BAKU CHEGANDO

SÃO PAULO (como pode?) – Sempre gostei de corridas novas. Mas nem todas se mostram legais. Algumas dessas recentes não deixariam saudades se fossem sacadas do calendário. Duas delas, aliás, se foram e ninguém sentiu muita falta: Índia e Coreia do Sul — queria saber o que foi feito desses autódromos, inclusive. Mais uma que passou sem deixar rastros: Valência. Alguém se lembra dela? Outras, como a da Turquia, foram riscadas do Mundial e todos lamentam. Era o melhor traçado desenhado por Tilke. Abu Dhabi, se não existisse, não faria falta alguma. Bahrein, pela sordidez do país, também não.

O Azerbaijão está longe de ser um exemplo de nação que respeita os direitos humanos e as boas regras da civilização. Mas, como se sabe, a F-1 não liga muito para isso — corria alegremente na África do Sul em plena vigência do apartheid como política de Estado.

Tentando relevar isso, porém, gosto da ideia de correr nas ruas de uma cidade linda como Baku. O vídeo abaixo mostra aquele piloto de nome impronunciável dando uma volta pelo circuito de pouco mais de 6 km. Adorei a curva estreita do castelo. Ali mal passa um carro! Me pareceu ter poucos pontos de ultrapassagem, mas será veloz — para os padrões de circuitos urbanos.

Vamos ver que bicho dá. Faz tempo que não espero por um GP com tanta curiosidade.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
RODRIGO
RODRIGO
7 anos atrás

Discordo de vc com relação a Valencia: era uma pista lindíssima, rivalizaria com Monaco.

Moy
Moy
7 anos atrás

Toma no Baku F-1!

Fred
Fred
7 anos atrás

Já que a brincadeira é prever o futuro, então lá vai! Aposto numa corrida repleta de ultrapassagens, bem movimentada, e com uma grande alternância de posições, principalmente na liderança. Mãe Dináh reencarnada?! Não, Fred mesmo. Foi só pra variar um pouco em relação a alguns palpites lidos até aqui.

Reclamamos tanto da mesmice, aí “aparece” um “novo circuito” oferecendo boas possibilidades de ultrapassagens entre as curvas 2 e 3 (menos), 12 a 14 (mais), 20 e 1 (idem), num lugar diferente, e apostamos em mais do mesmo?! Ok, apostas são apostas.

Desculpem o “excesso de otimismo”, mas prefiro acreditar no que virá, e não no que já foi, mesmo que o que já é não seja o melhor dos mundos. Segunda-feira, 20, será um bom dia para “detonar” Baku… ou não!

Abs,

Fred.

joel lima
joel lima
7 anos atrás

Podem me chamar de saudosista, mas comecei a entender a F1 quando ela tinha números que pra mim pareciam perfeitos e, portanto, eternos = o número de corridas [ 16 ] e a pontuação [ 9, 6, 4, 3, 2, 1 ]. Havia pouquíssima mudança de países e de autódromos ( se alguém me dissesse naquela época que haveria temporada sem gp da França, dos EUA, da Alemanha, eu diria que ela pirou rs ] A única coisa que sumiu e achei bom foi o descarte de pontos, pois era uma confusão danada pra entender – equivalente à regra do impedimento do futebol [rs].

Kkk!
Kkk!
7 anos atrás

Pista chata e perigosa.

Valmir Lopes
Valmir Lopes
7 anos atrás

E essa tocada desse piloto… parece acelerando um carro de lanche. Um horror. Como circuito, se em Mônaco funciona… Agora, trocar Hockenheim por isso ai me fez não gostar do circuito.

André Fonseca
André Fonseca
7 anos atrás

Se tiver umas pancas nos finais das retas já vai ser bacana!!!

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Depois de correr em estacionamento de cassino vale qualquer coisa!
Mas deve ser melhor que 99% dos circuitos desenhado por Tilke.

Eltontoptec
Eltontoptec
7 anos atrás

Será que vai ter guard rail e alambrado ao longo do “circuito”, porque cara, parece haver muitos pontos desprotegidos, me passa a sensação de insegurança e tragédia à vista, todas essas casas e prédios e árvores tão próximos. Se a FIA chancelou seu padrão no “circuito” então acho que vai ficar tudo bem, espero, sei-lá eu…

Antonio Seabra
Antonio Seabra
7 anos atrás

Uma bosta. Pra que correr ai ?
Só o Bernie mesmo, e o dedão de contar dinheiro dele.
Tanto circuito bom por ai, abandonado, maltratado, que poderiam ser recuperados para a F1: Buenos Aires, Estoril. Jarama, Imola, Brands, Anderstorp, Zandvoort (não sei seria pra F1 no traçado encurtado – deturpado – atual), Hockenheim, Paul Ricard, Circuit Bugatti-Le Mans, Dijon (e não se tem um GP da França !!!) e até o bom circuito novo da Turquia.
Essa é a F1 do velho gagá e dos acumuladores de dinheiro que se tornaram donos da F1. Sem graça.

