SOBRE ONTEM DE MANHÃ

[bannergoogle]SÃO PAULO (non stop) – A vitória 44 do #44 foi considerada por ele como a melhor de todas. Não saberia avaliar. Foi bonita, sem dúvida, pela aposta na parada única e na longevidade dos pneus ultramacios. Muitas corridas são definidas por decisões dos pilotos. Essa foi uma delas. No ano passado, uma orientação da Mercedes tirou a vitória de Hamilton lá mesmo, em Monte Carlo. Ele não se esqueceu. Nada como um ano depois do outro. Desde 2008 Lewis não vencia no Principado. Mereceu.

– Como merecia Ricciardo, que disse depois da corrida que não gosta de ser “a história triste do dia”. Uma boa frase: “Não gosto de ser a história triste do dia”. Vou anotar. Quanto ao pit stop, a Red Bull explicou o que aconteceu. Os mecânicos estavam com pneus macios prontos para a troca. De repente, a partir do “pit-wall” — que em Mônaco fica no segundo andar, e não na mureta –, resolveram em cima da hora trocar para os supermacios e avisaram pelo rádio, porque não há contato visual entre a chefia e os comandados nos boxes apertados do Principado. Talvez se houvesse esse contato visual, alguma ação pudesse ter contornado o equívoco. Entre as ordens e as contra-ordens (tem hífen, essa desgraça?) via rádio, chegou o piloto. Os mecânicos bateram cabeça, sem culpa nenhuma, e resolveram a parada da melhor maneira possível. “Erro de comunicação” é a melhor definição para o que aconteceu. Mas pode-se chamar de “cagada”, também.

Motor Racing - Formula One World Championship - Monaco Grand Prix - Sunday - Monte Carlo, Monaco– Faltou falar de algumas punições da corrida de ontem. Bottas levou 10s em seu tempo final por bater em Gutiérrez. Com isso, caiu de 11º para 12º. Kvyat perderá três posições no grid em Montreal por causar acidente com Magnussen. A mesma pena foi aplicada a Ericsson, pelo toque em Nasr.

– A Force India conseguiu o quarto pódio de sua história, com o terceiro lugar de Pérez — eleito o “Piloto do Dia” pelo povo da internet. O mexicano (na foto) foi o responsável por outros dois, sempre em terceiro lugar: no Bahrein em 2014, e na Rússia no ano passado. O primeiro pódio do time foi obtido por Giancarlo Fisichella, segundo colocado no GP da Bélgica de 2009.

– Passou batido, mas no fim de semana a Red Bull anunciou que por mais dois anos vai usar os motores Renault. E a Toro Rosso, também. A parceria entre a montadora francesa e os rubro-taurinos começou em 2007. A filial, por sua vez, usou Cosworth em 2006, Ferrari de 2007 a 2013, Renault em 2014 e 2015 e, neste ano, voltou a comprar os Ferrari. Ano que vem, volta a compartilhar o mesmo equipamento da matriz. Mas, na Red Bull, a unidade de força seguirá sendo chamada de TAG Heuer — o que é meio ridículo, mas é assim.

– Ao vencer ontem em Mônaco, Hamilton passou a ser o segundo piloto que mais liderou corridas na história. O inglês esteve pelo menos uma volta na frente em 87 GPs — desses, ganhou 44. Só perde para Schumacher, que ponteou 142 provas — e faturou 91 delas. Lewis deixou para trás seu ídolo Senna, que foi líder em 86 corridas — das quais saiu vencedor em 41.

– Segue sendo um mistério a falta de ritmo e de confiança de Rosberg em Monte Carlo. O sétimo lugar foi quase uma tragédia. Pelo menos sua atitude ao deixar Hamilton passar, no começo da prova, foi elogiada por todos no time. Inclusive o companheiro e desafeto inglês.

– Seguem os já tradicionais gráficos piréllicos sobre o uso da borracha em Mônaco.

