parece, mostrará que as conquista de Michael foram ainda bem maiores do que imaginávamos.

Alleluiez Alonso
Alleluiez Alonso
7 anos atrás

“Quanto a Sebastian, não adianta colocar o carro na frente dos bois.”

Na realidade, Sebastian só precisa colocar o carro na frente dos dois: Hamilton e Rosberg!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alleluiez Alonso
7 anos atrás

Alonso conseguiu essa “façanha” várias vezes! Todas as vezes que estava prestes a ser ultrapassado pelas Mercedes, levando uma volta dos líderes.