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
7 anos atrás

só tenho duas expectativas para essa prova:
– saber se ninguém vai machuque gravemente.
– saber se o título das postagens será Baku é bom ou Baku é ruim.

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
Reply to  Mustavo Gaia
7 anos atrás

*digo, saber que ninguém se machucou gravemente.

Bakunin
Bakunin
Reply to  Mustavo Gaia
7 anos atrás

Ou será que é “Baku do mundo?”

Adolfo
Adolfo
7 anos atrás

Impressão minha mas o asfalto é bem ondulado ? O tal piloto foi em ritmo de track tour, vai ter piloto reclamando de dor no baku…

Ia ser engraçado um daqueles vídeos da Red Bull com a volta no circuito e o Waze indicando as curvas “em 200 metros, vire à direita na Avenida Baku”, “atenção, radar reportado à frente”.

Paulo
Paulo
7 anos atrás

TIrando a paisagem.. vai ser uma merda…

Tales Guimarães
Tales Guimarães
7 anos atrás

Seções velozes, muito apertado, zero áreas de escape…

Contando a quantidade de porradas.

John Player
John Player
7 anos atrás

Pista de F-E para a F-1?
Uma bosta dessa, e a F1 sem Hockenheim, e outros circuitos históricos, rápidos, SENSACIONAIS.
Só falta chover.
Aí os “caçadores de emoção no sofá” vão se fartar com uma corrida chata e recheadas de toques, batidas, bandeiras amarelas….
E digo chata mais ainda para os pilotos, que na chuva se preocupam mais em sobreviver do que disputar posição EM VELOCIDADE, ultrapassar…
Tudo nivelado por baixo.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  John Player
7 anos atrás

Concordo que Hockenhein faz falta, principalmente o traçado antigo da floresta, mas acredito que “Ba-ânus” será bacana com as retas longas e curvas apertadas…

Vai ter um monte de piloto se esfregando nos muros!!!

luigi
luigi
Reply to  John Player
7 anos atrás

O circuito de Charade (Clermont-Ferrand) ,Rouen Les Essarts eram circuitos de estrada como é SPA e Le Mans ,mas eram considerados perigosos . Agora pergunto ; e correr em ruas , onde se atingirão velocidades superiores a 300 KM p /H não é ?????
E quem é o “gênio” que projeta uma curva onde só passa um ,e qual a importância do Azerbaijão para o automobilismo mundial,porque um país com menos de 10 milhões de habitantes e sem tradições esportivas a motor pode ser importante para a F 1. ( Seria só por causa do petróleo) Qual seriam as verdadeiras intenções de Bernie e sua gang !
Aguardemos para ver o que ocorrerá ,mas tudo indica que quem largar na frente , não tiver acidente ,erro crasso de estratégia ou problemas nos boxes deverá ser o vencedor. E claro que com longas retas o que for melhor piloto e tiver o melhor carro , isto indica que poderá ser mais uma vitória fácil de Hamilton ,já que a sorte do seu companheiro de equipe (que é um babaca) acabou e ele é muito frouxo para se impor, realmente não merece ser campeão assim como outros que conhecemos ,que também eram muito bons pilotos ,mas também de glúteos gigantescos e flácidos (um ainda em atividade,más já ex piloto a algum tempo )

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Respeito aos direitos humanos e as boas regras da civilização?!
Por este ponto de vista o Brasil também não fará falta no calendário.

Mario
Mario
7 anos atrás

Posso estar sendo muito chato, muito purista talvez. Mas, pra quê? Vou ser simplista, sem me alongar muito. A Formula 1 nao precisa de uma pista como essa, que aliás, nem pista é.

Vinicius de Lemos Silva
Vinicius de Lemos Silva
7 anos atrás

Não vai ser Mônaco por causa da reta, que é maior e deve permitir algumas poucas ultrapassagens. Mas a cidade parece interessante. E realmente parece circuito de F-E. Se chover, todo mundo pode levar,até a Manor.
Menos a Sauber. A Sauber esse ano, só vai ganhar visita de oficial de justiça….

Marcelo Piovesan
Marcelo Piovesan
7 anos atrás

Essa pista vai ser tão chata quanto assistir Mônaco. Curvas de 90° e algumas retas achei estreita demais pra ultrapassagens, mas a curva do castelo estou ansioso pra ver o Hamilton jogar o Rosberg no muro.

Fernando Delucena
7 anos atrás

disse que são sessenta e tantas mudanças de marcha na volta. imagine isso sem borboleta, imagine um turbo da década de 80 aí, acho que seria o maior barato! A aposta dessa vez será para quem vai estampar o muro do castelo primeiro!? Aposto num campeão do mundo, exceto Raikkonen, que não anda muito a fim de correr tantos riscos.

Adriano Silva
Adriano Silva
7 anos atrás

Tá com cara de circuito da Fórmula-E.

prperalta
7 anos atrás

“Vamos ver no que vai dar”… Vai dar merda, com certeza.