06-Monaco-Race1-1k-EN

06-Monaco-Race2-1k-EN

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Micromax
Micromax
7 anos atrás

Pra mim é bem simples:

A equipe das latinhas viu no pivete holandês seu novo garoto propaganda…..e arrumou um jeito de “podar” o sorrisão!! Vejam bem………….se Ricciardo vence na Espanha e Mônaco,(como deveria vencer) pra onde iria a imagem do merdinha?? É a mesma situação do Vettel em 2010 com o Webber. Sorte a nossa(minha) que eles não estão com um carro de outro planeta, se não teria de engolir mais este engodo(lobe) pra bobo ver!!

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Não acho a TAG-Heuer ridícula não. Vão ter motores Renault “terceirizados” preparados por outros. Muito provavelmente pra não ficarem atrás da Renault “principal” quando voltar a ser equipe que briga por títulos.

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
7 anos atrás

A red Bull vai usar os motores Renault por mais 2 anos, mas e depois ?

Será que o Didi já tem um espacinho para a AUDI em seus chassis de RBR e Toro Rosso ?

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Se o Hamilton Começar a Gostar do Campeonato, aí o Rosberg vai ficar na Freguesia. Toma Cuidado Rosberg que Ainda tem Muito Chão pela Frente! Coitado do Ricciardo, punido por dois erros consecutivos da Red Bull que lhe custaram duas vitórias, assim não dá! O Massacrado agora comemora até um Pirulito achado por ele no meio da pista. Kkkkk

Nemer
Nemer
7 anos atrás

Apenas acho que Hamilton foi um tanto sujo na manobra contra o carro da redbull ao errar a freada na saída do túnel. Pode ter sido legal, dentro das regras, mas acho que foi deliberada e proposital. Se o carro da redbull de Ricciardo tivesse batido no guardrail Hamilton seria punido?Lembrou-me, de certo modo, a fechada de Schumacher no Rubinho. Hamilton viu que seria ultrapassado e fez o que fez. De resto, por ter pensado diferente dos outros pilotos mereceu a vitória.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Nemer
7 anos atrás

Essa manobra rendeu 7 pontos, que poderá fazer a diferença na decisão do título deste ano (sem falar nos dois pontos perdidos pelo seu companheiro).

A conferir.

Ives
Ives
7 anos atrás

Botaram um ultrasoft usado no Rosberguinho. Sacanagem…

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

O russo Kvyat tem seu talento, mas se continuar batendo nos outros, vai acabar tomando o lugar de Maldonado.

Cláudio F1
Cláudio F1
7 anos atrás

Vendo a mínima diferença existente entre o melhor tempo alcançado por Vettel com os macios e de Hamilton com os ultramacios, só tenho uma coisa a dizer, ultramacios duros da porra!

TJ
TJ
7 anos atrás

Erros de equipe, acontecem. Autorização de saída do Massa pela Ferrari com a mangueira ainda conectada, por exemplo. Custou um título.
Eu acho que o Comandante tinha que ter devolvido a posição para o Sorriso, pois ele(Comandante) cortou caminho.

Lauro Kennedy
Lauro Kennedy
7 anos atrás

“Teressante”, em Mônaco o pit wall fica na pqp, a pista não é de corrida (tudo bem isso todo mundo e a mulher de seu Raimundo já sabem), mas lá tudo é lindo, tudo é maravilhoso. Já interlagos, um puta autódromo, todo ano tem tem q fazer reforma nisso ou naquilo pra receber esse circo, q esta cada vez mais se tornando o circo dos horrores, vide Alexander Rossi, enfim… taquopariu!!!

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Não só os pneus duraram iguais como renderam iguais, Vettel fez a segunda volta da prova com os pneus mais duros que deveria ser mais lento

Toni Casagrande
Toni Casagrande
7 anos atrás

Para o Perez um pódio em Monaco certamente tem um significado especial. Depois daquela panca assustadora na temporada de estréia…

https://www.youtube.com/watch?v=QOM5SzxEFGU

Vinicius
Vinicius
7 anos atrás

E o que foi aquele chameguinho do Hamilton com o Justin Bieber no pódio?

