BERNIE, O JUSTO

SÃO PAULO (só vendo) – E não é que Bernie Ecclestone, num surto de justiça, andou dizendo que pode rever a distribuição da grana de TV da F-1? Ele citou o esquema da Premier League como um bom exemplo de reduzir as desigualdades na categoria. No futebol inglês, 50% do dinheiro é dividido igualmente entre todos os clubes. 25% são proporcionais ao desempenho da equipe no campeonato anterior. E 25% são proporcionais à audiência de TV que cada time proporciona. Assim, a diferença entre o que recebem os clubes mais ricos e populares e o que ganham os mais pobres e de torcidas menores não é um abismo — isso permite, por exemplo, que uma equipe como o Leicester conquiste o título, como nesta temporada.

[bannergoogle]Na F-1, nem sei dizer qual a diferença da grana que pinga nos cofres da Ferrari e dos caraminguás recebidos, sei lá, pela Sauber. É alguma obscenidade, certamente. Que está levando muitos times a um estado falimentar — é só olhar para a quantidade de equipes que fecharam as portas nos últimos anos. Não faz sentido tornar os ricos mais ricos e os pobres, mais pobres. Não é preciso ser nenhum gênio para perceber isso, mas é o que a F-1 tem feito ao longo de sua história.

Pode ser que alguém reclame. Pode ser que as declarações de Ecclestone sejam apenas mais uma bravata. Pode ser que nada mude.

Mas é essencial que mude.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Bernie no País das Maravilhas…

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
7 anos atrás

Tem todo o sentido dar mais dinheiro pra quem ganha! É uma competição!!!

O que tem que se olhar é como querem fazer o jogo!

Uma distribuição mais igualitária do que a que existe hj é necessária justamente pela inviabilidade de se ter uma equipe sem uma grande organização por trás! Isso prejudica a competição e nós não queremos prejudicar a competição!

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Bravata ou efeito do Brexit….

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

É bom rever isso,e as peças atuais dos F1 também. Um dos motivos quê quando acabou a era turbo na F1, é quê eles na época falavam quê era menos peça para quebrar, diminuir custo etc… Agora alem do turbo tem uma eletrônica infernal embarcada quê só serve para gastar dinheiro e por conseguinte afastar as fábricas do certame e o resultado disso,é escuderias ficando igual a Sauber e a Manor.

Sandro
Sandro
7 anos atrás

A Ferrari tem direito a 2,5% do “bolo” antes das demais equipes! E a Ferrari – de novo – participa da divisão do que restou (97,5%) do “bolo” ($$$) com as demais escuderias. Geralmente a Ferrari é a equipe que mais recebe grana!
Por participar da F-1 desde 1950 a Ferrari tem esse “agrado” de 2,5%!

Dú
7 anos atrás

Vendo estes números, sempre lembro do Luizinho contando dos U$ 50.ooo,00. Valor pago a John Surtees pelo aluguel no GP Brasil de F1 1973. Bernie deve estar falando a verdade, mas creio que “só daqui uns anos”, quando pensar em aposentadoria…

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
7 anos atrás

Alguém sabe me dizer se há alguma outra maneira de assistir F1 ao vivo que não seja na Rede Globo?

Hélton Fernandes
Hélton Fernandes
Reply to  Mauricio Rocha
7 anos atrás

SporTV em hora´rio alternativo ou no horário real quando a globo não passa, como no GP das Américas.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
Reply to  Hélton Fernandes
7 anos atrás

Obrigado

Moy
Moy
Reply to  Mauricio Rocha
7 anos atrás

OleTV.
Transmitem até ciclismo de estrada ao vivo.

Ricardo Divila
Ricardo Divila
7 anos atrás

“Na F-1, nem sei dizer qual a diferença da grana que pinga nos cofres da Ferrari e dos caraminguás recebidos, sei lá, pela Sauber.”

Vide aqui=http://bit.ly/28Zh6tw

Mack RP
Mack RP
7 anos atrás

Simples e justo.
E, isso ainda poderia se aplicar (e faria bem) ao futebol brasileiro, campeonatos nacionais, regionais e estaduais….

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  Mack RP
7 anos atrás

Perfeito. A emissora ditadora e cbf enfiam goela abaixo todos os domingos em horário nobre, se é que é se pode chamar de nobre, os jogos do time carioca que eles torcem. Ainda bem que o Fortaleza deu um fim nessa pouca vergonha. Pelo menos às quartas-feiras o monopólio acabou.

Antonio
Antonio
7 anos atrás

Pura bravata. Tio Bernie adora um holofote.
Ou alguém acredita que os times que recebem a maior parte dos recursos vai ficar contente em ter que abrir de parte de suas receitas para, além de tudo, beneficiar seus concorrentes.

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
7 anos atrás

Quanto às diferenças nas premiações:
The last-placed Premier League team receives around two-thirds of the prize money given to the winners. In F1 the last-placed team receives little more than a quarter as much as their highest-paid rivals. Haas stand to earn no prize money this year as they have not yet agreed terms with FOM.
http://www.f1fanatic.co.uk/2016/06/27/ecclestone-considering-premier-league-style-prize-money/

Resumo: PL: 2/3; F1: 1/4

Tiago
Tiago
7 anos atrás

Gosto dessa ideia, mas acredito que a ferrari não deixe em razão do poder de veto.
Porém, seria necessário isso para o esporte crescer e haver competitividade.

Guilherme Jales
Guilherme Jales
7 anos atrás

Segundo matéria da Forbes sobre a premiação após a temporada de 2014, a Ferrari recebeu cerca de $164 milhões, enquanto a Sauber, com a menor premiação, recebeu quase $47 milhões. >> http://www.forbes.com/sites/csylt/2015/08/29/revealed-where-formula-ones-900-million-prize-money-really-goes/#169cf057174c

Pra efeito de comparação: de acordo com o site oficial da Premier League, referente a temporada 2014/2015, o Chelsea recebeu £99 milhões, enquanto no outro extremo, o Queens Park Rangers levou quase £65 milhões de premiação. >> http://www.premierleague.com/en-gb/news/news/2015-16/jun/020615-premier-league-payments-to-clubs-in-season-2014-15.html

A Premier League é auto-gerida pelos clubes; na F1, as equipes entregam na mão de Bernie e sua CVC a gerência do espetáculo. Enquanto as escuderias levam, somando tudo, $863 milhões, os times ingleses levam £1.6 bilhão. Pra dividir melhor as fatias do bolo da velocidade, a Ferrari vai ter de abrir mão de uma bela grana. Queria acreditar que eles fariam isso pelo bem do esporte, mas acho difícil.