Daniel Ramos de Oliveira
Daniel Ramos de Oliveira
7 anos atrás

Para mim este foi o melhor GP de Mônaco, teve disputas bem emocionantes (coisa raríssima nesse circuito), dessa vez Mônaco me conquistou e não deu sono. A Renault finalmente conseguiu melhorar essa tranqueira de motor, como uma ajudinha do Ilmor (será que ele aceita contrato, pra melhorar os 1.0 de rua? hehehe), mas foi uma pena o erro da Red Bull, não dá pra aceitar erro de comunicação numa equipe que já é Treta. Vamos ver no Canadá, é bom lembrar que o Max vai ter esse motorzinho maroto. A Ferrari, decepção total, apagada, o 4º lugar é péssimo pra ela e pro Vettel, não sei mas esse branco tá trazendo azar dos grandes pra ela. A Force India, sei lá, ela têm esses momentos que vai bem, o Pérez deveria ir lá no box da Mclaren e fazer um sambinha, só pra provocar o Dennis. Por fim, a Mclaren, a Honda finalmente se tocou e começou a dar jeito no motor, o Alonso apavorou, não gosto da equipe inglês, mas quero muito a Honda se dando bem, sou fã dessa marca, e 2017 vamos ver se o Dennis têm razão e ela vai ser realmente a próxima força, seria legal ver a Mclaren-Honda andando na frente de novo, acho que falta muito, mas tá melhorando de pouco em pouco.

Airton Silva
Airton Silva
Reply to  Daniel Ramos de Oliveira
7 anos atrás

Quanto à Ferrari, creio que essa marcha à ré no desenvolvimento em 2016 se deve ao afastamento temporário do projetista chefe James Allison por causa da doença e morte da esposa. Ele voltou à função justamente em Mônaco. A segunda parte da temporada da rossa será melhor.

Amaral
Amaral
Reply to  Daniel Ramos de Oliveira
7 anos atrás

Japonês não entra pra brincar. Entra, aprende, exercita, pra jogar sério. Até no futebol, japonês não é mais saco de pancada. Leva tempo, mas eles vão pegar o jeito do motor. Quando ver um dos dois tá no pódio e ninguém vai saber explicar direito, a não ser quem vem prestando atenção.

Luis felipe
Luis felipe
7 anos atrás

Estas suas análises de segunda são muito legais, ou lagalz, ou bacaninhas.. Abraço….
Obs: To puto com minha namorada. Ela não sabe tambem qual forma tem mais o Justin Biba! Assim fico sem senso-de-orientação-pop, e isso me dói

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Magnólia foi outro que pirou a lá Kiviat

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Escolher o “piloto do dia” em Mônaco, é fácil. O difícil é escolher o “Lambão do dia”, devido aos muitos candidatos.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Rosberg, não bateu mas não andou, o Kviat deu várias na traseira do Magnulsem

Macário
Macário
7 anos atrás

Pérez é um dos pilotos mais subestimados do grid. Foi limado da McLaren, muita gente apostou que não conseguiria se estabelecer, e ontem conseguiu o terceiro pódio pela Force India. Falam muito de Hulkenberg, mas o mexicano tem sido muito mais eficiente.

Samuel
Samuel
Reply to  Macário
7 anos atrás

Se usarmos o ano anterior como parâmetro e somarmos ao início desse campeonato, é possível afirmar que Pérez e Grosjean são os dois pilotos que melhor estão aproveitando a tal ‘segunda chance’ no grid da Fórmula 1.
Mas ainda é preciso ver mais de perto como será a evolução da Haas e da Force India ao longo do ano.

Kiko Mendes
Kiko Mendes
7 anos atrás

Olá Flávio, aqui na Austrália já tem gente falando que a RedBull tá armando pra cima do Ricciardo, como “fizeram com o Webber”. Você acha que isso teria algum fundamento?
Detalhe, TV Australiana, quando se trata de esporte é tão “Pacheco” quanto no Brasil.
Abs

Micromax
Micromax
Reply to  Kiko Mendes
7 anos atrás

Mercenários eles sempre foram….então…..

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

A um mês , mais ou menos , Hamilton comentou que os pneus deste ano
duravam muito , que não era bom para o espetáculo . O cara conhece tudo
e ontem deu 47 com os ultramacios : deu no que deu .

Rubens
Rubens
7 anos atrás

Esse gráfico pirellico é demais! Talvez esse será o mais colorido da temporada! hahahaha. A ver Montreal, que chove e seca com rapidez sem igual.

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Quando o Kviat começou a bater na traseira do Magnulsem a Renault deveria mandar sair da frente antes do pior, estar mais rápido não dá o direito de tentar passar por cima, principalmente sendo retardatário.

Wolfpack
Wolfpack
7 anos atrás

Só uma palavra descreve a RedBull, amadores. As dificuldades nos boxes de Mônaco são iguais para todos desde sempre. Chororo dos gargantas Christian Chifrudo e do Caolho. Coitado do Ricardinho. Uma equipe com essa liderança e com mecânicos sem iniciativa é um fracasso. Acertou Sebastião em cair fora. E agora toda de amores pela Renault, bando de mau caraters.

GunneR
GunneR
7 anos atrás

Hamilton está para Mônaco 2016 assim como Alonso está para Alemanha 2010. (fui muito duro?)

O legal mesmo da corrida foi ver o Pérez conquistar seu terceiro pódio com a Force India, enquanto que seu companheiro, o prestigiadíssimo Hulkenberg, não conseguiu um sequer.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  GunneR
7 anos atrás

Não foi duro. Simplesmente, sua analogia não tem correspondência com os dois fatos citados.

GunneR
GunneR
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Justifique…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Na Alemanha/2010 os dois pilotos pertenciam à mesma equipe, e uma equipe que sempre usou de autoritarismo, ou seja, Felipe não teve outra alternativa a não ser dar passagem para Alonso.
Em Mônaco/2016 os dois pilotos são de equipes diferentes, ou seja, Hamilton apenas se valeu do erro nos boxes da RBR. Em relação à fechada de Hamilton eu penso o seguinte. Se a FIA não puniu, é porque entendeu que a tal fechada, não foi tão fechada assim.

GunneR
GunneR
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Caraca, ALFREDINHO… Você não viu o Rosberg quase estacionando o carro na subida para o Hamilton passar?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Entendi errado, Gunner e ainda assim não tem correspondência. Rosberg não pôde resistir a Hamilton devido a problemas nos freios. Diferente do que aconteceu entre as Ferraris na Alemanha, onde Felipe tirou o pé para Alonso passar.

Rodrigo Vilela
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Porra, mas ali estava bem antes da metade da prova. Quem imaginava que o Hamilton venceria?

E outra: eu DUVIDO que o Rosberg deixaria passar se fosse ele o líder!

GunneR
GunneR
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

RODRIGO VILELA,

MAAASSSS venceu, maninho! Caso o Rosberg não tivesse deixado o Hamilton ultrapassá-lo, o inglês não teria chance alguma de vitória. Ou teria???

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Nico fez a coisa certa, Gunner, já que não tinha a mínima chance de vencer. Podemos dizer que esse triunfo foi uma vitória da equipe, vitória essa que aumentou a distância para as demais nos Construtores. A Mercedes mostrou mais uma vez que tem gente que faz!

Kkkkez Alonso!
Kkkkez Alonso!
7 anos atrás

Rosberg pode ter perdido o campeonato ao deixar Hamilton passar.

Duvido que ocorresse o contrário.

Samuel
Samuel
7 anos atrás

A melhor vitória da carreira de Hamilton continua sendo a do GP do Japão (em Fuji) de 2007. Pole impecável e vitória épica sobre grande temporal. Uma pena ele ter perdido o título depois.

Samuel
Samuel
Reply to  Samuel
7 anos atrás

“Sob”, ao invés de “sobre”

Rodrigo Vilela
Reply to  Samuel
7 anos atrás

Ainda acho qualquer uma de 2009. Simplesmente porque em 2009 a McLaren começou o ano (assim como a Ferrari) apanhando de Brawn, Red Bull e cia. limitada!!

Garlet
Garlet
7 anos atrás

“Schumacher, que ponteou 142 provas — e faturou 91 delas” , kct, às vezes esqueço disso, difícil alguém bater estas marcas.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Red Bull mansinha mansinha…
Jogou a vitoria no ralo de novo, e já esta se acostumando com os motores franceses,
Agora pneus extramacios que duram meia c0rrida? Os duros são feitos de que? De pedra como nos Flintstones!

luigi
luigi
Reply to  Paulo F.
7 anos atrás

Será que até agora você não sabe que estes motores que a RedBull esta usando de Renault quase que praticamente só tem o bloco e a arquitetura do cabeçote o restante foi praticamente todo modificado pela TAG -Ilmor (que é inglesa) , que está se mostrando muito mais competente que a própria Renault e até mesmo que a idolatrada ,mas incompetente Ferrari(no momento ;terceira força).
E não seria a primeira vez que uma equipe joga uma vitória fora por erros grosseiros (Talvez que para brasileiros ,o único erro permitido a esportistas é concedido a qualquer jogador de futebol profissional muitíssimo bem pago ,perder um gol em final de campeonato ,como se fora um simples e não assalariado , amador).

Renato F1
Renato F1
Reply to  Paulo F.
7 anos atrás

A Pirelli já está na onda da redução de custos. Cada equipe terá treze jogos de pneus… para três corridas. Assim, o pneu ultramacio durará 47 voltas, o supermacio durará umas 78, o macio deve durar uma 121 voltas, o médio irá durar uma 156 voltas e o pneu duro que será feito com adamantium, o mesmo do esqueleto do Wolverine, durará 212 voltas!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Para a Honda foi um muito bom final de semana!

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Quase todos escaparam pelo menos uma vez na corrida, Palmer e Vesrpatten escaparam de pé embaixo sem área de escape, a punição de Kviat ficou barato, ficou claro que o russo pirou, a direção ficou com dó dele depois do rebaixamento, o Riccardo foi apenas bom com o Vergner, foi soberbo com o Vettel, teve altos e baixos com o Kviat e agora parece voltar a forma de 2014, parece que o australiano precisa ser desafiado dentro da equipe para dar o melhor, parece que Nasr não tem prestígio dentro da equipe e num momento de corte de despesas parece injustificável o patrocínio do BB e sem mostrar desempenho parece que sua aventura na F1 caminha para o fim

luigi
luigi
Reply to  Eduardo
7 anos atrás

O absurdo ,na minha visão é que este timezinho do Nasr dó esta na F1 só por causa do patrocínio do B B ou eu estaria errado, Dar uma ordem desta ,isto não quer dizer que acho este outro Felipe “Uma Maravilha” , talvez até possa ser , mas pagará o preço de querer porque querer estar na F 1 ,mesmo que sendo para pilotar um RIquixá , deve seguir os mesmos passos do Primeiro Sobrinho ,pois cometeu o mesmo erro . O tempo dirá !

Boca
Boca
7 anos atrás

E Vettel disse que os ultramacios eram “uma rapidinha de coelhos”.

Aí o Lewis faz 47 voltas com o mesmo jogo de ultramacios, sendo que na 40a volta faz a volta mais rápida da corrida…

Valdemir
Valdemir
7 anos atrás

Se com os “ultramacios” da pirelli o Hamilton fez quase meia prova. De médios correria até o ano que vem!

Jorge Silva
Jorge Silva
Reply to  Valdemir
7 anos atrás

Temos que lembrar que Mônaco quase não consome os pneus. É uma pista única, no Canadá acredito que será diferente para os ultramacios.

Mickey
Mickey
7 anos atrás

Podem criticar o narrador da Globo em Monaco, mas pelo menos ele deixa os outros falarem. Inclusive, quando o Reginaldo Leme falou: “deixa eu aproveitar para falar uma coisa”, na hora, pensei que vinha outro Singapura-2008.

Garlet
Garlet
Reply to  Mickey
7 anos atrás

Esse narrador da Globo (nem sei o nome) parecia aquele “Rei Julian o original” do Madagascar, sem comentários………”É festa gente, festa, tomara que chova, tomara que dê baguncinha, festa , é festa”……….meu filho de 12 anos perguntou, “Pai, esse cara é retardado?”……….Não filho, mas a TV insiste em querer nos tornar um……………

luigi
luigi
Reply to  Garlet
7 anos atrás

Parabéns Garlet ,belíssima observação !
Tanto a de seu filho como a sua .